América do Sul

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires.

Buenos Aires está guardada em um cantinho especial de meu coração! Foi a primeira cidade fora das terras brasucas que tive a oportunidade de conhecer. Podemos dizer que a capital argentina foi uma das maiores responsáveis em despertar a minha paixão por viagens! E se você também está pensando em visitar a terra do tango, confira agora uma seleção com os 10 lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires:

SEGURO VIAGEM: Não viaje sem SEGURO VIAGEM. Contrate agora, garanta o melhor preço e viaje mais tranquilo.  

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires

Buenos Aires é um dos destinos mais procurados por brasileiros, tanto pelos que vão pela primeira vez à cidade, como por quem já a conhece muito bem. Para aqueles que estão indo pela primeira vez, alguns atrativos não podem ficar de fora do roteiro.

Listamos 10 lugares que julgamos imperdíveis na capital argentina:

  • Plaza de Mayo

A Plaza de Mayo é a praça mais importante da Argentina. Foi palco de alguns dos capítulos mais importantes do país e mantém a tradição que deu origem ao seu nome, uma homenagem à Revolução de Maio de 1810. Esta revolução deu início à independência da região que hoje engloba alguns países da América do Sul, entre eles a Argentina, claro.

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: Plaza de Mayo.

É na Plaza de Mayo que os argentinos vão protestar, vão reclamar e também vão comemorar e festejar.

A praça foi testemunha de fatos históricos como as Invasões Inglesas, a própria Revolução de Maio, os discursos emocionados de Evita Perón (e Juan Perón), o bombardeio dos militares que tentaram derrubar o governo de 1955, o protesto silencioso das mães de filhos desaparecidos na época sombria da ditadura militar (que acontece até hoje, nas quintas feiras), a troca de 5 presidentes em uma semana, enfim…

Plaza de mayo vista à partir da Casa Rosada.

Coração político de Buenos Aires a Plaza de Mayo abriga alguns dos edifícios mais destacados da cidade.

Circundam a praça o Cabildo, o prédio da sede do Banco de la Nación, a Catedral  Metropolitana (do Papa Francisco) e a sede do governo argentino, a famosa Casa Rosada. Não deixe de fazer uma visita a cada um dos edifícios citados, principalmente à Casa Rosada.

Casa Rosada.

É da Plaza de Mayo que partem algumas das principais ruas da Argentina e por toda sua história, pelos edifícios que ali estão e pela localização, nada melhor do que começar a explorar a cidade à partir dela.

  • Plaza del Congresso

Localizada a pouco menos de 2 km da Plaza de Mayo, a Plaza del Congresso abriga um dos edifícios mais belos da cidade, a sede do Congresso Nacional.

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires. Plaza del Congresso.

Além do imponente edifício do Congresso Nacional, ao redor da praça estão alguns museus e na própria praça alguns monumentos históricos e decorativos, como uma réplica do monumento “O pensador”.

Um detalhe importante é que a Plaza do Congresso é só uma das 3 praças coladas uma na outra, que existem no local.

Junto a Plaza do Congresso estão a Plaza Mariano Moreno e a Plaza Lorea, esta última é a mais antiga e homenageia os antigos donos do local, mortos em decorrência das invasões inglesas.

E na Plaza Mariano Moreno, que fica colada a Plaza del Congresso, está o marco zero de Buenos Aires, onde um monólito marca o ponto inicial de todas as rodovias argentinas.

Pelo caminho partindo da Plaza de Mayo estão também os famosos atrativos: Café Tortoni e Edificio Barolo, além de alguns museus, como já citado acima.

  • La Boca: Caminito / La Bombonera

Um dos lugares mais clássicos e pitorescos de Buenos Aires é o passeio até o Bairro de La Boca, onde está o famoso “El Caminito” e também o emblemático estádio do Boca Juniors, a famosa “La Bombonera“.

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: El Caminito.

La Boca

La Boca é um bairro localizado junto ao antigo porto de Buenos Aires, local onde se fixaram inúmeros imigrantes, principalmente os italianos. Sua principal característica é a arquitetura das casas construídas na época, que se mantem até hoje.

As casas coloridas, os “Conventillos“, foram construídas em chapas metálicas e chamam atenção pelas cores distintas, resultado das pinturas feitas na época, quando os moradores utilizavam os restos das tintas das pinturas de navios.

As cores de La Boca.

La Boca é habitada por pessoas menos favorecidas e não é um bairro muito seguro, desta forma, a visita a região se restringe apenas aos 2 pontos turísticos, o Caminito e La Bombonera. Não é aconselhável sair da zona turística.

O Caminito é um museu a céu aberto localizado em uma área onde antigamente passava uma linha férrea. Com a desativação desta via férrea, o local ficou abandonado até que um grupo de moradores resolveu revitalizar a área, que décadas mais tardes se transformaria em um dos lugares imperdíveis pra visitar em Buenos Aires.

No Caminito existem inúmeras lojas que vendem lembranças da Argentina, artigos do Boca Juniors e quinquilharias das mais variadas. Também existem vários restaurantes, algumas casas de shows e alguns museus.

La Bombonera

Em uma das extremidades do Caminito está o outro grande atrativo da região, nada mais nada menos que o lendário estádio do Boca Juniors, o estádio Estádio Alberto J. Armando, ou simplesmente “La Bombonera“.

La Bombonera.

Pra quem gosta de futebol, La bombonera dispensa apresentação, mas pra quem não gosta também vale a pena conferir o lugar e fazer uma visita ao interior do estádio, onde é possível acessar o Museu de la Pasión Boquense e/ou o interior do estádio.

Confira o post completo sobre como é visitar La Bombonera.

  • Av. 9 de Julio / Obelisco

Destacada pelos argentinos como a Avenida mais larga do mundo, a Av. 9 de Julio possui uma pista central com 12 faixas e duas pistas laterais com 3 faixas cada uma. No total são 18 faixas de rolamento e cerca de 140 metros.

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: El Caminito. Av. 9 de Julio/ Obelisco.

Ao longo de sua extensão, entre os vários edifícios belíssimos, encontra-se o famoso Teatro Colón, que também não pode ficar de fora do seu roteiro.

A Avenida 9 de Julio abriga um ponto icônico em Buenos Aires, o Obelisco que está localizado no entroncamento com a Av. Corrientes. O Obelisco marca o local onde em 1812 foi içada pela primeira vez a bandeira argentina em Buenos Aires.

Obelisco visto à partir das proximidades da Plaza de Mayo.
  • Av. Corrientes

A Av. Corrientes é uma das avenidas mais destacadas da capital argentina e também não pode ficar fora de seu roteiro de forma alguma.

A Corrientes é conhecida por ser uma das ruas mais interessantes da cidade e leva vários apelidos, como a Rua dos Teatros, a Rua das Pizzarias, ou ainda a Rua das Livrarias, não precisa nem dizer porque né?

Sobre as livrarias, diz a lenda que só na Av. Corrientes existem mais livrarias do que em todo Peru, ou Chile… Em um único trecho de um quilometro existem mais de 30 livrarias.

A Corrientes é uma das avenidas mais movimentadas de Buenos Aires e pode ser visitada durante o dia e durante à noite, aliás, vale a pena visitá-la nos 2 períodos pra sentir a pulsação porteña em 2 pontos de vistas.

  • Cemitério da Recoleta

Tá aí um passeio que muita gente torce o nariz quando escuta a indicação pela primeira vez. Visitar um cemitério não parece ser a coisa mais empolgante né? Errado!

Pra se ter uma ideia, depois que visitei o Cemitério da Recoleta em Buenos Aires, nunca mais vi um cemitério com os mesmos olhos e agora, cada vez que passo próximo a um, fico observando a arquitetura e as esculturas do local.

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: Cemitério da Recoleta.

No Cemitério da Recoleta além de dezenas de obras de artes decorando os túmulos o visitante poderá visitar mausoléus de personagens importantes na história da Argentina.

Destacam-se os túmulos de Eva Perón (Evita), Domingo Sarmiento (escritor e ex-presidente da Argentina), Remedio de San Martins (Esposa do General San Martin) entre outros personagens importantes.

Túmulo de Eva Peron.

O Cemitério esbanja luxo e é ocupado em sua grande maioria por famílias aristocráticas do país. Dizem que o metro quadrado mais caro de Buenos Aires está localizado justamente no interior do Cemitério da Recoleta. Será?

  • Floralis Genérica

A famosa flor metálica, que é um dos cartões postais mais conhecidos de Buenos Aires, não poderia ficar de fora desta listagem. A flor foi feita e doada à cidade de Buenos Aires pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano.

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: Floralis Generica.

Sua estrutura feita em aço inoxidável tem pouco mais de 20 metros de altura e pesa 18 toneladas.

A Flor tem como destaque um sistema elétrico que abre e fecha suas pétalas metálicas dependendo o horário do dia. Quando está fechada, durante a noite, uma luz vermelha irradia de seu interior.

A escultura Floralis Genérica está localizada na Plaza de las Naciones Unidas,  praticamente em frente ao Museo nacional de Bellas Artes

  • Calle Florida

A queridinha dos consumistas de plantão. A Calle Florida (se diz: Florída e não Flórida) é a rua onde os turistas vão pra comprar coisas!

Ao longo de cerca de 1 km, centenas de lojas dão opções das mais variadas a quem gosta de fazer compras. Além de muitas lojas na Calle Florida, o visitante que for até esta rua irá encontrar casas de câmbios, cafés, restaurantes, muitos vendedores ambulantes, artistas de rua e muito mais…

  • Puerto Madeiro

Puerto Madeiro é um dos bairros mais nobres de Buenos Aires e surgiu após a revitalização de um antigo porto, que funcionou no local no século XIX e foi abandonado depois que ficou obsoleto.

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: Puerto Madero.

A região é um exemplo mundial de revitalização de uma área e ganhou centenas de construções modernas. As construções novas foram somadas às antigas construções portuárias que foram preservadas e restauradas com o objetivo manter a essência e originalidade do local.

O que já foi um lugar abandonado, violento e precário, se transformou radicalmente. Atualmente é um bairro sofisticado, moderno e elegante e disponibiliza uma grande variedade de atrativos aos turistas que visitam a região.

Um detalhe importante é que todas as ruas de Puerto Madeiro são nomeadas com nomes de mulheres, assim como a ponte principal que dá acesso ao bairro, que se chama Puente de la Mujer.

  • Bosques de Palermo

Como moradores de Curitiba, não poderíamos deixar de falar dos parques de Buenos Aires, afinal de contas, no que se refere a parques, modéstia à parte, nós curitibanos entendemos bem (Conheça os 10 principais parque de Curitiba).

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: Bosques de Palermo.

A cidade de Buenos Aires, assim como Curitiba, é muito privilegiada no que se refere a áreas verdes. Parques e bosques estão espalhados por várias partes e os Bosques de Palermo formam a maior área verde da cidade.

Jardim Japones.

É a região preferida dos moradores locais, sendo a área de lazer mais popular da cidade. Digamos que é o “Parque Barigui” dos porteños (já que citamos Curitiba no início deste tópico).

Oficialmente chamado Parque 3 de Febrero, os Bosques de Palermo englobam vários parques onde podemos destacar o Jardim Botânico, o Jardim Japonês, o Planetário Galileu Galilei e o Jardim das Rosas (Rosedal).

Jardin Japones.

Pra percorrer tudo tranquilamente dá pra gastar um dia todo. Nesta região também está o Museu da Evita que é um lugar legal pra quem gosta de história.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos antecipados, passeios e descubra as melhores experiências em Buenos Aires. 

  • Bônus: Feira de San Telmo

A Feira de San telmo poderia facilmente figurar nossa lista com 10 lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires, porém a feira só acontece nos domingos, então pode ser que sua viagem não inclua o domingo. Sendo assim, fica aqui um bônus pra quem estiver visitando Buenos Aires em um domingo.

A feira de San Telmo é a principal feira da cidade e acontece desde 1970 na Plaza Dorrego. Com o passar dos anos a feira foi se expandindo e hoje abrange diversos quarteirões pela Calle Defensa.

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires – Bônus: Feira de San Telmo.

Uma curiosidade é que a Feira de San Telmo oficialmente só se situa na Plaza Dorrego, onde estão à venda objetos antigos com mais de 70 anos de uso (fiscalizados pelo Museu da Cidade).

A feira que se estende pelas outras ruas, vende de tudo e não só objetos antigos, logicamente não é fiscalizada pelo Museu.

Onde se hospedar em Buenos Aires:

Deixamos abaixo uma lista com as melhores opções de hospedagem em Buenos Aires:

Booking.com

Gostou dos 10 lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires?

É isso aí galera, esperamos que tenham gostado desta seleção com 10 lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires.

E você que já conhece Buenos Aires, curtiu a lista? Tira ou acrescenta alguma coisa? Se tiver alguma sugestão, dica, ou critica, deixe nos comentários.

Por favor nos ajude a divulgar este post compartilhando em suas redes sociais! Por fim, também não esqueça de nos seguir nas redes sociais.


PLANEJE SUA VIAGEM!

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Buenos Aires através do Booking.com – Você não paga nada a mais, além disso ainda ajuda o blog!  Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e Get Your Guide.

CARRO: Quer alugar um carro!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A ARGENTINA:

+ Parque Nacional Iguazú, o lado argentino das Cataratas do Iguaçu.
+ O que fazer em Puerto Iguazú, a cidade do lado argentino das Cataratas.
+ Conheça a Missão Jesuíta San Ignácio Mini, na Argentina.

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • Muito bom e completo o artigo!
    Fala um Argentino.
    Sim precisa de ajuda ou dicas quando estiver em Buenos Aires, so fale!

  • Esta é uma das minhas viagens de sonho!Quero mesmo muito visitar, e se puder ver um jogo de futebol na Bombonera!

    • Olá Vitor. Vai mesmo! Também ainda tenho o sonho de ver um jogo de futebol na Bombonera. :) Abraços.

  • Realmente esses lugares são imperdíveis em Buenos Aires, aliás, que cidade maravilhosa! Amo! De todos só não conheço os Bosques de Palermo mas é uma boa desculpa pra voltar, né?

    • Oi Gabriela, sem dúvidas é um baita motivo pra voltar! A região dos Bosques de Palermo é linda! :) Abraços!

  • Que máximo esse post!!! Ajudou muito! Eu ainda não conheço Buenos Aires e tenho bastante vontade de conhecer. O Caminito é o lugar que mais quero ir!! Vou usar essas dicas pra organizar o meu roteiro.

  • Adoro essa cidade, meu Deus! Estou cheia de vontade de voltar a Buenos Aires e rever todos esses lugares maravilhosos.

  • Nós precisamos voltar para Buenos Aires, quantos lugares lindos para rever. Quando viajamos não foi tao legal, a gente acabou não curtindo muito. Mas sempre bate uma vontade de ir de novo, ter uma experência boa.

    • Olá Edson, com certeza a cidade merece uma segunda chance! Por exemplo quando fui pela primeira vez odiei a gastronomia, já na segunda vez, amei, enfim volta mesmo! Abraços e boa viagem!

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais