Brasil

9 lugares pra conhecer em Curitiba em dias de Chuva!

Se Curitiba tem uma característica marcante, certamente é o seu clima! A cidade é famosa pelo clima instável, característico por ter todas as estações do ano em um mesmo dia. Você nunca sabe se vai esquentar, chover, esfriar ou fazer sol, mas de uma coisa pode ter certeza: a probabilidade de chover é alta! Chove muito em Curitiba! Então resolvemos dar uma luz pra você que visita a cidade em dias chuvosos. Conheça 9 lugares pra conhecer em Curitiba em dias de Chuva! 

9 lugares pra conhecer em Curitiba em dias de Chuva!

Curitiba é uma das cidades do mundo onde o sol menos dá as caras! Isso mesmo, no Brasil certamente é uma das capitais com mais dias nublados!

E não é só a nível de Brasil. No quesito dias nublados, Curitiba compete com várias cidades no mundo!

Curitiba – todos os climas em um dia só!

Em 2013, por exemplo, fez menos dias ensolarados em Curitiba do que em várias cidades famosas por serem nubladas (leia sobre isso: aqui, ou aqui).

Tanta chuva faz com que Curitiba tenha até um apelido “carinhoso” (pero no mucho). A cidade é chamada por muitos curitibanos de Chuvitiba.

Nós torcemos pra que quando você estiver visitando Curitiba o sol esteja brilhando imponente. Entretanto, como esse fenômeno é meio raro por aqui e mesmo nos dias de sol tudo pode mudar em alguns minutos.

Por este motivo fizemos uma lista com alguns lugares pra você não perder sua visita à cidade. Confira:

  • Mercado Municipal

Localizado em frente da Rodoferroviária de Curitiba, o Mercado Municipal de Curitiba é um lugar bastante agradável pra passar algumas horas caminhando e observando milhares de produtos dos mais variados gêneros.

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Mercado Municipal.

Desde 1958, quando foi transferido para este local, o lugar é ponto de encontro de curitibanos que buscam qualidade e variedade, principalmente no que se refere a frutas, legumes e verduras.

São dezenas de barracas vendendo os mais variados tipos de produtos. Nós quando queremos fazer uma receita, corremos pra lá atrás de ingredientes e temperos.

Pimenta pra todos os gostos!

Mas além de legumes, frutas e verduras, no Mercado Municipal de Curitiba existem muitas outras barracas que vendem quase tudo.

Queijos, produtos orientais, pimentas, carnes, peixes (pro aquário, ou pra panela), ervas, doces, cafés, flores, decoração, enfim, muita, mas muita coisa!

Loja de artigos pra decorações no Mercado Municipal de Curitiba.

E claro que no Mercado Municipal também tem cervejas especiais! Além das cervejas podemos encontrar vinhos, cachaças e também cafés…

A Banca da tentação! hehe!

Existe inclusive um setor inteiro destinado apenas a produtos orgânicos. Este setor fica no segundo piso.

No segundo piso também está a praça de alimentação, onde é possível provar os mais variados tipos de pratos. Desde um clássico pastel, até pratos típicos como o Barreado.

Se tem um lugar que nós não enjoamos de visitar, é o Mercado Municipal de Curitiba. Aposto que você irá gostar também!

Você pode obter mais informações sobre o Mercado Municipal no seu site oficial, mas prometemos que em breve faremos um super post contando tudo sobre ele.

  • Rua 24 horas

Inaugurada em 1991 a Rua 24 horas foi a primeira rua comercial coberta do Brasil a funcionar durante todas as 24 horas do dia!

Foi projetada pelo arquiteto Abrão Assad, o mesmo que projetou a estufa do Jardim Botânico de Curitiba.

A novidade fez com que a rua se tornasse um dos atrativos mais interessantes da cidade e também um ponto de encontro dos curitibanos.

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Rua 24 horas.

Com o passar dos anos a rua perdeu um pouco de seu encanto. Muitas lojas e restaurantes foram fechando, os curitibanos praticamente já não compareciam ao local e os turistas ficavam um pouco decepcionados por descobrirem que o local estava meio abandonado, um pouco inseguro e já não era 24 horas.

Depois de anos de sucesso, veio a decadência e em 2007 a Rua 24 horas foi fechada. Após várias tentativas frustradas de parceria com a iniciativa privada a prefeitura começou os trabalhos de recuperação do local em 2010.

Em 2011 a Rua 24 horas foi reaberta com uma nova pegada e com foco totalmente voltado ao setor gastronômico.

Rua 24 horas de Curitiba.

A rua se transformou em uma verdadeira praça de alimentação e voltou a atrair o público jovem curitibano.

Rua 24 horas.

Visitar a Rua 24 horas pode ser uma excelente alternativa em dias frios e chuvosos, além disso a pitoresca arquitetura tubular do projeto inicial foi mantida e rende sempre belas fotos! Ah! A rua 24 horas já não funciona 24 horas e sim das 9h às 23h.

Rua 24 horas de Curitiba.

Você pode obter mais informações sobre a Rua 24 horas de Curitiba no site oficial da rua.

  • Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)

O Museu mais famoso de Curitiba também é uma excelente opção pra quem foge dos dias frios e chuvosos.

O MON – “Museu do Olho” conta com 12 salas expositivas e é garantia de entretenimento, pois sempre conta com diversas exposições muito interessantes.

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)

Inaugurado em 2002, o Museu foi projetado por Oscar Niemeyer, que na verdade fez uma reformulação do antigo prédio, o Edifício Castelo Branco, que também foi projetado pelo mestre da arquitetura.

Por falar em Edifício Castelo Branco, vale a pena destacar uma coisa que nem todos observam. O edifício possui uma característica inovadora pra época de sua construção: obteve record na construção de vão em concreto protendido, um verdadeiro marco para a arquitetura da época.

Edifício Castelo Branco – Parte do MON.

O museu do olho integra nossa lista dos 9 lugares imperdíveis pra visitar em Curitiba, então se estiver chovendo e você pretende visitá-lo, não pense 2 vezes.

Exposição no olho do Museu do Olho! 😉

Você pode obter mais informações sobre o Museu, preços de ingressos e exposições na página oficial do MON. Em breve faremos um post falando sobre ele também.

  • Museu Egípcio e Rosa Cruz (Museu da Múmia)

O Museu Egípcio e Rosa Cruz é um dos museus mais interessantes da cidade e um dos preferidos por nós!

Neste museu é possível observar uma grande quantidade de réplicas perfeitas de objetos relacionados a história e cultura do Egito antigo. Os objetos originais estão expostos em vários museus do mundo, então a gente já viaja pelo mundo sem sair de Curitiba.

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Museu egípcio e Rosa Cruz.

Visualmente os objetos tem uma aspecto tão impactante quanto os originais e até por isso a visita ao Museu é super válida.

Parte do Acervo do Museu Egípcio de Curitiba.

O Museu conta com salas interativas e tem como principal atrativo a Múmia Tothmea, uma múmia egípcia original com cerca de 2.700 anos.

Outra Múmia original que figura o acervo do Museu Egípcio é a múmia de uma criança andina.

Além do acervo do Museu, o próprio complexo já é uma grande atração. Os edifícios possuem temática egípcia e causam bastante impacto.

O museu passou por uma restauração recente e ganhou outros atrativos, mas nós ainda não fomos lá ver as novidades.

Museu Egípcio e Rosa Cruz

Nós fizemos um post completo com informações sobre o Museu da Múmia, embora tenhamos que voltar lá pra atualizar o post e mostrar as novidades!

Podem deixar que em breve o faremos! Você também pode visitar o site oficial do Museu Egípcio e Rosa Cruz para mais informações.

  • Museu do Automóvel

Você resolve visitar o Barigui, o parque preferido dos curitibanos e de repente cai aquela chuva!

Calma, nem tudo está perdido! Ali no Barigui está o Museu do Automóvel de Curitiba. Você poderá fugir da chuva e ainda por cima visitar o mais antigo museu de carros da cidade.

No Museu do Automóvel estão expostos cerca de 70 veículos, além de outros objetos relacionados ao mundo automobilístico.

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Museu do Automóvel.

Este museu é uma ótima opção pra quem foge da chuva e principalmente para quem gosta de automóveis.

Carros antigos do Museu do Automóvel.

Nós fizemos um post falando sobre o Museu do Automóvel de Curitiba e você também poderá obter mais informações através do site oficial do museu.

  • Torre Panorâmica

Localizada a cerca de 2 km do Parque Barigui, a Torre Panorâmica de Curitiba é uma excelente opção pra quem gosta de ver as coisas do alto!

A torre possui 109 metros de altura e em dias ensolarados é possível ver toda a região, incluindo a Serra do Mar, que circunda parte da cidade.

Em dias chuvosos, é possível contemplar o clima típico da cidade (sério). Dependendo do dia é possível observar os raios que caem no horizonte.

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Torre Panorâmica. Foto: Divulgação.

A Torre Panorâmica foi inaugurada no ano de 1991 pela antiga empresa estatal Telepar e fica no bairro das Mercês, em um dos ponto mais alto da cidade.

A Torre Panorãmica funciona de Terça a Domingo, das 10h às 19h. Seu ingresso custa R$6,00.

  • Museu Paranaense

Escondidinho no Largo da Ordem, o Museu Paranaense é uma ótima opção de passeio pra quem está visitando o centro histórico e a própria região do Largo da Ordem (onde acontece a tradicional feira de domingo).

Inaugurado em 1876, o Museu Paranaense já passou por 6 sedes até ser fixado no atual Palácio São Francisco (sede do governo estadual de 1938 até 1953), no Largo da Ordem.

O museu conta com um acervo de cerca de 4000 itens com foco na Arqueologia, Antropologia e História.

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Museu Paranaense.
Acervo Museu Paranaense.

Este é um museu muitas vezes passa despercebido. Nós mesmos não o conhecíamos e o “descobrimos” por acaso em um dia de visita a feirinha do largo, quando vimos a placa “Museu Paranaense” – Museu aqui??? Pra nossa surpresa o museu é bem interessante!

Se você for visitá-lo no domingo da feirinha, também dê um pulo na Mesquita de Curitiba que fica ali pertinho!

  • Schwarzwald – Bar do Alemão.

Localizado em pleno coração do centro histórico de Curitiba, o Bar do Alemão é um dos bares mais tradicionais (se não mais) da cidade.

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Schwarzwald (Bar do Alemão)

Com mais de 40 anos, o Schwarzwald (Bar do Alemão), já se tornou destino certo no roteiro da maioria dos turistas que visitam Curitiba.

O tradicional submarino amarelo (criação do bar) e a carne de onça (prato típico curitibano) são atrativos imperdíveis no Bar do Alemão, que também é famoso pelos pratos típicos alemães (claro), como o Eisbein (joelho de Porco).

Uma boa dica é o Aperitivo Alemão que vem um pouco de cada coisa e serve 4 pessoas.

Eisbein! Simplesmente delicioso demais!

Foi no Bar do Alemão que a Paty e eu saímos juntos pela primeira vez! Nós contamos nossa história aqui, se você ainda não sabe.

Se chover enquanto você estiver no largo da ordem, corra pro Schwarzwald e aproveite.

Confira o post completo sobre o Bar do Alemão

Aproveitando que você está próximo ao Bar do Alemão, por ali fica a Igreja da Ordem, a primeira igreja de Curitiba (1737). Vale a pena dar um pulo até ela, pois é bem bonitinha e anexo à Igreja da Ordem está o Museu da Arte Sacra, outra opção pra dias chuvosos.

  • Furacão Tour – Visita a Arena da Baixada.

O Estádio do Club Athletico Paranaense se tornou um dos principais atrativos turísticos da cidade e isso não é só pra quem gosta de futebol, vai por nós!

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Schwarzwald (Bar do Alemão)

Considerado um dos estádios mais modernos da América Latina, a Arena da Baixada é o primeiro e único estádio com teto retrátil da América Latina e isso já é motivo suficiente para visitá-lo, com chuva ou sem chuva!

Além de conhecer o Teto e seu funcionamento, o visitante que fizer o Furacão Tour poderá percorrer os bastidores do estádio. A visita abrange lugares fechados para o público em dias de jogos, como camarotes vips, vestiários, sala de imprensa, gramado entre outros setores.

Arena da Baixada.

A visita é muito interessante e custa apenas R$20,00 (sócios do CAP pagam meia entrada).

Nós fizemos um post completo sobre a visita a Arena da Baixada, confira.

Bônus:

  • Museu do Holocausto

O Museu do Holocausto é a última dica desta lista de lugares pra conhecer em Curitiba em dias chuvosos. Este Museu retrata um pouco do horror vivido no passado, através de fotos, objetos pessoais, mapas e relatos dos sobreviventes.

É um capítulo horroroso na história mundial, mas infelizmente não deixou de acontecer no mundo. Ainda hoje podemos ver cenas parecidas em alguns lugares e o museu serve pra conscientizar as pessoas de que fatos como estes não podem mais acontecer!

É o primeiro Museu do Holocausto do Brasil e para visitá-lo é preciso agendar com 2 dias de antecedência.  A entrada é gratuita e nos domingos existe visita guiada.

Você pode obter mais informações através do site oficial do Museu do Holocausto.

Em breve faremos um post sobre o Museu. Ah! Não é possível tirar fotos, nem filmar no interior do museu.

Gostaram da Lista!? Espero que este possa ajudar! Favorite o post pra quando você estiver em Curitiba e a chuva aparecer.

Vídeo:

Confira também o vídeo que fizemos recentemente mostrando lugares gratuitos para visitar em dias de chuva em Curitiba:


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO?
UTILIZE OS NOSSOS PARCEIROS E AJUDE NOSSO BLOG:

– ENCONTRE E RESERVE SUA HOSPEDAGEM EM CURITIBA OU EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO, ATRAVÉS DO BOOKING.COM. VOCÊ NÃO PAGA NEM UM CENTAVO A MAIS E ALÉM DISSO AINDA AJUDA O BLOG! LEMBRANDO QUE A MAIORIA DAS RESERVAS FEITAS ATRAVÉS DO BOOKING.COM PODEM SER CANCELADAS.

– CONTRATE SEU SEGURO VIAGEM ATRAVÉS DA NOSSA PARCEIRA REAL SEGURO, ALÉM DE ESTAR AJUDANDO A MANTER O DMEC, VOCÊ VAI ENCONTRAR O MELHOR PREÇO, POIS A REAL SEGURO FAZ COTAÇÕES COM AS MELHORES SEGURADORAS DO MERCADO!

– ESTÁ PENSANDO EM ALUGAR UM CARRO!? CONSIGA O MELHOR PREÇO CONSULTANDO AS MELHORES LOCADORASATRAVÉS DA RENTCARSALÉM DE ECONOMIZAR , VOCÊ PODE PAGAR EM ATÉ 12X, SEM IOF E O MELHOR, VOCÊ AJUDA O BLOG E NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO!


MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE CURITIBA

Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba.
9 Atrações imperdíveis e gratuitas no Natal de Curitiba.
Gírias curitibanas que você deve conhecer antes de visitar a cidade.
+ Linha Turismo de Curitiba – Conhecendo Curitiba em um ônibus turístico.


Gostou deste post 9 lugares pra conhecer em Curitiba em dias de Chuva?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma dica de lugar legal pra visitar em Curitiba quando chove, deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • Quantas coisas legais em Curitiba que eu não sabia que existiam!!! Dicas anotadas pra quando eu tiver a oportunidade de ir! Achei muito interessante a Rua 24 horas! Que bom que conseguiram fazê-la funcionar novamente! É uma ideia ótima e não seria legal que se perdesse em tão pouco tempo de inaugurada.

    • Que bom que gostou Paola! E a rua 24 horas está bem legal agora, mas não funciona 24 horas mais, de qualquer forma vale a visita! ;)

  • Gostei muito desse post, porque eu sou aquela típica pessoa azarada que sempre pega chuva nos destinos que mais quer conhecer! Curitiba está na minha lista... adorei saber sobre o museu egípcio! preciso visitar :)

    • Hehe! Coisas da vida né Gabriela! Espero que quando você venha visitar Curitiba não chova, mas se chover já sabe né! Corre aqui conferir as dicas!

  • Muito legal as suas dicas, eu gostaria de conhecer o museu do olho, deve ser muito bonito por fora e por dentro.

  • Bela ideia, explorar os destinos em dias de chuva :) Curitiba surge-me como um destino cada vez mais interessante. Certamente, estará no meu roteiro na minha quarta visita ao Brasil :)

  • Adorei as dicas. Não sabia que tinha um museu da múmia em Curitiba. Que interessante!

  • Adorei a lista de coisas! Não sabia que Curitiba era uma das capitais mais chuvosas do Brasil.
    Ótimas dicas para se ter na manga, já que não temos como prever o temperamento de São Pedro, né? hehe :)
    bjos

    • Que bom que gostou! Pois é, aqui chove bastante e tem muitos dias nublados! Mas Chuvitiba sempre tem umas opções alternativas. :)

  • Muito boas dicas, Itamar. E imagino que como você disse realmente deve chover muito em Curitiba, post bem útil.

  • Umas mil vezes em Curitiba e não conheço nem metade dessa lista =/ O que mais me chamou a atenção foi esse museu do holocausto, vou me programar para ir na próxima visita!

  • Oi gente! Eu vou muito a Curitiba visitar família, e não vou mentir pra voces: já peguei muuuuita chuva na cidade (e frio, e quase neve em 2013 hehe). Mesmo assim, dessa lista só conheço o museu oscar niemeyer, o do holocausto, o bar do alemão e a rua 24h. Ou seja: coisa pra caramba ainda pra fazer na chuvosa Curiti-linda :D

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

1 ano ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

1 ano ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais