Bosque Alemão e Trilha de João e Maria – Conheça este lugar sensacional em Curitiba.

Publicidade:

No post de hoje te mostramos um dos espaços verdes mais legais da cidade de Curitiba! Conheça o Bosque Alemão e a Trilha de João e Maria, passeio imperdível na capital dos paranaenses.

Bosque Alemão - Curitiba
Bosque Alemão – Curitiba

Bosque Alemão – Curitiba

O Bosque Alemão é um dos mais de 40 parques e bosques espalhados por Curitiba. Foi fundado em 1996 em homenagem aos imigrantes alemães que chegaram em Curitiba a partir de 1833.

Bosque Alemão - Curitiba
Bosque Alemão – Curitiba

O bosque é composto pela mata nativa que outrora fez parte da antiga chácara da Família Schaffer. No local há vários atrativos interessantes entre eles alguns monumentos que remetem aos imigrantes alemães que ajudaram a formar a cidade de Curitiba.

Dentre os atrativos existentes no bosque, o que mais nos agrada é a trilha que o atravessa, ligando suas duas extremidades.

O Bosque Alemão fica no bairro Vista Alegre, bem perto de outros atrativos como o Parque Tingui, a Opera de Arame, a Unilivre e o Parque Tanguá. É uma excelente opção de passeio para ser visitado em conjunto com estes lugares.

Vídeo:

Confira um vídeo que fizemos mostrando o Bosque Alemão, aproveite pra se inscrever em nosso canal.

O que ver no Bosque Alemão:

Confira os principais atrativos para ver no Bosque Alemão:

Publicidade.
  • Oratório de Bach

Na entrada superior do bosque, pertinho do mirante, está o Oratório de Bach. Este local é uma homenagem ao compositor alemão Johann Sebastian Bach.

Bosque do Alemão

A edificação tem capacidade para aproximadamente 100 pessoas e é uma réplica de uma antiga igreja presbiteriana de madeira que ficava no bairro do Seminário, em Curitiba.

É muito bonita e fotogênica, além disso em épocas especiais como Natal e Páscoa, recebe decoração especial e atrativos temáticos.

No local há sanitários e uma base da Guarda Municipal.

  • Café Erika

Em anexo ao Oratório de Bach está o Café Erika, onde os visitantes podem saborear tortas, bolos, além de cafés. O local serve também produtos da culinária alemã.

Café Erika
Café Erika (nos guarda sóis verde e brancos).
  • Mirante – Torre dos Filósofos

Deixando o Oratório de Bach, depois de cruzar uma passarela sobre uma cascata artificial, chega-se ao Mirante que fica na Torre dos Filósofos.

Torre dos Filósofos - Bosque Alemão
Torre dos Filósofos – Bosque Alemão

Dali é possível ter uma linda vista do Bosque Alemão além de uma bela visão panorâmica de parte da região central de Curitiba.

Vista a partir do Mirante.
Vista a partir do Mirante.

A Torre dos Filósofos tem 15 metros de altura e é feita toda de madeira. Destaque para os antigos postes de madeira da antiga rede elétrica de Curitiba, que assim como em parques como o Parque Tanguá e Parque Tingui, também são utilizados no Bosque do Alemão.

Torre dos Filósofos
Torre dos Filósofos
  • Trilha de João e Maria

Aos pés da Torre dos Filósofos está o início da trilha que atravessa o bosque de um lado a outro. Nesta trilha destacam-se pequenos quiosques com formato de chapéu de bruxas que contam a fábula de João e Maria, dos alemães Jacob e Wilhelm, os irmãos Grimm.

Trilha de João e Maria
Trilha de João e Maria
  • Casa da Bruxa

Seguindo a trilha de João e Maria, bem no meio do bosque, chega-se à Casa da Bruxa! Neste local contadoras de histórias caracterizadas como bruxas fazem a alegria das crianças (e dos adultos) com contos infantis temáticos.

Casa da Bruxa
Casa da Bruxa

Além dos contos de histórias, no local há também espaço de leitura e uma biblioteca infantil.

Interior da Casa da Bruxa.
Interior da Casa da Bruxa.

A Casa da Bruxa funciona de terça a sexta-feira, os horários dos contos de histórias são 11h e 15h; aos sábados e domingos são às 11h, 14h e 16h.

  • Bosque

Com 38.000 m² a área de mata nativa e preservada é o destaque do bosque. Além da trilha de João e Maria e da Casa da Bruxa, o interior do bosque conta com um lago e um riacho que atravessa o local.

Bosque do Alemão.
Bosque do Alemão.

No bosque há várias espécies de animais e plantas, além de nascentes de águas límpidas. É um lugar bastante agradável pra caminhar entre a mata. Nós mesmos gostamos muito de dar uma caminhadinha neste bosque de vez em quando.

  • Portal Casa Mila – Portal Alemão

No lado oposto ao Oratório de Bach, já na parte baixa do bosque, está o Portal Alemão, ou Portal Casa Mila.

Portal Casa Mila - Portal Alemão
Portal Casa Mila – Portal Alemão

É o monumento mais icônico do bosque e um dos locais mais fotografados da cidade.

Este portal é uma réplica da fachada da Casa Mila, uma casa de 1870, construída por imigrantes alemães que ficava na antiga rua Antônio Barbosa Gomes Nogueira, atual Barão do Serro Azul, no centro de Curitiba.

Portal Casa Mila - Portal Alemão
Portal Casa Mila – Portal Alemão

No local há belos jardins de flores que compõem um belo cenário. Há um enorme gramado muito utilizado por famílias para piqueniques e momentos de lazer.

Como chegar ao Bosque Alemão

O Bosque Alemão fica no bairro Vista Alegre, na zona norte da cidade de Curitiba. Fica a cerca de 5km do centro e está próximo de outros atrativos famosos, entre eles alguns dos principais parques.

A Linha Turismo tem parada nas duas entradas do Parque, com ônibus a cada 30 minutos.

Os ônibus Jardim Mercês/Guanabara e Interbairros II passam na Rua João Tschannerl (peça pra descer na Rede Massa – canal 4) que fica a uma quadra do parque.

Um UBER/99 custa aproximadamente R$ 12,00, do centro ate o bosque, dependendo do horário.

Dicas para visitar o Bosque Alemão:

– Fique atento, a entrada principal do bosque é no lado superior, no Oratório de Bach. A partir desta entrada a trilha de João e Maria fica em ordem correta, além disso o circuito é feito na descida, o que não acontece para quem entra pelo Portal, quando a trilha sobe.

– Se você estiver usando a Linha Turismo, saiba que a Linha turismo passa no Bosque Alemão e tem pontos em ambas as entradas do bosque, sugerimos que você desça na parte superior e volte a pegar o ônibus na parte inferior.

– Sendo uma área de mata é possível que, dependendo do horário e da época, existam alguns insetos, sendo assim sempre é bom contar com um repelente para evitar desconforto no bosque e também em outros parques da capital.

– Aproveite pra visitar o Bosque Alemão em conjunto com atrativos da região, como o Parque Tingui, o Parque Tanguá, a Ópera de Arame e a Unilivre.

SERVIÇO:

Bosque Alemão

Endereço: Rua Niccolo Paganini s/n – Vista Alegre – Curitiba
Horário: das 6h às 19h
Valor: Entrada gratuita.


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem através do Booking.com.
Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog!
Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real  SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.

CARRO: Alugue um carro para ir até Rio Negrinho, ou Corupá! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.

Artigo anteriorTrem da Serra do Mar: Maria Fumaça entre Rio Negrinho e Corupá, em SC.
Próximo artigoQuebrada de las Señoritas – Uquia – Lugar lindo em Jujuy, na Argentina.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here