No post de hoje te levamos pra conhecer mais uma cachoeira incrível nas proximidades de Curitiba. Conheça a Cachoeira Salto do Sagrado, em Morretes, no Paraná.
Localizada no vilarejo de Candonga, na zona rural de Morretes, a Cachoeira Salto do Sagrado é uma das mais belas cachoeiras da região. Possui pouco mais de 30 metros de altura e um poço muito bonito com coloração esverdeada.
A cachoeira fica no Rio Sagrado e tem acesso razoavelmente fácil. Partindo de Curitiba são 65 km de distância, com a maior parte do trajeto em asfalto e cerca de 1,5 km em estrada de pedras com alguns trechos mais críticos, nada muito impossível, a não ser que seu carro seja rebaixado…
O caminho até a cachoeira possui belas paisagens, o que faz com que o passeio seja ainda mais agradável.
Para quem busca uma bela cachoeira com uma trilha não muito difícil nas proximidades de Curitiba, a Cachoeira do Salto Sagrado certamente é uma ótima opção.
LEIA TAMBÉM:
+ Cachoeira do Jajá – Cachoeira maravilhosa a 50 km de Curitiba.
+ Buraco do Padre: conheça uma das cachoeiras mais belas do Paraná.
+ Recanto Saltinho – Cachoeira, camping e natureza a 80 km de Curitiba.
Assista o vídeo que fizemos na Cachoeira do Salto Sagrado
Aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube:
Descemos a BR-277 sentido litoral paranaense em busca de mais uma cachoeira, desta vez a Cachoeira Salto do Sagrado, que ainda não conhecíamos.
Usamos o GPS e foi relativamente tudo bem, exceto na chegada ao destino final, que é apontada pelo GPS como sendo um pouco antes da entrada da cachoeira.
Chegando na entrada da cachoeira há um bom espaço para estacionar carros na rua em frente à propriedade.
Ali mesmo há também uma pequena lanchonete com algumas coisas para comer e beber, além de alguns produtos coloniais. Neste ponto também é feito a cobrança da entrada, sendo preciso pagar uma taxa de R$10,00 para manutenção da trilha de acesso e limpeza do local.
Em seguida há uma trilha feita com pneus que dá acesso à cachoeira. São aproximadamente 10 minutos de trilha até a cachoeira. A descida é tranquila, mas a volta cansa um pouquinho, nada demais se você estiver em forma.
Pelo caminho ainda passamos ao lado de um pequeno rio pra dar aquele clima no passeio.
Antes mesmo de chegar até a cachoeira já é possível avistá-la e entre a mata já é possível perceber que certamente o passeio valeu a pena.
Descendo mais alguns degraus chega-se de fato à cachoeira e aí é só alegria, a cachoeira é realmente muito bonita.
A Cachoeira Salto do Sagrado tem água esverdeada e cristalina e fundo de pedras. Seu poço é muito bom para tomar banho, ou pra sentar de frente á cachoeira e ficar apreciando a sua beleza.
A profundidade começa de forma gradual e é possível caminhar por um bom trecho até que não “dê mais pé”. Há um bom espaço para nadar se quiser e também é possível saltar das pedras em alguns locais.
Por falar em pedras, ao redor da cachoeira há espaços que permitem tomar sol, ficar curtindo o visual, ou ainda fazer aquele lanchinho (não esqueça de levar seu lixo!).
No dia em que fomos à cachoeira havia um tronco posicionado entre o poço e a borda do poço, as pessoas utilizavam o tronco para sentar, ou como ponto de apoio na hora de nadar.
É possível chegar até a base da cachoeira nadando, ou pelas pedras laterais. Chegando, dá pra ficar em baixo da água tranquilamente.
Nós ficamos um bom tempo por lá e demos uns bons mergulhos. A cachoeira é muito bonita mesmo. Só como curiosidade, não conseguimos voar com o drone, pois não pegou GPS.
No final da tarde o sol já não bate tão forte nas águas e o esverdeado diminui, ainda assim a cachoeira continua bonita.
O acesso ao Salto Sagrado se dá através da BR-277, que liga Curitiba ao litoral paranaense.
Para quem vem de Curitiba, logo após a descida da serra, depois do primeiro aviso da “Saída 29” fique esperto, pois a entrada para a Estrada das Canasvieiras (que dá acesso à cachoeira) é bem escondida. Fica em frente ao Mercado Rio Sagrado e quase não dá pra ver. Como referência, a balança de pesagem fica quase do outro lado da BR.
Se passar vá até o posto de gasolina que fica um pouco adiante e volte pela ruazinha paralela à BR, como nós fizemos.
Depois é só seguir a Estrada das Canavieiras por alguns quilômetros de estrada asfaltada (cerca de 5 Km) até a Estrada do Canhembora. Daí em frente é só seguir por aproximadamente 1,5 km. A estrada é de pedras e não é lá estas coisas, além disso tem alguns trechos onde carros pequenos podem ter alguma dificuldade.
Se for com o GPS fique atento, pois o GPS sinaliza o destino final a alguns metros antes da entrada da cachoeira. Quando o GPS sinalizar prossiga mais um pouco e logo chega-se à entrada da cachoeira.
Cachoeira Salto do Sagrado
Endereço: Estrada do Canhembora. s/n.
Horário: Diariamente das 9h às 17h.
Valor: R$10,00
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Morretes através do Booking.com – Você não paga nada a mais, além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.
CARRO: Alugue um carro para ir ao Salto do Sagrado! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Antes de mais nada, se você gostou deste post por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.
Se tiver alguma dica sobre o Salto do Sagrado, por favor deixe nos comentários. Por fim, se for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Muito obrigado e até o próximo post!
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARANÁ:
+ Colônia Murici – Turismo Rural em uma Colônia Polonesa a 30km de Curitiba.
+ O que fazer em Superagui, paraíso isolado no litoral do Paraná.
+ 10 cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba.
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais