Europa

Conheça a Catedral de São Isaac, a maior Catedral Ortodoxa de São Petersburgo.

Com capacidade para 14.000 pessoas, a Catedral de São Isaac é a maior igreja ortodoxa de São Petersburgo e uma das maiores do mundo! É uma das construções mais imponentes da cidade e certamente uma das principais atrações. Conheça a belíssima Catedral de São Isaac:

Catedral de São Isaac

Caminhando pelas ruas do centro de São Petersburgo seguramente uma das construções que vão chamar a atenção é a igreja com cúpula grande e dourada. Esta construção é a Catedral de São Isaac da Dalmácia (Собор преподобного Исаакия Далматского), ou simplesmente Catedral de São Isaac (Исаакиевский собор), uma das edificações mais belas da cidade.

Catedral de São Isaac da Dalmácia.

Sua grande cúpula dourada contém mais de 100 kg de ouro puro e possui mais de 100 metros de altura, o que torna a Catedral de São Isaac uma das maiores do mundo.

Toda a beleza da Catedral de São Isaac e sua linda cúpula dourada.

E não é só a sua cúpula que esbanja riqueza. No interior da igreja mais 300 kg de ouro estão espalhados nos detalhes de sua decoração, que além de ouro, conta com outros 43 tipos de minerais nobres.

A Catedral de São Isaac teve sua primeira construção em madeira no ano de 1710, quando Pedro, o grande, ordenou a construção de uma igreja que acomodasse os cerca de 10 mil trabalhadores do almirantado. Era nesta igreja que os marinheiros deveriam jurar fidelidade ao Tzar e pedir proteção em suas missões marítimas.

São Petersburgo

Passado 7 anos a igreja de madeira já estava deteriorada, pois a região era muito úmida. Em 1717 se iniciou então a construção de uma segunda igreja, desta vez de pedra com características inspiradas na Catedral de Pedro e Paulo, que fica na fortaleza de mesmo nome.

Com o tempo a igreja de pedra também deteriorou-se, situação que se agravou depois que uma das imperatrizes russas mandou prender o cara que cuidava da igreja. Passaram-se vários tzares pelo trono do Império Russo até que a antiga igreja de pedra foi demolida para a construção de uma terceira  igreja. Esta foi construída em outro local, mais longe da água e durou mais tempo.

Catedral de São Isaac

O problema foi que quando o Tzar  Alexandre I chegou ao trono, ele achou que a igreja não estava a altura da grandeza de seu bisavô, e mandou reformar a igreja pra que ela se tornasse imponente tal qual seu avô, Pedro, o Grande. Podemos ver até os dias de hoje a grandeza da igreja. Sua arquitetura nada tem a ver com as tradicionais igrejas russas, mas sim com igrejas neoclássicas da Europa ocidental. A construção da versão final aconteceu entre os anos de 1818 e 1858.

Após a Revolução Bolchevique, em 1917, a igreja foi fechado aos fiéis. Em 1931, abriu como museu soviético, onde passou a expor experiências cientificas e funcionou como museu do ateísmo (um dos primeiros a serem abertos) até o final do século XX.

Durante a 2ª guerra mundial, a cúpula foi pintada de cinza para dificultar os bombardeios, além disso a igreja serviu de depósito de obras de artes, peças valiosas e joias retiradas de outras igrejas e palácios (entre eles o Palácio de verão) que poderiam ser tomados pelos nazistas.

Vista de São Petersburgo a partir da Colunata.

Somente em 1990 igreja passou a ter cerimonias religiosas, que acontecem diariamente em uma de suas capelas.A nave principal da igreja funciona como Museu.

Visitando a Catedral de São Isaac

A visita a Catedral de São Isaac se divide em 2 partes. Você pode entrar em seu interior, onde estão todas as belas e valiosas decorações, e também pode subir até a base da sua cúpula, na Colunata, de onde é possível ter uma bela vista da cidade de São Petersburgo.

Vista da cidade de São Petersburgo a partir do alto da Catedral de São Isaac.

No dia em que subi até o alto da igreja fiquei tão impressionado que esqueci da vida! Fiquei lá em cima sem a Paty ( que não quis encarar as escadarias de 262 degraus e ficou lá embaixo) e acabei demorando mais tempo do que deveria.

Só uma escadinha..

Atrasamos nossa amiga russa

Resultado: nos atrasamos para ir ver o fechamento da temporada de verão nos palácios de Peterhof! Pior ainda, a nossa amiga russa ficou nos esperando e também perdeu a festa, que dizem ser fantástica!

Imagino que ela deve ter ficado muito “p.” da vida conosco, afinal de contas os russos odeiam atrasos. Imagina quando fazem perder uma acontecimento maravilhoso que só acontece uma vez por ano! Desculpa aí Nadya! 🙁

Aquela cara de vou ficar só mais 5 minutinhos, hehehe.

Mas tudo bem, a vida segue, nós deixamos de ir à noite de encerramento da temporada de verão de Peterhof, aquela festa que dizem ser linda, com shows, fogos e toda uma mistica… Ahhh! Vamos mudar de assunto!

Já o interior da Catedral dispensa comentários né? Como de costume, é lindo e de deixar a qualquer um de queixo caído. Mosaicos, vitrais, esculturas em bronze, decorações em 14 tipo de mármores, decorações em diversos minerais nobres, além dos 300 kg de ouro que adornam o local.

Interior da Catedral de São Isaac.

Quase voltou a ser igreja

Segundo o site Gazeta Russa, este lugar poderia deixar de funcionar como um Museu e voltar a pertencer a Igreja Ortodoxa no final de 2017.

Muita gente protestou, conversa vai e convecrsa vem e a igreja continuou sendo museu. Ainda bem, afinal de contas mais de 3,5 milhões de turistas visitam a catedral anualmente.

Interior da Catedral de São Isaac. Foto: Divulgação.

Ah, já estávamos esquecendo, Não deixe de observar as imensas colunas de mármore no exterior da igreja. Repare que são peças únicas e imagine que o engenheiro responsável levantou cada uma delas em aproximadamente 40 minutos…

As colunas de Mármore da Catedral de São Isaac

Para chegar na Catedral de São Isaac é muito fácil, pois a sua cúpula é avistada de vários pontos do centro. Se você estiver em outra região, poderá utilizar o metrô da linha roxa (nº2), a estação Admiralteyskaya (Адмиралтейская) – a mais profunda da Rússia e uma das mais profundas do mundo – fica a apenas 2 quadras.

Paty e a Catedral de São Isaac… Obs. Reparem no tamanho das pessoas no alto da Colunata.

Você pode comprar o ingresso de acesso a igreja em um caixa de autoatendimento, ou antecipadamente pelo site oficial.

Ingresso auto atendimento

SERVIÇO:

Catedral de São Isaac

Endereço: Praça de Santo Isaac (Исаакиевская площадь)

Entrada: Acesso ao Museu 250 rublos (cerca de R$14,00) – Acesso à Colunata 150 rublos (cerca de R$8,00) – consulte preços atualizados aqui.

Horário de funcionamento: Diariamente das 10h30 às 18h (De 1ª de maio à 30 de setembro até as 22h30), fechado às 4ªs feiras.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO?

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em São Petersburgo, ou em qualquer parte do mundo atravésdoBooking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Gostou deste post sobre a Catedral de São Isaac?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar e em nosso canal do Youtube.

Se tiver mais alguma dica sobre São Petersburgo deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A RÚSSIA:

10 Museus russos para visitar on line durante a Quarentena.
Alfabeto Cirílico Russo – Aprenda o alfabeto russo!
10 lugares imperdíveis para conhecer em Moscou.
Moscou e Anel de Ouro – Roteiro de 16 dias na Rússia.
10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo.


Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • Muito impressionante, mas devo confessar que toda essa riqueza, não só nessa, mas em várias igrejas, me incomoda! E eu ficaria com a Pat lá embaixo pq tbm não encaro essas escadarias em caracol! Ainda bem que você foi pra tirar foto pra gente ver! ;-)

    • De fato Tina, a mim também incomoda bastante. Além da riqueza das igrejas, as dos palácios também impressionam e nos deixam pensando muitas coisas né! Mas de qualquer forma é bonito pra ver... ;)

  • Que linda por dentro e por fora. Adorei toda a história que contaste aqui no post. Mas mais de 100 kg de ouro puro na cúpula e mais de 300 kg dentro? Uau, quanta imponência. Gostei!

  • Uau, que coisa mais linda esta Catedral! Uma construção maravilhosa! Adorei seu post e fotos. Parabéns pelo belo trabalho!

  • Uau! Apesar de nao ser religiosa, amo visitar igrejas! Mas algo em teu relato me chamou a atenção: como assim pintar a cùpula de cinza para evitar bombardeios? A galera do Eixo era tao burra assim?
    Bom, ainda bem que nada aconteceu com ela! Foram tantas igrejas destruìdas durante a 2°GM! E essa seria um pecado!

    ps: e que vacilo teu. A Nadya ficou P, mas imagino que a Paty là embaixo queria te matar!

    • Também não sou religioso e adoro igrejas, principalmente depois que conheci a Rússia, agora quero ver o interior de todas as igrejas, heheh!

      Pois é naquela época a tecnologia não era tão avançada e os ataques eram visuais... É muito mais fácil avistar uma cúpula dourada brilhando, do que uma cinza, hehe.

      Haha, pois é ficou p. da vida também! kkk fazer o que né! ;)

  • Que construção bonita! Muito interessante também saber de detalhes dessas construções que sobrevivem a tantos acontecimentos, incluindo guerras! Obrigado por compartilhar!
    P.S.: Se eu fosse a Nadya teria fico bem brava com vocês sim! kkkkkk)

  • Linda esta catedral! São Petersburgo é uma cidade recheada por monumentos de elevadissimo valor histórico e arquitectonico e a catedral de S. Isac é um deles!

  • Uau que riqueza literalmente. A arquitetura realmente é maravilhosa e essa escada em caracol? Que medo. Mas valeu a subida para ver aquela vista aposto. Deve ser mesmo maravilhoso para ter esquecido de tudo o resto. Imagino como a sua amiga deve ter ficado chateada...

  • realmente um lugar incrivel, adorei os casais na frente super sorridentes na segunda foto! a escada em caracol eh topzera!!

  • Impressionante esta catedral. Quanta história e que decoração interior tão rica.... Deve ter valido bem a pena conhecer.

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais