América do Sul

Cemitério de La Paz – Passeio diferentão na capital da Bolívia.

La Paz possui vários atrativos interessantíssimos pra visitar, mas você já pensou em visitar o cemitério da cidade? Nós visitamos e achamos super interessante! Neste post contamos como foi a experiência de visitar o pitoresco Cemitério de La Paz, confira:

SEGURO VIAGEM: Não viaje para a Bolívia sem SEGURO VIAGEM! Contrate agora e viaje mais tranquilo. 

Cemitério de La Paz – Bolívia

Localizado no bairro de Callampaya, entre o centro histórico de La Paz e a cidade de El Alto, o Cemitério Geral de La Paz (Cementerio General de La Paz) é um dos maiores e mais tradicionais cemitérios da capital administrativa da Bolívia.

Cemitério Geral de La Paz

Possui 92,000m², o equivalente a aproximadamente 14 quadras. Foi fundado em 1826 e desde sua fundação tem uma demanda bastante alta.

Cemitério Geral de La Paz

No cemitério a maioria das tumbas estão distribuídas em vários blocos e existem apenas algumas poucas tumbas individuais. Estas tumbas pertencem a alguns personagens importantes da Bolívia, como o artista Jaime Sáenz, o escritor Óscar Alfaro e os músicos Carlos Palenque Avilés e Gilberto Rojas.

Gilberto Rojas em uma das poucas tumbas individuais

Como característica interessante destaca-se a a arquitetura dos blocos, com sepulturas verticais formadas por 5 “andares”. Para acessar as tumbas mais altas existem várias escadas espalhadas pelo cemitério.

Blocos

Além disso, cada um dos blocos possui desenhos grafitados em suas paredes, o que torna a visita ainda mais interessante.

Grafites

Outro fator bastante interessante e que realmente chama a atenção dos estrangeiros é o costume local de enfeitar os túmulos com adornos e enfeites. São colocados nos túmulos mini garrafas de bebidas, camisas de times de futebol, comidas, além de flores e fotos.

Garrafinhas de bebidas, flores e camisas do The Strongest (time de La Paz)

Vídeo:

Confira o vídeo que fizemos visitando o cemitério de La Paz no dia em que fomos para Tiwanaku. Aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube

Como foi visitar o Cemitério de La Paz

Depois que visitamos o Cemitério da Recoleta em Buenos Aires, começamos a ver os cemitérios com outros olhos e desde então, visitar cemitérios sempre é uma ideia possível em nossas viagens.

Cemitério de La Paz

Em La Paz, aproveitamos que estávamos indo para Tiwanaku e fomos conhecer o cemitério, que fica bem ao lado do local de onde partem os ônibus e vans para Tiwanaku e também para Copacabana/Lago Titicaca.

Lateral do cemitério

Em 2010, quando fomos até Copacabana, já tínhamos dado uma passadinha rápida pelo cemitério, porém não havíamos entrado no cemitério em si e só vimos uma pequena parte dele. Já nesta última passagem por La Paz cruzamos o cemitério e realmente valeu a pena.

A primeira coisa que chama atenção ao entrar no cemitério são os enormes grafites que colorem os pavilhões do cemitério.

Grafites

Os artistas que fizeram os desenhos enfatizam bastante a cultura local e misturam a temática da morte, com a temática andina. Realmente super interessante.

Grafites

Logo, assim que você começa a caminhar entre os túmulos, novamente tem a atenção voltada para algo inusitado. Todas as sepulturas são enfeitadas com pequenos objetos, o que lembra bastante a cultura mexicana, aliás assim como acontece no México, nos andes bolivianos, a cultura local tem o costume de festejar junto com os mortos.

Enfeites no túmulo

São pequenos objetos como mini garrafinhas de refrigerantes, bebidas alcóolicas, comidinhas, camisas de times de futebol entre outros objetos. Há até alguns copos para que os espíritos possam beber as bebidas.

Bebidas

Ao lado de cemitério há uma capelinha e uma grande quantidade de lojas, onde é possível encontrar estes objetos, além de flores, coroas de flores, velas e objetos característicos de cemitérios.

Lojas

Festas em Novembro

Uma curiosidade bastante interessante que talvez muita gente que visita a Bolívia não tenha conhecimento são as festas dedicadas aos mortos, que acontecem em Novembro.

No dia 2 de novembro, Dia dos Finados (mesmo dia em que os mexicanos comemoram o famoso Dia dos Mortos), acontece no Cemitério Geral de La Paz uma grande festividade. Centenas de famílias vão festejar junto aos seus entes queridos. Neste dia, segundo a crença local, a festa é feita para atrair e agradar aos espíritos dos seus entes queridos. Os familiares aproveitam pra pedir para que estes tragam chuvas e boas colheitas, entre outros benefícios.

Cholita

A festa começa no dia anterior nas residências das pessoas e termina neste dia, quando a família passa o dia todo em frente ao tumulo de seu ente querido. É montada uma mesa bem farta e a família almoça ali no cemitério, supostamente junto com os espíritos de seus parentes já mortos. Encontramos uma matéria aqui mostrando um pouco desta tradição.

Uma semana depois, no dia 8 de novembro, acontece outra celebração bastante pitoresca. Neste dia é comemorado a “Festividad de las Ñatitas”.

Esta festa é de origem pré-colombiana e tem como principal característica o enfeite de crânios humanos, as “Ñatitas”.

Festividad de las Ñatitas – Foto: Carlillasa/Wikimedia Commons

Assim como na Festa dos Dias dos Mortos, são dedicados aos espíritos comidas, bebidas, musicas e folhas de coca etc. Nesta festa, além de pedir favores e graças, os parentes também agradecem aos parentes mortos pelos pedidos atendidos.

Aqui um vídeo que encontramos mostrando um pouco desta tradição:

Como chegar ao Cemitério de La Paz

A maneira mais fácil de chegar ao Cemitério de La Paz e através do teleférico de Linha Vermelha.

Há uma estação exatamente ao lado do Cemitério, a Estação Ajayuni (Estación Ajayuni/Cementerio). Não tem erro.

Seria interessante incluir a visita ao cemitério em um mesmo dia de uma visita (por conta) ao sitio arqueológico de Tiwanaku, ou em um dia de ida, ou volta de Copacabana. O cemitério fica no mesmo local de onde partem os ônibus para estas localidades.

Você também pode conhecer o Cemitério de La Paz com tours privados:

TOUR POR LA PAZ COM CEMITÉRIO: Você tem a opção de fazer um tour de 7 horas que percorre alguns dos principais atrativos de La Paz. Para contratar este tour clique aqui

TOUR POR EL ALTO + CEMITÉRIO + XAMÃ: Você também tem a opção de fazer um tour de 3 horas que visita a cidade de El Alto através dos teleféricos, além do Cemitério de La Paz e uma visita a um Xamã andino. Para contratar este tour clique aqui.


PLANEJE SUA VIAGEM!

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre sua hospedagem em La Paz através do  Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje para a Bolívia com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e da Get Your Guide.

CARRO ALUGADO: Alugue um carro! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o Cemitério de La Paz?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar e em nosso canal do Youtube.

Se tiver mais alguma dica sobre o Cemitério Geral de La Paz deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até mais. 🙂

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais