Centro Cultural Castrolanda – Colônia holandesa em Castro, no Paraná.

Publicidade:

Já pensou em conhecer um moinho holandês de verdade!? Neste post nós vamos te mostrar que não é preciso sair do Brasil para isso, vamos conhecer o Centro Cultural Castrolanda, uma colônia holandesa que fica pertinho de Curitiba, nos Campos Gerais do Paraná!

Moinho no Paraná
Centro Cultural Castrolanda – Castro – PR

Castrolanda – Castro – PR

Localizada na cidade de Castro, a Castrolanda é uma colônia holandesa formada por imigrantes vindos da Holanda pouco após a Segunda Guerra Mundial.

Castrolanda - Colônia holandesa no Paraná.
Castrolanda – Colônia holandesa no Paraná.

O primeiro grupo formado por 3 famílias de colonos chegou em Castro no ano de 1951. Logo foram chegando outras famílias e até o ano de 1954 a colônia recebeu 50 famílias.

Os colonos se dedicaram a agricultura e pecuária e em setembro de 1951 fundaram a  “Sociedade Cooperativa Castrolanda”.

Hoje a Castrolanda é uma das principais bacias leiteiras do país e além disso é uma importante produtora de grãos.

>>> HOSPEDAGEM: Reserve agora sua hospedagem e garanta o melhor preço. 

O que fazer no Centro Cultural Castrolanda

Abaixo mostramos os atrativos turísticos da Castrolanda, confira:

  • Memorial da Imigração Holandesa

O Memorial da Imigração Holandesa é formado por um conjunto de edificações, onde destaca-se o grande moinho da Castrolanda. Além do grande moinho, o Memorial da Imigração também conta com uma biblioteca comunitária, uma loja de artesanatos típicos e um “Kroeg“, que é um bar/restaurante/cafeteria típico da Holanda.

Publicidade.

Moinho De Immigrant

O principal atrativo turístico da Castrolanda é o imenso moinho chamado “De Immigrant”  (O Imigrante).

Moinho De Immigrant
Moinho De Immigrant – Castro

Este moinho foi projetado pelo holandês Jan Heijdra, um renomado especialista em moinhos de vento. É uma réplica em tamanho natural do Moinho “Woldzigt”, que fica em Drenthe, no norte da Holanda.

O moinho possui 37 metros (contando com sua pá) sendo inteiramente construído com pinos e encaixes, sem a utilização de pregos.

Castrolanda
Castrolanda

O “De immigrant” é considerado um dos maiores moinhos de vento do mundo e foi inaugurado em 2001, em comemoração aos 50 anos da colônia.

4 andares com exposições

O moinho faz parte do Memorial da Imigração e em seu interior existe uma exposição dividida em 4 andares.

No térreo há um realejo holandês, o “notenkraker” – que é um instrumento que toca músicas predefinidas quando se gira uma manivela. Este realejo está na Castrolanda desde 2004 e é utilizado para acompanhar os cantores do “boerenkool” (Coral dos Fazendeiros) e também pelo Grupo Folclórico Holandês da Castrolanda.

No primeiro andar é possível entender um pouco sobre os tradicionais tamancos de madeiras holandeses. Além disso também é possível conhecer um pouco sobre o Grupo Folclórico Holandês da Castrolanda.

Tamanco holandês. Castro
Tamanco holandês gigante.

No segundo andar é possível conhecer um pouco  da história da Cooperativa Castrolanda.

Castrolanda. Colônia holandesa no Paraná.
Castrolanda.

No terceiro andar há acesso a parte externa do moinho e é possível dar uma volta de 360º em uma “varanda” onde podemos ver de perto as enormes pás do moinho. Neste andar também há uma exposição onde podemos conhecer um pouco mais sobre a história, construção e funcionamento dos moinhos.

No quarto andar podemos observar na prática o funcionamento do Moinho “De immigrant”. Este espaço é bastante interessante pois podemos ver as pedras de moagem e todo o processo de funcionamento de um verdadeiro moinho de vento.

Interior do Moinho De Immigrant - Castrolanda
Interior do Moinho De Immigrant

Ainda há outro andar acima, que não está aberto ao público.

  • Museu Histórico de Castrolanda

O Museu Histórico de Castrolanda substituiu o antigo Museu Casa do Imigrante Holandês.

Está abrigado em uma “boerderij” (casa de fazenda), uma construção típica do nordeste da Holanda, região de onde vieram a maioria dos imigrantes que colonizaram a Castrolanda.

Museu Histórico de Castrolanda
Museu Histórico de Castrolanda

Este tipo de construção se caracteriza por abrigar a residência da fazenda na parte da frente da edificação, enquanto na parte de trás está o ambiente do trabalho: estábulo de animais, depósitos de provisões, maquinários e ferramentas.

Castrolanda - boerderij
Boerderij – Casa típica do nordeste da Holanda.

Tal qual uma legítima “boerderij” holandesa, o museu também está dividido em 2 partes.

Na primeira parte está a casa da fazenda, onde podemos ver como é a vida de um típico camponês holandês, através da arquitetura, mobília e objetos.

Casa da Fazenda - Boerderij
Casa da Fazenda.

Já na segunda parte, além de ser possível entender um pouco da história da Colônia e dos imigrantes, também podemos observar objetos utilizados pelos colonos, como maquinários, tratores etc.

Estábulo - Casa da Fazenda.
Estábulo – Museu Histórico de Castrolanda

Cidade do Leite

Além do Centro Cultural Castrolanda, na Castrolanda há também o espaço Cidade do Leite. Este espaço é dedicado a grandes eventos e não está aberto para o público quando não há eventos.

O principal evento que a Cidade do Leite recebe é o “Agroleite”, uma das principais exposições do setor leiteiro do Brasil.

A Cidade do leite fica anexa ao Parque de Exposições Dario Macedo e é composta pela Vila Holandesa, com 21 casas de 200m² que ao longo do ano são utilizadas como um centro comercial do agronegócio; e a Praça Central, que abriga seis casas comerciais.

Cidade do Leite – Castrolanda. Foto: Centro Cultural Castrolanda.
Cidade do Leite – Castrolanda. Foto: Centro Cultural Castrolanda.

O que fazer nos arredores da Castrolanda

Além de visitar o Centro Cultural Castrolanda o visitante que for até a região pode aproveitar a viagem para conhecer alguns atrativos interessantes que ficam próximos a Castrolanda.

No próprio município de Castro há uma série de atrativos, com destaque para o Cânion Guartelá e para o Centro Histórico da cidade.

Para quem quer continuar no clima holandês, ali bem pertinho da Castrolanda está o município de Carambeí. Seu principal destaque é o Parque Histórico de Carambeí, que assim como o Centro Cultural, foi construído para preservar a memória dos imigrantes holandeses que colonizaram a região, neste caso o município de Carambeí.

Ainda na região é possível aproveitar os atrativos dos municípios de Ponta Grossa e Tibagí, ambos super ricos em belezas naturais.

Onde se hospedar para visitar a Castrolanda

Há algumas opções de hospedagem nas proximidades do Centro Cultural Castrolanda e também é possível se hospedar no centro de Castro.

Próximo ao Centro Cultural Castrolanda:

Hotel Pousada Oosterhuis

No centro Histórico de Castro:

Central Palace Hotel
Hotel Rota Dos Tropeiros 
Grande Hotel

Nas proximidades:

Chacara Bailly
Pousada Bela Vista
Urano Business Hotel

Confira aqui uma lista com as opções de hospedagens em Castro. 

Como chegar ao Centro Cultural Castrolanda

O Centro Cultural Castrolanda fica no bairro Castrolanda, no município de Castro, nos Campos Gerais do Paraná.

Está localizado a cerca de 165 km de Curitiba, cerca de 480 km de São Paulo e 50 km de Ponta Grossa.

Partindo de Curitiba, o acesso mais fácil é pela BR-376 até Ponta Grossa. A partir daí é preciso seguir pela PR-151 até a entrada do bairro Castrolanda. Pela PR-340 chega-se até a Castrolanda, não tem erro.

>>> ALUGUE UM CARRO: Conheça a Castrolanda e explore a região alugando um carro. tenha maior flexibilidade para conhecer os principais atrativos da região. 

SERVIÇO:

Informações: http://www.moinhocastrolanda.com.br/

Valor do Ingresso: R$15,00

Horário de atendimento: De sexta-feira a domingo e feriados, das 13h até 18h. Venda de ingressos até 17h15.

Endereço: Rua do Moinho, 244 – Colônia Castrolanda , Castro, Paraná

Contato:
contato@centroculturalcastrolanda.com.br
Museu: +55 42. 99156-3356/Moinho:+55 42. 99101-9098


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Castro e região através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e da Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO: Alugue um carro para explorar Castro e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o Centro Cultural Castrolanda?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre Castro e sobre o Centro Cultural Castrolanda deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARANÁ:

Parque Estadual de Vila Velha, um dos principais atrativos do Paraná.
Buraco do Padre – Uma das cachoeiras mais belas dos Campos Gerais. 
O que fazer em Morretes – Uma das cidades mais encantadoras do litoral do Paraná.
+ Recanto Saltinho – Cachoeira, camping e natureza a 80 km de Curitiba.

Artigo anteriorSaltenhas Bolivianas – Aprenda a fazer esta iguaria da Bolívia – Receitas de Viagens.
Próximo artigoLondres 38 – Museu e Casa da Memória – A “Casa do Terror” da ditadura militar do Chile.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here