No post de hoje mostraremos um lugar imperdível para quem se amarra em astronomia e ciências e está visitando Moscou. Conheça o Centro de Cosmonáutica e Aviação, um dos lugares mais interessantes do lendário Parque VDNKh, na Rússia.
>>> SEGURO VIAGEM: Não viaje para a Rússia sem SEGURO VIAGEM! Faça uma cotação, contrate agora e viaje mais tranquilo!
O Parque VDNKh é um dos parques preferidos pelos moscovitas e pelos turistas que visitam Moscou. É um local histórico e um dos principais pontos de entretenimento da capital russa. Dentre os vários atrativos que o parque dispões, destaca-se o Centro de Cosmonáutica e Aviação (Центр Космонавтика и авиация).
Localizado no Pavilhão nº 34, o pavilhão “Cosmos” do Parque Vdnkh, o Centro de Cosmonáutica e Aviação é um dos principais atrativos do parque e certamente é um lugar imperdível para os entusiastas da astronomia e do cosmos.
Este espaço é bastante parecido com o Museu da Cosmonáutica, que fica logo em frente ao VDNKh, entretanto é um pouco maior e conta com algumas atrações distintas ao museu vizinho de mesmo estilo.
O prédio onde o museu está abrigado é um dos prédios mais imponentes e históricos de todo o complexo. Foi inaugurado em 1939 nos tempos em que o local ainda era o centro de exposições de êxitos agrícolas da URSS. Naquele tempo o edifício exibia tratores, maquinários agrícolas e caminhões utilizados na agricultura soviética.
Em 1954, após o fim da Grande Guerra patriótica (2ª guerra mundial) o edifício foi reformulado e ficou mais moderno. Na reformulação ganhou o belo arco de entrada e a enorme cúpula de 60 metros de altura.
As exposições se expandiram e ao longo dos anos foram ganhando variações. O edifício chegou a expor grandes conquistas da engenharia mecânica soviética como turbinas a vapor gigantes, mas com o colapso da URSS, nos anos 90, o local ficou quase abandonado. Logo se transformou em um amontoado de barracas com vendas de flores e plantas.
Quando a Rússia voltou para os trilhos, o VDNKh foi restruturado e lá por 2014 surgiu a ideia de um Centro de exposições espaciais. Em 2016 a ideia foi concretizada e em 2018 o Centro de Cosmonáutica e Aviação foi inaugurado no pavilhão do Cosmos todo restaurado.
Sua arquitetura imponente traz as marcas soviéticas estampadas por todos os cantos, realmente muito bonito de se observar.
Aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube.
Nós levamos um dia todo pra visitar o Centro de Cosmonáutica e Aviação, mas se você é do tipo que só da uma olhadinha por cima, reserve pelo menos 2 horas dentro deste museu.
Isto mesmo, o museu é muito interessante e uma visita de menos de 2 horas certamente é um tremendo desperdício!
O museu é dividido em várias partes, as mais importantes são o KB-1 (КБ-1), KB-2 (КБ-2) e o KB-3 (КБ-3).
Logo após a bilheteria, já na entrada do pavilhão, há um marco que dá início à “viagem” ao Cosmos. Trata-se de uma pintura no teto chamada “Lente” (Линза) que simboliza um portal para o espaço sideral. Após a “lente”, depois da escadaria sua viagem tem início e chega-se ao primeiro setor do museu, o Bulevar Cósmico, a parte central do pavilhão.
Neste local podemos encontrar dezenas de espaçonaves, satélites, foguetes e objetos relacionados às conquistas espaciais russas. A grande maioria das máquinas expostas são réplicas perfeitas em tamanho natural.
Há réplicas de grandes ícones das conquistas espaciais como o satélite Sputnik-1, a estação espacial MIR, a aeronave orbital MAKS, a estação orbital automática Almaz, além de dezenas de outros objetos, como foguetes, propulsores, veículos de lançamentos e muito mais…
Dentre todos os objetos expostos, o maior atrativo sem duvida é a estação espacial MIR. São mais de 30 toneladas dividas em 4 módulos. Durante algumas épocas, o visitante pode observar o acoplamento dos módulos.
Neste setor, assim como os demais, há diversos objetos interativos com informações e curiosidades sobre os itens em exposição. A maioria só no idioma russo, mas também há bastante material em inglês.
Nas laterais do centro do pavilhão e também nos espaços acima, em uma espécie de mezanino, estão os objetos que integram o próximo setor do Museu, o Departamento de Construção, ou Setor de Projetos.
Este setor disponibiliza exposições sobre “Exploração dos planetas do sistema solar”, “Exploração da Terra a partir do espaço”, “Indústria e infraestrutura espacial” e “Pessoas no espaço”.
Há uma série de objetos expostos, entre eles veículos de exploração de superfícies, roupas espaciais desenvolvidas pela URSS e pela Rússia, além de uma réplica do cometa Churyumov – Gerasimenko.
Neste setor também há uma zona educacional, onde crianças e adolescentes têm disponibilidade de fazerem passeios, cursos e experiências sobre áreas populares da engenharia, como robótica, astronomia e física.
Quando estávamos visitando este espaço encontramos uma senhora que trabalha no museu e nos deu inúmeras informações sobre a estação MIR, que fica ali em frente ao mezanino, como se estivesse voando.
O terceiro setor do Centro de Cosmonáutica e Aviação fica sob a bonita e imponente cúpula cheia de simbolismo soviético. Além deste espaço outras salas adjacentes englobam este setor, chamado Cosmódromo do Futuro. Por si o nome já diz tudo né? Esta é a parte futurística do museu!
Logo na entrada da sala principal, uma cópia do robô FEDOR (se pronuncia Fiodor) dá as boas vindas aos visitantes.
Nós não sabíamos no dia, mas depois descobrimos que este robô foi o primeiro robô desenvolvido pela Rússia para missões de alto risco e no futuro deverá substituir humanos em missões perigosas.
O robô já foi lançado ao espaço e foi utilizado pelos russos na Estação Internacional. FEDOR foi operado no sistema Avatar e controlado através de um exoesqueleto, repetindo os movimentos dos operadores. A principio foram realizadas tarefas simples, como subir escadas, apertar parafusos e limpar janelas.
Passando pela vistoria do FEDOR chegamos a um dos lugares que mais chamam atenção no museu, um globo enorme e luminoso de 16 metros de diâmetro.
Neste globo, chamado “Esfera Cósmica” (Космическая сфера), há um cinema 5D em seu interior, onde o visitante poderá entender um pouco sobre a história da conquista do Universo pelo homem – da teoria do Big Bang às perspectivas da colonização em Marte.
Nós não conseguimos entrar, pois nosso ingresso não deu acesso, não entendemos direito, mas achamos que é preciso um ingresso especial para este cinema… íamos verificar quando fossemos embora, mas acabamos esquecendo de verificar isso na saída.
Além da Esfera Cósmica e do cinema 5D, também estão disponíveis simuladores interativos que imitam cabines de naves espaciais. Em seu interior o visitante poderá jogar um jogo que tem uma missão cientifica na lua. Nós ficamos uns 20 minutos na fila pra poder entrar no simulador sem saber nem o que tinha lá dentro, mas valeu a pena e foi bem legal.
Nas salas adjacentes ainda há cerca de 20 mesas interativas, onde é possível fazer uma série de experimentos e simulações que vão desde lançamento de foguetes, conversas com um alienígena interativo e até a construção de uma base russa na lua.
Vimos que no museu só há a parte da Cosmonáutica, mas e cadê a Aviação??? Bom, este museu é novo e segundo informações, a parte da aviação ainda será construída. Por enquanto o Centro de Cosmonáutica e Aviação só tem a Cosmonáutica. 😉
>>> HOSPEDAGEM: Encontre a melhor opção de hospedagem em Moscou! Reserve agora e garanta o melhor preço.
Na primeira vez que visitamos a Rússia conhecemos o Museu da Cosmonáutica, que fica em frente ao Parque VDNKh. Desta vez pretendíamos visitá-lo novamente, mas quando descobrimos a existência do Centro de Cosmonáutica e Aviação, acabamos optando por visitar este novo museu.
O propósito do Centro de Cosmonáutica e Aviação é bem parecido ao Museu da Cosmonáutica e pra ser bem franco, se você não tiver tempo, nem muita grana sobrando, a visita a apenas um deles é suficiente, já que ambos são bem parecidos.
É difícil dizer qual deles é o mais legal pra visitar, já que ambos têm suas próprias qualidades e cada um tem coisas diferentes ao outro. Mas uma coisa é certa, independente da escolha, certamente o passeio será incrível! Ainda assim, se você tiver a oportunidade de visitar os dois, vá em frente, vale a pena!
Centro de Aviação e Cosmonáutica – Parque VDNKh
Entrada: 500 Rublos (cerca de R$36,00).
Há outros ingressos atrações com preços separados, como por exemplo o cinema 5D na esfera cósmica.
+Até 2019, antes da pandemia, o ingresso era gratuito para visitas de terça a sexta feira até as 15h.
Endereço: Prospect Mira, 119, VDNKh, Praça Indústria, Pavilhão No. 34 “Cosmos”
Horário de atendimento: Diariamente (exceto segundas feiras) das 11h às 22h.
Mais informações: http://cosmos.vdnh.ru/
Excursões guiadas: +7 (495) 966-19-29, cosmos@vdnh.ru
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Moscou, através do Booking.com. Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e da Get Your Guide.
CARRO ALUGADO: Alugue um carro para explorar a Rússia! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com.
Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar e em nosso canal do Youtube.
Se tiver mais alguma dica sobre o Centro de Cosmonáutica e Aviação deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE MOSCOU:
+ 10 lugares imperdíveis para conhecer em Moscou.
+ Conheça a imponente Praça Vermelha, em Moscou.
+ Como é visitar o Mausoléu de Lenin, em Moscou.
+ Conheça o metrô de Moscou, o palácio do Povo.
+ Tudo que você precisa saber para visitar o Kremlin de Moscou.
+ Kremlin de Izmailovo e Feira de Izmailovo.
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais