No post de hoje te mostramos mais um lugar muito legal pra conhecer nos arredores de Curitiba. Conheça a Colônia Witmarsum, localizada a cerca de 65km da capital do Paraná.
A Colônia Witmarsum é uma colônia fundada por imigrantes alemães-russos, localizada no município de Palmeira, no Paraná.
Seus fundadores são menonitas, oriundos da região da Frísia (atual Alemanha e Holanda), que depois de se moverem pela Prússia, chegaram na Rússia e de lá vieram para o Brasil, em 1930.
Inicialmente o grupo foi para Santa Catarina, onde ajudaram a fundar a cidade de Witmarsum. Como as terras neste local não eram tão boas pra agricultura, resolveram mudar e assim vieram parar no Paraná, em 1951.
No Paraná fundaram a Colônia Witmarsum, que nasceu com a compra da Fazenda Cancela e se expandiu pela região. Atualmente a colônia tem cerca de 2000 habitantes e tem como base de sua economia a agropecuária.
Nos últimos anos a colônia vem se desenvolvendo turisticamente e vem tornando-se um destino bastante requisitado.
Nos finais de semana a colônia costuma ser bastante procurada por moradores de Curitiba e região, que vão até lá para aproveitar os seus atrativos e passar o dia.
LEIA TAMBÉM:
+ Conheça Morretes – uma das cidades mais encantadoras do Paraná.
+ O que fazer em Pomerode – a cidade mais alemã do Brasil.
+ Conheça o Caminho do Vinho – São José dos Pinhais.
Antes de mais nada, a primeira coisa a saber sobre a Colônia Witmarsum é que os atrativos ficam na zona rural e estão todos espalhados, ou seja, você vai precisar estar de carro, moto, ou no mínimo bicicleta para poder conhecê-la.
A maior parte dos atrativos se estendem ao longo da Av. Pres. Ernesto Geisel, a avenida principal da colônia. A partir desta avenida é possível visitar praticamente todos seus principais atrativos, tanto os que estão na própria avenida, como os que estão espalhados pelo interior da colônia.
A maioria dos atrativos são opções gastronômicas, porém nos últimos anos a colônia vem ganhando uma série de empreendimentos diferenciados e vem se tornando cada vez mais interessante e cada vez mais preparada pra receber visitantes. Ainda assim, não espere um vilarejo alemão cheio de casas enxaimel, a maioria das propriedades são casas normais em meio a zona rural.
Assista o vídeo que fizemos mostrando alguns dos principais atrativos da Colônia Witmarsum e em seguida confira uma lista completa com o que fazer na Colônia Witmarsum:
O primeiro lugar que você precisa visitar é o Centro de Informações da Colônia Witmarsum (42 – 3254-4020).
É neste local que você vai pegar um mapa da colônia e ser orientado sobre todos os atrativos existentes. O mapinha é fundamental já que, como mencionado acima, os atrativos ficam meio espalhados e muitos ficam fora da avenida principal.
Nós já estivemos na colônia por diversas vezes e a cada visita sempre encontramos alguma novidade.
Além de receber orientações, o visitante também poderá comprar diversos produtos coloniais produzidos na região. Tem queijos, cervejas, bolachas, geleias e muito mais.
A própria casinha onde está o centro de informações é um belo atrativo, já que tem estilo enxaimel, típico alemão.
Logo em frente está o mercado da Cooperativa e ao lado está o museu da cidade.
Logo ao lado do Centro de Informações está a antiga sede da Fazenda Cancela, que foi o local onde começou a Colônia Witmarsum depois que os imigrantes mudaram-se de Santa Catarina para o Paraná.
A casa foi comprada pelos menonitas e inicialmente serviu como alojamento dos imigrantes. Logo transformou-se em hospital/maternidade e mais tarde, depois de ser tombada pelo estado, transformou-se no Museu Histórico da cidade, o chamado Heimat Museum (42 – 3254-4020).
No museu estão objetos dos primeiros colonos, como mobílias, documentos, fotos, roupas e utensílios utilizados na colônia.
É super interessante fazer uma visita ao Museu antes de explorar a colônia, já que assim você poderá entender a história dos imigrantes menonitas e a origem da colônia.
Vale ressaltar que atualmente o museu está sendo reformado, com previsão de reabertura em breve.
A gastronomia é uma das principais atrações da Colônia Witmarsum. O lugar é cheio de opções de restaurantes, confeitarias e cafés coloniais.
Além dos restaurantes a colônia também possui alguns cafés coloniais onde o visitante poderá provar vários dos produtos feitos na própria colônia, como queijos, salames, geléias etc. Além dos produtos coloniais destacam-se as tortas.
Dentre as opções, destacam-se restaurantes que enfatizam a culinária alemã, onde pratos como o Eisben (joelho de porco), o Marreco recheado, o Kassler (carne de porco defumada) e o Spätzli (massa alemã) fazem parte dos cardápios.
Como a colônia também tem influência russa, alguns lugares também disponibilizam pratos como o Borsch (sopa de beterraba), o Vareniki/pierogi (espécie de pastel assado).
Vale ressaltar que alguns restaurantes funcionam também em conjunto com outras atividades, como por exemplo pousada e/ou choperia.
Sendo uma colônia de ascendência alemã não poderia faltar cerveja né? Pois bem, a Colônia Witmarsum possui algumas cervejarias, além disso há também alguns Biergartens onde é possível passar um dia super agradável.
Destaque para o Biergarten da Cervejaria Usina Malte – (42) 99111 4200 onde há um espaço imenso, com loja da fábrica, restaurante (Bierwit) e mini fazenda.
Nós já estivemos na Usinamalte antes da criação do Biergarten e fomos muito bem recebidos pelo proprietário, que inclusive ofereceu o espaço pra que pernoitássemos, já que na época estávamos com a kombihome indo pra Cachoeira da Mariquinha.
As cervejarias da colônia são:
Os produtos coloniais estão à venda no centro de informações e também é possível encontrá-los nos principais empreendimentos da colônia.
Mas além de produtos coloniais, é possível comprar artesanatos e outros produtos nas lojas da colônia.
O destaque fica com a Loja Toll (42 – 3254-1480), onde é possível encontrar centenas de produtos importados da Alemanha. É uma loja muito linda, no mínimo vale uma visita.
Além dos produtos à venda, o espaço externo tem uma decoração super maneira pra tirar algumas fotos. Aliás isso é bem comum em vários empreendimentos da colônia.
Outra loja com muitos artesanatos, produtos coloniais e produtos do campo é o Armazém do Campo (42 – 98427-1445), que é uma loja com ênfase em produtos de lavanda, inclusive neste local há também um campo de lavanda e um campo com girassóis, onde o visitante poderá visitar e tirar várias fotos (na época das flores), além de ter a opção de tomar café com o cenário das flores e do pôr do sol.
Nós visitamos esta loja quando ainda nem tinha esse lavandário e fomos super recebidos pela proprietária, que inclusive nos convidou pra colher umas abóboras na plantação deles.
A Colônia Witmarsum também tem opções de entretenimento para crianças.
Além dos próprios brinquedos e parquinhos existentes na maioria dos restaurantes, a colônia tem alguns atrativos interessantíssimos para as crianças.
É o caso da Witmarzoo (42 – 99983-4867), uma Mini Fazenda onde crianças podem interagir com animais, andar em pôneis e até tirar leite das vacas.
Outro local é a Ponyland (42 – 3254-1166), que além de também ser restaurante e pousada, tem uma série de atividades, inclusive passeios em pôneis.
Pertinho do Centro de Visitantes é possível ver as marcas feitas no solo por geleiras que ocupavam o local há milhões de anos.
O deslocamento destas geleiras deixou as rochas marcadas e até hoje é possível ver as ranhuras feitas no passado. Muito interessante!
Todo sábado acontece a pequena feira de produtos, onde os visitantes terão oportunidade de comprar produtos coloniais diretamente dos produtores.
A feira é bem pequena e só acontece nos sábados mesmo. Antigamente a feira acontecia em frente ao Centro de Visitantes, porém recentemente mudou de lugar e agora acontece em um espaço ali perto, praticamente do lado do Centro de Visitantes, em um espaço na Av. Pres. Ernesto Geisel.
A Igreja principal da comunidade é a Igreja Evangélica Menonita de Witmarsum, fundada em 1962.
Está localizada bem na avenida principal e perto de um dos principais cafés coloniais da colônia, o café Kliewer.
A igreja em si não tem muita coisa diferente, mas possui um belo corredor de flores que rende boas fotos.
Se estiver visitando a colônia nos domingos é possível presenciar o culto em alemão às 9h30 e em português às 10h.
Atrás da igreja está o cemitério e ali mesmo, pertinho está também outra igreja, a Igreja Irmãos Menonitas.
Para conhecer todos os atrativos da Colônia Witmarsum e aproveitar bem é necessário no mínimo um dia cheio.
Se você estiver hospedado no local, ou na região, também é possível dar um pulo nos atrativos que existem na região como o Recanto dos Papagaios e a Cachoeira do Panelão. Ambos os locais são ideais para quem quer se refrescar em águas de rios. O primeiro é público e gratuito e o segundo é privado e tem acesso através de pagamento de entrada.
Existem algumas pousadas na Colônia Witmarsum e como já foi mencionado acima, a maioria delas funciona em paralelo com outros empreendimentos.
Katarina: esta pousada faz parte do complexo que reúne a Cervejaria UsinaMalte e o Biergarten UsinaMalte/Bierwit. (42) 99111-2100
Frutilhas Löwen: esta pousada fica junto do restaurante de mesmo nome. (42) 99981-0654
Bela Vista: esta pousada também fica junto do restaurante de mesmo nome. (41) 99997-0873
Ponyland: esta pousada funciona junto ao restaurante e ao centro de entretenimento, onde existem várias atrações disponíveis, como passeio de trator, passeio de pôneis entre outros. (42) 3254-1166
Sierbert: esta pousada, por sua vez, é a única pousada que é só pousada. (42) 3254-1483
Finalmente para campistas há ainda a opção do Camping Witmarsum, que recebe barracas e também motorhomes – (41) 99132-9668
Até hoje nunca nos hospedamos em nenhuma destas pousadas, portanto não temos como dar nossas impressões. Nenhuma delas tem opção de reserva on-line pelo Booking.com.
A Colônia Witmarsum fica no município de Palmeira, entre a capital paranaense (65km) e a cidade de Ponta Grossa (57km). Seu acesso é feito tanto pela BR-277, como pela BR-376. Aliás a colônia fica exatamente entre estas duas rodovias.
Saindo de Curitiba, pela BR-376/277, dirija até o posto da Polícia Federal de São Luiz de Puruna, logo em seguida a estrada se divide.
Pra direita, pela BR-376 (rodovia é duplicada), é preciso seguir até o km 542 e logo fazer um retorno para pegar a Av. Pres. Ernesto Geisel e chegar aos atrativos que estão bem próximos.
Pra esquerda, pela BR-277 (pista única), é preciso seguir até o Km 146, onde em alguns metros está o acesso à colônia, que fica à direita. É neste caminho que estão a Cachoeira do Buracão e o Recanto dos Papagaios, citados acima.
Em ambas as situações há placas indicativas sinalizando a entrada da colônia.
PLANEJE SUA VIAGEM!
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem através do Booking.com –
Você não paga nada a mais, além disso ainda ajuda o blog!
Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.
CARRO: Alugue um carro para ir à Colônia Witmarsum! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Antes de mais nada, se você gostou deste post por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.
Se tiver alguma dica sobre a Colônia Witmarsum, por favor deixe nos comentários. Por fim, se for viajar utilize os serviços de nossos parceiros. Muito obrigado e até o próximo post!
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais