O Museu Nacional de Antropologia é um dos principais museus do México e um dos atrativos mais interessantes da Cidade do México. Nós visitamos o Museu em um domingo, quando o acesso livre aos moradores locais e o museu fica bem cheio. Confira como foi a experiência:
Índice desta matéria
Inaugurado em 1964, o Museu Nacional de Antropologia (MNA) conta com 24 salas sendo 22 salas permanentes e mais de 45 mil metros quadrados, segundo o site oficial.
Seu acervo está dividido em 2 partes: Arqueologia e Etnografia e é capaz de levar o visitante a uma verdadeira imersão na cultura pré-hispânica, uma imersão como em poucos lugares do mundo!
Introducción a la Antropología
Poblamiento de América
Preclásico en el Altiplano Central
Teotihuacán
Los Toltecas y su época
Mexica
Culturas de Oaxaca
Culturas de la Costa del Golfo
Maya
Culturas de Occidente
Culturas del Norte
Pueblos Indios
Gran Nayar
Puréecherio
Otopame
Sierra de Puebla
Oaxaca: Pueblos Indios del Sur
Culturas del Golfo de México
Pueblos Mayas de la planicie y las selvas
Pueblos Mayas de las montañas
El Noroeste: Sierras, desiertos y valles
Los Nahuas
Para visitar o MNA prepare no mínimo um dia inteiro, pois o museu é imenso e riquíssimo em detalhes. Nós ficamos encantados com o MNA, apesar da multidão que tomava conta do lugar. Aliás, uma coisa muito importante que deve ser ressaltada, é que nos domingos o Museu Nacional de Antropologia possui acesso livre a mexicanos e estrangeiros residentes no México (comprovando residência). Sendo assim, como é de se imaginar, o MNA fica completamente lotado!
>>> LEIA TAMBÉM:
+ Museu de Frida Kahlo – La Casa Azul, como é a visita.
+ Xochimilco, a “Veneza” mexicana. Um passeio clássico em México DF.
+ Basílica Nossa Senhora de Guadalupe, o santuário mais visitado das Américas.
Considerado como um dos passeios imperdíveis na Cidade do México, o MNA não poderia ficar de fora de nosso roteiro pela capital mexicana e de imediato fomos até ele no primeiro dia disponível na cidade.
Como era domingo, o museu estava super lotado, mas nós não nos atentamos a isso, se não teríamos programado esta visita para outro dia, quando poderíamos explorar melhor o lugar, com mais silêncio e mais tranquilidade.
De qualquer forma a visita foi incrível e ainda que o museu estivesse bem cheio, valeu demais!
O passeio começa já no patio central do museu, onde está uma imensa fonte invertida chamada “La Fuente del Paraguas“. Ali a escultura repleta de simbolismos mexicanos dá as boas vindas ao mundo incrível dos variados povos que deram origem ao que hoje é o México.
Começando pelo setor “Arqueologia“, onde estão as salas que falam sobre os povos pré-hispânicos que habitaram a região, temos na primeira sala, intitulada “Introdução a Antropologia”, uma verdadeira aula de preparação para explorar o resto do museu.
Em seguida temos mais 10 salas divididas tematicamente, onde destacam-se as salas reservadas aos Mayas, à cultura Teotihuacan e aos Mexicas (Aztecas).
O ideal é visitar todas as salas, mas se você tiver pouco tempo no museu priorize estas 3 salas, são imperdíveis!
Na sala Mexica estão alguns dos mais importantes objetos que constituem o acervo do MNA, como a impressionante Pedra do Sol, chamada popularmente de Calendário Azteca, a Pedra de Tízoc, o Monolito da Deusa entre outros.
Uma curiosidade interessante sobre o MNA, é que as salas estão integradas a jardins, onde estão expostas réplicas de templos e objetos que remetem a temática de cada sala.
Uma recomendação interessante e que vai agregar muito a sua viagem, é visitar o museu antes de começar a explorar as ruínas existentes no país e olha que não são poucas. Por exemplo, ali bem próximo à Cidade do México, estão as ruínas de Teotihuacan. Uma visita ao Museu Nacional de Antropologia antes de ir a Teotihuacan pode fazer uma boa diferença.
Não menos interessantes que as 3 salas principais, as demais salas do setor de Arqueologia mostram a rica cultura de outros tantos povos que habitaram a região, como os Toltecas e seus Atlantes, que podemos ver na Cidade de Tula de Allende, ou os Zapotecas, que podemos ver pras bandas de Oaxaca, onde estão as ruínas do Monte Albán e as ruínas de Mitla.
No primeiro andar, onde está a parte dedicada à Etnografia, o museu é um pouco mais vazio, já que a parte mais interessante sem duvida é a exposição Arqueologia.
Neste setor a exposição é dedicada aos povos que atualmente habitam o México. É possível ver e sentir um pouco da cultura originada em variados povos de culturas distintas.
O resultado, além de muita cor, que é uma das características mais marcantes da cultura mexicana, é um riquíssimo combinado de um povo que ainda mantém as origens culturais e ao mesmo tempo se adaptou a todas as mudanças do tempo.
O museu disponibiliza visitas guiadas de Terça-Feira à Sábado às 10h30, 12h30, 13h30, 15h00 e 17h00. Também estão disponíveis para alugar áudio-guias.
O museu fica junto ao Parque de Chapultepec. As estações de metrô mais próximas são a Auditorio (Linha 7) e Chapultepec (Linha 1). O custo do metrô é de 5 pesos.
Na cidade também está disponível o serviço de Uber, além dos tradicionais táxis.
Museu Nacional de Antropologia – Cidade do México.
Valor do Ingresso: $75.00 MXN (Cerca de R$15,00)
Horário: De Terça à Domingo das 9h às 19h.
Endereço: Av. Paseo de la Reforma Calzada Gandhi s/n Col. Chapultepec Polanco. Del. Miguel Hidalgo. C.P. 11560, México, D.F
Mais informações: https://mna.inah.gob.mx/
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem na Cidade do México, através do Booking.com – Você não paga nada a mais, além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e Get Your Guide.
CARRO: Quer alugar um carro!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e em nosso canal do Youtube.
Se tiver mais alguma dica sobre o Museu Nacional de Antropologia deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima.
Até a próxima.
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O MÉXICO:
+ Conheça a encantadora Puebla, no México.
+ O que fazer em Cholula, a cidade da maior pirâmide do mundo.
+ Conheça as Cascatas Petrificadas de Hierve el àgua, no México.
+ Árvore de Tule, a árvore mais grossa do mundo.
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais
View Comments
Ótimo artigo. A melhor maneira de se locomover pela Cidade do México é de metrô. A melhor maneira de viajar é ir com um mapa. Neste site você pode baixar o mapa gratuitamente https://metrocd.mx/mapa-metro-cdmx/
Obrigado pela dica. Abraços.