O Mercado Central de Santiago é um dos lugares que figuram o roteiro de praticamente todas as pessoas que visitam a capital do Chile. Obviamente nós também o visitamos e contamos neste post como foi nossa experiência. Será que valeu a pena? Confira:
Mercado Central de Santiago – Chile
Considerado como um dos principais atrativos turísticos da capital chilena, o Mercado Central de Santiago é sem dúvida um dos lugares mais visitados por turistas que vão até a cidade.

Localizado em um edifício histórico de 1872, o mercado é especializado em peixes e frutos do mar, entretanto ao mesmo tempo que é possível encontrar peixes, também há frutas e verduras, restaurantes servindo pratos caros e entre outras coisas joalherias vendendo pedras preciosas.

Em resumo o Mercado Central é isso: um aglomerado de lojas, restaurantes e barracas, onde é possível encontrar peixes, frutos do mar, queijos, frutas, verduras, vinhos chilenos, souvenires para turistas e até jóias.

Embora não seja muito grande, é um passeio bastante interessante. No total são mais de 200 estabelecimentos comerciais e ao mesmo tempo que é possível provar iguarias do Chile e comprar souvenires, também é possível simplesmente passear e conhecer em meio a turistas e moradores que o frequentam diariamente.

Como todo lugar turístico, há bastante assédio e isto pode ser um dos fatores mais chatos na visita ao local. Além de garçons oferecendo seus restaurantes, há dezenas de representantes de agências de viagens tentando vender passeios turísticos por Santiago e região. “No, Gracias” vai ser a palavra que você mais vai usar!
>>> LEIA TAMBÉM:
+ Troca de Guarda no Palácio de la Moneda, em Santiago – Chile
+ Como foi alugar um carro no Chile. Fomos a Viña del Mar, Valparaíso e Embalse el Yeso
+ Sky Costanera e o pôr do sol a partir do mirante mais alto da América Latina
Gastronomia
Apesar das várias barracas e lojas com os mais variados produtos, o que mais atrai os turistas ao Mercado Central de Santiago são os restaurantes da praça de alimentação. São cerca de 50 restaurantes, todos disputando cada turista que chega ao mercado.

Nos restaurantes é possível provar alguns dos principais pratos da gastronomia chilena, entre eles um dos mais famosos: o caranguejo gigante chamado Centolla, uma das especialidades do local.
É possível encontrar a Centolla em vários restaurantes do mercado, mas já fique sabendo que o valor é bem salgado. O preço da Centolla varia entre 40 mil pesos (cerca de R$273,00 – 07/2020) a 100 mil pesos (cerca de R$682,00 – 07/2020).

Os principais restaurantes do mercado são o “Don Augusto”, o “El Galeón” e o “La Joya del Pacífico”. Logicamente são os que têm os preços mais altos.
Nós nem pretendíamos comer no Mercado Central, pois já sabíamos que era um local “pega turista”, entretanto não resistimos e caímos em tentação!
Tio Lucho
Comemos em um pequeno restaurante chamado “Tio Lucho”, que fica na parte mais distante do centro do mercado, um pouco mais afastado de onde estão os restaurantes mais famosos. Além dos preços bons (se comparados aos restaurantes mais famosos do mercado) o tio nos ganhou na simpatia.
Não comemos a Centolla, mas saboreamos alguns pratos típicos do Chile, no caso uma “Paila marina” e um “ceviche chileno”. Ainda tomamos um Pisco Sour pra dar uma calibrada.

Desde que passamos na frente do restaurante pela primeira vez, o tiozinho foi bem simpático e não foi chato, nem insistente. Batemos um papo e ele nos mostrou a revista da Gol que faz uma recomendação para seu restaurante. Tiramos até foto com o tiozinho gente boa.

Além disso, o que nos levou a comer no Tio Lucho foi o fato de percebermos que não havia nenhum turista no restaurante e todas as pessoas que estavam comendo lá eram chilenos, sendo assim acabamos comendo no Tio Lucho mesmo.

Aliás, vale ressaltar que nos corredores mais afastados do centro do mercado estão os restaurantes menores e menos requintados. É nestes restaurantes que você vai encontrar os melhores preços… do Mercado Central.
Peixes e frutos do mar frescos
Além da gastronomia que atrai os turistas, o Mercado Central do Chile também reúne muitos moradores locais que vão até suas peixarias. Sempre é possível encontrar uma grande variedade de peixes e frutos do mar fresquinhos.

Se você não vai comprar algo pra fazer em seu hostel ou hospedagem, certamente a visita à esta parte do mercado será resumida a uma caminhada por seus corredores e algumas fotos.

Muita gente reclama do Mercado Central de Santiago, justamente por ser um local com cheiro forte de peixe. É isso mesmo, afinal de contas, o comércio mais forte do local é justamente o comércio de peixes e frutos do mar.
Relaxe, percorra os corredores e veja a grande variedade de peixes e frutos do mar. É um passeio legal!
O Mercado Central é realmente imperdível!?
Nós já ouvimos muitas pessoas dizendo que não gostaram do Mercado Central de Santiago e de que não vale a pena visitá-lo.
Nós que gostamos muito de visitar os mercados públicos das cidades que visitamos, certamente não concordamos e achamos que o Mercado Central é sim imperdível.

Lógico que se você não é do tipo que gosta de andar em mercados populares, talvez a visita não seja tão prioritária. Mas se você tiver um tempo sobrando, ainda assim dê um pulo lá, você vai gostar!
Como chegar ao Mercado Central de Santiago
O Mercado Central fica localizado no Centro Histórico entre as ruas Ismael Valdés Vergara, Puente, 21 de Mayo e San Pablo.
A partir da Plaza de Armas é possível ir a pé, pois o Mercado fica a cerca de 500 metros.
Também é possível ir com Uber/Táxi, ou com o metrô. A estação de metrô mais próxima ao Mercado Central é a estação Puente Cal y Canto, da Linha 2.
Vale ressaltar que o Mercado Central fica em uma região comercial bastante movimentada e requer bastante atenção em suas imediações. Como todo centro urbano movimento é sempre bom ficar atento.
SERVIÇO:
Mercado Central de Santiago
Horário de Funcionamento: Diariamente das 6h às 17h.
Endereço: San Pablo 967.
Entrada Gratuita
PLANEJE SUA VIAGEM!
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Santiago no Chile através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! Ambas possuem comparadores e fazem cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através do Civitatis e Get Your Guide.
CARRO: Alugue um carro para explorar Santiago! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Gostou deste post sobre o Mercado Central de Santiago?
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!
Se tiver mais alguma dica sobre Santiago do Chile deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O CHILE:
+ Nosso roteiro de 11 dias no Chile – Santiago, Atacama, Viña/Valpo e Cajon del Maipo.
+ Saiba o que fazer na Ilha de Páscoa. A Ilha Rapa Nui.
+ Museu da Memória e dos Direitos Humanos – Santiago – Chile
+ Londres 38 – Museu e Casa da Memória – A “Casa do Terror” da ditadura militar do Chile.
Salve este post no Pinterest para ler quando quiser! – Conheça nosso painel.



