Em nossa última trip para o Chile tivemos a experiência de alugar um carro em Santiago. Foi a primeira vez que alugamos um veículo fora do Brasil e tudo foi super tranquilo! Confira neste post como foi alugar um carro no Chile:
Índice desta matéria
Depois de alguns dias em Santiago, voamos até Calama e fomos ao incrível Deserto do Atacama. Ficamos alguns dias no Atacama (em breve posts detalhados) e logo retornamos a Santiago.
Em Santiago, já no aeroporto, pegamos o carro que já havíamos reservado pela internet. Foi tudo muito rápido e prático. Precisamos apenas da carteira de habilitação e de um cartão de crédito internacional para o caução de garantia.
>>> SEGURO VIAGEM: Não viaje para Chile sem SEGURO VIAGEM! Faça uma cotação agora, contrate seu seguro e viaje tranquilo!
Utilizamos apenas a carteira de habilitação do Brasil, suficiente para retirar o veículo e andar tranquilamente, porém recomendamos que se você for alugar um carro no Chile tenha a PID (Permissão Internacional para Dirigir) em mãos para evitar qualquer problema com as autoridades chilenas.
Muito provavelmente você não será cobrado, mas se por acaso se envolver em algum acidente, ou se encontrar algum carabineiro (policial do Chile) xarope pelo caminho, pode ter problemas.
Fizemos toda a contratação pela internet ainda no Brasil e não pagamos IOF, não tivemos dificuldades com o idioma, tivemos a opção de escolher o veículo (e o preço) entre várias locadoras e ainda tivemos a opção de parcelar o valor.
Você também pode alugar um veículo sem dificuldades através da Rentcars, parceira do blog. Além de estar obtendo todas as vantagens citadas acima você ainda ajuda nosso blog!
A experiência inédita de alugar um carro no exterior foi bastante produtiva, pois como tínhamos pouco tempo, conseguimos otimizar a viagem e aproveitamos melhor os últimos dias de nossa última viagem pelo Chile.
Do aeroporto de Santiago partimos direto para a cidade de Viña del Mar. A estrada tem perfeitas condições e possui alguns pedágios pelo caminho. A viagem leva em torno de 1h30 andando bem de boa! São cerca de 120 km do aeroporto até Vinã del Mar.
Em Vinã del Mar nós deixamos o carro em frente ao local onde nos hospedamos, que ficava bem próximo ao famoso Relógio de Flores.
>>>HOSPEDAGEM: Encontre sua hospedagem em Viña del Mar.
De lá fomos conhecer a cidade e os principais pontos turísticos a pé.
Pela cidade andamos para todo lado com muita tranquilidade. Quando saímos de carro também achamos bastante sossegado.
No outro dia cedo fomos até a cidade de Valparaiso, que tem mais cara de “América Latina” do que a vizinha chique.
Rodamos bastante em busca de estacionamento e quando estacionamos cometemos um erro, achamos que era um estacionamento público e na verdade era o estacionamento de um mercado, acabamos tendo que desembolsar uma boa grana no fim do dia. Vale ressaltar que Valparaíso tem inúmeros relatos de furtos a carros de turistas, por isso preferimos deixar o carro no estacionamento.
Deixamos o carro no estacionamento do mercado e percorremos as ruas da cidade, conhecendo os principais atrativos.
>>> HOSPEDAGEM: Encontre sua hospedagem em Valparaíso.
Também subimos os elevadores e demos algumas voltas na parte de cima da cidade, onde muita gente afirma ser bastante perigoso, embora não tenhamos nos sentido ameaçados em nenhum momento. Mas, sabe como é, todo cuidado é pouco.
Nós percorremos Valparaíso por um dia inteiro e adoramos a cidade, esperamos ter a oportunidade de voltar pra conhecer um pouco mais e aproveitar melhor a cidade.
No final do dia, pegamos o carro no estacionamento, pagamos 6 mil pesos, cerca de R$33,00 (por falha nossa) e fomos até o outro lado de Vinã del Mar para ver o pôr do sol nas Dunas de Concon!
Detalhe, atravessamos as duas cidades em pleno horário de pico e além disso em Valparaíso tinha uma obra em um viaduto que tinha causado um caos maior ainda!
Depois do pôr do sol regressamos para Santiago à noite e também foi super tranquilo! Dormimos em Santiago e no outro dia muito cedo saímos com destino ao Cajon del Maipo.
Eu tinha ouvido muitas histórias falando que era muito perigoso ir ao Embalse el Yeso, no Cajon del Maipo, mas quando perguntei pra uma amiga chilena e ela disse que era tranquilo e que o pai dela ia todo final de semana lá, com uma Brasília, me convenci que também poderia ir.
A estrada até a entrada do o Embalse el Yeso é super tranquila, asfaltada e “no pasa nada”, porém ao chegar nas proximidades do Embalse, a estrada começa a se tornar mais tensa, mas como fomos em um dia de semana, sem muito movimento estava tudo tranquilo.
O que pega nesta estrada é que em alguns trechos só passa um veículo por vez e o que pega mais ainda é que em determinados momentos, além de encontrarmos outros carros de turistas e vans de agências, nos encontramos com caminhões gigantes de uma mineradora existente no local e aí…
Dá medo! Primeiro porque você está dirigindo em uma estrada sinuosa, ao lado de um penhasco, com uma montanha de pedras ao seu outro lado. Segundo porque muitos pontos são íngremes. Terceiro porque os caminhões andam bem rápido pela estrada e quando você se dá conta já estão perto e você não tem pra onde sair…
No nosso caso, quando estávamos deixando o Embalse encontramos um comboio de caminhões e tivemos que dar ré em um trecho sobre o penhasco, o motorista do caminhão falava pra ir mais pra trás dizendo que tinha bastante espaço, mas eu olhava no retrovisor e só via o lago lá embaixo.
Ele foi passando bem devagar e quando estava quase terminando de passar (tirando fino do carro) bateu a tombeira do caminhão na montanha de pedra. Fiquei com medo de deslizamento, ou de soltar uma pedra do alto e cair sobre a gente, mas não deu nada.
Logo o cara passou e avisou que estavam vindo mais 6, então nem sai do lugar. Enquanto esperava os outros 6 caminhões fui olhar o espaço e constatei que realmente tinha mais um bom trecho pra dar ré… cerca de um metro, mais ou menos…
>>> TOUR GUIADO: Não quer arriscar ir ao Cajon del Maipo de carro por conta própria? Contrate um passeio com agência.
Do Cajon del Maipo voltamos a Santiago, onde ainda fizemos um Happy Hour e encontramos um amigo chileno antes de seguirmos até o aeroporto e deixarmos o carro. De lá já pegamos o voo pro Brasil.
No nosso caso a escolha de alugar um carro para os últimos dias de nossa viagem ao Chile foi bastante interessante e acreditamos que tenha sido a melhor escolha!
Conseguimos agilizar nossos passeios até Viña del Mar e Valparaíso, tivemos liberdade para apreciar o Embalse el Yeso, ainda demos uma voltinha em Santiago.
No que se refere ao fator financeiro, acreditamos que o custo benefício valeu a pena, já que se contarmos o valor das passagens de Santiago a Viña del Mar e das locomoções de um lado a outro, somados a uma excursão até o Cajon del Maipo, tudo isso multiplicado por 2 (duas pessoas), pelos nosso cálculos, o valor ficou bem mais em conta. De quebra ainda não precisamos pegar táxi de Santiago até o aeroporto.
Se estivéssemos com mais pessoas, a vantagem aumentaria ainda mais, mas se fosse o caso de ser apenas uma pessoa, aí a opção de alugar um carro ficaria mais cara, apesar de todo conforto e mobilidade garantida.
Vale ressaltar que se for ficar apenas em Santiago definitivamente não vale a pena alugar um carro.
Outra coisa que certamente é muito importante é a questão da época em que fomos ao Embalse el Yeso. Fomos no verão então as estradas estavam sem neve, ou gelo. Agora, se fosse no inverno, quando a estrada costuma ter neve, ou gelo, sinceramente não me arriscaria a dirigir por lá. O fato de não ter experiência pra dirigir na neve, ou gelo, somado às curvas, descidas e subidas da estrada certamente não me parecem muito seguro. Eu não arriscaria…
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem no Chile, através do Booking.com. Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e da Get Your Guide.
CARRO ALUGADO: Alugue um carro para ir até o Embalse del Yeso! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar e em nosso canal do Youtube.
Se tiver mais alguma dica sobre como alugar um carro no Chile deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O CHILE:
+ Saiba o que fazer na Ilha de Páscoa. A Ilha Rapa Nui.
+ Museu da Memoria e dos direitos humanos – Santiago – Chile.
+ Sky Costanera e o pôr do sol a partir do edifício mais alto da América Latina.
+ Troca de Guarda no Palácio de La Moneda – Santiago – Chile.
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais