Brasil

Conheça 9 atrativos imperdíveis de Curitiba.

Curitiba tem uma infinidade de atrações incríveis, mas se fosse pra escolher qual lugar visitar, quais você escolheria!? Listamos os lugares que, ao nosso ver, são os principais atrativos da cidade e não podem ficar de fora em uma visita à cidade! Conheça agora 9 atrativos imperdíveis de Curitiba:

Top 9 atrativos de Curitiba

Curitiba – Paraná

Curitiba já foi considerada a capital ecológica do Brasil, a capital do rock, a capital europeia, a capital modelo, a capital mais fria, a capital dos piores motoristas, a capital mal-humorada e já foi até a capital do Brasil!

Isso mesmo, entre capital disso e capital daquilo, Curitiba já foi capital do Brasil. Aposto que você não sabia disso! Muitos destes títulos já não se encaixam com a cidade, entretanto outros ainda caem como uma luva…

Conheça 9 atrativos imperdíveis de Curitiba

Curitiba está longe de ser o paraíso que muita gente pinta e só quem mora aqui sabe quantos problemas temos.

Ainda assim, a “cidade sorriso” (sim, este é um apelido de Curitiba, embora seu povo tenha fama de antipático) é uma cidade amada por nós curitibanos e realmente cheia de lugares lindos pra conhecer.

Nós fizemos esta relação com lugares que acreditamos serem os lugares que devem ser visitados por todos que visitam a cidade. Confira:

Conheça 9 atrativos imperdíveis de Curitiba

  • Largo da Ordem (Centro Histórico)

Coração do Centro Histórico de Curitiba, o Largo da Ordem é um dos lugares mais bonitos e emblemáticos da cidade.

As ruas de paralelepípedos e casas coloridas do Largo da Ordem de Curitiba.

É no Largo da Ordem que acontece nos domingos a tradicional Feirinha do Largo.

De “feirinha” só sobrou o nome, já que é um baita “feirão” e recebe cerca de 20 mil pessoas a cada domingo.

A feirinha do Largo da Ordem – Um dos atrativos imperdíveis de Curitiba

A feirinha do largo da ordem é sem duvida alguma um dos atrativos imperdíveis de Curitiba! Não perca!

Abaixo deixamos um vídeo que fizemos na feirinha do Largo da Ordem:

Além da “feirinha” de domingo, o Largo da Ordem é famoso entre os curitibanos por ser um dos espaços mais boêmios e democráticos da cidade.

Os vários bares e restaurantes do largo atraem os mais variados tipos de público e durante a noite o Largo da Ordem ganha vida e pulsa forte!

Bares abertos até durante o dia.

Mas além de conhecer o largo no domingo da feirinha e durante a noite, se possível também dê uma passadinha pelo largo durante um dia normal.

Observe a bela arquitetura que conta com a presença de edificações dos séculos XVIII e XIX.

Destaque para as  igrejas, como a Igreja do Largo, a primeira da cidade e a Igreja da Rosário, originalmente construída por escravos e para os escravos.

A igreja do Rosário que nem e tão velha, mas é a que achamos mais bonita.

Caminho dos tropeiros

O Largo da Ordem foi parada dos Tropeiros e por este motivo existe um chafariz , chamado pelos curitibanos de cavalo babão. Este Chafariz é uma homenagem a este fato histórico.

Chafariz do cavalo Babão.

Em frente a igreja da ordem existe também um bebedouro do século XVIII utilizado pelos tropeiros para matar a sede dos cavalos e por imigrantes que revendiam suas mercadorias trazidas das colônias estabelecidas no entorno de Curitiba.

Durante a noite evite caminhar sozinho pelas ruas escuras das proximidades e fique sempre atento. Afinal de contas todo cuidado é pouco.

  • Rua das flores (Rua XV)

Curitiba foi a primeira cidade do Brasil a fechar uma avenida para o trânsito de veículos, em 1971. Assim nasceu a Rua das Flores, o primeiro calçadão do Brasil.

A famosa Boca Maldita no calçadão da Rua das Flores.

O trecho inicial da Rua XV pode ser considerado como o coração de Curitiba. O local recebe o apelido carinhoso de Boca Maldita.

É na famosa Boca Maldita que muitos acontecimentos importantes da cidade de Curitiba foram planejados e discutidos, como por exemplo a criação do meu querido Club Athletico Paranaense.

Caminhar pelo calcadão da Rua das flores durante os dias da semana é um passeio bastante interessante. No calçadão você vê de tudo um pouco.

 Artistas de rua e ambulantes dividem o espaço com moradores de rua, que por sua vez dividem o espaço com compradores sem pressa e transeuntes apressados.

No domingo, quase todas as lojas fecham e a Rua das Flores é bem menos movimentada, exige um pouco mais de atenção, embora a rua toda possua câmeras de segurança.

Bondinho da XV.

É na rua das flores que acontece no natal, a famosa apresentação do coral do Palácio Avenida, um dos principais atrativos natalinos de Curitiba, onde milhares de pessoas do mundo todo se reúnem para assistir as criancinhas cantando nas janelas do antigo edifício de 1929.

Não deixe de tomar um chopp em frente ao Bondinho da XV. Repare que a cobertura do espaço destinado aos que ali se sentam é feito em material translucido escuro.

Teto pra bronzear curitibano branquela

Vocês não devem nem imaginar mas o teto escuro foi intencionalmente feito para que os curitibanos, normalmente branquelas, tivessem a sensação de bronzeado quando estivessem ali no “point” da época, o calçadão da rua XV.

As flores e o teto que deixava os curitibanos bronzeados.

Imaginem só! Lembrem-se que Curitiba, não tem praia e naquela época era mais difícil o acesso ao litoral. Olha as ideias dos caras, hehe.

O fato é que embora a maioria dos que se sentam ali ainda hoje nem imaginem o porque, os tetos continuam feitos do mesmo material, todo mundo com a “cor do verão”. hehe!

Conheça a Rua das Flores através de nosso vídeo:

  • Museu do Olho (Museu Oscar Niemeyer)

Inaugurado em 2002, o Museu Oscar Niemeyer (MON), mais conhecido como Museu do Olho, é um dos maiores símbolos da cidade de Curitiba.

Inicialmente nomeado como “Novo Museu”, o Museu do Olho ganhou o nome de seu projetista, o renomado Oscar Niemeyer, um ano após sua fundação, em 2003.

Museu Oscar Niemeyer (MON), o Museu do Olho.

É considerado como um dos maiores museus da América Latina, com uma área construída de 35 mil m², sendo que 17 mil m² são de área expositiva. São 12 salas que recebem mais de 20 mostras por ano.

Confira o vídeo que fizemos mostrando o MON:

Uma boa dica pra quem visita o MON é dar um pulinho no bonito Bosque do Papa que fica ali do ladinho.  Outra dica pra quem visita o MON em dias ensolarados é apreciar o belo por do sol ali dos barzinhos existentes a frente do olho.

  • Parque Barigui

Curitiba não tem praia, mas em compensação tem muitos parques. São cerca de 35 parques e bosques espalhados por toda a cidade.

Os parques proporcionam lazer para os curitibanos e a alegria para muitos turistas. Hoje em dia pra se bronzear não é mais preciso sentar no teto escuro do calçadão da XV. O teto “bronzeador” foi construído quando só existia um parque, o Passeio Público! hoje são dezenas!

Aquela “bronzeada” no Parque preferido dos curitibanos.

O parque preferido dos Curitibanos

O Parque Barigui é o preferido pelos curitibanos e é neste parque que o turista deve ir se quiser um contato maior com os curitibanos.

Inaugurado em 1972, o 2º parque mais antigo da cidade, também é um dos maiores, com uma área de 1,4 milhões de m² .

Parque Barigui

Nos domingos ensolarados o “Barígua” bomba muito e pra chegar até ele e conseguir estacionamento você vai precisar chegar cedo, ou ter muita paciência.

Durante os dias de semana, o Parque fica repleto de pessoas que utilizam o parque para correr, andar, etc.

As cores do Barígua.

No Parque Barigui existem alguns bares e restaurantes, além de um centro de exposições que costuma ter algumas feiras interessantes.

Abaixo deixamos um vídeo mostrando mais do Parque Barigui, um dos principais atrativos de Curitiba:

Se você gosta de carros, não deixe de visitar o Museu do Automóvel de Curitiba que fica em frente ao estacionamento do lado norte do parque.

  • Jardim Botânico de Curitiba

O “parque” preferido pelos turistas que visitam Curitiba é o lugar ideal pra tirar belas fotografias e relaxar nas sombras das árvores espalhadas pelo grande bosque.

O Jardim Botânico (que na verdade não é um parque e sim uma unidade de conservação) foi inaugurado em 1991 e tem como principal atrativo a bela estufa inspirada em um Palácio de Cristal de Londres que existiu no século XIX.

Certamente o Jardim Botânico é um dos atrativos imperdíveis de Curitiba e um dos cartões postais mais famosos da cidade!

Jardim Botânico de Curitiba

No interior da estufa existem espécies de plantas nativas da Floresta Atlântica do Brasil.

Já ao longo de todo o Botânico existem mais de 400 mil espécies catalogadas. Não deixe de caminhar por entre o Jardim Francês em frente à estufa.

Jardim Frances – Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico possui algumas trilhas, um lago, um Museu Botânico Municipal e também um espaço bastante interessante chamado Jardim das Sensações.

No Jardim das Sensações o visitante poderá percorrer cerca de 200 metros, com os olhos vendados, sentindo as características de cerca de 70 espécies através do toque e cheiro.

Este é um cantinho que nem todo mundo visita.

>> Para mais informações sobre este grande atrativo de Curitiba, leia o post completo que fizemos sobre o Jardim Botânico de Curitiba e confira também o vídeo que gravamos por lá: 

  • Parque Tanguá

Outro belo parque curitibano e em nossa opinião o parque mais bonito de Curitiba, é o Parque Tanguá.

Vista a partir do Mirante da parte superior do Parque Tanguá.

Localizado em uma antiga pedreira, o Parque Tanguá possui uma bela cachoeira artificial, fontes, jardim francês, túnel e o pôr do sol mais bonito da cidade.

O parque preserva áreas verdes próximas as nascentes do Rio Barigui e é um belo exemplo de aproveitamento de espaço público de maneira sustentável.

Antes de ser parque a área tinha sido destinada a abrigar uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial. Ufaaa! Por pouco eim!

Vista a partir da parte inferior do Parque.

O parque basicamente está dividido em 2 partes: a parte de cima, onde a maioria dos turistas visitam e fazem fotos; e a parte de baixo, onde existe uma lanchonete e é possível observar a cachoeira artificial, o lago e o túnel.

Nos finais de semana e em dias de grande movimento você pode percorrer todos os espaços tranquilamente, mas em dias de menos movimento e principalmente durante a noite, nós não aconselhamos sair da parte superior, onde existe um módulo da guarda municipal.

Fontes do Parque Tanguá

Para saber mais sobre este parque, leia o post completo sobre o Parque Tanguá e assista o vídeo sobre o parque:

  • Parque Tingui

Nem tão famoso quanto os demais parques citados, o Parque Tingui poderia ser deixado de fora desta lista de atrativos imperdíveis de Curitiba… não fosse o belíssimo Memorial Ucraniano.

Memorial Ucraniano – Parque Tingui.

O Memorial Ucraniano é um conjunto de construções tipicas ucranianas que homenageia os imigrantes ucranianos que chegaram ao Paraná no século XIX.

Dentre as construções destaca-se a réplica da igreja ucraniana mais antiga do Brasil, a igreja de São Miguel da Serra do Tigre, localizada em Mallet, no interior do Paraná.

O Memorial Ucraniano é a principal atração do Parque Tingui que conta também com trilhas, pontes de madeira e uma estátua em homenagem ao líder da tribo que dá nome ao parque, a tribo Tingui, dos indígenas que habitavam a região antes da chegada dos portugueses.

Atenção: Este parque apresenta muitos assaltos, tome muito cuidado, principalmente se resolver caminhar em suas trilhas. Visitar o parque à noite nem pensar!

>> Para saber mais sobre este parque, acesse o post completo que fizemos sobre o Parque Tingui e Memorial Ucraniano e assista o vídeo sobre o parque: 

  • Opera de Arame

Um dos principais atrativos turísticos da cidade de Curitiba, a Opera de Arame é um dos projetos arquitetônicos mais peculiares da cidade.

Sua construção, toda em estrutura tubular com teto de policarbonato transparente, se tornou um dos cartões postais mais emblemáticos da cidade.

Opera de Arame

A Opera de Arame é um espaço cultural, onde ocorrem shows e apresentações dos mais variados gêneros.

Atualmente o local ganhou outros atrativos e recentemente foi aberto um café na parte inferior da estrutura.

Opera Café no piso inferior da Opera de Arame.

Nós estivemos visitando este café no 2º ERBBV e foi bem legal.

Confira o vídeo que fizemos mostrando como é a Opera de Arame: 

Bem ao lado da Opera de Arame está a Pedreira Paulo Leminsky, que infelizmente está sob controle de uma empresa que fechou o espaço pra visitação!  Na Pedreira acontecem os shows e concertos de grande porte da cidade de Curitiba.

  • Bairro de Santa Felicidade

Santa Felicidade é um bairro colonizados por imigrantes italianos a partir do século XIX. Seu principal destaque é a presença de dezenas de restaurantes que têm como especialidade, adivinhem o quê? Claro, a cozinha italiana!

Portal de Santa Felicidade.

São mais de 30 restaurantes que, como já falamos, servem principalmente pratos italianos.

Maior restaurante da América Latina

Dentre todos, destaca-se turisticamente o Madalosso, com seu gigantesco restaurante novo, que tem capacidade pra quase 5000 pessoas, sendo o maior restaurante da América Latina, segundo o Guinnes. Há quem diga ser o 3º maior do mundo, confira o vídeo:

Mas além de tomar vinho e comer massa, polenta e frango frito, você pode passear e conhecer algumas casinhas típicas e dezenas de lojas de artesanatos, chocolates, vinhos etc.

Não deixe de dar uma passadinha na Durigan, uma das lojas mais completas de Santa.

Durigan – Santa Felicidade

É isso galera, espero que tenham gostado de nossa relação com os 9 atrativos imperdíveis de Curitiba!

Em breve posts detalhados sobre cada um dos lugares e muito mais posts sobre Curitiba, prometemos! Não briguem com a gente!!!


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO?

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Curitiba ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE CURITIBA: 

+ Furacão Tour – Saiba como é visitar a Arena da Baixada, o Estádio do Furacão.
Principais atrações de natal de Curitiba. 
+ 9 lugares pra conhecer em Curitiba em dias de Chuva!


Gostou deste post com os 9 atrativos imperdíveis de Curitiba?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Procure por @Melevaviajar! 😉

Se tiver mais algum lugar que você ache imperdível deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • Faltou pouco para eu conhecer toda a lista. To vendo que vou ter que voltar a Curitiba logo menos.
    Ficou de fora da minha vista o Bairro de Santa Felicidade, Parque Barigui e Parque Tingui. :(

    • Hehe! tem que voltar mesmo Eloah! Quando zerar esta lista dos "imperdíveis" já vamos ter escrito outro post com mais dicas! ;) Mas fiquei pensando, logo Santa Felicidade, que é um dos principais polos gastronômicos da cidade, tudo a ver com o Marola!!! Tem que ir mesmo! ;)

  • Amei o post de vocês! Curitiba é linda demais e tem muita coisa interessante para conhecer né? Fui a muitos anos atrás e amei. Preciso voltar pra aproveitar esses passeios novamente!

  • Poxa....
    Quanta coisa legal... quando o sol resolve aparecer, né? rsrs
    Teremos mesmo que voltar a Curitiba para que vcs possam nos apresentar a cidade de acordo!
    Bjão!

    • Haha, verdade, espero que na próxima visita o sol esteja de bom humor, pra vocês aproveitarem mais, qualquer coisa fazemos uma janta ninja de novo!! ;)

  • Muito legal! Adorei! Conheço tão pouco de Curitiba e tenho visto tanta coisa legal. Acho que a cidade está me chamando, hein?! Adorei as fotos.

  • Adorei o seu post! Nunca estive em Curitiba, mas tenho muita vontade de conhecer a cidade por tudo de bom que falam dela. O Parque Tanguá é lindo e o pôr do sol de lá deve ser fantástico. O Jardim Botânico é o queridinho e com certeza estará na minha lista!

  • Olá!

    Conheço curitiba só de passagem... Tá na hora de voltar até esta cidade incrível para conhecer todos estes atrativos!

    Curti muito o post! Um abraço

  • Ainda não conheço Curitiba e amei as dicas! O Jardim Botânico e o Parque Tanguá sempre me chamam muito a atenção nos posts.

  • Ainda não conheço Curitiba! Acho a estufa do Jardim Botânico maravilhosa! Amei suas fotos,me deu ainda mais vontade de conhecer!

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais