Conheça a Lapa, no Paraná – Cidade histórica que mudou a história do Brasil.

Publicidade:

Você sabia que bem próximo de Curitiba está uma das cidades mais importantes da história do Brasil? Isso mesmo, a encantadora cidade da Lapa participou de um dos capítulos mais importantes na consolidação da República! Bora conhecer a Lapa, a cidade que mudou a história do Brasil!

Ruas da Lapa iluminadas durante a noite.
O que fazer na Lapa – PR

HOSPEDAGEM NA LAPA:  Reserve aqui a melhor opção de HOSPEDAGEM NA LAPA.

Lapa – Paraná

Localizada nos Campos Gerais paranaenses, a cerca de 70 km de Curitiba, a cidade da Lapa é uma de nossas cidades preferidas no Paraná.

Linda e cheia de história, a cidadezinha tem como base de sua economia a atividade agropecuária, porém tem atraído cada vez mais turistas, que ficam encantados com sua beleza emoldurada por ruas de pedras e casas históricas coloniais.

O que fazer na Lapa - PR
Lapa – PR

História da Lapa

Fundada em 1769, a cidade da Lapa é uma das cidades mais antigas do Paraná. Sua origem deve-se a passagem dos tropeiros que atravessavam a região e faziam da localidade uma de suas paradas.

Homenagem aos tropeiros na entrada da cidade.
Homenagem aos tropeiros na entrada da cidade.

Os tropeiros ficavam na cidade por cerca de 6 meses. Esta parada acontecia no período chamado de “invernada do gado”, quando os  animais que eram levados até Sorocaba, descansavam e engordavam.

A localidade foi chamada inicialmente de Freguesia de Santo Antônio da Lapa e estava sob a jurisdição da então “Vila de Curitiba”.

Em 1806 foi denominada Vila Nova do Príncipe e em 1872 foi elevada à categoria de cidade, sendo nomeada simplesmente Lapa.

Publicidade.
Lapa - PR
Lapa – PR

A economia da Lapa se desenvolveu baseada em atividades de apoio aos tropeiros. Mais tarde a região foi uma das mais importantes na emancipação do estado do Paraná, pois era um dos maiores polos de exploração e exportação de erva-mate e madeira.

Entre janeiro e fevereiro de 1894, a Lapa foi palco do capítulo mais marcante de sua história.

Na ocasião, a pequena cidade resistiu heroicamente a investida das tropas federalistas, que tentavam chegar a capital da recém declarada República do Brasil.

Esta resistência durou 26 dias e o famoso combate foi chamado de Cerco da Lapa. É um dos capítulos mais importantes do estado do Paraná e da história nacional.

CARRO: ALUGUE UM CARRO em Curitiba para ir visitar a Lapa e região. 

Assista o vídeo sobre a Lapa

Confira o vídeo que fizemos mostrando os principais atrativos turísticos da cidade da Lapa, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do Youtube.

O que fazer na Lapa

Confira abaixo os principais atrativos da cidade da Lapa:

  • Monumento ao Tropeiro

Logo na entrada principal da cidade um grande painel recorda os tropeiros que trafegavam pela região. Os tropeiros foram os principais responsáveis pela origem do vilarejo que posteriormente se tornou a cidade da Lapa.

Monumento ao Tropeiro
Monumento ao Tropeiro

O mosaico em azulejos foi feito pelo renomado artista curitibano Poty Lazzarotto. O painel fica posicionado exatamente no local por onde os tropeiros entravam no vilarejo…

Monumento ao Tropeiro
Monumento ao Tropeiro

Seguindo a Av. Munhoz da Rocha (Av. das Tropas), chega-se ao Centro Histórico da Lapa.

  • Centro de atendimento aos visitantes

Recentemente foi construído uma nova edificação onde funciona o centro de atendimento aos visitantes. Neste local o turista poderá obter material de apoio turístico, como por exemplo mapa da cidade e dicas de restaurantes e hospedagens.

Letreiro turístico no Centro de atendimento aos visitantes
Centro de atendimento aos visitantes.

Antes de tudo, é possível assistir um documentário curto que conta a história da cidade da Lapa e claro, a história do Cerco da Lapa. Não deixe de assistir o vídeo, é fundamental em uma visita à cidade.

Comece o passeio pela Av. das Tropas. Não deixe de observar o canhão quase na entrada da cidade. Foi uma doação à cidade feita pela Marinha do brasil, pela bravura no Cerco da Lapa.

Canhão militar na Av. das Tropas.
Canhão militar na Av. das Tropas.
  • Centro Histórico

As ruas do Centro Histórico da Lapa ainda são pavimentadas com as mesmas pedras dos tempos das batalhas históricas da cidade.

Centro histórico da Lapa
Centro histórico da Lapa

Quem nos acompanha sabe o quanto gostamos de caminhar pelas ruas das cidades e na Lapa, não poderia ser diferente. Seu pequeno centro histórico é um lugar propicio para sair caminhando.

A cidade reúne o maior conjunto arquitetônico tombado do estado e um dos maiores do sul do Brasil. São 14 quarteirões, com 235 lotes e muitas casinhas lindas e coloridas.

Suas casas coloridas foram as primeiras do Paraná a serem tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Detalhes das casas do Centro Histórico da Lapa.
Detalhes das casas do Centro Histórico da Lapa.

E é justamente no Centro Histórico que estão alguns dos principais atrativos da cidade. A maioria deles tem alguma participação no Cerco da Lapa.

Centro Histórico da Lapa.
Centro Histórico da Lapa.

Os principais pontos de interesse do centro histórico se estendem em uma região única e é possível visitá-los caminhando sem dificuldades.

  • Praça General Carneiro

A Praça General Carneiro está rodeada por alguns dos principais atrativos da cidade como por exemplo: a Igreja Matriz, o Teatro São João e o Museu Histórico.

Vista aérea da Praça General Carneiro, na Lapa.
Vista aérea da Praça General Carneiro, na Lapa.

É um lugar ideal para sentar e observar o cotidiano tranquilo da cidade! Em seu centro é possível observar a estátua do General Carneiro, o grande herói da cidade.

Um pedacinho da Praça General Carneiro, frente a Igreja Matriz da Lapa.
Um pedacinho da Praça General Carneiro, frente a Igreja Matriz da Lapa.
  • Paróquia Santo Antônio da Lapa/ Igreja Matriz

A Igreja Matriz é a construção mais antiga da cidade e uma das igrejas mais antigas do estado do Paraná.

Igreja Matriz da Lapa, a igreja mais antiga do Paraná.
Igreja Matriz da Lapa, a igreja mais antiga do Paraná.

Sua construção foi iniciada em 1769 e concluída em 1784. Foi construída por escravos e inicialmente utilizou a técnica de construção chamada “taipa e pilão” (terra úmida comprimida entre tábuas móveis).

A igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio histórico e Artístico Nacional no ano de 1938.

Interior da Paróquia Santo Antônio da Lapa.
Interior da Paróquia Santo Antônio da Lapa.

É muito bem conservada e seu interior guarda elementos originais do período em que foi fundada, realmente vale a pena visitar o seu interior.

  • Teatro São João

Teatro São João
Teatro São João

Localizado em frente a Praça General Carneiro, em sentido oposto a igreja, o Teatro São João é o terceiro teatro mais antigo do Brasil em funcionamento e um dos mais belos atrativos da cidade.

Teatro São João
Teatro São João

O teatro já recebeu a visita ilustre do Imperador D. Pedro II e sua comitiva e serviu de enfermaria durante o cerco da Lapa. Sua arquitetura mescla o estilo neoclássico com influência elisabetana e italiana.

Teatro São João - Lapa PR
Teatro São João

Atualmente funciona como centro cultural e está aberto a visitação.

Para visitar o Teatro São João é preciso pagar uma taxa de R$3,00. Esta taxa dá direito a entrada em todos os museus da cidade (com exceção da Casa Lacerda, que é um museu federal).

A visita aos museus da cidade são feitas com acompanhamento de um guia, que conta as características das edificações, suas participações no cerco da Lapa e outras curiosidades.

  • Museu Histórico da Lapa

Bem ao lado do Teatro São João está o edifício que abriga o Museu Histórico da Lapa.

Museu Histórico da Lapa
Museu Histórico da Lapa

Esta é uma edificação de bastante importância na cidade, pois foi justamente nesta casa que faleceu o General Carneiro, em 1894.

Logo na entrada você vai perceber a importância histórica do local e o capricho na conservação.

Os atendentes vão te dar um chinelo com solado feito em lã para que o assoalho original não seja degradado!

Lapa

O acervo do museu basicamente é formado por armas e peças que remetem ao Cerco da Lapa e ao herói lapiano, o General Carneiro.

Acervo do Museu
Acervo do Museu
  • Panteão dos Heróis

Outro ponto dos mais importantes da cidade é o Panteão dos Heróis. Nele estão sepultados os restos mortais dos combatentes no Cerco da Lapa, incluindo o General Carneiro.

Panteon dos Heroes
Panteon dos Heroes

Por tradição a grafia em espanhol foi mantida: “Panteon dos Heroes”. Muito dos combatentes da época, falavam espanhol, principalmente pelo lado dos federalistas. Inclusive o nome “Maragatos” é uma referência ao fato de boa parte do contingente federalista ser formado por colonos espanhóis da Maragateria, na Espanha.

O interior do Panteão e os combatentes no Cerco da Lapa.
O interior do Panteão e os combatentes no Cerco da Lapa.

A conotação pejorativa atribuída pelos republicanos aos revoltosos, tinha como objetivo atribuir a identidade dos federalistas a estrangeiros.

Segundo o site da prefeitura da Lapa, o Panteão dos Heróis da cidade é “o único do país que atende ao critério que caracteriza o conceito de panteão: abrigar restos mortais de heróis“.

Os canhões que estão a frente do Panteão (Krupp 75 mm) são originais da batalha do cerco da Lapa.

Canhões
Canhão – Lapa
  • Casa Lacerda

Localizada bem em frente ao Panteão dos Heróis, sob a mira dos canhões que participaram do cerco da Lapa, a Casa Lacerda serviu de quartel general das forças lapianas durante o cerco da Lapa.

A Casa Lacerda na mira do canhão.
A Casa Lacerda na mira do canhão.

Foi justamente na primeira sala da casa que foi assinada a ata de rendimento dos lapianos, após a morte do General Carneiro.

A casa é toda mobiliada com móveis da época e assim como no Museu Histórico, para conhecer a Casa Lacerda, é preciso utilizar um chinelo especial.

Interior da Casa Lacerda
Interior da Casa Lacerda

Construída entre 1842 e 1845 pela família Lacerda, é o único museu federal existente na cidade. Seu acervo tem como objetivo demostrar como era uma casa de uma família rica da época.

  • Casa da Memória

Diz a lenda que o antigo dono desta casa teria ganho na loteria imperial após sonhar com cavalos alados. Para comemorar, mandou construir a casa e mandou esculpir os cavalos que lhe deram sorte através do sonho.

Casa da Memória
Casa da Memória

Muitos anos depois, a casa foi adquirida pela prefeitura da cidade e hoje é um pequeno museu que guarda muitos objetos históricos e vários documentos importantes.

  • Museu da Moda Ney Souza

O Museu da Moda Ney Souza é um dos atrativos mais novos da Lapa. O Museu foi inaugurado em 2019 e conta com um acervo voltado aos trajes utilizados ao longo de centenas de anos.

Museu da Moda Ney Souza
Museu da Moda Ney Souza

Na exposição há trajes originais, porém a maior parte do acervo foi confeccionada pelo figurinista e carnavalesco Ney Braga.

O visitante poderá observar trajes típicos de épocas, utilizados desde 1500 até os anos 2000.

Além dos trajes, o museu possui outros objetos relacionados como ferros de passar antigos e maquinas de costura.

  • Casa Vermelha

A Casa Vermelha é uma das construções mais antigas da cidade e serviu como pousada para os tropeiros que passavam pela região. O edifício ainda conserva muitas partes originais e inclusive é possível ver a parte interna das paredes feitas através de “taipa e pilão”, também conhecido como “pau a pique”.

Parte original da parede feita com pau a pique
Parte original da parede feita com pau a pique

Atualmente a Casa Vermelha é o centro de Artesanatos locais, onde é possível encontrar vários artesanatos regionais, lembranças etc.

Artesanato representando a Congada da Lapa.
Artesanato representando a Congada da Lapa.

Na Casa Vermelha também existem 2 pequenos museus. O primeiro é o Museu do Tropeiro, que resgata um pouco da história dos tropeiros, com roupas e objetos típicos.

Museu do Tropeiro.
Museu do Tropeiro.

O outro museu é dedicado a Congada da Lapa. Aliás, a Lapa é a única cidade do Paraná onde esta tradição da cultura negra ainda é preservada.

Ambos funcionam em apenas uma sala, mas possuem objetos bastante interessantes representando as duas culturas.

Congada da Lapa
Congada da Lapa
  • Museu de Armas

Inaugurada em 1868, a edificação em estilo português, funcionou como a primeira cadeia da cidade e também abrigava a Câmara Municipal no andar superior…

Museu de Armas
Museu de Armas

Aliás, abrigava não, abriga! Esta é o única Câmara de Vereadores no Paraná que mantém seu funcionamento em prédio original.

A cadeia, por sua vez, já não existe mais e o espaço utilizado para aprisionar pessoas, abriga desde 1974 o Museu de Armas.

Acervo Museu de Armas da Lapa.
Acervo Museu de Armas da Lapa.

O museu conta com um acervo de armas utilizadas na Revolução Federalista e em outras guerras.

  • Monumento ao Barão dos Campos Gerais

Ao lado do Museu de Armas está o Monumento ao Barão dos Campos Gerais, dedicado a um dos maiores tropeiros do Brasil no século XIX. Seus restos mortais e também os de sua esposa estão enterrados junto ao monumento.

  • Igreja de São Benedito

Algumas quadras acima fica a Igreja de São Benedito, que segundo os lapianos, é o maior santuário do mundo dedicado a São Benedito.

Igreja de São Benedito
Igreja de São Benedito

Conforme citado anteriormente, a Lapa é a única cidade do Paraná em que acontece a Congada. São Benedito é o padroeiro da festa, que é realizada no dia 26 de dezembro.

  • Parque Estadual do Monge

Um pouco mais distante do centro da Lapa, está o Parque Estadual do Monge.

Parque Estadual do Monge
Parque Estadual do Monge – Vista Aérea.

Neste parque é possível ver algumas formações rochosas características da região, aliás, o nome da cidade: Lapa, é justamente, uma referencia a estes tipos de formações rochosas.

Neste local viveu o lendário monge João Maria D’Agostinis, que entre outras coisas estudava plantas, curava doentes e até fazia milagres. Daí a origem do nome do parque.

A gruta do Monge onde viveu D’Agostinis, atrai muitas pessoas que buscam o local em romarias religiosas. Existe inclusive um espaço onde centenas de fieis deixaram suas ofertas por “graças” atendidas.

Parque do Monge - Acesso a Gruta.
Parque do Monge – Acesso a Gruta.

A história não é muito clara, mas alguns afirmam que outros monges passaram pela região da Lapa e segundo alguns historiadores, um destes monges teve participação importante na Guerra do Contestado.

  • Mirante do Cristo

Quase na entrada do Parque do Monge fica o Mirante do Cristo. A partir dali é possível ter uma bela vista dos Campos Gerais e também é possível apreciar uma vista panorâmica de parte da cidade da Lapa. E se o tempo tiver bom o pôr do sol é incrível!

Lapa

Vamos contar um segredo pra vocês: o pôr do sol deste lugar é um dos mais lindos que já vimos na vida! Sem exageros!

Pode confiar, se o tempo estiver limpo, não hesite em sentar no gramado que fica abaixo do Cristo (siga o carreiro) e aprecie o espetáculo da natureza! É sensacional!

Lapa

  •  Museu do Mate

Também um pouco mais distante do centro está o primeiro engenho da cidade, fundado em 1879 em um período em que o cultivo de erva mate era uma das principais atividades do estado.

O museu possui um acervo voltado ao cultivo da erva mate, além de objetos do tropeirismo.

Obs: Temporariamente fechado.

  • Outros atrativos

Além dos atrativos mencionados acima, o município da Lapa possui alguns atrativos turísticos em sua zona rural, como cachoeiras, alambiques, spas e sítios.

Há indícios de que há a possibilidade de que a Lapa tenha um trem turístico funcionando. O chamado “trem dos tropeiro” é uma maria fumaça que irá ligar a cidade da Lapa à cidade de Rio Negro (ou Mafra), mas na internet há muita informação divergente. Assim que tivermos informações contundentes atualizaremos o post aqui.

LEIA TAMBÉM: 10 Cidades para conhecer nas proximidades de Curitiba.  

Onde comer na Lapa

A Lapa possui alguns restaurantes de comidas típicas, entre eles o Restaurante Casarão.

Este restaurante está localizado praticamente em frente ao Museu de Armas, em uma casa colonial típica.

Seu cardápio é baseado na tradicional comida lapiana e tropeira e inclui pratos quentes e frios servidos através do sistema Buffet.

Onde comer na Lapa - O casarão.
Comida tropeira e lapeana do Restaurante O Casarão.

O Restaurante possui espaço externo, com mesas posicionadas no belo jardim, com vista para a horta do restaurante.

Depois de comer, ainda é possível descansar em redes que ficam na sombra das árvores e estão disponíveis para os clientes.

Coxinha de Farofa

Além da comida lapeana/tropeira, o visitante que for até a Lapa não pode deixar de provar a Coxinha de Farofa da Lapa. Esta iguaria é 100% lapeana e nasceu por acaso em uma festa de São benedito. Seu surgimento decorre da falta de ingredientes e do jeitinho brasileiro. Quando acabou o frango pra assar e sobrou recheio e ao mesmo tempo acabou a carne do pastel e sobrou massa nasceu a coxinha de farofa.

Coxinha de Farofa 
Coxinha de Farofa

Como chegar na Lapa

De Carro: Partindo de Curitiba, a maneira mais fácil de chegar até a Lapa é através da cidade de Araucária, pela  BR 476, a Rodovia do Xisto. São cerca de 70 km. Vale ressaltar que existe um pedágio bem caro, assim como os demais pedágios do estado.

ALUGUE UM CARRO: Alugue um carro em Curitiba para visitar a Lapa. 

De Ônibus: A empresa Expresso Maringá faz o trajeto Curitiba/Lapa em 7 horários diários.

Cerco da Lapa

Se você ficou pensando que foi algum exagero a afirmação de que a Lapa mudou a história do Brasil, então fique sabendo que isso é totalmente verídico!

Para o bem ou para o mal, a Lapa teve papel fundamental na história do Brasil e foi uma das principais responsáveis no fracasso da Revolução Federalista.

Cerco da Lapa
Cerco da Lapa

Senta que lá vem a história:

Naquela época, os Federalistas, também chamados “Maragatos”, já tinham tomado várias cidade importantes do sul do Brasil. No Paraná tomaram cidades como Paranaguá, Tijucas do Sul e Curitiba, porém na Lapa enfrentaram a maior e mais heroica resistência.

Segundo conta a história, os Maragatos tinham como plano tomar a Lapa em menos de 48 horas, entretanto foram surpreendidos pelas tropas lapianas lideradas por Ernesto Gomes Carneiro, um experiente militar veterano da “Guerra do Paraguai”.

A guarnição militar lapiana, composta por 639 soldados e alguns voluntários, enfrentou mais de 3000 soldados Maragatos e resistiu bravamente.

Foram derrotados só depois que o seu comandante, General Carneiro, morreu devido a ferimentos da batalha.

Diz a lenda que suas últimas palavras foram: “Resistência, resistência… Resistamos camaradas, porque nós, soldados, não temos direitos, mas apenas deveres a cumprir, e os deveres de um soldado resumem-se em um único, queimar o último cartucho e depois morrer”.

O famoso Cerco da Lapa durou 26 dias e assim as forças de Floriano Peixoto tiveram tempo suficiente para se reforçarem em Itararé – SP, onde impediram que os revoltosos chegassem a capital, o Rio de Janeiro.

No centro da Lapa uma placa conta um pouco da história do Cerco da Lapa e deixa bem claro que “A Lapa sepultou seu bravos heróis, mas também cavou o tumulo da Revolução Federalista”.

Visitar a Lapa e não conhecer sua história é praticamente impossível, pois a Lapa está intimamente ligada à sua história e seus principais atrativos remetem ao Cerco da Lapa!

Confira o vídeo que o exército brasileiro fez sobre o Cerco da Lapa:


QUER AJUDAR O BLOG SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem na Lapa através do Booking.com. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

CARRO: Alugue um carro em Curitiba para visitar a Lapa e região. Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentcarsVocê pode pagar em até 12x, sem IOF.


Gostou deste post sobre a cidade da Lapa?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo o compartilhando em suas redes sociais! Não se esqueça de nos seguir.

Se tiver mais alguma dica sobre a Lapa deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂

Artigo anteriorTrilha Sonora – Alcoholika La Christo – Bolívia
Próximo artigoBuraco do Padre: conheça uma das cachoeiras mais belas do Paraná
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

70 COMENTÁRIOS

  1. Estou doida para conhecer a Lapa e depois que li o post, fiquei mais instigada ainda!! Muito bem escrito, me deixou com vontade é de ir hoje mesmo conhecer essa cidade maravilhosa!!

  2. Não sou Lapeano, mas quando tinha 11 anos, nos anos 70 desembarquei na rodoviária velha no centro da Lapa ao lado do Hospital em frente a igreja matriz numa noite muito fria e residi por 6 anos na Lapa, aprendi a amar esta cidadezinha querida, de gente boa, joguei muita bola por aqueles campinhos de futebol que existia na época, resido atualmente em Curitiba, mas não esqueça desse lugar maravilhoso que é a Lapa.

  3. 01/01/2018 releio os fatos e imagens históricas.É bom e refletir sobre os conhecidos e desconhecidos heróis que deram a vida pelo Brasil em seus atos heroicos regionais no assunto presente a região da Lapa paranaense.Valores que engrandecem e devem ser cultivados na memória para a construção pelo exemplo,um Brasil mais amado.

  4. Olá amigos, Minha descendência é Portuguesa, meu sobrenome é Lapa, por causa de meu bisavô Antonio Ricardo da Lapa, alferes da coroa portuguesa. Tenho uma história, bastante rica.

  5. Eu amo história conhecer a história da Lapa foi muito bom para mim, faz apenas um ano que conheço a Lapa mas já viajei em suas histórias

  6. Conheci a lapa em 2003.
    Quando fui para ver a onde eu iria servir o exército em 2004.

    Cidade adoravel.
    Quantas saudades.
    Amigos que fiz.
    Namoradas que deixei…

    As vezes vou para lá e é sempre emocionante.

  7. Eu e meu marido vamos até Curitiba para ver as crianças cantando músicas de Natal. E pelo seu post decidimos esticar o passeio e visitar a Lapa. Muito obrigada pela dica. Um abraço

    • Olá Graça, sim um dia é suficiente pra conhecer a cidade, que é bem pequena.
      Quanto a chegar lá partindo de Curitiba existem 2 maneiras, acho que a maneira mais fácil é através de Araucaria, pela PR-476, a Rodovia do Xisto.
      Depois nos conta como foi a experiência! Qualquer coisa que possamos ajudar, estamos aí! Boa viagem.

  8. Minha cidade natal. Linda . Com sua história preservada nos museus, teatro e centro histórico. Com a beleza do parque do monge , Santuário São Benedito ( que creio ser o único do mundo), igreja Matriz de Santo Antonio. Com suas tradições, comidas típicas ( a deliciosa coxinha de farofa), o Spa Lapinha, hotel fazenda … Bateu a saudade .

  9. Parabéns, Itamar! Não foi preciso muito para me convenceres a ir conhecer a Lapa. Obrigado pela atenção e detalhes no convencimento! Estarei lá!

  10. Estivemos em Morretes e Antonina nesse final de semana.

    Temos viagem agendada para Paraty em julho e cidades históricas de Minas em dezembro.

    Agora precisamos tirar um tempinho pra conhecer Lapa, adoramos esse tipo de cidade.

    Valeu pela dica!!!

  11. Meu pai foi o responsável pelo tombamento da cidade pelo patrimônio estadual, em 1989 e Federal, em 1992. Muito bacana ler esse teu relato tão cheio de história sobre uma cidade que preservo em meu coração. Obrigada!

  12. Desde junho de 2019 a Lapa conta com uma nova atração, o MUSEU DA MODA NEY SOUZA. Instalado no Memorial Ney Braga, localizado no centro histórico da cidade, o museu conta a história da Moda do séc. XVIII até os nossos dias, com peças originais e réplicas reproduzidas pelo renomado figurinista e estilista Ney Souza.
    Vale a pena conferir.

  13. Nasci na Lapa, todos os meus irmaos tambem, meus avós moraram muitos anos la, tenho essa cidade guardada em meu coracao, doces lembranças.

  14. Estive na cidade da Lapa em 8 março de 2020, ainda com a vida no normal, passei todo um domingo lá, fui no primeiro ônibus do Expresso Maringá, ESPETACULAR, GOSTEI DE TUDO do povo, da receptividade, da comida, da tranquilidade, da BELEZA da cidade, tinha uma exposição de carros da VW antigos a cidade estava em festa e fazia muito calor !!!!! Mas com CERTEZA quando eu voltar a Curitiba, eu vou tirar um dia para revisitar a cidade da Lapa, coisa BOA merece VOLTAS no plural !!!!

  15. Muito bom! Um belo ótimo resumo dos atrativos e história Lapeana, me deu vontade de passar uma noite fotografando o casario. Abraços Ivan (Rumos da Natureza).

    • Olá Tiago! A cidade da Lapa era muito importante para o estado nesta época. Há muita história sobre a cidade e visitá-la certamente é uma forma de voltar no tempo. Eles cuidam muito bem da história da cidade. Um abraço. Você vai gostar da terra de seu pentavô. Obrigado pelo comentário. Abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here