Você sabia que uma cidade catarinense possui a maior concentração de casas em Enxaimel fora da Alemanha? Isso mesmo, Pomerode possui centenas de casas Enxaimel e muitas delas ficam na Rota do Enxaimel, um charmoso caminho que mostraremos agora. Confira:
Índice desta matéria
A cidade de Pomerode é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil e uma das principais heranças da colonização germânica na região, são as Casas em Enxaimel. Pomerode tem quase 250 casas espalhadas pela cidade. Tamanha quantidade de casas faz com que a cidade seja considerada o local com a a maior concentração deste tipo de construção fora da Alemanha.
Destas quase 250 casas, a maior concentração fica na localidade de Testo Alto, na chamada Rota do Enxaimel.
A Rota do Enxaimel fica na zona rural de Pomerode. São 16 km onde cerca de 60 casas em Enxaimel dividem a atenção dos visitantes com inúmeras belezas espalhadas pelo caminho.
Ao longo do percurso de estrada de chão, temos a sensação de voltar no tempo devido a bucólica paisagem repleta de tratores antigos, carroças, bois, galinhas e senhores sentados em cadeiras de balanço nas varandas de suas casas.
Algumas destas casas permitem a visitação. Nós visitamos a casa da família Siewert, onde nos explicaram como são feitas as Casas em Enxaimel, como fazem pra preservar etc. Também nos contaram algumas curiosidades sobre a família e um pouco de como viviam os imigrantes alemães da região.
Além das casas e da paisagem rural, também destacam-se a Igreja de Testo Alto, a fábrica de Carros de Mola e o pequeno Cemitério local.
A Inauguração da Rota do Enxaimel aconteceu em maio de 2002, quando o Conselho Municipal de Turismo de Pomerode buscava promover o turismo na cidade.
De lá pra cá aconteceram diversas melhorias e a cidade de Pomerode, considerada como “a cidade mais alemã do Brasil”, definitivamente entrou no eixo turístico do sul do Brasil.
O inicio da Rota do Enxaimel é feito nas proximidades da entrada norte do Portal Wolfgang Weege (saída para Jaraguá do Sul).
Este portal é uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin, cidade que foi capital da Pomerânia entre 1720 e 1945.
Neste portal (assim como no Portal Sul) é possível obter informações turísticas sobre a cidade, além de pegar um mapa turístico de Pomerode (incluindo da Rota do Enxaimel).
É possível fazer a Rota do Enxaimel de carro, ou de bicicleta. Se não tiver bike, você pode alugar uma na cidade. Há também tour privados que percorrem o circuito.
Uma época boa para visitar a Rota do Enxaimel é durante a Páscoa, quando os descendentes que vivem na cidade enfeitam suas casas conforme as tradições alemãs.
Ao longo da Rota, dezenas de casas são adornadas com Osterbaums (árvores de páscoa alemã) e enfeites típicos.
Nessa época acontece na cidade a OsterFest, a festa de Páscoa alemã de Pomerode.
E por falar em festas, não podemos deixar de mencionar a Festa Pomerana, que coincidentemente acontece nesta semana. A festa está em sua 34º edição e é uma espécie de mini Oktoberfest e leva o slogan de “A festa mais alemã do Brasil”.
Nós já estivemos na festa por diversas vezes e até fizemos um post falando da Festa Pomerana, que aconteceu ano passado.
Uma curiosidade interessante é que muitas das casas de Enxaimel foram reformadas na época da segunda guerra mundial. Os seus moradores, imigrantes alemães, sofriam perseguições e pra evitar problemas, escondiam as casas através de reformas para que ninguém percebe-se a origem alemã.
Recentemente a Rota do Enxaimel de Pomerode foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo! A Rota recebeu o selo Best Tourism Villages em uma cerimônia realizada no dia 02/12/2021, em Madrid, na Espanha.
O prêmio concedido reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições e o meio ambiente.
Concorreram 170 destinos de 75 países do mundo e 41 foram selecionadas. A Rota do Enxaimel de Testo Alto é a única representante brasileira.
Talvez você esteja se perguntando o que é o tal Enxaimel? Enxaimel, ou fachwerk, em alemão, é uma técnica de construção, na qual uma estrutura de madeiras encaixadas tem seus vãos preenchidos com tijolos, pedras ou taipa.
As casas caracterizam-se também pelos telhados inclinados, que originalmente serviam para não acumular neve.
A origem deste tipo de construção é muito discutida e embora seja possível encontrar casas em Enxaimel em diversos países da Europa, uma das versões mais aceitas é que a técnica, similar a que conhecemos (sem estacas enterradas, mas com fundamentos de pedra ou alvenaria) tenha sido originada na idade média na região onde fica a Alemanha.
E é justamente na Alemanha que está a maior concentração de casas em Enxaimel, são cerca de 2 milhões de construções.
Em Pomerode, onde os imigrantes se instalaram, as casas eram movidas de lugar já que são construídas apenas com encaixes. Os imigrantes buscavam melhores condições para plantar e levavam suas casas de um lado para o outro.
Confira o post completo sobre o que fazer em Pomerode, confira o vídeo que fizemos na cidade:
Para mais informações sobre a Rota do Enxaimel de Pomerode e sobre passeios guiados acesse o site oficial.
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Pomerode, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!
MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE SANTA CATARINA:
+ Conheça o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento – SC
+ Conheça a Praia da Sepultura, uma das praias mais bonitas do Sul do Brasil
+ Praia do Rosa – um paraíso no litoral catarinense
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais
View Comments
Não sabia que essa rota existia! Que delícia deve ser fazê-la com esta bela paisagem. Vi muitas casas Enxaimel em Nuremberg. Acho-as lindas!!! Ana
É um passeio bem agradável mesmo! Também achamos estas casas fantásticas! ;)
Que interessante Itamar, nunca imaginei que se chamava assim esse tipo de construções, é realmente bem harmônico, parece que você está mesmo na Alemanha.
Deu vontade de conhecer.
Esta cidade é muito legal, vale a visita! :)
Que cidade mais fofa! E como arquiteta adorei saber sobre a técnica construtiva Enxaimel.
bjs
Dani Bispo
abolonhesa.com
Pomerode é bem fofa mesmo! :)
Não fazia ideia que esse material de construção tinha o nome de enxaimel, sempre a aprender! Olha que essa seria uma rota que eu até era capaz de fazer, gostei muito das casinhas e a natureza à volta, deve ter sido um dia maravilhoso ^_^
Sem dúvida é um passeio muito legal! Você ia gostar, tenho certeza! ;)
Nossa, acho que passaria a vida sem saber que negócio é esse de enxaimel! hahaha
Tamb®em fiquei apaixonada pelo seu roteiro e, com certeza, numa volta ao sul, vou querer visitá-lo. :)
Hehehe! Só fui saber disso depois de conhecer estas colonias alemãs daqui do sul, rsrsr! ;)
Adorei o post.. também não conhecia essa rota, mas já favoritei para quando for ao Brasil fazer ela.. Sou catarinense, o que facilitará a logística =)
Tenho certeza que você vai adorar! :)
Que interessante!!!! Eu tive que pesquisar o que eram as casas em Enxaimel! rsrsrsrs
Nunca tinha ouvido falar!
Uma coisa que acho muito curioso (tanto dos alemães como dos italianos rurais) é essa coisa da "rota" ou "linha"; isso facilita muito a visitação hoje e imagino que facilitava demais o comércio no passado!!
Verdade, agora que você falou associei algumas rotas daqui e lembrei que são em sua maioria italianas e alemãs! :o
Que simpáticas as casinhas! É um pedacinho da Alemanha aqui pertinho da gente, né?
Abraço,
Sim, a "cidade mais alemã do Brasil" segundo os moradores. :)
Olá! Que curioso! Parece mesmo uma cidade alemã! Nem sabia que existia uma "cidade mais alemã do Brasil". Existem também de outras nacionalidades? Ótimo roteiro! Boas viagens!
Sim existem, por exemplo Prudentópolis, a "pequena Ucrania". http://www.demochilaecaneca.com.br/prudentopolis-pequena-ucrania/
Que legal! Adoramos visitar as pequenas cidades com suas casas enxaimel por aqui, que linda essa rota.
Deve ser bem legal mesmo! Por aqui já é legal, imagina aí! ;)