Conheça a Vila Itororó – Passeio cultural na região central de São Paulo.

Publicidade:

Hoje te levamos pra conhecer a centenária Vila Itororó, um agradável e surpreendente local que visitamos em São Paulo. Confira:

Vila Itororó – São Paulo

Em nossa última viagem para São Paulo, fizemos pela primeira vez um roteiro turístico e fomos conhecer alguns dos principais atrativos da cidade.

Vila Itororó - São Paulo
Vila Itororó – São Paulo

Um dos lugares que conhecemos foi justamente a Vila Itororó, lugar que vimos por acaso em uma publicação em alguma rede social, achamos interessante e fizemos questão de conhecer.

A Vila Itororó é um conjunto de casas construídas a partir de 1920, no bairro Bela Vista, na região central de São Paulo.

O local foi idealizado pelo descendente de portugueses Francisco de Castro, que para construir seu palacete utilizou materiais de demolição do antigo Teatro São José, o que deu ao local características bastantes peculiares.

Coluna do antigo Teatro São José.
Coluna do antigo Teatro São José.

Francisco de Castro construiu um palacete e várias casas ao redor para que ele pudesse alugar e viver com a renda dos aluguéis. A área possui um conjunto arquitetônico que abrange cerca de 6 mil m².

Palacete de Francisco Castro.
Palacete de Francisco Castro.

Há quem diga que este aglomerado de casas foi a primeira vila urbana de São Paulo, além disso, outro fato interessante é que neste local foi construída a primeira piscina privada de São Paulo.

Primeira piscina privada de São Paulo
Primeira piscina privada de São Paulo

Do “luxo” ao “lixo”

Inicialmente o local foi frequentado pela elite de São Paulo e Francisco fazia festas e bailes para pessoas ricas da época, porém, com o passar dos anos Francisco começou a se endividar e seu patrimônio foi tomado por credores.

Publicidade.

Após sua morte os credores doaram o local ao Hospital Beneficente Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) e alguns anos depois o local começou a ser invadido.

O tempo passou e o HAOC desistiu de cobrar aluguel das casas, assim o local se transformou em um cortiço que foi se ampliando, cada vez mais.

Casas deterioradas na Vila Itororó
Casas deterioradas na Vila Itororó

Saudosa Maloca

Entrando no assunto das invasões que aconteceram na Vila Itororó, vale ressaltar que o clipe da canção “Saudosa Maloca” de Adoniran Barbosa, foi gravado por Elis Regina e Adoniran Barbosa, justamente na Vila Itororó.

A música de 1951, fala da situação de pessoas sem teto que construíram suas casas em um terreno de invasão e após reintegração, são expulsos para a construção de edifícios. A canção revela os problemas sociais que já aconteciam naquela época e só pioram com o tempo.

Revitalização

Em 2002 o local foi tombado pelo CONPRESP e em 2005 pelo CONDEPHAAT, logo em seguida começaram os processos de desapropriações pelo Estado de São Paulo.

Parte revitalizada
Parte revitalizada

A partir do ano de 2011 mais de 80 famílias que ali residiam foram retiradas pelo governo e abrigadas em outro local, na mesma região. Vale ressaltar que muitos moradores viviam ali de forma regular e foram retirados contra a sua vontade.

Em 2013 começou então o processo de revitalização e em setembro de 2021 o local finalmente abriu ao público como centro cultural, o Centro Cultural Vila Itororó.

LEIA TAMBÉM: Memorial da Resistência de São Paulo – Visita chocante para não esquecer nunca mais.

Como foi visitar o Centro Cultural Vila Itororó

Depois de um giro pelo centro de São Paulo (assista o vídeo abaixo), finalizamos nosso dia no Centro Cultural Vila Itororó.

Centro Cultural Vila Itororó
Centro Cultural Vila Itororó

O local, que tinha acabado de ser reinaugurado e aberto ao público, era meio novidade até para o nosso amigo Marcelo, morador de São Paulo, que nos acompanhou pela cidade. Marcelo conhece tudo em São Paulo, mas ainda desconhecia que a Vila Itororó tinha aberto como centro cultural.

Palco Centro Cultural Vila Itororó
Palco Centro Cultural Vila Itororó

Nós visitamos o local dois meses depois da abertura da primeira fase de restauração e já estava bem legal.

No local há diversas atrações como exposições e apresentações culturais. Só enquanto estávamos lá tivemos a oportunidade de acompanhar umas 3 apresentações.

Outra coisa que chama atenção é a disponibilidade de uma cozinha comunitária.

Vila Itororó

Nesta primeira etapa de revitalização foram recuperadas 11 casas, onde funcionam salas administrativas, espaços de atividades educativas e uma sala chamada “casa exposição”, onde é possível ver o interior original de uma casa, com tanque de lavar roupa, poucas janelas, banheiro etc. Além disso, é possível assistir um documentário sobre as obras na vila e os problemas da desapropriação.

O passeio à Vila Itororó é bastante interessante e realmente vale a pena conhecer mais sobre a história do local.

Vídeo no local:

Confira o vídeo que gravamos em um dia de passeio em São Paulo, com visita à Vila de Itororó.

SERVIÇO:

Centro Cultural Vila Itororó
Endereço: R. Maestro Cardim, 60 – Bela Vista – São Paulo
Horário: De Terça a Domingo das 10h às 19h.
Valor do Ingresso: Entrada Gratuita.
Contato: (11) 3253-0187


PLANEJE SUA VIAGEM!
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em São Paulo através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.

CARRO: Alugue um carro em São Paulo. Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.

Artigo anteriorO que fazer em Chordeleg – “Terra do ouro e prata” do Equador.
Próximo artigoParanaguá – O que fazer na cidade mais antiga do Paraná.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

2 COMENTÁRIOS

  1. Aeeeee!
    Sabia que ia gostar da vila!
    Qdo ficou pronta a mídia começou a divulgar, por isso não sabia muito sobre ela, pois faz parte do circuito alternativo de rolês em SP!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here