Guaraqueçaba - PR
Localizada no litoral norte paranaense, a pequena cidade de Guaraqueçaba é um tesouro quase escondido junto a faixa de mata atlântica mais preservada do Brasil. Neste post nos vamos mostrar um pouco deste pequeno paraíso desconhecido.
Guaraqueçaba é o município do litoral paranaense que faz divisa com o estado de São Paulo.
Está localizado em um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Brasil em uma área considerada como um dos ecossistemas com maior biodiversidade do mundo.
Com cerca de 8 mil habitantes, Guaraqueçaba significa em Tupi algo como: “lugar dos guarás” (ave de cor avermelhada, que infelizmente está quase em extinção).
Guaraqueçaba foi uma das primeiras localidades do Paraná onde os portugueses pisaram.
Segundo o site oficial da prefeitura de Guaraqueçaba, os primeiro registros datam 1545, com os colonos lusos estabelecidos em Superagui e entre 1550 a 1560, na Ilha da Cotinga.
Por questões ambientais, o acesso via terrestre é precário e talvez, a melhor opção pra chegar à cidade seja através de barcos, via Paranaguá. Por este motivo, Guaraqueçaba é “esquecida”, embora possua muitas belezas naturais.
Até hoje nós só fomos a Guaraqueçaba de carro, mas ainda estamos planejando ir até lá via Paranaguá, em barco.
Se pra chegar em Guaraqueçaba não é muito fácil, o esforço pode ser compensado por belos atrativos naturais e muita tranquilidade.
A cidade, que está posicionada entre a Serra do Mar e as baías de Laranjeiras e Paranaguá, respira natureza e disponibiliza a seus visitantes lugares lindos com cenários de tirar o fôlego que de certa forma ainda são desconhecidos.
Guaraqueçaba pode ser uma boa opção pra quem busca paisagens deslumbrantes e turismo ecológico longe das multidões.
Confira agora o que fazer em Guaraqueçaba:
O pequeno Centro de Guaraqueçaba é rodeado por uma beleza deslumbrante e cativadora. Dá pra ficar horas e horas sentado sem fazer nada, só observando a natureza…
E pra falar a verdade não tem muito o que fazer mesmo. A cidade em si tem poucas opções, mas nem precisa de mais nada, só o visual já faz valer a visita! E que visual!!!
Mas se você é do tipo que quer arranjar alguma coisa pra fazer, ainda assim o centro de Guaraqueçaba possui alguns atrativos interessantes.
Você pode percorrer a pequena cidade e visualizar as construções históricas, que não são muitas, é verdade, mas são bem bonitinhas.
A maioria das construções estão posicionadas, em forma de meia lua, de frente pra baia e para a Ponta do Morretes, a praça central, mirante, passarela e ponto de encontro dos moradores locais.
Na Ponta do Morretes existem várias construções históricas e muitas delas são restaurantes e lanchonetes.
Ainda é possível ir até um deck que fica junto ao antigo mercado municipal da cidade.
Caminhando para o lado esquerdo é possível percorrer uma pequena trilha que te proporcionará outros ângulos da cidade.
E por falar em outros ângulos, nada melhor que observar a cidade de cima do Morro do Quitumbê.
O Quitumbê é um pequeno morro de cerca de 80 metros de altura, que proporciona um visual incrível da baía e da cidade de Guaraqueçaba.
Sua trilha possui cerca de 700 metros, bem demarcada em meio a vegetação nativa. A trilha começa bem ao lado da Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões.
Construída totalmente em pedras, a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões é a primeira construção da cidade sendo construída em 1838.
Nunca chegamos a entrar em seu interior, mas dizem que o altar é feito em forma de um barco com a base em formato de peixe.
Só o visual da baia já seria motivo suficiente para ficar feliz, mas os botos que desfilam pra lá e pra cá nas águas calmas de Guaraqueçaba, dão um “up” no passeio, fazendo a alegria dos poucos turistas que visitam a cidade.
Sentar em um banquinho na Ponta do Morretes e ficar procurando os botos que sobem e descem em movimentos leves e sincronizados é muito legal e um baita momento de paz e tranquilidade.
Em todas as vezes que visitamos Guaraqueçaba não pegamos dias totalmente ensolarados e sempre procuramos sair durante o dia pra pegar a estrada com uma claridade maior. Mesmo assim, já deu pra ter uma ideia do pôr do sol deste lugar.
Aliás, já vimos algumas fotos e realmente parece ser lindo! Um dia ainda vamos tirar a prova real!
Você deve estar se perguntando – Ir até lá, só pra ver uma paisagem bonita? Calma, calma, os principais atrativos de Guaraqueçaba não ficam no centro da cidade e nós vamos falar sobre eles agora:
A Reserva Natural Salto Morato é uma belíssima opção de passeio para amantes de trilhas e natureza.
Seu maior destaque fica por conta do Salto Morato, uma bela cachoeira com cerca de 100 metros.
Além da cachoeira a reserva possui outras opções de lazer como uma figueira centenária, várias trilhas e um piscina (e aquário) natural. A reserva é uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) e pertence a Fundação O Boticário, que disponibiliza uma ótima infraestrutura, com espaço pra Camping, banheiros, centro de apoio, churrasqueiras etc.
Criado em 1989, o Parque Nacional do Superagui possui cerca de 34 mil hectares em uma área de Mata Atlântica declarada Sítio do Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera pela UNESCO.
O parque está localizado em uma região repleta de manguezais e restingas e abriga centenas de espécies de animais, entre elas algumas em perigo de extinção. A região é considerada como um dos ecossistemas de maior biodiversidade do mundo.
O Parque Nacional do Superagui engloba a Ilha das Peças, do Pinheiro, do Pinheirinho, a Ilha de Superagui, além de outras localidades da região.
O Parque não está totalmente aberto para visitação pública, mas é possível visitar algumas partes e seu entorno.
Na região da vila da Barra do Superagui, existem algumas pousadas, restaurantes e alguns Campings.
Na Ilha de Superagui estão quilômetros de praias desertas, que podem ser explorados a pé, ou em bicicletas.
Já a Ilha das Peças destaca-se por ser o Berçario natural dos botos-cinzas e um dos maiores atrativos da ilha é justamente a observação dos botos.
Não existem automóveis nas ilhas! Aliás, desde já fiquem sabendo que tudo é bem rústico nas ilhas! Como deve ser! 🙂
Para chegar às localidades liberadas para turismo é preciso pegar um barco em Guaraqueçaba, ou em Paranaguá.
Outra opção de turismo ecológico é a Reserva Ecológica do Sebuí. Esta reserva, assim como a Reserva do Salto Morato, também é uma RPPN, porém não apresenta infraestrutura turística como na Reserva do Boticário.
No local existe um pequeno refúgio com capacidade para poucas pessoas.
As atrações da reserva incluem várias cachoeiras, trilhas ecológicas, manguezais e o contato intenso com uma área de mata atlântica em seu mais puro estado de conservação.
Para chegar lá é necessário pegar um barco em Guaraqueçaba (50 minutos) ou Paranaguá (2 horas). Também é possível ir a Sebuí a partir da Ilha de Superagui.
Este é um destino que ainda não fomos, mas também pretendemos conhecer.
Pra quem vai de carro, existe um mirante que fica a cerca de 30 km de Guaraqueçaba.
Deste mirante é possível ter uma bela vista panorâmica da baía e de boa parte da região de Guaraqueçaba.
Vale a pena dar uma paradinha pra descansar da estrada esburacada e apreciar um belo visual!
Chegar em Guaraqueçaba não é muito fácil, até por isso a região se mantém longe das multidões que costumam invadir o litoral no verão.
É possível chegar ao centro de Guaraqueçaba por terra, ou pelo mar.
De carro, o caminho pode ser feito pela BR 277 em direção ao litoral do Paraná, ou pela bela Estrada da Graciosa (PR-410).
Pra quem vai pela BR-277 é necessário seguir até a saída 29, que dá acesso à Morretes/Antonina.
Siga em direção a Antonina e um pouco antes de chegar em Antonina, pegue a PR-340 com direção ao Rio do Nunes, Cacatu e Guaraqueçaba. Até aí tudo bem, são todas estradas asfaltadas.
A dificuldade começa depois que você entrar na PR-405, a estrada que liga Cacatu à Guaraqueçaba. Esta estrada não é pavimentada e possui muitos buracos e pedregulhos. São quase 70 km em estrada de chão! Boa sorte!
Outra alternativa é ir pela BR 116 acessando a Estrada da Graciosa no km 60.
A estrada da Graciosa é uma das estradas mais bonitas do Brasil e também é um belo passeio.
Se for pela Estrada da Graciosa, após o final da parte histórica da estrada, antes de chegar em Morretes, no trevo, é preciso seguir sentido Antonina e logo pegar a PR 408 (Antonina-Cacatu), um pouco a frente é preciso pegar a PR-340 (mesmo trecho da rota anterior) e logo depois acessar a péssima PR-405.
Se tiver tempo sobrando vá também até Morretes e Antonina, pois são cidades encantadoras.
A Viação Graciosa faz o trajeto Curitiba – Guaraqueçaba. Informações: Viação Graciosa – fones: (0xx41) 3482-1236 / 3223-0873.
Outra opção pra chegar até Guaraqueçaba é ir até Paranaguá e de lá pegar uma embarcação até Guaraqueçaba.
Existem barcos que partem de Paranaguá com destino a Guaraqueçaba todos os dias às 9h e de segunda a sexta às 13h30min (exceto feriados).
Em Paranaguá também existem barcos que vão direto para as ilhas da região.
QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO?
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:
– Encontre e reserve sua hospedagem em Guaraqueçaba, Paranaguá, Curitiba, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nada a mais e além disso ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.
– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARANÁ:
+ O que fazer em Ponta Grossa nos Campos Gerais do Paraná.
+ Cânion Guartelá, o sexto do mundo e mais extenso do Brasil.
+ O que fazer em Morretes – Uma das cidades mais encantadoras do litoral do Paraná.
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.
Se tiver mais alguma dica sobre Guaraqueçaba deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais
View Comments
Que lugar lindo!!! Não conhecia essa cidade!!! Já vou querer conhecer...
Eliana, se você procura um lugar tranquilo e sem agitação, este e o lugar! :)
Como pudemos deixar de ver esse cantinho especial??? Já está no nosso mapa. Obg
Motivos pra voltar né pessoal! :)
Nossa, mas é cada lugar mais lindo que o outro que vocês trazem aqui. Fico louca!
Hehe, obrigado! Que bom que gostou! :)
Que bonito!!! Não conhecia!!! Vou adicionar a minha lista de sitios para visitar!!! Obrigada por partilhar!!
;)
Ótimo post, com fotos maravilhosas. Como sempre, vocês me deixando com mais vontade de viajar pelo Brasil! ;)
O Brasil tem tanto lugar bonito né! Vale a pena!
Que lugar lindo e interessante! Eu nunca tinha ouvido falar. Dica anotada para a próxima vez que for para o Paraná!
Se gosta de muita natureza vai adorar! ;)
Ainda não tinha ouvido falar de Guaraqueçaba, mas amei seu post.Que cidade mais lindinha! Agora estou doida para conhecer
É uma gracinha de cidade mesmo! ;)
Paraíso desconhecido mesmo, nunca tinha ouvido falar, será que é porque o nome é muito difícil de pronunciar? Hahaha, tô brincando, mas adorei o post, ótima sugestão.
Hehe, estas palavras indígenas as vezes são complicadinhas mesmo. ;)
Que sítio tão bonito! Adorei a pequena vila e os vários locais a visitar, em especial a Reserva Ecológica do Sebui. Parece ser um parque de sonho.
Ainda não fomos ao Sebui Marlene, mas muito em breve pretendemos ir e postar aqui no blog. :)
adoro essas casinhas do período colonial! realmente um lugar muito bonito para visitar no Paraná, nuunc atinha ouvido falar mas já tô com muita vontade de conhecer!
Vale a visita!