Conheça o Balneário Capão da Onça, em Ponta Grossa.

Publicidade:

No post de hoje iremos mostrar mais um lugar legal pra visitar na região dos Campos Gerais Paranaenses. Conheça agora o Balneário Capão da Onça, um dos atrativos mais interessantes de Ponta Grossa.

Balneário Capão da Onça – Ponta Grossa

O Balneário Capão da Onça é uma das várias atrações existentes na cidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais Paranaenses.

O local tem como destaque cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais formadas ao longo de um rio chamado Rio Verde.

Balneário Capão da Onça - Ponta Grossa
Balneário Capão da Onça – Ponta Grossa.

Ideal para passar o dia, o Capão da Onça é muito procurado nos finais de semana do verão e se torna uma espécie de praia dos ponta-grossenses.

Vale ressaltar que nos dias de calor o local costuma ficar bem cheio nos finais de semana.

Alta temporada. Ponta Grossa.
Alta temporada.

Enquanto nos finais de semana de calor o lugar costuma estar lotado, durante a semana o Capão da Onça é bastante tranquilo e transforma-se em uma excelente opção pra quem gosta de cachoeiras e busca muita paz em meio a natureza.

Baixa Temporada.
Baixa Temporada.

Não deixe de conferir o post completo sobre o que fazer em Ponta Grossa e confira também os posts individuais e detalhados sobre os principais atrativos da cidade.

Tem post sobre o Buraco do Padre, o Cânion e cachoeira do Rio São Jorge, a Cachoeira da Mariquinha e também o Parque Estadual de Vila Velha! Corre lá!

Publicidade.

Como é visitar o Capão da Onça.

Para ter acesso ao Capão da Onça é necessário pagar uma taxa. Esta taxa é cobrada por pessoa e pode variar conforme a época.

O valor dá direito ao uso do estacionamento e dependências e também dá acesso aos atrativos naturais existentes no local.

Cachoeiras do Capão da Onça.
Cachoeiras do Capão da Onça.

No estacionamento existem alguns quiosques com churrasqueiras, banheiros e uma pequena venda, onde é possível comprar algumas coisas, como água, refrigerante, doces, salgados etc.

Para utilizar os quiosques durante a alta temporada é preciso pagar uma taxa extra, porém durante a semana e fora da temporada o proprietário normalmente não cobra.

Uma pequena cascata, uma pequena praia de água doce e algumas piscinas naturais (inclusive uma em forma de jacuzzi) dão as boas vindas aos visitantes e logo na entrada já é possível desfrutar do local.

Piscina natural e Jacuzzi logo na entrada do Balneário.
Piscina natural e Jacuzzi logo na entrada do Balneário.
Prainha e cachoeira.
Prainha e cachoeira.

Trilha de acesso e cachoeiras

Passando este primeiro ponto de interesse, o acesso aos demais atrativos é feito através de uma pequena trilha que margeia o Rio Verde.

Não é preciso caminhar muito e logo chega-se ao primeiro atrativo após a trilha. Uma cachoeira artificial escorre de um lugar onde aparentemente funcionou uma espécie de represa.

Seguindo a trilha logo chega-se ao ponto alto do Capão da Onça, onde uma série de pequenas cachoeiras estão espalhadas ao longo do rio.

Série de pequenas cachoeiras convidativas pra virar maracujá!
Série de pequenas cachoeiras convidativas…

Este é um dos locais que mais gostamos de ficar. Entramos em baixo das pequenas cachoeiras e ficamos lá por um bom tempo! Dá pra ficar em baixo da água até virar maracujá!

Seguindo o percurso do rio, outras cachoeiras vão surgindo entre elas uma um pouco maior com cerca de 6 metros de altura, que é a maior do Balneário.

Cachoeira - Capão da Onça.
Cachoeira – Capão da Onça.

A continuação do Balneário se estende com vários lances de cachoeiras até chegar em uma espécie de prainha, onde um espaço mais tranquilo permite que o visitante possa aproveitar uma parte mais calma do rio.

Cachoeira - Capão da Onça.
Cachoeira – Capão da Onça.
Cachoeira - Capão da Onça.
Cachoeira – Capão da Onça.

Curiosidade

Como curiosidade vale ressaltar que o Capão da Onça possui também algumas lendas interessantes. Dizem que viajantes que cruzavam a região frequentemente avistavam a figura de um padre por ali.

Cachoeiras em Ponta Grossa
Capão da Onça

Uma das lendas mais famosas conta que o tal padre disse a um imigrante polonês que trabalhava na região, que em determinado local existia um baú cheio de ouro.

O polonês foi até sua casa buscar ferramentas para desenterrar o tesouro, porém quando voltou o padre havia sumido e ele não lembrava mais onde era o local que o padre tinha sinalizado. Dizem que o polonês cavou em vários locais e não achando o ouro ficou louco.

Como chegar ao Capão da Onça.

O Balneário Capão da Onça está localizado na região de Itaiacoca, zona leste de Ponta Grossa. Fica bem próximo ao famoso Buraco do Padre (cerca de 14 km).

O acesso ao Capão da Onça é feito através da PR-513, a Rodovia do Talco.

O Balneário fica a cerca de 15 km do centro de Ponta Grossa. Depois de alguns quilômetros pela Rodovia do Talco é preciso percorrer uma estrada de terra de cerca de 1,5 km.

A estrada é bem conservada e leva até a entrada da propriedade, onde existe um estacionamento para acomodar os visitantes.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Ponta Grossa através do Booking.com – Você não paga nada a mais, além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.

CARRO: Alugue um carro para explorar Curitiba! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARANÁ

Roteiro de 4 dias nos Campos Gerais. 
Conheça Guaraqueçaba, um paraíso escondido no litoral paranaense. 
Parque Histórico de Carambeí, o maior museu histórico a céu aberto do Brasil.
Prudentópolis, a terra das Cachoeiras Gigantes. 
Conheça a Lapa, no Paraná. A cidade que mudou a história do Brasil.


Gostou deste post sobre o Balneário Capão da Onça?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma dica sobre Ponta Grossa deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.

Artigo anteriorA beleza do Atacama em 8 imagens – [8on8].
Próximo artigoGírias e expressões curitibanas que você deve conhecer antes de visitar Curitiba.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

24 COMENTÁRIOS

    • Olá Monica, Camping propriamente dito não tem, porém lá tem uma área onde existem alguns quiosques, que dá pra acampar e tals. Existe outro lugar chamado Canion do rio São Jorge que possui um espaço maior para acampar, porém vale ressaltar que em ambos os lugares estarão bem cheios pela data. 😉

      • Ah sim…pensando nisso a ideia é passar o carnaval propriamente dito em Curitiba, explorando por lá…e depois ir para Ponta Grossa. Vpu ver esse do Rio São Jorge então…obrigada!

        • Olá Mónica, se você conseguir ir em dias que não são feriados, aí sim vai aproveitar muito! Em Ponta Grossa, tem a Cachoeira da Mariquinha, o Capão da Onça , o Buraco do Padre e o Canion de São Jorge, se conseguir ir após o carnaval vai se dar bem! 😉 Boa viagem!

  1. Nossa adorei esse lugar, mas confesso que não achei na internet agência de turismo receptivo que levam até esse lugar. Pra quem ta indo sozinho sem carro fica bem complicado. Você consegue indicar alguma agência na cidade ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here