América do Sul

Conhecendo as cavernas da Ilha de Páscoa.

Certamente a primeira coisa que vem à sua cabeça quando você pensa em Ilha de Páscoa são os misteriosos Moais. Não é verdade? Mas além dos Moais, você sabia que a Ilha de Páscoa possui vários atrativos incríveis? Neste post você vai descobrir as cavernas da Ilha de Páscoa, uma alternativa diferente na ilha, pra quem gosta de aventura e belos visuais. Confira:

As cavernas da Ilha de Páscoa

Já mostramos os vulcões, algumas praias, o melhor lugar pra ver o nascer do sol, o melhor lugar pra ver o pôr do sol e até minha incrível experiência quando participei de um programa de reflorestamento em um dos vulcões mais velhos de Rapa Nui.

Tudo isso já dá motivos suficientes pra concluir que a Ilha de Páscoa tem bastante coisa pra ver além dos Moais, mas o post de hoje vai te mostrar mais uma atração que não é Moai! Conheça as cavernas da Ilha de Páscoa.

A Ilha de Páscoa foi formada por uma série de erupções vulcânicas ocorridas há milhões de anos. Nestas erupções, rios de lavas vulcânicas formaram diversas cavernas que, ao longo da história Rapa Nui, serviram como esconderijos, abrigos para participantes de cerimônias, fábricas de barcos, moradias e até como depósitos.

A primeira caverna que visitamos, fica no caminho que dá acesso ao vulcão Rano Kau. Na verdade são várias cavernas existentes neste caminho, mas é possível visitar apenas uma, a caverna Ana Kai Tangata. As demais não possuem acesso, mas podem ser vistas da superfície.

Uma das cavernas encontrada no caminho do Rano Kau.
  • Caverna Ana Kai Tangata

Em Rapa Nui moderno Ana Kai Tangata, pode ser traduzido como: “caverna dos comedores de homens”, porém existem contradições minoritárias que afirmam que o real significado da palavra é: “caverna onde os homens comem”, ou seja, fica a dúvida sobre o que realmente acontecia nessa caverna.

Será que existiam canibais na Ilha de Páscoa??? Há quem diga que sim e há quem diga que não. São mistérios da Ilha de Páscoa.

Existe ainda uma terceira versão para o significado da palavra que utiliza uma variante do idioma Rapa Nui. Segundo esta versão, o significado de Ana Kai Tangata é algo como: “Caverna para ensinar” e o local seria uma referência ao lugar onde eram fabricadas canoas e onde ensinavam as técnicas de fabricação de canoas.

Ana Kai Tangata.

A caverna Ana Kai Tangata possui boa infraestrutura pra visitação, com escadas (na terra), corrimãos e algumas sinalizações de advertência.

Em seu interior é possível ver algumas pinturas rupestres no teto e nas paredes, além de um belo visual das águas azuladas do Pacífico. 

Vista a partir da entrada da caverna.
Murilo tentando ler o que estava escrito na rocha.

O acesso até esta caverna é bem fácil, fica no caminho para o Vulcão Rano Kau e é possível ir de carro e até mesmo a pé, o que não é o mesmo caso das demais cavernas.

Acesso à Caverna Ana Kai Tangata.
Sempre é bom ter cuidado!

Deixamos pra conhecer as demais cavernas da Ilha de Páscoa, no dia em que alugamos um carro, já que pra chegar até algumas delas, o acesso é bem difícil.

Na rota em busca destas cavernas descobrimos porque só alugam carros 4×4, a estrada é sinistra em alguns pontos e mesmo com um 4×4 tivemos alguma dificuldade e fomos obrigados a descer do carro várias vezes pra ajudar na tração.

  • Caverna Ana te Pahu

A caverna Ana te Pahu é conhecida como a “caverna das bananas”. Esta caverna tem cerca de 7 km de extensão e foi originada pelos rios de lavas vulcânicas das erupções do maior vulcão da Ilha, o vulcão Maunga Terevaka.

Caverna Ana te Pahu e suas janelas.

Já foi utilizada como moradia pelos antigos habitantes e como refúgio no período das guerras tribais. Por ser isolada e escondida, também foi utilizada como esconderijo na época em que os Rapa Nuis foram escravizados por uma empresa escocesa estabelecida no Chile.

  • Caverna Ana Kakenga

Uma das cavernas mais bonitas é a Ana Kakenga, ou “Caverna das duas janelas” conhecida pelos locais como a “Cueva de la dos ventanas” (espanhol), esta é uma das atrações imperdíveis da Ilha de Páscoa, vai por mim, vale a visita!

A entrada desta caverna é bem pequena e muita gente nem a percebe e acaba passando batido por ela. Nós mesmos passamos pela entrada da Ana Kakenga algumas vezes até encontrá-la.

Entrada da Caverna Ana Kakenga.

Aparentemente a entrada parece um simples buraco no chão e só percebemos que a entrada era realmente ali, quando saiu alguém daquele buraquinho minúsculo. Se você tem claustrofobia, esqueça, ou melhor coragem!!! Ninguém pode deixar de conhecer este lugar, é a caverna mais top de todas!

Você entra meio espremido mas aos poucos a caverna vai tornando-se mais larga e confortável…

Depois de alguns metros a partir da entrada, a caverna se divide em uma bifurcação que, independente do lado escolhido, o brindará com um belo visual.

Uma das janelas…

O fim da caverna é simplesmente de frente pro Oceano Pacifico! Um espetáculo!

…outra Janela.

No dia em que estivemos lá o mar nem estava tão grande, mas mesmo assim as ondas que quebravam nos costões proporcionavam um espetáculo inesquecível. Nós sentíamos a caverna tremer a cada onda, é meio difícil de explicar em palavras, mas foi realmente memorável!

As ondas batendo no costão e o tremor aos seus pés, sensação indescritível!

Vale a pena dar uma caminhada até o costão que fica bem próximo à entrada da caverna, de lá a vista é incrível!!!

Existe um pequeno mirante natural que proporciona um dos visuais mais lindos que já vi. Para o desespero de meus companheiros de viagem, desci até lá (não tentem fazer isso em casa, ou não façam isso na Ilha de Páscoa se não tiverem habilidade) e a vista “de camarote” das ondas explodindo no costão não pode ser descrita em palavras, nem em fotos!!!

Momento de agradecimento junto ao mirante natural.

A partir do costão é possível ver as saídas da caverna, ou as “janelas” da caverna das duas janelas…

Consegue ver as janelas?
  • Ana o Keke

Outra caverna importante da ilha é a caverna Ana o Keke, ou “caverna das virgens” que é o local onde guardavam as virgens para rituais Rapa Nui. Essa caverna fica no alto do vulcão Poike, mas não tem como entrar nela.

Caverna Ana o Keke.

Estas são as principais cavernas da Ilha de Páscoa, mas além delas, existem algumas outras espalhadas pela ilha, para a os exploradores de plantão, é uma boa pedida hein!


PLANEJE SUA VIAGEM!

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre sua hospedagem na Ilha de Páscoa através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje para a Ilha de Páscoa com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e da Get Your Guide.

CARRO ALUGADO: Alugue um carro para conhecer a Ilha de Páscoa! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • Quando você foi? Porque ano passado (em maio) a Ana Kai Tangata tava fechada... e uns Rapas me falaram que não ia abrir mais pra visitação =/

    • Oi Camila, visitei a Ilha de Páscoa em 2013, mas entrei em contato com vários amigos que fiz por lá e todos me disseram que a visitação está normal... ;)

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais