Cervejas

Harmonização Gastronômica com cervejas Especiais – como foi fazer o curso.

Recentemente tive a oportunidade de fazer 2 cursos relacionados ao mundo da cerveja. O 1º foi o Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas especiais e o 2º foi o Curso de Produção de Cerveja Artesanal na Panela. Tenho que contar: nunca estudei com tanto prazer! Conseguem imaginar? Confira agora como foi fazer o Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas especiais:

Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas especiais

Vocês devem ter percebido que nas últimas semanas o blog andou meio parado, quase sem posts!? Desculpa aí galera, mas isso tem uma explicação! Eu (Itamar) estava ocupado e estudando muito! Isto mesmo, foram 30 horas de estudos árduos e vocês não podem imaginar como foi difícil!

Totalmente dedicado aos estudos!

Brincadeiras à parte, destas 30 horas de estudos árduos, 15 delas foram dedicadas ao Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas especiais, um curso deliciosamente proveitoso!

Talvez nós nunca tenhamos mencionado, mas sempre tivemos a intensão de falar sobre cervejas aqui no blog, até por isso o nome do blog era De Mochila e CANECA. 

Quem nos acompanha nas redes sociais já deve ter visto o quanto gostamos de uma cervejinha né!?

Material de estudo!

Pois bem, com a intensão de aprimorar um pouco mais meu conhecimento cervejeiro, estava buscando algum curso sobre cerveja aqui em Curitiba.

Me deparei entao com o Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas especiais do Senac, analisei: era baratinho, era só uma semana, era no período noturno, bingo! Decidi fazer. Galera, tenho que falar foi a melhor decisão!

Peixe fora da água?

No primeiro dia do curso, enquanto os alunos se apresentavam, me senti um peixe fora da água.

Cada um dos alunos tinham posições consolidadas em algum ramo relacionado, sendo que um era dono de bar, outros pretendiam abrir bares (cafés, restaurantes, bistrôs, cervejaria etc), outro era dono de loja de churrasco, outro cursava mestre cervejeiro (neste caso outra, pois era uma menina, a única mulher da nossa turma), outro era chef… enfim…

– E você Itamar!? – perguntou o professor – Eu sou blogueiro e pretendo falar sobre cerveja no meu blog! – Qual sua experiência com Gastronomia? – Além de comer, nenhuma! Estou aqui só pela cerveja mesmo! Rá!

Estou aqui só pela cerveja! hehe!

Bom, nunca fui especialista em cervejas (embora já tenha tomado milhões de litros e provado milhares de rótulos), tampouco tenho algum conhecimento avançado em gastronomia, só sei comer e beber, hehe!

Fazendo este curso descobri que sou um simples tomador de cerveja! Embora após alguns dias as coisas mudaram e comecei a engatinhar em minha vida de degustador de cervejas!

Harmonização com cervejas especiais.

Aprendendo a degustar as cervejas

Dentre muitas coisas que aprendemos no curso a principal é degustar!!! Sentir o sabor com atenção, buscar sentir todas as características da cerveja como amargor, textura, teor alcoólico etc são requisitos fundamentais.

No curso aprendemos a começar a observar as características das cervejas. Enfim, é uma experiência bastante intrigante pra quem simplesmente abria a garrafa e tomava a cerveja de “gute – gute”…

Independente de que tipo de cerveja fosse, Pilsen, IPA, Stout, ou seja lá o que fosse, o importante era beber o máximo possível…

Outro detalhe bastante interessante que “captei” durante o curso foi o conselho do professor que sugeriu que nós fizéssemos um portfólio com as cervejas especiais que fossemos tomando, pois bem, ainda não tinha pensado sobre isso, mas já tenho ideia de colocar este “portfólio” aqui no blog e contar com a ajuda de vocês pra avaliar, concordar ou discordar de minha avaliações! Que tal?

Bom, se essa ideaia não chegar a acontecer você pode ver as beras que tomo lá no meu perfil particular do instagram: @ItamarJapa

O Curso

Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas especiais é totalmente prático e embora eu estivesse imaginando que seriam abordados conteúdos teóricos, descobri que praticamente todo o curso é feito na prática. O que definitivamente não foi nada mal!

Estudos.

Diariamente são servidos os pratos de entrada, os pratos principais e as sobremesas. Em cada ocasião uma cerveja especial é servida, de modo a harmonizar com a refeição.

Durante todos os 5 dias são servidos pratos distintos, onde os alunos podem identificar qual o tipo de harmonização adequada a cada refeição e cerveja.

Tipos de harmonização:

Existem 3 tipos de Harmonizaçãocorte (quando a cerveja limpa o paladar), contraste (quando a comida e a cerveja têm características distintas, agregando sabores) e semelhança (quando os sabores se assemelham acentuando o sabor).

Harmonização com cervejas especiais-Diferentes combinações

Antes deste curso eu jamais poderia imaginar que seria possível harmonizar uma cerveja com uma sobremesa, também não poderia imaginar as diferentes sensações e variações proporcionadas com determinados ingredientes associados a cerveja.

Harmonização com sobremesa.

Jamais imaginei que a lendária maria mole harmonizasse perfeita e deliciosamente com cerveja IPA (India Pale Ale). Já imaginou?

Maria mole com Ipa!

Claro, nem todo mundo concordou unanimemente com as harmonizações de alguns pratos, mas é aquela coisa né: cada um tem um paladar distinto e cada um tem um gosto especifico, ou seja a harmonização é muito pessoal.

Custo beneficio

Além de todo conhecimento adquirido ao longo do curso, vale ressaltar que todo o investimento é muito bem pago! Só com o que comemos e bebemos durante as aulas o curso já é pago! Realmente vale a pena! Vai por mim!

Barreado – prato típico do litoral paranaense.

Durante o curso são servidos pratos feitos pelo pessoal dos cursos de Gastronomia do Senac, alguns pratos de alta gastronomia, outros de cozinha tipica brasileira enfim as refeições variam conforme os cursos que estejam acontecendo nos dias.

As cervejas são selecionadas pelo professor conforme os pratos.

Harmonização com cervejas especiais
Harmonização com cervejas especiais

E as cervejas?

Ah, por falar em cervejas, claro que não poderiam decepcionar ne?

São no minimo 3 rótulos por noite, com exceção do último dia onde os alunos levam mais rótulos e a aula se torna uma espécie de confraternização!

Colegas do Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas especiais.

No caso de nossa turma ainda tivemos um “upgrade“, pois além das cervejas especiais, todos os dias degustávamos tipos diferentes de cachaças que os alunos levaram pra aula!

Atividade extracurricular?? hehe!

Harmonização com cervejas + bônus

Vale a pena fazer o curso?

Quanto ao curso, acho que foi uma experiência bastante interessante e extremamente válida, pois abriu um horizonte bastante amplo quando se pensa em cervejas!

Claro, é só uma iniciação e pra se tornar um especialista em harmonização tem que estudar muito e melhor ainda praticar bastante! Prometo que vou me esforçar!

Especialista em Harmonização com cervejas! #sqn Um dia quem sabe!

Hoje eu só vou relatar minha experiência com este curso, mas quem sabe um dia agente faz um post mais detalhado sobre a harmonização gastronômica com cervejas.

Gostei tanto deste curso que seguindo os conselhos dos colegas fiz também o Curso de Produção de Cerveja Artesanal na Panela! E foi uma experiência bem legal também!

Eu fiz o curso no Senac de Curitiba, mas já vi que este curso está disponível também para outras cidades!


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO?

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE CERVEJAS:

2º Festival da Cerveja Artesanal de Pinhais.
2º Joinville Craft Beer Festival – Joinville – Santa Catarina.
+ Produção de Cerveja Artesanal na Panela – Saiba como foi fazer o curso.


Gostou deste post sobre Harmonização Gastronômica com cervejas?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma dica sobre Harmonização Gastronômica com cervejas deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • Muito show Itamar! Acompanhei suas publicações pelo Instagram durante o curso e estava muito curiosa para saber como tinha sido e como funcionava. Adorei e morri de vontade de me inscrever tb! Apesar de estar morando na França, sou uma verdadeira amante das cervejas e não dos vinhos rs.. Agora quero mais sobre a harmonização gastronômica mesmo. Me conta! :D :D :D

    • Ah que bom que você gostou! Que legal que você acompanhou Niki! Eu também prefiro uma cervejinha que vinho heheh! Em breve farei outros posts! ;)

  • Muito bacana Itamar! Também já andei dando umas fuçadas no mundo cervejeiro, eu e Rafa marido somos muito fas da bebida, e já andamos falando uma vez aqui e ali sobre nossas experiências com cerveja artesanal lá no blog. É um mundo que a gente também adora descobrir, apreciar e harmonizar :D
    Um brinde aos viajantes cervejeiros! :)

  • Que massa! E olhe que nem gosto de cerveja, bico aqui e acolá, mas adorei saber mais desse curso e dessa coisa da harmonização. Deve ter sido muito interessante e nem sabia que cerveja podia casar bem com doce!! rsrsr

  • Parece um curso muito legal! Adoramos cervejas artesanais ou diferentes! Obrigado por compartilhar!

  • Que legal seu relato! Imagino que seja um aprendizado muito bacana. Às vezes acho que uma harmonização bem feita da cerveja é até mais interessante que a dos vinhos!

    • Pra mim sempre é pois prefiro cerveja a vinho! hehe! Em todo caso, fiquei surpreso com as possibilidades de harmonizações. ;)

  • Nossa... que curso maneiro! Para quem curti cerveja é uma ótima pedida. Nem sabia que se harmonizava cerveja com os pratos. Muito bacana. Adorei

  • O Senac tem uns cursos ncríveis, né? Pena que esse de harmonização de cerveja nunca chegou por aqui. Sou doida pra fazer! Vinha não me chama tanta atenção, mas como não amar cerveja? <3

    • Hehe! Mas pede aí que pode ser que eles abram um curso assim em sua cidade! :) Também prefiro cerveja a Vinho. ;)

  • tenho visto as fotos do instagram e pelo visto foi literalmente A-provado este curso ahueah quem sabe eu faço um dia, só sei a diferença entre cerveja boa e ruim ahueha

  • Ita
    Adorei esse curso! Serà que tem em Sampa????!!!
    ;)
    A minha descrição seria idêntica a tua: Sou blogueira e vim aqui para escrever no blog (hahahahaha! Ri muito), mas confesso: harmonização seja com cerveja, seja com vinho, é um assunto muito interessante! Claro que nem todos tem o mesmo paladar, mas descobrir sensações novas é super enriquecedor (semana passada provei chocolate com vinho! E ' divino!)

    • Olá Juliana, acabei de ver que tem o curso aí em Sampa também, mas o curso é de 2 semanas e o logicamente o valor é o dobro! :o Eu acho que vale a pena hein! :)

      É muito interessante descobrir estas combinações né! Eu adorei! :) Abraço!

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais