Um dia após termos feito o emocionante passeio pelo Valle Sagrado de los Incas, foi a vez de conhecer um pouquinho da maravilhosa cidade de Cusco.
Localizada a 3400 metros de altitude, Cusco possui cerca de 400.000 habitantes. Foi a capital do Império Inca, até ser invadida e saqueada pelos espanhóis.
Grande parte das edificações originais da cidade foram destruídas pelos espanhóis na busca de metais preciosos, como ouro e prata. Muitas igrejas católicas foram construídas sobre os antigos templos Incas, como prova de superioridade.
Andar pelas ruas de Cusco nos remete a uma viagem imaginária aos tempos do Império Inca. A cidade é um imenso museu a céu aberto e muitas ruas e construções ainda mantêm um pouco da arquitetura original da época Inca. Outras edificações foram construídas depois, seguindo a linha arquitetônica dos povos pré-hispânicos.
É possível conhecer o centro histórico e boa parte da cidade caminhando, mas se você for meio preguiçoso(a) ou se estiver cansado(a), o transporte é muito barato, varia de 1 a 5 soles dentro da cidade. Pessoalmente, prefiro caminhar e absorver mais da cultura local.
O coração de Cusco é a Plaza de Armas, sem dúvidas uma das mais belas praças da América Latina. A praça está rodeada por bonitas edificações, com destaque para as diversas igrejas, como a Catedral, La Sagrada Familia, El Triunfo e La Compañia de Jesus.
Foi exatamente neste lugar que o espanhol Francisco Pizarro declarou a conquista da capital Inca.
Nós nos hospedamos em um hostel localizado em frente à Plaza San Francisco, que fica bem próxima da Plaza de Armas.
Cusco possuí vários lugares para comer, são centenas de opções de restaurantes disponibilizando as delícias da maravilhosa gastronomia peruana, uma das mais conceituadas do mundo. Como estávamos com pouca grana, buscamos lugares baratos e por conselho de uma argentina que conhecemos no Valle Sagrado, fomos até o Mercado de San Pedro, ou Mercado Municipal de Cusco em busca de preço baixo, uma puta experiência. A maioria das pessoas que frequentam o mercado pra comer são nativos e a comida é de fato mais barata (de 5 a 13 soles, o almoço). Talvez o custo mais baixo da comida popular não seja tão válido (principalmente para quem não é forte de estômago), pagando um pouquinho mais nos restaurantes “mais centrais” come-se, digamos, um pouco melhor… De qualquer forma, vale a experiência de comer a comida local, junto dos locais.
Mesmo que não seja pra comer, não deixe de ir ao Mercado Municipal pra absorver um pouco da cultura local e ver o intenso comercio existente naquele lugar, é bastante interessante.
Como fui roubado em Lima, acabei perdendo muito tempo tentando resolver minha situação no consulado brasileiro de Cusco, infelizmente não pude conhecer direito a antiga capital Inca. ainda adiantei em 2 dias a passagem pela cidade, o que me fez deixar de conhecer alguns lugares importantes de Cusco. Nos dias que estive em Cusco perambulei bastante, mas minha programação foi por água a baixo por ter que correr atrás dos documentos que perdi em Lima.
Nós pulamos uma série de atrativos interessantes em Cusco, porque tivemos que correr atrás do prejuízo, mas quem for a Cusco não pode deixar de visitar as ruínas Incas que ficam na cidade como Sacsayhuamán, Tambomachay, Q’enqo e PukaPukara.
Já que não conheci várias coisas de Cusco, tenho um grande motivo pra voltar, não é mesmo?! E já passou da hora!!!
Como nossa passagem por Cusco foi prejudicada pelo roubo que sofri no Peru, o post ficou meio debilitado, sendo assim indico o post super completo de nossos amigos do blog Viajando na Janela, onde eles detalham com muito mais precisão a experiência na cidade.
Compramos a passagem pra Puno, mas antes de ir embora pro sul do Peru, ainda restava o filé mignon da viagem, um dos lugares mais desejados do mundo, o tão sonhado Machu Picchu. Confira o post que fizemos sobre o ícone peruano para saber como foi a experiência de visitar o Machu Picchu.
UTILIZE OS NOSSOS PARCEIROS E AJUDE NOSSO BLOG:
– ENCONTRE E RESERVE SUA HOSPEDAGEM EM CUSCO, OU EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO, ATRAVÉS DO BOOKING.COM. VOCÊ NÃO PAGA NEM UM CENTAVO A MAIS E AINDA AJUDA O BLOG! LEMBRANDO QUE A MAIORIA DAS RESERVAS FEITAS ATRAVÉS DO BOOKING.COM PODEM SER CANCELADAS.
– CONTRATE SEU SEGURO VIAGEM ATRAVÉS DA NOSSA PARCEIRA REAL SEGURO, ALÉM DE ESTAR AJUDANDO A MANTER O DMEC, VOCÊ VAI ENCONTRAR O MELHOR PREÇO, POIS A REAL SEGURO FAZ COTAÇÕES COM AS MELHORES SEGURADORAS DO MERCADO!
– ESTÁ PENSANDO EM ALUGAR UM CARRO!? CONSIGA O MELHOR PREÇO CONSULTANDO AS MELHORES LOCADORAS ATRAVÉS DA RENTCARS.COM. ALÉM DE ECONOMIZAR , VOCÊ PODE PAGAR EM ATÉ 12X, SEM IOF E O MELHOR, VOCÊ AJUDA O BLOG E NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO!https://www.demochilaecaneca.com.br/centro-historico-de-lima/
MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PERU.
+ Museu da Inquisição de Lima, uma terrível lembrança de uma época sombria.
+ Saiba o que conhecer em Lima.
+ Centro Histórico de Lima e os principais atrativos.
+ Miraflores, o bairro mais chique do mundo.
Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
No Equador nós usamos a hastag #dmecnoEquador
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais
View Comments
Cusco é tão rica culturalmente e um cidade deliciosa para quem gosta de fotografar, né? Infelizmente fiquei pouco tempo: meio dia antes de ir a Machu Picchu e outra metade no retorno, mas como vocês disseram, é um motivo para retorna.
Não cheguei a ir ao mercado, mas gostei de visitar na Av. del sol uma associação de tecelões, que tem uma exibição de foto de todo o processo e um tecelão trabalhando 'para turista ver'. Sinto por seu problema em Lima, cidade de que gostei muito.
Abraços!
De fato, Cusco tem muita coisa pra ver e nós não conseguimos aproveitar! Já passou da hora de voltar! Quanto a Lima, realmente gostei da cidade, mas imprevistos acontecem... :)