Em nossa última passagem pelo Chile alugamos um carro para explorarmos um pouco da redondeza de Santiago. Um dos lugares que visitamos foi o incrível Embalse el Yeso, na região do Cajón del Maipo. Foi uma experiência incrível, onde conhecemos um dos lugares mais bonitos que já estivemos. Confira:
Embalse el Yeso – Cajón del Maipo
Antes de mais nada a primeira coisa que temos que esclarecer é a diferença entre Cajón del Maipo e Embalse el Yeso, que muita gente pensa que é a mesma coisa, inclusive nós, antes de visitarmos o lugar.

O Cajón del Maipo é uma região localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, na região metropolitana da capital chilena. Está a cerca de 65 km de Santiago e engloba uma série de rios, montanhas, vulcões, lagos, águas termais, cachoeiras e muito mais.

Antes nós achávamos que o Cajón del Maipo era apenas a grande lagoa do Embalse el Yeso e pensávamos que tudo era a mesma coisa. Depois descobrimos que o Cajón del Maipo é toda uma região e é muito maior do que imaginávamos.
A região possui muuuitos atrativos interessantes além do Embalse el Yeso e se soubéssemos antes, teríamos dado um jeito de conhecer melhor a região.
Embalse el Yeso
E o Embalse el Yeso? Bom, o Embalse el Yeso é uma grande represa de água no rio Yeso, um dos principais afluentes do rio Maipo, o principal rio da região.

Este reservatório contém mais de 250 milhões de metros cúbicos de água e é responsável por cerca de 70% da água potável de Santiago. Foi construído em 1953 para abastecer a capital chilena e nos últimos tempos se tornou um dos atrativos turísticos mais desejados da região de Santiago.

O local é um verdadeiro paraíso e sem duvidas é um dos lugares mais impressionantes que já vimos!
Nós visitamos o Embalse el Yeso com um carro alugado e tivemos a oportunidade de fazer o passeio pela por conta própria! Foi uma experiência bem interessante!
Como foi visitar o Embalse el Yeso com carro alugado?
Nós estávamos meio receosos em enfrentar a estrada que vai ao Embalse el Yeso, pois muita gente diz que é uma estrada bem perigosa.

Conversamos com amigos chilenos e eles nos disseram que não era tão perigosa assim e que fora da época de neve é tranquilo.
Um deles nos disse inclusive que seu pai ia todo final de semana pra lá com uma “Brasília velha” o que foi o suficiente pra nos convencer. Nem sabia que a Brasília foi vendida no Chile e fomos até olhar no google pra comprovar… e foi mesmo. Nós não fomos com uma Brasília, mas fomos com um carro popular 1,3 alugado e foi super tranquilo!
Além da visita ao Cajon del Maipo, também aproveitamos o carro para visitar Valparaíso e Viña del Mar e achamos que o custo beneficio valeu a pena e foi bem proveitoso.
ALUGUEL DE CARRO: Se for alugar um carro para ir ao Cajón del Maipo, contrate aqui.
O trajeto
Partindo de Santiago, após aproximadamente 50 km chega-se ao vilarejo de San José del Maipo, porta de entrada para o Cajón del Maipo!
Neste lugar há pousadas, restaurantes, lanchonetes e recantos, onde é possível praticar caminhadas, fazer tirolesa, rafting e diversas outras atividades.

Na ida nós passamos pela região rapidamente e só paramos em um lugar pra comer uma empanada.
Paramos em um lugar muito legal que funcionava como hostel e agência de turismo e nos deu uma boa vontade de ficar ali porque pareceu ser bem interessante.
Túnel del Tinoco
O primeiro atrativo que paramos para conhecer pelo caminho foi o Túnel del Tinoco. Este túnel foi passagem de trens entre 1914 até 1980 e hoje está abandonado. É ponto de parada inclusive das agências de turismo que vão a região.

O local é cheio de histórias, sendo que a mais famosa é sobre Willy, um rapaz de 18 anos que se suicidou em seu interior devido à uma desilusão amorosa. No local há um memorial para Willy e muita gente faz pedidos a ele e quando realizados levam presentes.
Na frente do túnel há inúmeros objetos deixados em um memorial feito em sua homenagem. Segundo uma lenda popular, contam que este jovem se comunica através do vento e por isso muitas pessoas levam cata-ventos pra se comunicar com ele e para presenteá-lo.

É possível atravessar o túnel, que é totalmente escuro e frio! Há relatos de pessoas que dizem ouvir ruídos e murmúrios no interior do túnel. Também há relatos de pessoas que dizem ver vultos. Nós não atravessamos, portanto não vimos nenhum fenômeno paranormal.
Las Cascaras
A segunda parada foi no Las Cascaras, o antigo alojamento e refúgio dos obreiros que construíram a represa. O local também foi uma base militar tempos depois, mas assim como o antigo túnel, nos dias de hoje está totalmente abandonado.

Como fomos em uma época fora da temporada de neve, a vista das geleiras no alto das montanhas foi o que mais nos chamou a atenção ali nos Cascaras.
As edificações mais próximas à estrada são usadas pra tirar fotos e tals, já as mais distantes servem como banheiros pra galerinha que tá visitando a região…

É um lugar pra tirar umas fotos ficar uns 2 minutos e seguir o trajeto, não tem nada de mais. Certamente não é uma atrativo tão importante, nem tão belo.
O impressionante Embalse el Yeso
Depois de alguns quilômetros em meio à paisagens incríveis, montanhas e caminhões, enfim chegamos ao Embalse el Yeso.

Logo na chegada o imenso lago de coloração incrivelmente azul impressiona! Este lago é gigantesco e suas águas mudam de cores conforme condições climáticas, as vezes fica esverdeado, as vezes fica azulado.

A vantagem de ter feito o passeio por conta própria é que na época deu pra parar em qualquer lugar que fosse possível e assim deu pra curtir o lugar com bastante tranquilidade.

Atualmente não é permitido parar na estrada que margeia a represa, mas na época paramos em cada lugar onde era possível. A cada parada apreciamos a beleza do local boquiabertos. É um lugar realmente lindo e não importa o que relatemos aqui, ou que fotos sejam postadas, o lugar é realmente indescritível e só vendo pra entender tamanha beleza.

Fomos até as margens do lago, em um local conhecido como prainha. Neste local, pelo que percebemos é onde os chilenos se divertem e passam seus finais de semana. Percebemos inclusive que há bastante embalagens de bebidas, como garrafas e latas no chão, uma pena… É um lugar realmente muito lindo!

Ficamos ali na prainha um tempão e só voltamos pra casa no final da tarde. Cogitamos seguir em frente pra tentar achar as aguas termais, mas como já estava ficando tarde desistimos.

Quando voltamos já não tinha mais nenhuma agência, mas ainda tinham alguns visitantes que estavam com carros próprios, a principio pareciam chilenos mesmo.
San José del Maipo
Pra finalizar o tour ainda demos uma passadinha em San José del Maipo, onde conhecemos seu charmoso e pequeno centro histórico.

San José del Maipo tem cerca de 20 mil habitantes e tem a mineração como principal atividade econômica. A cidade foi muito importante no século XIX, quando San Martin lutava pela independência dos países da região.

Uma das características da cidade é a pureza de seu ar e por este motivo muitas clinicas para tratamento de pessoas com problemas respiratórios foram criadas na região.
Depois de uma breve visita à cidade, retornamos para a capital Chilena.
Como é a estrada que vai até o Embalse el Yeso? Perigosa demais?
A pergunta que não quer calar é: e a estrada que vai até o Embalse el Yeso!? É perigosa mesmo!?
Tá aí uma questão fundamental para quem pretende conhecer o Embalse el Yeso por conta própria: a estrada de acesso! Vamos relatar nossa experiência, baseado em nossa viagem.
A estrada que vai até o Cajon del Maipo é boa até sua entrada, no vilarejo de San Jose del Maipo. Só asfalto, bem bom!

Alguns quilômetros adiante do vilarejo de San Jose del Maipo a estrada de asfalta acaba e se torna uma estrada de saibro, de chão batido! No inicio são curvas suaves, mas logo a estrada se torna mais sinuosa.

É preciso ressaltar que em alguns trechos a estrada é bem estreita e só passa um veículo por vez! É o caso do entorno do lago da represa, quando a estrada é bem estreita. Se estiver vindo um carro em sentido oposto é bem complicado mesmo.

O maior problema que observamos é que há caminhões de uma mineradora transitando pela via, ou seja, se você estiver trafegando e os caminhões estiverem vindo você terá que arranjar um lugar pra encostar pra que os caminhões passem! Pior, não há muitos lugares para parar!
Caminhões e estrada com passagem para apenas um carro
Nós cruzamos com os caminhões e encostamos em um espaço a beira do precipício, o motorista do caminhão fazia sinal pra gente ir mais pra trás, mas olhando pelo retrovisor tínhamos a impressão que já estávamos no limite (ao lado da represa)…

Depois de algum tempo indo pra trás, centímetro por centímetro, o caminhão passou tirando fino do carro. Ao passar ele bateu com caçamba nas pedras da montanha que ficava do outro lado. Susto!!! Vai que despenca tudo por ali! Nada aconteceu!
Ao passar o caminhoneiro avisou que tinham mais 6 caminhões vindo. Desci do carro e fui olhar pra ver a situação e vi que realmente era possível ir mais uns 50 cm pra trás, com segurança. Fiz isso e então esperamos os outros caminhões passar. O último caminhoneiro deu sinal avisando que era o último e assim seguimos viagem!
Resumindo há trechos estreitos onde só um carro passar por vez, na estrada não há muitos espaços para os carros pararem, há trechos mais íngremes e além de tudo isso há caminhões de mineradoras pra lá e pra cá, além de outros veículos menores.

Então esteja ciente de que a estrada não é tão tranquila assim, embora também não seja tão perigosa quanto dizem! O problema mesmo são os demais veículos e principalmente os caminhões que transitam por ela.
Agora a situação muda completamente quando o lugar está com neve. Neste caso, com certeza não recomendamos ir por conta própria, de jeito nenhum!!!
Na neve nem pensar!
Como citamos acima a estrada é apertada e possui vários trechos sinuosos e alguns trechos íngremes! Em caso de estar nevando, ou até mesmo chovendo a estrada não será tão tranquila como em nossa experiência e certamente será muito mais perigosa!
Não me imagino dando ré ao lado do penhasco com neve para deixar os caminhões passar, aliás como brasileiro não me imagino nem dirigindo na neve, principalmente ao lado de um penhasco!
Vale a pena ir com carro alugado, ou é melhor contratar agência?
A diferença em ir por conta própria e com agências se baseia nos custos e na liberdade de aproveitar o lugar com mais tempo, entretanto a comodidade e segurança de ir com uma agência pode ser um bom custo benefício.

No nosso caso, em 2 pessoas, os custos foram menores do que se tivéssemos contratado um tour. Tivemos mais liberdade para parar em qualquer lugar e ficamos o tempo que deu na telha. Porém desde que ocorreu um acidente fatal no Embalse el Yeso o local ficou fechado por algum tempo e depois que foi reaberto passou a ter restrições de paradas ao longo da estrada ao lado da lagoa.
Com agência não é preciso se preocupar com a estrada (pelo menos em dirigir na estrada), há um guia que sabe onde estão os principais pontos de interesse, há tours que vão a outros atrativos e além disso a maioria dos tours proporcionam uma refeição em pleno Embase el Yeso, o que é legal e bem fotogênico.
Nossa opinião sincera é se você dirige muito bem e tem muita segurança e controle na direção pode até ir de carro no verão, em dias ensolarados. Já se você dirige mais ou menos prefira uma agência, independente do dia! Se estiver nevando, mesmo que você dirija muito bem, prefira uma agência!
Você pode encontrar várias opções de passeios com agências aqui. São vários roteiros e experiências diferentes.
Acidente no Embase el Yeso e mudanças para visitação
Em junho de 2019 ocorreu um terrível acidente com desmoronamento de rochas que culminou com a morte de 2 crianças de nacionalidade brasileira. Segundo informações as crianças estavam brincando em uma área proibida para turistas. Pior, esta família estava fazendo o passeio com uma agência e a própria agência os levou ao lugar não permitido. Eis aí um motivo óbvio para você escolher uma boa agência se for contratar uma.
A partir deste terrível acidente, a visita ao Embalse el Yeso foi suspensa e o local permaneceu fechado para visitações até o inicio de 2020, quando foi reaberto com algumas restrições.
Após sua reabertura, no dia 7 de janeiro de 2020, o acesso de veículos foi permitido, porém foi proibida a circulação de pedestres desde o quilometro 21,7 até o quilometro 30,02.
Desde então há um espaço logo na entrada da represa, onde é possível estacionar o carro. Além disso, neste espaço também construíram um mirante, banheiros e uma lanchonete.
Então não é mais permitido descer do carro na estrada que margeia o lago da represa. Só é possível parar e descer do carro no mirante logo na entrada da represa e na prainha, onde é possível ficar junto à margem do lago.
SEGURO VIAGEM: Não viaje para o Chile sem SEGURO VIAGEM, contrate agora e viaje mais tranquilo.
Quando ir ao Embase el Yeso
A visita ao Embase el Yeso tem 2 momentos distintos que mudam completamente a imagem e as características do local!
Quando neva as montanhas ficam todas branquinhas e causam um efeito visual incrivelmente lindo! Já sem neve o Embalse el Yeso também fica lindo, porém o cenário é bem distinto, com montanhas áridas e paisagem meio desértica.

Certamente a melhor época para ir por conta própria é no verão, em dias ensolarados, mas vale ressaltar que nesta época o local é muito frequentado pelos chilenos nos finais de semana.
No inverno, por sua vez a paisagem fica ainda mais bela com todas as montanhas cobertas por neve, fazendo um espelhamento lindo nas águas. Porém, como já foi dito acima, não recomendamos a visita no inverno por conta própria e pra ser bem franco, no inverno extremo, que acontece nos meses de julho e agosto, é preciso ter bastante atenção até mesmo se for contratar agências.
Prefira uma agência renomada e com boas recomendações! Leve em consideração também que quando há muita neve, dependendo das condições o passeio pode ser cancelado.
Hospedagem
Você tem a opção de se hospedar em Santiago e fazer um bate e volta até o Cajon del Maipo, ou tem a opção de se hospedar na cidadezinha de San José del Maipo e desfrutar das atrações do Cajón del Maipo com mais calma.
Antes de visitarmos a região nem imaginávamos que era possível se hospedar na região. Talvez se soubéssemos antes teríamos feito isso, quem sabe…
De qualquer forma, deixamos aqui uma lista com opções de hospedagens em ambos os lugares.
PLANEJE SUA VIAGEM!
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem no Chile, através do Booking.com. Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e da Get Your Guide.
CARRO ALUGADO: Alugue um carro para ir até o Embalse del Yeso! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Gostou deste post sobre o Embalse el Yeso?
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar e em nosso canal do Youtube.
Se tiver mais alguma dica sobre a visita ao Embalse el Yeso deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE SANTIAGO:
+ Sky Costanera e o pôr do sol a partir do mirante mais alto da América Latina.
+ Museu da Memória e dos Direitos Humanos.
+ Troca de Guarda no Palácio de la Moneda.
+ Como é visitar o Mercado Central de Santiago.
+ Londres 38 – Museu e Casa da Memória – A “Casa do Terror” da ditadura militar do Chile.