Você sabia que o acesso ao litoral do Paraná pode ser feito por uma das mais belas estradas do país? E você sabia que além de ser muito bela esta estrada é cheia de história? Conheça agora a Estrada da Graciosa!
A Estrada da Graciosa (PR-410) começou a ser construída no mesmo ano ano da emancipação da Província do Paraná, em 1854.
Foi inaugurada em 1873, sendo considerada uma das mais importantes estradas do país por muito tempo. A Graciosa foi a primeira via carroçável do Paraná.
A estrada foi construída aproveitando trechos de um dos 5 antigos caminhos coloniais (Graciosa, Itupava, Arraial, Picada dos Ambrosios e Cubatão) que ligavam o litoral do estado com o primeiro planalto paranaense e interior do estado.
Embora os primeiros registros oficiais do Caminho da Graciosa sejam datados de 1721, o caminho já era amplamente utilizado por indígenas muito antes de alguém pensar em construir uma estrada por ali.
Os indígenas que habitavam a região utilizavam este caminho pra descer ao litoral em determinadas épocas e também faziam o caminho inverso em busca do pinhão das araucárias do primeiro planalto, local onde mais tarde seria fundada a localidade chamada de “terra de muitos pinheiros”, mais conhecida como Curitiba.
Depois dos indígenas, chegaram os portugueses, os jesuítas, os tropeiros, os mineradores e até mesmo o imperador Dom Pedro II já chegou a passar por ali.
A Estrada da Graciosa foi o único acesso ao litoral paranaense, até que em 1969 foi construída a BR-277.
Durante muitos anos também foi a única estrada pavimentada do estado e teve papel fundamental no desenvolvimento da economia do Paraná. A Graciosa foi amplamente utilizada para escoar a produção de erva-mate, café e madeira, que chegavam de várias partes do estado, até os portos de Paranaguá e Antonina.
Aproveite também pra se inscrever no nosso canal.
>>>LEIA TAMBÉM:
+ Passeio de trem de Morretes a Curitiba. Saiba como é o “Trem do pôr do sol”.
+ O que fazer em Superagui, paraíso isolado no litoral do Paraná.
Mas não é só pela história que a Estrada da Graciosa atrai milhares de turistas. A estrada está inserida em uma área considerada como o maior trecho preservado de Mata Atlântica do Brasil!
Por tamanha importância, a região foi tombada por diversos órgãos e é reconhecida pela UNESCO, que em 1992 concedeu à região o título de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Ao longo da bucólica e sinuosa estrada o visitante ficará encantado com a exuberância da flora e fauna. São cerca de 30 km entre a remanescente Floresta Atlântica.
O belo Portal com arquitetura característica das Missões Jesuítas representa parte da história do antigo caminho e marca o início da Estrada da Graciosa.
Embora seja porta de entrada para a Graciosa, este portal não fica no trajeto original da estrada. Foi construído neste local para facilitar o acesso através da Br-116.
O caminho original é acessado através do município de Quatro Barras.
Parada obrigatória para fotografias, a beleza e história do Portal é complementada com a presença ilustre de uma bela Araucária, árvore considerada como um dos símbolos do estado do Paraná.
Segundo diz a lenda, esta árvore teria sido a responsável por dar sombra em um descanso da caravana do Imperador Dom Pedro II.
Dentre todos os atrativo existentes ao longo do caminho, a exuberância encontrada na Floresta de Mata Atlântica destaca-se por tamanha beleza!
Vale ressaltar mais uma vez que a Estrada da Graciosa fica em meio a Serra da Graciosa, no trecho de Mata Atlântica mais preservado do Brasil então aproveite cada centímetro desta beleza natural!
Além da exuberante Mata Atlântica, que se estende por todo o caminho, no período da floração das Hortênsias, a Estrada da Graciosa fica ainda mais bonita.
São centenas de pés de hortênsias ao longo da estrada e o passeio se torne inesquecível!
Normalmente a época de floração das Hortênsias acontece na primavera e dura até meados do verão (de novembro à fevereiro).
Não pense que você simplesmente vai percorrer a estrada e ficar observando toda sua beleza de dentro do carro.
A Estrada da Graciosa possui 6 Recantos que disponibilizam ao visitante: lanches e produtos regionais.
É possível comprar e degustar de produtos como cachaças, balas de banana, coxinha de aipim, pamonha, pastel etc.
Em alguns recantos há mirantes com visuais incríveis (em dias de céu limpo); rios e cachoeiras; além de churrasqueiras (em apenas alguns recantos) e banheiros .
Cada recanto possui sua própria característica embora todos possuam pontos em comum como lanchonetes e banheiros.
Vamos tentar resumir um pouco sobre cada um dos recantos existentes na Graciosa:
É o primeiro recanto sentido litoral. Neste recanto existe um mirante natural com uma vista incrível das baías de Antonina e Paranaguá.
Deste mirante também é possível avistar o Pico do Paraná, a maior montanha do sul do Brasil.
Em minha opinião este é um dos mais belos visuais que a estrada proporciona, não deixe de parar aí, mesmo que demore um pouco pra arranjar uma vaga no pequeno estacionamento.
No local há quiosque/lanchonete, banheiros, churrasqueiras.
Neste recanto existe um riacho, o Rio Cascata. É possível se refrescar em uma pequena cascata.
Neste recanto há churrasqueiras e banheiros, mas não a quiosque/lanchonete.
Este recanto fica ao lado de um penhasco e daí seu nome. Tem a vista para o conjunto Marumbi, além do próprio penhasco e uma ponte de pedra centenária.
Neste recanto há quiosque/lanchonete, banheiros e churrasqueiras.
Não poderia ser diferente e como o nome diz este recanto possui uma bela vista (ah vá!)…
De lá é possível visualizar um pedacinho de Paranaguá, além de ser o melhor lugar da estrada pra ver o imponente e lendário Pico do Marumbi (berço do montanhismo no Brasil).
Neste Recanto existe uma trilha que seria um trecho original do antigo caminho, antes de ser construída a estrada.
É um bom lugar pra sentar e apreciar o trânsito nas curvas da Graciosa.
Este é um dos recantos mais disputados, pois possui mais churrasqueiras, tem mais vagas de estacionamento e fica ao lado do rio Mãe Catira, onde as pessoas costumam se banhar.
É possível entrar em várias partes do rio e o local se torna uma espécie de prainha.
No local há restaurante e quiosques/lanchonetes, além de banheiros e dezenas de churrasqueiras.
Além dos Recantos citados acima, ainda existem alguns recantos particulares e pousadas, onde o visitante pode pagar uma taxa para passar o dia no local com mais tranquilidade, usufruindo da estrutura dos locais.
Porto de Cima fica a alguns quilômetros após o trevo que dá acesso às cidades de Antonina ou Morretes. Mais especificamente na estrada que dá acesso a cidade de Morretes (PR-411).
A PR-411 já não faz mais parte da Estrada da Graciosa (que segue para Antonina), embora seja o sentido mais acessado por 95% das pessoas que descem pela Estrada da Graciosa (e todo mundo acha que ainda está na Graciosa).
Porto de Cima é um dos destinos mais populares de Morretes e no verão costuma ficar completamente lotado de pessoas que aproveitam o Rio Nhundiaquara.
No trecho mais popular existe uma ponte onde algumas pessoas saltam no rio. Não tente fazer isso, pois é preciso saber onde pular, já que por poucos metros a profundidade do rio muda radicalmente.
Se você quiser pode desfrutar das águas geladas do Rio Nhundiaquara… sem pular da ponte, por favor!!! Neste local há uma praia fluvial com fundo de pedras.
Outra atividade bastante popular praticada nesta região do Rio Nhundiaquara, é o Boia Cross, ou seja descer as águas do rio em uma boia gigante!
Em Porto de Cima é possível chegar à várias cachoeiras e também é o local de acesso para o Pico do Marumbi.
Além disso, é em Porto de Cima que termina a trilha do Caminho do Itupava, um dos 5 caminhos coloniais, assim como a antiga Graciosa…
A histórica Estrada da Graciosa atualmente é considerada como um dos principais pontos turísticos do estado do Paraná, sendo um dos passeios mais agradáveis nas proximidades de Curitiba.
Atualmente além de ser apreciada pelos turistas é bastante utilizada por pessoas que querem desviar do pedágio caríssimo cobrado na Br-277 (um dos mais caros do Brasil).
Ao longo do principal trecho da Estrada da Graciosa não há opções de hospedagens e também não é permitido acampar nos recantos, porém à partir do trecho final da estrada, já há algumas opções de recantos particulares que, em sua grande maioria, disponibilizam camping, chalés, etc.
Mais adiante, já na PR-411 que dá acesso a Morretes, há várias pousadas. Se preferir é possível se hospedar em Morretes mesmo, que fica a poucos quilômetros da Graciosa.
Deixamos aqui uma lista com as opções de hospedagem em Morretes:
A entrada principal da Estrada da Graciosa fica localizada na saída número 59 (km 59) da BR-116. Fica a cerca de 40 km da cidade de Curitiba.
O acesso é feito tanto para quem vem de São Paulo, como para quem vem de Curitiba.
Quem vem de Curitiba deve ficar atento, pois existe uma placa indicando “Estrada da Graciosa” alguns quilômetros antes (ao lado de uma borracharia), mas esta não é a entrada principal e sim uma entrada que liga a BR-116 a um trecho original da Estrada da Graciosa.
O inicio do trecho mais turístico, onde está o Portal de Entrada e tudo mais, é exatamente na saída 59.
– No verão, se você pretende usar as churrasqueiras, chegue muito cedo (nos finais de semana e feriados) pois 8h já é comum todas as churrasqueiras estarem ocupadas.
– Em dias nublados a visibilidade dos atrativos pode ficar comprometida, portanto se possível escolha um dia bem ensolarado.
– As churrasqueiras são gratuitas e quem chegar primeiro tem o direito de usá-las. Leve seu próprio carvão, grelha, espetos e não esqueça a carne!
– Leve protetor solar, papel higiênico e repelente.
– Não deixe de conhecer as cidades de Morretes e Antonina.
– Se tiver um carro alto, ou gostar de cidades sem muitos turistas, estique até a cidade de Guaraqueçaba.
– Não deixe de provar o prato típico da região, o Barreado.
– Se tiver disponibilidade de tempo prefira dias ensolarados e se quiser ficar bem tranquilo (sem muito trânsito) evite os finais de semana.
– Durante todo o percurso existem várias lanchonetes e a partir das proximidades do trevo Antonina – Morretes existem diversos restaurantes.
– Retire todo seu lixo e coloque nas lixeiras, cuide do lugar e não seja porco (e isso vale pra qualquer lugar)!!!
– Muito cuidado com os rios em dias de chuva. É muito comum acontecer o fenômeno Cabeça d’água. Se perceber que está chovendo na serra saia da água imediatamente!
– Você pode descer a Serra da Graciosa de Bicicleta, aliás muitas pessoas fazem isso, então mesmo se você estiver de carro vai perceber isso. Respeite os ciclistas!
– Durante a noite é comum a estrada estar tapada por fortes nevoeiros (as vezes também há nevoeiros durante o dia).
– Vá sem pressa e aproveite a beleza da estrada, lembre-se que a maioria das pessoas que estão trafegando pela Estrada da Graciosa, estão lá justamente pra aproveitar e curtir a estrada! Se tiver pressa pra chegar, utilize a BR-277, onde o limite de velocidade é de 110 km.
– A Estrada da Graciosa é bastante sinuosa, com curvas bastante fechadas e calçamento de paralelepípedos em diversas partes. Em dias de chuva, ou neblina a estrada fica bastante escorregadia, dirija devagar e fique alerta!
– Ao longo do caminho são poucos os pontos que permitem ultrapassagem e em alguns trechos só passa um carro por vez (ou indo, ou vindo), fique atento.
PLANEJE SUA VIAGEM!
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Get Your Guide.
CARRO: Alugue um carro para ir até a Estrada da Graciosa! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.
Se tiver mais alguma dica sobre a Graciosa e região deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARANÁ:
+ 9 cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba.
+ Recanto Saltinho – Cachoeira, camping e natureza a 80 km de Curitiba.
+ 9 Atrações imperdíveis e gratuitas no Natal de Curitiba.
+ Gírias curitibanas que você deve conhecer antes de visitar a cidade.
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais
View Comments
Que estrada LINDA!! Não conhecia e estou aqui marcando no mapa para conhecer! Fiquei encantada com o verde e as hortênsias, é claro.
Obrigada por me apresentar a um lugar novo e tão pertinho da gente ;)
Vocês vão adorar Gabi! É uma estrada muito linda...
Adoramos road trip e não conhecíamos essa estrada. Ficamos com bastante vontade de percorrê-la, a vista parece incrível. Parabéns pelo post e pelas fotos. Abraços, Cristina e Renato.
Tenho certeza que vocês vão gostar! ;)
morro de vontade de conhecer esse lugar Ita, eu vi os snaps do Pra ver no Mundo e fiquei encantada, as fotos estão maravilhosas! Abraços :D
Quando vier nos visitar já sabemos onde vamos te levar, rsrsr!
Que lugar incrível!!! Gostei de saber que muitas pessoas descem de bike, deve ser muito legal!!! Só espero que pra subir tenha uma caroninha! ;) Lindas fotos.
Haha, Na verdade o pessoal costuma voltar de ônibus (com suas bikes) pela Viação Graciosa, vou até verificar direitinho pra colocar estas informações no post! ;)
Muito bom o post, muito bem estruturado e fácil de ler e obter informações.
Valeu a dica senhores de Mochila e Caneca!!
Obrigado Lucas! Que bom que você gostou! :)
Muito linda a estrada. As hortênsias são demais, me lembrou muito a estrada para Gramado.
Bjs!
As flores realmente lembram a estrada de Gramado. :)
Adorei! Não conhecia essa estrada, que lugar lindo ! Amo hortencias, ficam lindas na estrada. Obrigada pelas ótimas dicas. ;)
;)
O visual dessa estrada é muito top! Altas paisagens de tirar o fôlego!
Verdade Hélio, altos visuais! ;)
Que estrada linda!!! Não a conhecia e já fiquei com vontade de fazer um dia... Adorei!!!
Vai gostar Eliana! :)
Que graça de estrada! Amei as fotos e as dicas!
Clau
Que bom que gostou Claudia!