Você sabia que a bebida mais popular do Paraguai é uma bebida que, assim como o Chimarrão, tomado no sul do Brasil, é feita a partir da Erva-Mate!? E mais você sabia que no Paraguai é possível visitar uma fábrica de Erva-Mate e conhecer todo o processo de produção da erva!? Neste post nós contamos como foi visitar a Selecta, uma das maiores e mais tradicionais fábricas de Erva-Mate do Paraguai. Confira:
Índice desta matéria
Se você for visitar o Paraguai, assim que chegar ao país irá perceber que quase todo mundo carrega uma garrafa térmica grande em baixo do braço.
Você vai ver que a todo momento eles colocam a água da garrafa em uma Guampa (que é um recipiente tipo uma “cuia”, ou um copo) e bebem o composto com uma espécie de canudo metálico!
Logo você vai se perguntar, o que tem dentro do recipiente? O que eles estão bebendo? A resposta é: tererê (ou tereré)!!! A bebida mais tradicional do Paraguai!
Feito a partir da Erva-Mate, uma erva utilizada pelos Guaranis que habitam a região há milhares de anos, o tererê, ao contrário do chimarrão, que é muito apreciado no sul do Brasil, é servido com água gelada!
Até por isso o tererê é tão popular no país, afinal de contas, o Paraguai costuma ter uma temperatura bem elevada, que pode ultrapassar 40º no verão! Haja tererê bem gelado!
A bebida tem como base a Erva-Mate, mas pode ganhar a adição de inúmeros ingredientes para os mais variados gostos e necessidades.
O tererê é tomado junto de ervas medicinais, frutas, folhas, sucos, enfim… A bebida pode ser tomada só como refresco, mas também pode ajudar a curar, ou precaver doenças.
Existem algumas teorias sobre a origem do tererê e a mais aceita se refere a Guerra do Chaco, quando as tropas paraguaias começaram a tomar mate frio, pois não acendiam fogueiras pra esquentar a água, a fim de não denunciarem suas posições.
Se for visitar o Paraguai, não deixe de provar as várias versões do Tererê. Nós gostamos muito de colocar menta, ou suco de laranja/ou limão.
É possível encontrar ervas que já possuem sabores, a Selecta, por exemplo, possui vários sabores.
Além do tererê, os paraguaios também tomam a Erva-Mate com água quente, assim como no Brasil. O “mate“, como é chamado no país, é tomado em uma “cuia” bem menor do que as utilizadas pelos brasileiros.
Agora que você já sabe um pouco sobre a Erva-Mate e o tererê! Quando for ao Paraguai não pode deixar de provar as várias versões da bebida.
E mais, você também poderá visitar uma fábrica de ervas e além de conhecer mais sobre a Erva-Mate também poderá ver de perto todo o processo de industrialização da erva. Nós visitamos a fábrica da Selecta e foi uma experiência bastante interessante.
+ O que fazer em Assunção, capital do Paraguai.
+ Encarnación, conheça uma das cidades mais legais do Paraguai.
+ O que fazer em Ciudad del Este, compras e muito mais.
Visitamos a fábrica da Selecta, que fica localizada no distrito de Bella Vista, no departamento de Itapuá.
A visita faz parte de um conjunto de atrativos da região, denominado Rota da Erva-Mate – “Ruta de la Yerba Mate“, onde o visitante pode explorar alguns lugares e conhecer um pouco mais sobre o cultivo da Erva-Mate.
Na fábrica da Selecta, um tour guiado percorre as instalações da empresa e o visitante pode conhecer todos os processos pelos quais a erva é submetida até ser distribuída para o consumo.
Começamos visitando a sede da fábrica, onde uma residência alemã do ano de 1950, marca também o ano de fundação da fábrica da Selecta. Até então, desde 1942, a família se dedicava apenas ao plantio da erva.
Por falar em alemã, vale mencionar que a região foi colonizada por alemães e tem bastante traços dos colonizadores por lá, inclusive festa do chope, que tinha acontecido dias antes da gente estar por lá.
>>> Encontre sua HOSPEDAGEM em Encarnación. Reserve agora e garanta o melhor preço.
Logo começamos a explorar as dependências da fábrica e percorremos todos os setores, conhecendo as várias etapas do processo.
Vimos os viveiros de mudas, onde começam a germinar as árvores da erva, logo ao lado vimos as mudas germinadas e por fim parte da plantação definitiva, que é pra onde as mudas são transportadas após atingirem 7 cm.
Na plantação a erva precisa de cerca de 4 anos de cuidados para que possa se desenvolver e começar a ser colhida.
O processo de produção consiste em várias etapas, dentre as quais podemos destacar o sapecado: quando logo após a colheita, as folhas passam por uma rápida exposição direta ao fogo, para que não venham a fermentar; o secado, onde a erva fica 24 horas com o intuito de reduzir a umidade; o canchado, quando a erva é triturada para facilitar o empacotamento; e o estacionamento, onde a erva obtém seu corpo e o sabor adequado.
No passeio nós conhecemos todos os setores onde acontecem estas etapas e também recebemos algumas explicações básicas sobre como se desenvolvem as etapas do processo.
Outra etapa do passeio nos mostra as ervas já embaladas em diferentes versões, destinadas a várias utilizações distintas e prontas para serem distribuídas.
A Selecta produz ervas pra consumo nacional e também ervas destinadas a vários países, inclusive para o Brasil.
Pra finalizar o passeio, a guia nos explica algumas curiosidades a mais, nos mostra as premiações recebidas pela fábrica e nos presenteia com algumas das ervas produzidas pela Selecta.
A visita a Fábrica da Selecta é um passeio bastante interessante, principalmente pra quem é fã dos produtos feitos a partir da Erva-Mate.
Este passeio pode ser incluído no roteiro de quem vai ao Paraguai para visitar as Missões Jesuítas de Jesus de Tavarangue e La Santisima Trinidad, que ficam a cerca de 20 km.
Além da visita pela fábrica o local possui uma reserva de cerca de 173 hectares, onde o visitante pode percorrer uma trilha de 5 km em meio a mata. Nesta trilha é possível observar nascentes, árvores de grande portes e animais silvestres. Nós não fizemos este passeio, mas fica a dica pra quem estiver com tempo sobrando na região.
Mais informações: http://www.selecta.com.py/ Fone: (595-767) 240 247 Celular 0982-700 116
Valor do Ingresso:
Visitantes estrangeiros: 25.000 Guaranis (cerca de R$16,00) – Visitantes nacionais 5.000 Guaranis.
Horário:
De Segunda a Sexta Feira: das 7h às 11h30 e das 13h30 até às 17h. Finais de semana e feriados visitadas com reservas.
O DMEC visitou o Paraguai e a Fábrica da Selecta a convite da Secretaria de Turismo do Paraguai – SENATUR.
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
– Encontre e reserve sua hospedagem no Paraguai, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com – Você não paga nem um centavo a mais, além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
– Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossas parceiras Seguros Promo ou Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! Ambas possuem comparadores e fazem cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
– Encontre e reserve sua hospedagem através do AirBnb. Se você ainda não tem cadastro no AirBnb, cadastre-se e receba R$179,00 de desconto para gastar em sua primeira viagem.
– Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através do Touron – (atrativos nacionais) e Get Your Guide. (atrativos internacionais).
– Alugue um carro! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARAGUAI:
+ Conheça Assunção – capital do Paraguai e mãe das cidades.
+ Roteiro de 7 dias percorrendo o Paraguai.
+ Mercado 4 de Assunção – um mergulho na cultura local.
+ Conheça os Saltos del Monday em Ciudad del Este.
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.
Se tiver mais alguma dica sobre o Paraguai deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais
View Comments
gente que máximo!! um lugar que eu com certeza vou visitar quando for!! adorei!! nem sabia que era possivel visitar
É uma visita muito legal, principalmente para os que gostam de chimarrão, ou tererê. :)
Muito legal essa visita à fábrica de erva mate... Sou de Campo Grande MS e lá falamos TERERÉ, o TERERÊ que conhecemos são as trancinhas de cabelo hahahah! Adorei o post!!
Ahh sim, a pronuncia varia um pouco dependendo da região. Aqui no sul falamos tererê para os 2, tanto para a bebida, como para a trança... Já no Paraguai, a pronuncia é Tererê (apesar da escrita ser Tereré) :) De qualquer forma a bebida é a mesma, hehe.
Não tenho maturidade para visitar um lugar desses. Sou completamente viciada só no cheiro de erva-mate hahaha
HAhaha, você iria adorar Jessica! <3
Que legal essa visita. O mate tambem eh muito popular na Argentina. Amoooo terere :)
Isso Giulia, o mate é muito popular na Argentina também! Nós também adoramos o tererê! :)
Achei sensacionais as informações contidas neste texto. Não sabia sobre a água fria ou a versão aceita para esta, digamos, originalidade! Que interessante! Tipo de lugar que me deixaria feliz visitando. Eu não gosto muito de mate ou chimarrão - já tentei muito, pois gosto de chás, mas acho que se visitar o Paraguai vou tentar o Tererê com menta! Quem sabe não eduque meu paladar! Adorei esta sugestão de visita!
Demais, que bom que gostou Analuisa. Confesso que também não gosto do Chimarrão, não pelo sabor e sim porque é servido quente... Odeio qualquer coisa quente. Já o tererê gelado é mais minha praia, hehe. Com menta e suco de laranja foram os que mais gostei.
Amo mi querido Paraguay Mate y terere 100% nuestro
A nosostros igual nos encanta! Saludos desde Brasil!