América do Sul

Visitando a fábrica de Erva-Mate Selecta, no Paraguai.

Você sabia que a bebida mais popular do Paraguai é uma bebida que, assim como o Chimarrão, tomado no sul do Brasil, é feita a partir da Erva-Mate!? E mais você sabia que no Paraguai é possível visitar uma fábrica de Erva-Mate e conhecer todo o processo de produção da erva!? Neste post nós contamos como foi visitar a Selecta, uma das maiores e mais tradicionais fábricas de Erva-Mate do Paraguai. Confira:

O TERERÊ E A ERVA-MATE NO PARAGUAI 

Se você for visitar o Paraguai, assim que chegar ao país irá perceber que quase todo mundo carrega uma garrafa térmica grande em baixo do braço.

Você vai ver que a todo momento eles colocam a água da garrafa em uma Guampa (que é um recipiente tipo uma “cuia”, ou um copo) e bebem o composto com uma espécie de canudo metálico!

Logo você vai se perguntar, o que tem dentro do recipiente? O que eles estão bebendo? A resposta é: tererê (ou tereré)!!! A bebida mais tradicional do Paraguai!

>>> Não viaje para o Paraguai sem SEGURO VIAGEM! Faça uma cotação com nossa parceira Seguros Promo e viaje mais tranquilo.

Tomando tererê na Plaza Uruguay, em Assunção.

Feito a partir da Erva-Mate, uma erva utilizada pelos Guaranis que habitam a região há milhares de anos, o tererê, ao contrário do chimarrão, que é muito apreciado no sul do Brasil, é servido com água gelada!

Até por isso o tererê é tão popular no país, afinal de contas, o Paraguai costuma ter uma temperatura bem elevada, que pode ultrapassar 40º no verão! Haja tererê bem gelado!

A Erva-Mate.

A bebida tem como base a Erva-Mate, mas pode ganhar a adição de inúmeros ingredientes para os mais variados gostos e necessidades.

O tererê é tomado junto de ervas medicinais, frutas, folhas, sucos, enfim… A bebida pode ser tomada só como refresco, mas também pode ajudar a curar, ou precaver doenças.

Mercado Público em Assunção – Tem tererê pra todos os tipos de gostos e necessidades.

Existem algumas teorias sobre a origem do tererê e a mais aceita se refere a Guerra do Chaco, quando as tropas paraguaias começaram a tomar mate frio, pois não acendiam fogueiras pra esquentar a água, a fim de não denunciarem suas posições.

Se for visitar o Paraguai, não deixe de provar as várias versões do Tererê. Nós gostamos muito de colocar menta, ou suco de laranja/ou limão.

É possível encontrar ervas que já possuem sabores, a Selecta, por exemplo, possui vários sabores.

Produtos Selecta. Foto: Divulgação.

Além do tererê, os paraguaios também tomam a Erva-Mate com água quente, assim como no Brasil. O “mate“, como é chamado no país, é tomado em uma “cuia” bem menor do que as utilizadas pelos brasileiros.

Agora que você já sabe um pouco sobre a Erva-Mate e o tererê! Quando for ao Paraguai não pode deixar de provar as várias versões da bebida.

E mais, você também poderá visitar uma fábrica de ervas e além de conhecer mais sobre a Erva-Mate também poderá ver de perto todo o processo de industrialização da erva. Nós visitamos a fábrica da Selecta e foi uma experiência bastante interessante.


>>> LEIA TAMBÉM:

O que fazer em Assunção, capital do Paraguai.
+ Encarnación, conheça uma das cidades mais legais do Paraguai.
+ O que fazer em Ciudad del Este, compras e muito mais. 


Como é visitar a Fábrica de Erva-Mate Selecta

Visitamos a fábrica da Selecta, que fica localizada no distrito de Bella Vista, no departamento de Itapuá.

A visita faz parte de um conjunto de atrativos da região, denominado Rota da Erva-Mate – “Ruta de la Yerba Mate, onde o visitante pode explorar alguns lugares e conhecer um pouco mais sobre o cultivo da Erva-Mate.

Visitando a fábrica da Selecta, no Paraguai.

Na fábrica da Selecta, um tour guiado percorre as instalações da empresa e o visitante pode conhecer todos os processos pelos quais a erva é submetida até ser distribuída para o consumo.

Começamos visitando a sede da fábrica, onde uma residência alemã do ano de 1950, marca também o ano de fundação da fábrica da Selecta.  Até então, desde 1942, a família se dedicava apenas ao plantio da erva.

Por falar em alemã, vale mencionar que a região foi colonizada por alemães e tem bastante traços dos colonizadores por lá, inclusive festa do chope, que tinha acontecido dias antes da gente estar por lá.

>>> Encontre sua HOSPEDAGEM em Encarnación. Reserve agora e garanta o melhor preço.

A antiga casa da Família fundadora da Selecta.

Logo começamos a explorar as dependências da fábrica e percorremos todos os setores, conhecendo as várias etapas do processo.

Vimos os viveiros de mudas, onde começam a germinar as árvores da erva, logo ao lado vimos as mudas germinadas e por fim parte da plantação definitiva, que é pra onde as mudas são transportadas após atingirem 7 cm.

Viveiro de mudas da Selecta.
Mudas quase prontas para o plantio.

Na plantação a erva precisa de cerca de 4 anos de cuidados para que possa se desenvolver e começar a ser colhida.

Plantação de Erva-Mate.

O processo de produção consiste em várias etapas, dentre as quais podemos destacar o sapecado: quando logo após a colheita, as folhas passam por uma rápida exposição direta ao fogo, para que não venham a fermentar; o secado, onde a erva fica 24 horas com o intuito de reduzir a umidade; o canchado, quando a erva é triturada  para facilitar o empacotamento; e o estacionamento, onde a erva obtém seu corpo e o sabor adequado.

Selecta.
Selecta.
Selecta.

No passeio nós conhecemos todos os setores onde acontecem estas etapas e também recebemos algumas explicações básicas sobre como se desenvolvem as etapas do processo.

Selecta.
Guia explicando o processo de produção da Erva-mate.

Outra etapa do passeio nos mostra as ervas já embaladas em diferentes versões, destinadas a várias utilizações distintas e prontas para serem distribuídas.

A Selecta produz ervas pra consumo nacional e também ervas destinadas a vários países, inclusive para o Brasil.

Tererê pronto pro consumo.
Países que compram a erva da Selecta.

Pra finalizar o passeio, a guia nos explica algumas curiosidades a mais, nos mostra as premiações recebidas pela fábrica e nos presenteia com algumas das ervas produzidas pela Selecta.

Regalos.

A visita a Fábrica da Selecta é um passeio bastante interessante, principalmente pra quem é fã dos produtos feitos a partir da Erva-Mate.

Este passeio pode ser incluído no roteiro de quem vai ao Paraguai para visitar as Missões Jesuítas de Jesus de Tavarangue e La Santisima Trinidad, que ficam a cerca de 20 km.

Além da visita pela fábrica o local possui uma reserva de cerca de 173 hectares, onde o visitante pode percorrer uma trilha de 5 km em meio a mata. Nesta trilha é possível observar nascentes, árvores de grande portes e animais silvestres. Nós não fizemos este passeio, mas fica a dica pra quem estiver com tempo sobrando na região.

SERVIÇO:

Mais informações: http://www.selecta.com.py/ Fone:  (595-767) 240 247 Celular 0982-700 116

Valor do Ingresso:
Visitantes estrangeiros: 25.000 Guaranis (cerca de R$16,00) – Visitantes nacionais 5.000 Guaranis.

Horário:
De Segunda a Sexta Feira: das 7h às 11h30 e das 13h30 até às 17h. Finais de semana e feriados visitadas com reservas.


O DMEC visitou o Paraguai e a Fábrica da Selecta a convite da Secretaria de Turismo do Paraguai – SENATUR


>>> PLANEJE SUA VIAGEM!

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

– Encontre e reserve sua hospedagem no Paraguai, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com – Você não paga nem um centavo a mais, além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

– Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossas parceiras Seguros Promo ou Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! Ambas possuem comparadores e fazem cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

– Encontre e reserve sua hospedagem através do AirBnb. Se você ainda não tem cadastro no AirBnb, cadastre-se e receba R$179,00 de desconto para gastar em sua primeira viagem.

– Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através do Touron – (atrativos nacionais) e Get Your Guide. (atrativos internacionais).

– Alugue um carro! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARAGUAI

+ Conheça Assunção – capital do Paraguai e mãe das cidades. 
Roteiro de 7 dias percorrendo o Paraguai. 
Mercado 4 de Assunção – um mergulho na cultura local.
+ Conheça os Saltos del Monday em Ciudad del Este. 


Gostou deste post sobre a visita a fábrica de erva-mate Selecta?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma dica sobre o Paraguai deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • gente que máximo!! um lugar que eu com certeza vou visitar quando for!! adorei!! nem sabia que era possivel visitar

  • Muito legal essa visita à fábrica de erva mate... Sou de Campo Grande MS e lá falamos TERERÉ, o TERERÊ que conhecemos são as trancinhas de cabelo hahahah! Adorei o post!!

    • Ahh sim, a pronuncia varia um pouco dependendo da região. Aqui no sul falamos tererê para os 2, tanto para a bebida, como para a trança... Já no Paraguai, a pronuncia é Tererê (apesar da escrita ser Tereré) :) De qualquer forma a bebida é a mesma, hehe.

  • Não tenho maturidade para visitar um lugar desses. Sou completamente viciada só no cheiro de erva-mate hahaha

  • Achei sensacionais as informações contidas neste texto. Não sabia sobre a água fria ou a versão aceita para esta, digamos, originalidade! Que interessante! Tipo de lugar que me deixaria feliz visitando. Eu não gosto muito de mate ou chimarrão - já tentei muito, pois gosto de chás, mas acho que se visitar o Paraguai vou tentar o Tererê com menta! Quem sabe não eduque meu paladar! Adorei esta sugestão de visita!

    • Demais, que bom que gostou Analuisa. Confesso que também não gosto do Chimarrão, não pelo sabor e sim porque é servido quente... Odeio qualquer coisa quente. Já o tererê gelado é mais minha praia, hehe. Com menta e suco de laranja foram os que mais gostei.

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais