América do Norte

Visitando uma fábrica de Mezcal, a prima da Tequila.

A Tequila é a bebida mais conhecida fora do México, mas você sabia que em algumas regiões do país quase não encontramos Tequila? E mais, você sabia que em outras regiões existem bebidas bem mais populares!? É o caso do Mezcal, a bebida mais popular da região de Oaxaca. Neste post nós falamos um pouco sobre esta bebida e como foi a experiência de visitar uma Fábrica de Mezcal, confira:

Visitando uma fábrica de Mezcal em Oaxaca. 

Depois de visitarmos alguns dos principais atrativos turísticos de Oaxaca como por exemplo o Hierve el Agua, Mitla, Teotitlan del Valle e Tula, finalmente terminamos o tour pela região de Oaxaca visitando uma Fábrica de Mezcal, a bebida mais popular de Oaxaca, no centro-sul do México.

Sem dúvida foi uma das experiências mais interessantes do passeio. Nós aprendemos muito sobre o Mezcal, uma das bebidas mais tradicionais do México. Adoramos!


LEIA TAMBÉM:

+ Teotihuacan – A cidade dos Deuses e das pirâmides gigantes.
+ Museu de Frida Kahlo – La Casa Azul, como é a visita.
+ Conheça a encantadora Puebla, no México.


Como foi visitar uma fábrica de Mezcal

A visita começa com uma demostração dos tipos de Agave, a planta utilizada pra fazer o Mezcal.

O Agave também é usado para fazer a Tequila, a prima famosa do Mezcal, e também é usado para fazer o Pulque, o primo mais velho e nem tão famoso como o Mezcal e a Tequila (pelo menos fora do México).

A “pinha” do Agave.
Tipos diferentes de Agave.

Depois de uma explicação sobre os tipos de Agave, suas características e curiosidades, nos mostraram todas as etapas da produção da bebida, como por exemplo a fermentação e a destilação.

Processo de produção.
Processo de produção.

>>>TOUR EM OAXACA: Contrate agora um tour pelas principais atrações de Oaxaca! Visite uma fábrica de Mezcal e outras atrações. 

Após uma breve palestra sobre a história da bebida, chega a melhor parte da visita, a hora da degustação. E o primeiro Mezcal que nos é servido é tirado direto dos barris.

Utilização de um bambu pra tirar a bebida dos barris.
Do Mezcal “premium” só um golinho pra cada um, rsrsrsr.

Degustação – Grande variedade de Mezcal

O Mezcal possui dezenas de variedades e “sabores”.  Estes sabores lembram nossas batidas (de coco, amendoim, maracujá, morango etc). É possível provar todos os sabores se desejar, incluindo o famoso Mezcal com a pequena larva, o “guzano”, um clássico…

Variedade de sabores.

E não pense que o guzano é o único ser estranho na degustação. Como acompanhamento para o Mezcal, nos servem uma iguaria típica mexicana, os “Chapulines” que são aqueles gafanhotos deliciosos…

Chapulines, laranja e sal de guzano.
A Paty provando um chapuline.

Não é preciso pagar nada, pois a visita faz parte do passeio. Claro, se desejar pode comprar algumas garrafas de bebida.

A visita a Fábrica de Mezcal é a última parada do passeio que fizemos em uma excursão pelo interior de Oaxaca e região e após a visita a esta fábrica retornamos pra cidade de Oaxaca de Juarez.

Mezcal, uma das bebidas mais tradicionais do México

Quando os espanhóis chegaram ao México descobriram que os locais utilizavam o Agave para produzir o Pulque, uma bebida bem tradicional no México, que era consumida antigamente em rituais religiosos. O Pulque é produzido através da fermentação do suco do Agave. Logo, os espanhóis utilizaram suas técnicas e começaram a destilar o liquido fermentado, criando então o Mezcal.

O Agave, também chamado de pinha, mezcal, ou maguey, é uma planta muito importante para os mexicanos até os dias de hoje, mas a planta foi bastante destacada entre os povos pré-hispânicos. Na cultura Azteca, por exemplo, a deusa Mayheul, que tem uma Agave como símbolo, representa saúde, longevidade, festividade e fertilidade.

De lá pra cá, a bebida começou a ser produzida em várias partes do México, tendo feito sucesso quando a Tequila foi apresentada ao mundo.

E a Tequila

Aí você vai me perguntar, mas o que  Tequila tem a ver com o Mezcal? Tem tudo a ver!!! E mais, fique sabendo que a Tequila é nada mais nada menos que uma espécie de Mezcal!!!

Isso mesmo, a Tequila é uma espécie de Mezcal produzida com uma Agave especifica (o Agave Azul, ou Maguey Azul).

Maguey Azul – Agave da Tequila.

Esta Agave se desenvolve melhor na região de Jalisco, no norte do México, mais especificamente na cidade de Tequila, a maior produtora da bebida.

Além da Tequila ser produzida com uma espécie diferente de Agave, a Tequila também diferencia-se dos demais Mezcais pelo processo de destilação, já que o Mezcal tradicional é destilado uma única vez, enquanto a Tequila deve ser destilada 2 ou 3 vezes.

Por lei nacional, a Tequila só pode ser produzidas em Jalisco e partes de alguns estados da região. Claro, as melhores Tequilas são da região de Jalisco.

Já o Mezcal, é produzido em várias partes do país, mas o estado de Oaxaca é a região que mais produz a bebida e também é o local onde são feitas as bebidas com melhor qualidade.

Rivalidade: Mezcal x Tequila?

Uma curiosidade interessante é que, pelo que percebemos, existe uma certa rivalidade entre os mexicanos e suas bebidas regionais.

Quando perguntávamos sobre a Tequila em Oaxaca, logo recebíamos uma resposta seca e direta, “aqui não tem Tequila, só tem lá pra cima, aqui tomamos Mezcal!”.

Não foi uma, nem duas vezes que passamos por esta situação. Eles até ficam meio zangados, se perguntamos da Tequila.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre uma das bebidas mais tradicionais do México, não deixe de incluir uma visita a uma fábrica de Mezcal, quando for visitar o país.

E lembre-se sempre “Para todo mal, Mezcal. Para todo bien también!“.


PLANEJE SUA VIAGEM!

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Oaxaca através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

– Viaje para o México com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossas parceiras Seguros Promo ou Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! Ambas possuem comparadores e fazem cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

– Encontre e reserve sua hospedagem através do AirBnb. Se você ainda não tem cadastro no AirBnb, cadastre-se e receba R$179,00 de desconto para gastar em sua primeira viagem.

– Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através do Touron – (atrativos nacionais) e Get Your Guide. (atrativos internacionais).

– Alugue um carro para explorar Morretes e região!  Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O MÉXICO:

+ Tula de Allende, a cidade dos guerreiros Toltecas – México.
O que fazer em Cholula – Cidade da maior Pirâmide do Mundo.
+ Basílica Nossa Senhora de Guadalupe, o santuário mais visitado das Américas.


Gostou deste post sobre o que fazer em Oaxaca de Juarez?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma dica sobre Oaxaca deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


Gostou do post? Salve a imagem abaixo no Pinterest – Aproveite pra nos seguir por lá. 

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • Confesso que provei o Mezcal, mas achei bem mais forte que a Tequila. E vocês também provaram o pulque? Quero muito conhecer Oaxaca, infelizmente não pude ir da última vez, mas já já vou matar essa vontade!

    • Há quem diga que o Mezccal é a tequila dos ogros! hehehe, mas eu gostei bastante... ;)

      Oaxaca é muito legal, você irá curtir.

  • Caramba não fazia ideia que o México tinha outra bebida tão famosa quanto a tequila. Muito bacana o post e a região de Oaxaca parece ser bem interessante de conhecer.

  • Essa viagem de vocês para o México foi um arraso, hein?
    Acho interessantíssimo o processo de produção de bebidas. Nunca tinha ouvido falar em agave, mezcal, pulque, nada!
    Mas, esses negócios com bicho aí não são pra mim, não. kkkk

  • Muito interessante este passeio! Não sabia desta rivalidade. Para mim a tequila era a bebida mais importante de todo o México. Adorei conhecer um pouco mais dos costumes de lá!

    • Sim, quer ver o sorriso do atendente de Oaxaca sair do rosto peça uma tequila, pelo menos foi assim em todos os lugares que fomos por lá... ;)

  • Que bacana! Eu adoro visitar fábricas de bebidas hahaha Gosto mais de cerveja, mas deve ter sido uma experiência incrível!!

  • Legal! Você tomou a com a larvinha também? Fomos ao México e meu filho AMOU comer o grilinho...

    • Sim, tomamos todas, literalmente... heheh. Trouxe um pacote de chapulines pros meus amigos, teve um que comeu como batata frita. rsrsr.

  • Nossa adorei isso!
    Então a tequila é quase como a champagne, só é verdadeira verdadeira se for produzida em uma determinada região, né? Vivendo e aprendendo!

  • Que bacana! Não conhecia essa bebida. E o passeio me lembrou muito os dos alambiques de Paraty, em que também mostram como é feita a produção da cachaça e dão provas no fim do passeio.

  • Wow! Que visita! Gostaria que o Museu da Vodka em Moscou tivesse sido 1/3 do que foi essa visita an Fábrica de Mezcal. Adoro esses passeios interativos e que a gente vê os bastidores.

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais