Visitamos a Grande Mesquita de Moscou, uma das maiores mesquitas da Europa! Confira neste post como foi a experiência:
SEGURO VIAGEM: Não viaje para a Rússia sem SEGURO VIAGEM. Encontre a melhor opção para sua viagem, contrate agora e viaje mais tranquilo.
Índice desta matéria
A Grande Mesquita de Moscou, ou Catedral-Mesquita de Moscou (Московская Соборная Мечеть), é uma das maiores mesquitas da Rússia e também uma das maiores da Europa.
Possui 6 andares e capacidade para 10 mil pessoas. Além da capacidade, a mesquita também é muito alta, com seus minaretes (torres) medindo 78 metros.
Além das duas torres há também uma cúpula de 46 metros de altura e 27 metros de diâmetro, que assim como as torres, é toda folhada a ouro. Para dourar as cúpulas foram utilizados 12 quilos de folha de ouro.
Esta Mesquita foi construída no mesmo local onde ficava uma das principais Mesquitas da cidade, uma pequena Mesquita construída em 1904. Essa antiga Mesquita foi a única da Rússia Central que não foi fechada durante o período soviético, quando continuou recebendo celebrações religiosas. Foi nesta época inclusive que ganhou a alcunha de Catedral.
As construções da nova Mesquita começaram no ano de 2011, após a demolição da antiga Mesquita. Em 2015 a nova Mesquita foi inaugurada, com a presença de Putin e várias outras personalidades importantes.
Como característica arquitetônica a Grande Mesquita De Moscou segue traços e algumas características da cidade de Moscou, como por exemplo na similaridade dos minaretes com as torres do Kremlin de Moscou.
O templo mantém as cores da antiga Mesquita, verde azulado e suas paredes são a reconstrução modernizada do antigo templo. A Lua crescente sobre o Minarete menor é original da antiga Mesquita.
Confira o vídeo que fizemos quando visitamos a Mesquita Catedral de Moscou:
Aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube.
Descobrimos a Grande Mesquita quando visitamos a maquete de Moscou, que fica no interior do lendário Parque VDNKh. Lá avistamos a imensa edificação e perguntamos que igreja era aquela. O senhor ao qual perguntamos nos disse que não era uma igreja e sim uma mesquita e assim decidimos visitá-la.
Quando chegamos à Mesquita tivemos um pouco de dificuldade de encontrar a entrada, mas logo nos indicaram. Já tínhamos avistado a entrada, mas a principio achamos que não era a entrada da Mesquita e sim do complexo esportivo, que é vizinho ao templo.
A entrada ao terreno da Mesquita possui uma inspeção de segurança rigorosa, sendo proibido entrar com bolsas, mochilas etc. Há um guarda volume gratuito disponível para os fieis e visitantes.
Mulheres precisam se cobrir com roupas especificas e assim a Paty recebeu uma roupa emprestada para entrar ao templo.
Logo chegamos à entrada do templo e lembramos que homens entram por uma parte e mulheres por outra. De imediato umas mulheres viram que estávamos perdidos e levaram a Paty junto com elas e eu entrei com um piazão que fazia parte da família.
O piá não falava russo muito bem (e eu também não) então não consegui me comunicar. Tiramos os sapatos e entramos em um espaço onde havia um outro guarda volumes pra colocar sapatos, roupas etc. É um espaço imenso e só pelo tamanho do guarda volumes deu pra imagina como a Mesquita fica quando está cheia.
Logo o piá parou em um pequeno espaço ao lado do guarda volumes, onde havia mais umas pessoas rezando. Ele fazia sinal pra eu ficar ali e a principio imaginei que a Mesquita era só aquele espacinho mesmo.
Por sorte segui adiante e fui “me enfiando” Mesquita adentro! Logo cheguei às escadarias onde vi que havia uma indicação do “grande salão”.
Segui as indicações e logo cheguei ao imenso e belo salão. A sensação foi incrível. Antes disso jamais tinha visto tamanha exuberância e beleza em uma Mesquita, mesmo porque, até então, só tinha visitado Mesquitas pequenas.
O Grande salão é enorme e realmente muito bonito. Com coloração verde azulada e um grande lustre de cristais (doado pelo governo da Turquia)que desce do alto da grande cúpula o local impressiona pela beleza.
No alto, a grande cúpula sustentada por pilares de mármore branco tem pinturas com versos do alcorão. É realmente impressionante a quantidade de detalhes, tudo muito bonito mesmo!
Todo o chão é coberto por tapetes e é justamente nestes tapetes que os fiéis rezam. Um fato interessante foi que vi inclusive algumas pessoas dormindo nos tapetes.
Além do grande salão principal, que fica no terceiro andar, há ainda um salão menor de oração localizado no lado esquerdo. Este salão é similar ao salão da antiga Mesquita.
Como citei acima, as mulheres entram por uma entrada separada e além disso, também ficam em um local separado. No caso, ficam em um salão de oração localizado no piso mais alto da Mesquita.
Eu subi lá pra ver se conseguia localizar a Patricia. Logicamente não dá pra entrar, mas há um espaço separado por biombos que dá pra dar uma espiadinha e eu consegui ver que ela não estava lá.
No segundo andar há um museu com objetos do islã e também sobre a história da Grande Mesquita de Moscou. Há inclusive um suposto pelo que dizem ser do profeta Maomé.
Eu confesso que dei uma olhada superficial no museu, pois como não localizei a Patricia no local das mulheres achei que ela já tinha saído e estava me esperando do lado de fora, sendo assim apurei.
Quando cheguei do lado de fora não encontrei a Patricia e não sabia como encontrá-la. Não sabia se ela tinha saído do complexo, ou tava lá dentro da Mesquita ainda, ou sei lá. Demorou um pouco e ela apareceu, tava perdida lá dentro tentando achar a saída.
Deixamos a mesquita e quando estávamos indo embora começou a chover, então entramos em um lugar qualquer para comer, quando saímos já estava noite e vimos que as torres estavam iluminadas, então retornamos à Mesquita pra visualizá-la iluminada. Como era de se esperar fica muito bonita durante a noite também.
Resumindo, a visita foi bastante interessante e uma experiência bem diferente e que não esperávamos ter em Moscou. Valeu a pena. Super recomendamos.
Moscou tem uma infinidade de opções de hospedagens, para todos os gostos e bolsos. Há muitos hotéis, Mini hotéis, hostels e apartamentos espalhados por todos os lados da cidade.
Deixaremos abaixo uma lista com opções de hospedagens em Moscou:
A maneira mais fácil de chegar à Grande Mesquita de Moscou é através do metrô, o famoso metrô de Moscou.
A estação mais próxima é a estação “Prospekt Mira” (Проспект Мира) da Linha 5/Marron (Кольцевая). Descendo na estação, é preciso caminhar uns 10 minutos até a mesquita.
Também é possível utilizar os trólebus nº 50 e 7. É preciso parar na parada “Rua Shchepkin” (Ул. Щепкина).
Se preferir dá pra ir a pé também, já que a Mesquita fica a apenas 3,5 km da Praça Vermelha.
Grande Mesquita de Moscou – Catedral Mesquita
Endereço: Pereulok Vypolzov, 7 (Выползов переулок, 7)
Horário: 24 horas por dia
Valor: Entrada gratuita para visitas individuais. Há visitas guiadas aos sábados e domingos.
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo através do Booking.com – Você não paga nada a mais, além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências na Rússia através da Civitatis e Get Your Guide.
CARRO: Quer alugar um carro!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Antes de mais nada, se você gostou deste post por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.
Se tiver alguma dica sobre a Visita à Catedral Mesquita de Moscou deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até mais!
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE MOSCOU:
+ Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo.
+ Conheça o Museu da Cosmonáutica em Moscou.
+ Kremlin de Izmailovo e Feira de Izmailovo.
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais