América do Sul

Gualaceo e seu mercado local, um dos mais interessantes do Equador.

No post de hoje te mostramos a cidade de Gualaceo, no interior do Equador. Esta cidade é super interessante pra fazer um bate e volta a partir de Cuenca. Conheça:

Gualaceo – Equador

Localizada a cerca de 38 km da belíssima cidade de Cuenca, Santiago de Gualaceo, ou simplesmente Gualaceo, é uma pequena cidade da província de Azuay, no sul do Equador.

Gualaceo – Equador

A cidade tem um pequeno centro histórico bastante interessante, considerado Patrimônio Cultural do Equador desde 2002. São 208 edificações preservadas do período colonial.

Na cidade predomina a cultura andina, então um passeio por Gualaceo também envolve a contemplação e imersão na cultura indígena local.

Cholitas no Ponto de ônibus

A principal versão diz que a palavra Gualaceo significa “Lugar onde dorme o Rio”, e basta conhecer a cidade pra entender o motivo. A cidade é cortada por vários rios, entre eles o Rio Santa Barbará, que fica pertinho do centro histórico.

Mas você deve estar se perguntando, porque visitar Gualaceo? No nosso caso, resolvemos visitar Gualaceo porque enquanto estávamos visitando Cuenca, descobrimos que nos domingos acontece na cidade uma feira muito tradicional que é bastante pitoresca.

Feira Tradicional em Gualaceo

Como somos loucos por feiras locais, não poderíamos perder.

O que fazer em Gualaceo

Confira abaixo os principais atrativos de Gualaceo: 

  • Mercado de Gualaceo

O principal motivo que nos atraiu à cidade foi o Mercado de Gualaceo, onde nos domingos acontece ao seu redor uma grande feira repleta de bancas com comidas e inúmeros produtos locais.

Mercado popular

O Mercado de Gualaceo funciona diariamente, porém nos domingos se agiganta com a presença da feira por várias quadras.

Na feira, além de frutas, verduras, carnes, artesanatos, utensílios e tudo que você pode imaginar, destaca-se a parte das comidas, onde entre outros pratos, é servido o cuy, uma iguaria típica de países andinos.

Mercado de Carnes

O cuy nada mais é que o “fofinho” porquinho-da-Índia, que aqui no Brasil é um animal doméstico exótico. Enquanto aqui no Brasil a galerinha o cria como animal doméstico, nos andes ele vai pra panela, ou pro espeto, como é o caso desta feira, onde os cuys são assados no espeto.

Cuys Assados

Não foi desta vez que provamos o cuy, porque achamos meio caro pagar 10 dólares em meio cuy… mas ainda vamos provar, um dia…

  • Centro Histórico

O pequeno Centro Histórico pode ser visitado a pé e em poucos minutos. O local tem como destaque uma pequena praça cercada por várias edificações do período colonial.

Centro Histórico

Em uma das casas localizadas no centro, descansou Simon Bolivar, quando de passagem pela região a caminho do Peru para a batalha de Junin. Infelizmente não conseguimos descobrir qual casa era.

Centro Histórico – Arquitetura Colonial.

É agradável passear pela região e ao mesmo tempo que se observa a arquitetura, também se observa a forte presença de tradições indígenas, que prevalece na cidade e na região.

  • Rio Santa Barbará

Ao lado do centro histórico, bem próximo da feira, está o Rio Santa Barbará. Na sua margem há um parque linear onde os moradores locais desfrutam da tranquilidade, ao som das águas do rio.

Rio Santa Barbará

É um local gostoso para sentar e descansar observando o cotidiano dos moradores locais.

  • Cidades próximas

Além de Cuenca, que é a cidade pelo qual todo mundo visita a região, próximo de Gualaceo há várias outras cidadezinhas que podem ser visitadas. Nós aproveitamos o mesmo dia que visitamos Gualaceo e fomos também até a cidade de Chordeleg, que fica bem pertinho.

Chordeleg

Outra cidade que fica próxima é a cidade de Sig Sig, cidade famosa por ser uma das maiores produtoras do chapéu toquilha, o famoso chapéu Panamá, que de Panamá, só tem o nome, pois é feito no Equador.

Para quem tiver mais tempo, ou disponibilidade, é possível visitar talheres típicos que produzem peças com a técnica pré-hispânica do “ikat”.

Vídeo:

Confira o vídeo que fizemos em Cuenca e nas cidades dos arredores de Cuenca, inclusive Gualaceo. Aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube:

Como chegar a Gualaceo

No Terminal Terrestre de Cuenca há saída de ônibus para Gualaceo o tempo todo. São 3 empresas fazendo o trajeto: Santiago de Gualaceo, Express Sígsig y Cenepa. O tempo de deslocamento é de aproximadamente 40 minutos e a passagem custa US$0,80 (cerca de R$ 4,50).

Se você preferir poderá contratar um tour privado pelas cidades de Gualaceo e Chordeleg partindo de Cuenca.

Onde ficar

A maioria das pessoas que visitam a região se hospedam em Cuenca e de lá fazem um passeio de bate e volta para a região, porém, se você preferir poderá se hospedar em Gualaceo mesmo. Abaixo deixamos uma lista de opções de hospedagens nas duas cidades, confira:

Lista de hospedagens em Cuenca

Lista de hospedagens em Gualaceo


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre sua hospedagem no Equador através do Booking.com.
Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! 
Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências no Equador através da Civitatis e da Get Your Guide.

CARRO ALUGADO: Alugue um carro para visitar o Equador. Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o que fazer em Gualaceo, no Equador?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar e em nosso canal do Youtube.

Se tiver mais alguma dica sobre Cuenca e região deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros. Até a próxima. 🙂

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais