Neste post você vai conhecer a cidade de Kostroma, no Anel de Ouro da Rússia. Confira como foi nossa experiência nesta bela cidade localizada às margens de Rio Volga:
Kostroma – Rússia
Kostroma (Кострома) é uma das cidades mais antigas da Rússia e está localizada no famoso circuito turístico formado por várias cidades históricas e culturais chamado “Anel de Ouro” (Золотое кольцо).

É a cidade do Anel do Ouro que fica mais afastada de Moscou, estando a cerca de 350 km. Foi a cidade mais distante que visitamos neste tour pelo Anel do Ouro e depois de Vladimir e Suzdal, chegamos em Kostroma, de onde começamos a retornar para a capital russa.

Kostroma foi fundada pelo príncipe de Suzdal, Yúri Dolgoruki, em 1152 (o mesmo príncipe que fundou Moscou, em 1147) e ao longo de séculos sofreu com várias invasões, que culminaram com saques, incêndios e destruições da cidade, fato frequente nas cidades antigas da região.
Só no século XV a cidade e suas casas de madeira foram queimadas totalmente por 3 vezes e os seus moradores reconstruíram a cidade teimosamente por outras tantas vezes.

A cidade foi importante base comercial e em meados do século XIV, tornou-se parte do principado de Moscou.
Kostroma também é a terra de nomes importantes na Rússia, entre eles o herói russo Ivan Susanin (Иван Сусанин) e também a Donzela da Neve (Снегурочка), que é a neta do Vovô Frio (Дед Мороз), o “Papai Noel Russo”.
Além disso, Kostroma também abriga o lendário Mosteiro de Ipatiev, local onde o primeiro monarca da dinastia Romanov, foi proclamado Tzar.
É uma cidade muito bonita para visitar e nós adoramos conhecê-la. Não aproveitamos tanto, pois o tempo não permitiu, mas valeu a pena. Esperamos ter uma nova oportunidade de visitá-la com sol.
Vídeo em Kostroma
Confira o vídeo que fizemos mostrando um pouco de nossa experiência em Kostroma:
Aproveite também pra se inscrever em nosso canal do Youtube.
O que fazer em Kostroma
Confira os principais atrativos turísticos de Kostroma:
Praça Susaninskaya
A Praça Susaninskaya (Сусанинская площадь) é a praça principal de Kostroma e o local ideal pra começar a explorar a cidade.

A maioria dos principais atrativos ficam em seu entorno, ou nos arredores, onde é possível visualizar muitos edifícios dos séculos XVIII e XIX.
Podemos destacar na praça o marco zero de Kostroma, a estátua de Yúri Dolgoruki, o fundador da cidade e também a estátua de Ivan Susanin, herói da Rússia.

Torre do Fogo
A Torre do Fogo é um dos ícones da cidade de Kostroma e o principal atrativo da Praça Susaninskaya. Foi construída originalmente entre os anos de 1823 e 1827 para servir de torre de vigilância para incêndios, já que praticamente todas as casas da cidade eram de madeira e incêndios eram muito comuns na época.

Ficou famosa em toda a Rússia depois que o imperador Nicolau I visitou a cidade e afirmou que era a torre mais bela que existia no país.
A torre funcionou com seu propósito original até o ano de 2005 e desde então abriga um museu e centro de informações turisticas.
Mercado Central
Ao lado da Torre do Fogo está o Mercado Central (Центральный рынок). Este mercado funciona desde a primeira metade do século XVII e é um dos pontos preservados da cidade.

O espaço foi reformulado, porém mantém a arquitetura histórica do passado. O Mercado disponibiliza diversas lojas e em seu interior possui uma espécie de feira com muitos produtos típicos.
Gostiny Dvor
O Gostiny Dvor (Гостиный двор) é mais um centro comercial localizado nas imediações da praça principal, também chamado de Torgovye Ryady (Торговые ряды), o que em ambas as situações quer dizer algo como mercado popular, tipo shopping center…

O local possui belos arcos em seu exterior, aliás também é chamado de “Arcos do Comércio”.
Em seu interior, além de alguns pontos comerciais há também uma bela igreja, a Igreja do Salvador nas fileiras (Церковь Спаса в Рядах).

Kremlin de Kostroma
Ali próximo está o Kremlin de Kostroma (Костромской кремль), aliás está parte do Kremlin e na maior parte do território do antigo Kremlin está o atual Parque Central.
O Kremlin original foi destruído em 1930 e ali no local há uma reconstrução de parte do que existia, em especial da sua igreja principal, que está sendo reconstruída desde 2015, após uma visita do Patriarca Kirill à Kostroma. Em breve será muito bonito.
Parque Central
Conforme mencionado acima, o local onde antigamente existia o Kremlin de Kostroma, agora é um parque. Quando visitamos, em pleno final do outono, estava meio sinistro, com cara de filme de terror…

No meio do parque há uma grande estátua de Lenin e no canto do parque um gazebo em homenagem ao escritor Alexandre Ostrovski.
Mosteiro Epifania-Anastasia
Datado do século XV, o Mosteiro Epifania-Anastasia (Богоявленско-Анастасиин монастырь) é uma das construções mais emblemáticas de Kostroma.

O mosteiro fica pertinho da praça principal e em seu interior está a Catedral da Epifania (Богоявленского собора), a construção de pedra preservada mais antiga de Kostroma, construída em 1559.
O mosteiro foi invadido pelos poloneses no início do século XVII, sendo recuperado e fortificado no final do século. No período soviético foi fechado e logo transformou-se em depósito de arquivos, voltando a funcionar religiosamente após 1990.
É possível visitar a igreja (entrada gratuita), mas não é possível visitar o interior do mosteiro (pelo menos não deixaram a gente entrar).
Mosteiro de Ipatiev
Do outro lado do rio Kostroma está um dos atrativos mais interessantes da cidade, o Mosteiro de Ipatiev (Ипатьевский монастырь).

Este mosteiro é repleto de história e destaca-se por ter sido o local da residência do primeiro Tzar da dinastia Romanov, Mikhail Romanov (Михаил Романов), ou “Miguel I da Rússia”.
Diz a lenda que o Mosteiro foi fundado em 1330 pelo príncipe tártaro Zajari Chet, embora estudiosos digam que o mosteiro seja ainda mais antigo e tenha sido fundado nó século XIII.
Ao longo dos séculos passou por vários conflitos, entre eles o mais violento, que foi a invasão polonesa à Kostroma. Mais tarde durante o período soviético, o mosteiro foi fechado e suas edificações foram adaptadas para os trabalhadores das empresas têxteis Kostroma, além de servirem como orfanato, quartel militar e espaços esportivos.
Igreja da Catedral da Santíssima Trindade
No mosteiro é possível visitar várias edificações, entre elas a Igreja da Catedral da Santíssima Trindade, de 1650.

Esta igreja é uma das mais belas que vimos e destaca-se por abrigar um dos principais relicários da Igreja Ortodoxa: o ícone de Nossa Senhora de Ipatiev.
É permitido visitar a igreja, mas é proibido fotografar e/ou filmar seu interior.
Campanário
Ao lado da Igreja da Santíssima Trindade está um campanário (Звонница) do ano de 1601. Quando fomos lá não conseguimos visitá-lo, mas sabemos que há épocas do ano em que pode ser visitado. Em seu interior também há uma cafeteria.
Igreja da Natividade da Virgem
A Igreja da Natividade da Virgem (церковь Рождества Богородицы) foi reconstruída em 2013 e reproduz a igreja original, construída em 1860 e derrubada em 1930.
Quando visitamos o mosteiro, a igreja estava em reforma e não conseguimos visitá-la.
Palácio dos Boiardos Romanov
Construído no século XVI, o edifício do Palácio dos Boiardos Romanov (Палаты бояр Романовых) é o edifício mais importante da cidade. Foi neste local que o Mikhail Fedorovich Romanov foi chamado para o reino de Moscou dando início a dinastia Romanov.

Este evento não só pôs fim aos muitos anos de problemas russos, que ameaçavam o estado com a perda da independência nacional, mas também marcou o início de uma nova etapa na história do país: a transição do período da Idade Média para o novo tempo.
Em seu interior há muitas informações (em russo) sobre os Romanov, objetos e documentos históricos. Além disso é possível conhecer alguns cômodos da antiga casa.

Edifício da Antiga Fábrica de Velas
Entre as igrejas e o Palácio dos Romanov há um grande prédio onde funcionava a antiga fábrica de velas (Корпус свечного завода), onde atualmente há uma parte transformada em museu. Neste museu estão expostos inúmeros objetos sacros.

Além de tudo isso há um jardim e um outro espaço (que estava fechado neste dia) que fica atrás da casa dos Romanovs.
Em frente ao mosteiro há outras igrejas, entre elas a Igreja de João Evangelista (Церковь Иоанна Богослова) que fica em frente ao mosteiro.

Além disso, ali próximo também está o Museu da arquitetura na Madeira – Kostromskaya Sloboda (Костромская слобода).
Confira o vídeo que fizemos quando visitamos o Mosteiro de Ipatiev:
Museus em Kostroma
Assim como na maioria das cidades russas, há dezenas de museus espalhados por Kostroma, entre eles podemos destacar o Museu Kostroma Casa da Donzela da Neve (Терем Снегурочки), que é um museu dedicado a ajudante do “Papai Noel Russo” – Ded Moroz.
Ainda sobre a temática da Donzela da Neve há também o Museu da Moda Donzela de Neve (Музей моды Снегурочки).
Outros museus interessantes são o Museu da Floresta Encantada (Музей «Лес-чудодей»), o Museu da arquitetura na Madeira – Kostromskaya Sloboda (Костромская слобода), o Museu dos Romanov (Романовский музей) e o Museu do Queijo, aliás, ao pé da letra, o “Brilhante e delicioso Museu do Queijo” (Яркий и вкусный Музей сыра).
Casas e edificações
Além de todos os atrativos mencionados, não é possível deixar de mencionar a arquitetura típica da cidade.

São diversos casarões do período imperial espalhados pela cidade, assim como várias casinhas típicas de madeira.
Realmente vale a pena dar uma volta pela cidade para simplesmente observar a beleza das casas e edificações.
Onde ficar
Kostroma possui boa quantidade de ofertas de hospedagens e o melhor local para se hospedar é próximo ao centro histórico.

Confira abaixo uma as melhores opções de hospedagem em Kostroma:
Opções de hospedagens em Kostroma.
Nós nos hospedamos no Hotel Ostrovskiy Prichal (Отель “Островский Причал”), um hotel incrível localizado sobre o Rio Volga. Foi uma experiência bastante interessante.

Além de ter a peculiaridade de estar sobre o rio, o hotel fica bem próximo do centro histórico e dos principais atrativos. Nós adoramos a experiência.
Para reservar a hospedagem no Hotel Boutique Ostrovskiy Prichal clique aqui.
Confira como foi a experiência em se hospedar em um hotel sobre o Rio Volga:
Como chegar
De Carro:
De Moscou para Kostroma são aproximadamente 5 horas de viagem. O percurso é feito pela rodovia M8 de Moscou á Yaroslavl e de lá pela A113 até Kostroma.
De trem:
Trens noturnos partem da Estação Yaroslavsky (Ярославский вокзал) diariamente. O tempo de viagem dura entre 4h e 6h, dependendo do trem. O valor gira em torno de 2000 a 3000 rublos (R$192,00 a R$288,00).
De ônibus:
Há ônibus 2 ônibus diretos desde Moscou (um as 7h30 e outro as 15h30). O tempo de viagem é de 6h30 aproximadamente e o custo da passagem é de cerca de 1350 rublos (Cerca de R$123,00).
Ônibus partem da cidade de Yaroslav e de Ivanova diariamente. O valor a partir de Yaroslav é de e a partir de Ivanova é de cerca de 400 rublos (cerca de R$38,00)
Nós fomos de ônibus desde Ivanova e vale ressaltar que o centro histórico fica longe da estação de ônibus e também da estação de trem.
No caso, se for de ônibus fique atento e desça assim que passar a ponte, na esquina das Ruas Podlipayeva (Улица Подлипаева) e Улица Советская. Não se preocupe, é onde a maioria das pessoas descem do ônibus.
Se for até a estação pegue um ônibus até o centro, custa 20 rublos (cerca de R$1,90). Ou táxi/aplicativo.
PLANEJE SUA VIAGEM!
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem na Rússia através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Contrate Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.
CARRO: Alugue um carro para viajar pela Rússia! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Gostou deste post sobre Kostroma, na Rússia?
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e de se inscrever em nosso canal do Youtube.
Se tiver mais alguma dica sobre Kostroma e sobre o Anel de Ouro deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros. Até a próxima. 🙂
Mais dicas sobre a Rússia:
Conheça a Praça Vermelha Moscou.
Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!
Conheça o Kremlin de Moscou.


