Latacunga fica próxima a alguns dos atrativos mais interessantes do Equador, por este motivo é utilizada como base por muitas pessoas que vão ao país. Foi o que fizemos, nos hospedamos em Latacunga e a partir de lá exploramos a região. Neste post nós vamos falar sobre esta cidade e mostrar um pouco do que é possível fazer na região.
>>> SEGURO VIAGEM: Desde 2018 o Equador exige SEGURO VIAGEM aos turistas. Faça uma cotação agora e viaje tranquilo.
Latacunga – Equador
Capital da Província de Cotopaxi, Latacunga está localizada a cerca de 90 km de Quito, entre o mar, a cordilheira dos Andes e a Selva Amazônica.
É ponto de parada de muita gente que visita o Equador, pois serve de base pra visitar alguns dos mais belos atrativos do país, como o Vulcão Quilotoa e o Vulcão Cotopaxi.

A cidade em si não atrairia muita gente não fossem os atrativos ao seu redor, porém, estando em Latacunga aproveite pra conhecer a cidade. Foi o que fizemos e até que gostamos!

Além dos 2 vulcões famosos, a região que envolve Latacunga possui algumas cidadezinhas bem interessantes para explorar. Nós ficamos alguns dias por lá e tivemos uma experiência bem interessante.

>>> LEIA TAMBÉM:
+ O que fazer em Baños, a capital da aventura do Equador.
+ Conheça Quito, a cidade da metade do mundo.
O que fazer em Latacunga
Abaixo listamos os principais atrativos de Latacunga e região:
Centro Histórico de Latacunga
A pequena cidade de Latacunga não é uma cidade como Cuenca, ou Quito , onde você se depara com dezenas de edificações lindas a cada esquina, porém, ainda assim vale a pena dar uma voltinha pelo seu centro histórico, que não deixa de ter seu charme.
>>> HOSPEDAGEM EM LATACUNGA: Encontre sua HOSPEDAGEM em Latacunga. Reserve agora e garanta o melhor preço.

Típica cidade latina, Latacunga é cheia de vendedores ambulantes, carros barulhentos e buzinas por todos os lados. A cidade concentra os principais atrativos turísticos em seu centro histórico e o melhor: dá pra ver tudo caminhando.
Nós deixamos pra rodar pela cidade em um domingo, quando a maioria das lojas estavam fechadas e o transito quase não existia, mas também tivemos a experiência de perambular pelas ruas em pleno pico de movimento. São duas experiências distintas.

Parque Vicente León
Comece explorando a cidade à partir do Parque Vicente León, onde estão alguns dos edifícios mais belos da pequena cidade, como o belo Edifício Municipal, a Catedral de Latacunga e o Palácio do governo da Província de Cotopaxi – “La Gobernación”.

Plaza Simon Bolivar
Dali caminhe uma quadra e de uma passadinha na Plaza Simon Bolivar pra ver a Igreja de San Francisco.
Plaza Santo Domingo
E por falar em igrejas, a cidade conta com mais algumas que podem ser visitadas. A Igreja de Santo Domingo é uma das mais belas e fica em frente a várias agências que vendem o tour ao Cotopaxi.

Mercado Publico de Latacunga
A Igreja la Merced também é bem bonita e fica praticamente ao lado do Mercado Público de Latacunga, o Mercado Pichincha la Merced, que certamente merece uma visita.


El Salto
A Igreja El Salto fica em El Salto, em uma região bastante interessante, repleta de comerciantes ambulantes e o tipico colorido andino.

Museu Casa de los Marqueses
Ainda no Centro Histórico de Latacunga vá ver o Museu Casa de los Marqueses, depois dê uma passadinha na Rua Pedro Salcedo. Por último, vá ver o edifício do Hospital Civil Hermanas Paéz e o Convento San Agustin.

Mirante el Calvario
Se tiver tempo sobrando na cidade (e estiver com disposição) vá até o Mirante El Calvario, que fica a algumas quadras do centro histórico. Nós não fomos porque ficamos com preguiça de encarar o pequeno morro.

Outra dica é dar um giro pelo centro da cidade pela noite, que é tudo iluminado e bem bonitinho também.

Em meio dia é possível ver tudo isso e mais um pouco, hehe.
Fora do Centro Histórico.
Além dos atrativos citados acima, Latacunga também disponibiliza alguns atrativos fora do centro, como a Fazenda Tilipulo, o Parque Nautico, o Parque de las Réplicas e o Santuário de Colatoa.
Nós não fomos a nenhum deles, mas fica a dica pra quem estiver com tempo sobrando na cidade.
Você pode conhecer virtualmente um pouco destes atrativos. Faça um tour virtual na cidade de Latacunga aqui.
>>> EXPERIÊNCIAS NO EQUADOR: Encontre as melhores experiências do Equador! Contrate antecipadamente os passeios, compre ingressos etc.
O que fazer nos arredores de Latacunga:
Vulcão Cotopaxi.
O Vulcão Cotopaxi é o principal atrativo da região e um dos motivos de Latacunga estar na rota de muitos viajantes. Com 5.897 metros, o Cotopaxi é um dos maiores vulcões ativos do mundo. Está localizado no Parque Nacional Cotopaxi, a cerca de 35 km de Latacunga e cerca de 75 km ao sul de Quito.

Nós tínhamos o Cotopaxi em nosso roteiro, porém, por motivos climáticos, preferimos não visitar o vulcão. Achamos que o investimento seria muito alto para não ter visibilidade nenhuma. Conversamos com locais e disseram que a probabilidade de ir até lá e não ver nada seria muito grande. Usamos os dias em Latacunga pra ver outras coisas e tivemos que deixar para visitar o Cotopaxi em uma próxima ocasião.
Você pode ler sobre a visita ao Cotopaxi no blog de nossos amigos do Mundo Sem Fim.
Vulcão Quilotoa
Se não conseguimos visitar o Vulcão Cotopaxi, em compensação visitamos o belíssimo Vulcão Quilotoa duas vezes!

O Vulcão Quilotoa está localizado a cerca de 90 km de Latacunga (e a 180 km de Quito). É um dos lugares mais belos que visitamos no Equador e este foi o motivo de termos voltado ao Vulcão um dia após nossa primeira visita.
O maior destaque do Vulcão é a lagoa que fica no interior de sua cratera. A Lagoa mescla tons azulados com infinitos tons de verde, que mudam conforme a luminosidade. Coisa linda mesmo!

É possível chegar até o Quilotoa por conta própria. Lá existem opções diferentes de passeios.
Você pode apenas contemplar toda sua beleza à partir de alguns mirantes localizados próximos ao centro de visitantes; pode descer até a lagoa através de uma trilha de cerca de 3,6 km (na altiude, lembre-se); e também pode dar a volta na cratera, se escolher a última opção tenha em conta que os 12 km na altitude valem por 20!

Nós fizemos tudo isso, inclusive a volta na cratera, onde passamos um sufoco inesquecível!
Confira como foi visitar o Vulcão Quilotoa:
>>> Você também pode ler mais sobre o Vulcão Quilotoa aqui e sobre a trilha que dá a volta na Cratera do Vulcão aqui.
Loop Quilotoa
Se você gosta de caminhadas e acha que trilha que contorna o Vulcão Quilotoa vai ser barbada, na região existe um circuíto feito em cerca de 5 dias.
Este circuíto é chamado “Quilotoa Loop” e é um trekking que passa por várias cidades da região em meio a pequenos vilarejos e belas paisagens.
Cidades próximas
Se você assim como nós não dispõe de 5 dias para fazer o Loop Quilotoa por trilha. Também poderá conhecer alguns dos vilarejos da região com o transporte público. Do terminal de Latacunga partem ônibus pra praticamente todos os vilarejos vizinhos, como Zumbahua, Saquisilí, Tiguá, Salcedo, Pujilí e Sigchos.
Conhecemos algumas cidadezinhas da região e gostamos bastante de ter visitado a Feira de Saquisilí. Foi uma experiência muito legal, os únicos estrangeiros na cidade.

Confira o vídeo que fizemos sobre a cidade de Latacunga e sobre a Feira de Saquisili:
Comilanças
Em Latacunga comemos em um pequeno restaurante colombiano que ficava em frente ao local onde estávamos hospedados.
Infelizmente demoramos pra escrever o post e os donos do local se mudaram pra Quito, porém, conforme prometemos, não podemos deixar de mencionar o restaurante, onde comemos muito bem e fizemos um bom amigo, o Stiven.
Brincava com ele que todos os dias em que estivéssemos em Latacunga iria lá comer a rosquinha do colombiano, porque era deliciosa…
Uma pena que eles mudaram pra Quito, se não nós iríamos recomendar a comida do restaurante e as rosquinhas (donuts) do colombiano (pensou besteira né?).

PLANEJE SUA VIAGEM!
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Latacunga através do Booking.com – Você não paga nem um centavo a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje para o Equador com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através da nossa parceira Real Seguro. Além de ajudar a manter nosso blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.
CARRO: Está pensando em alugar um carro no Equador? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências no Equador através da Civitatis e Get Your Guide.
Gostou deste post sobre o que fazer em Latacunga?
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!
Se tiver mais alguma dica sobre o Equador deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O EQUADOR:
+ Pailón del Diablo – A cachoeira mais incrível do Equador!
+ Ingapirca a Machu Picchu do Equador.
+ Bate e volta de Quito para Otavalo. Visitando a Feira de Otavalo.


