Latacunga fica próxima a alguns dos atrativos mais interessantes do Equador, por este motivo é utilizada como base por muitas pessoas que vão ao país. Foi o que fizemos, nos hospedamos em Latacunga e a partir de lá exploramos a região. Neste post nós vamos falar sobre esta cidade e mostrar um pouco do que é possível fazer na região.
>>> SEGURO VIAGEM: Desde 2018 o Equador exige SEGURO VIAGEM aos turistas. Faça uma cotação agora e viaje tranquilo.
Capital da Província de Cotopaxi, Latacunga está localizada a cerca de 90 km de Quito, entre o mar, a cordilheira dos Andes e a Selva Amazônica.
É ponto de parada de muita gente que visita o Equador, pois serve de base pra visitar alguns dos mais belos atrativos do país, como o Vulcão Quilotoa e o Vulcão Cotopaxi.
A cidade em si não atrairia muita gente não fossem os atrativos ao seu redor, porém, estando em Latacunga aproveite pra conhecer a cidade. Foi o que fizemos e até que gostamos!
Além dos 2 vulcões famosos, a região que envolve Latacunga possui algumas cidadezinhas bem interessantes para explorar. Nós ficamos alguns dias por lá e tivemos uma experiência bem interessante.
>>> LEIA TAMBÉM:
+ O que fazer em Baños, a capital da aventura do Equador.
+ Conheça Quito, a cidade da metade do mundo.
Abaixo listamos os principais atrativos de Latacunga e região:
A pequena cidade de Latacunga não é uma cidade como Cuenca, ou Quito , onde você se depara com dezenas de edificações lindas a cada esquina, porém, ainda assim vale a pena dar uma voltinha pelo seu centro histórico, que não deixa de ter seu charme.
>>> HOSPEDAGEM EM LATACUNGA: Encontre sua HOSPEDAGEM em Latacunga. Reserve agora e garanta o melhor preço.
Típica cidade latina, Latacunga é cheia de vendedores ambulantes, carros barulhentos e buzinas por todos os lados. A cidade concentra os principais atrativos turísticos em seu centro histórico e o melhor: dá pra ver tudo caminhando.
Nós deixamos pra rodar pela cidade em um domingo, quando a maioria das lojas estavam fechadas e o transito quase não existia, mas também tivemos a experiência de perambular pelas ruas em pleno pico de movimento. São duas experiências distintas.
Comece explorando a cidade à partir do Parque Vicente León, onde estão alguns dos edifícios mais belos da pequena cidade, como o belo Edifício Municipal, a Catedral de Latacunga e o Palácio do governo da Província de Cotopaxi – “La Gobernación”.
Dali caminhe uma quadra e de uma passadinha na Plaza Simon Bolivar pra ver a Igreja de San Francisco.
E por falar em igrejas, a cidade conta com mais algumas que podem ser visitadas. A Igreja de Santo Domingo é uma das mais belas e fica em frente a várias agências que vendem o tour ao Cotopaxi.
A Igreja la Merced também é bem bonita e fica praticamente ao lado do Mercado Público de Latacunga, o Mercado Pichincha la Merced, que certamente merece uma visita.
A Igreja El Salto fica em El Salto, em uma região bastante interessante, repleta de comerciantes ambulantes e o tipico colorido andino.
Ainda no Centro Histórico de Latacunga vá ver o Museu Casa de los Marqueses, depois dê uma passadinha na Rua Pedro Salcedo. Por último, vá ver o edifício do Hospital Civil Hermanas Paéz e o Convento San Agustin.
Se tiver tempo sobrando na cidade (e estiver com disposição) vá até o Mirante El Calvario, que fica a algumas quadras do centro histórico. Nós não fomos porque ficamos com preguiça de encarar o pequeno morro.
Outra dica é dar um giro pelo centro da cidade pela noite, que é tudo iluminado e bem bonitinho também.
Em meio dia é possível ver tudo isso e mais um pouco, hehe.
Além dos atrativos citados acima, Latacunga também disponibiliza alguns atrativos fora do centro, como a Fazenda Tilipulo, o Parque Nautico, o Parque de las Réplicas e o Santuário de Colatoa.
Nós não fomos a nenhum deles, mas fica a dica pra quem estiver com tempo sobrando na cidade.
Você pode conhecer virtualmente um pouco destes atrativos. Faça um tour virtual na cidade de Latacunga aqui.
>>> EXPERIÊNCIAS NO EQUADOR: Encontre as melhores experiências do Equador! Contrate antecipadamente os passeios, compre ingressos etc.
O Vulcão Cotopaxi é o principal atrativo da região e um dos motivos de Latacunga estar na rota de muitos viajantes. Com 5.897 metros, o Cotopaxi é um dos maiores vulcões ativos do mundo. Está localizado no Parque Nacional Cotopaxi, a cerca de 35 km de Latacunga e cerca de 75 km ao sul de Quito.
Nós tínhamos o Cotopaxi em nosso roteiro, porém, por motivos climáticos, preferimos não visitar o vulcão. Achamos que o investimento seria muito alto para não ter visibilidade nenhuma. Conversamos com locais e disseram que a probabilidade de ir até lá e não ver nada seria muito grande. Usamos os dias em Latacunga pra ver outras coisas e tivemos que deixar para visitar o Cotopaxi em uma próxima ocasião.
Você pode ler sobre a visita ao Cotopaxi no blog de nossos amigos do Mundo Sem Fim.
Se não conseguimos visitar o Vulcão Cotopaxi, em compensação visitamos o belíssimo Vulcão Quilotoa duas vezes!
O Vulcão Quilotoa está localizado a cerca de 90 km de Latacunga (e a 180 km de Quito). É um dos lugares mais belos que visitamos no Equador e este foi o motivo de termos voltado ao Vulcão um dia após nossa primeira visita.
O maior destaque do Vulcão é a lagoa que fica no interior de sua cratera. A Lagoa mescla tons azulados com infinitos tons de verde, que mudam conforme a luminosidade. Coisa linda mesmo!
É possível chegar até o Quilotoa por conta própria. Lá existem opções diferentes de passeios.
Você pode apenas contemplar toda sua beleza à partir de alguns mirantes localizados próximos ao centro de visitantes; pode descer até a lagoa através de uma trilha de cerca de 3,6 km (na altiude, lembre-se); e também pode dar a volta na cratera, se escolher a última opção tenha em conta que os 12 km na altitude valem por 20!
Nós fizemos tudo isso, inclusive a volta na cratera, onde passamos um sufoco inesquecível!
Confira como foi visitar o Vulcão Quilotoa:
>>> Você também pode ler mais sobre o Vulcão Quilotoa aqui e sobre a trilha que dá a volta na Cratera do Vulcão aqui.
Se você gosta de caminhadas e acha que trilha que contorna o Vulcão Quilotoa vai ser barbada, na região existe um circuíto feito em cerca de 5 dias.
Este circuíto é chamado “Quilotoa Loop” e é um trekking que passa por várias cidades da região em meio a pequenos vilarejos e belas paisagens.
Se você assim como nós não dispõe de 5 dias para fazer o Loop Quilotoa por trilha. Também poderá conhecer alguns dos vilarejos da região com o transporte público. Do terminal de Latacunga partem ônibus pra praticamente todos os vilarejos vizinhos, como Zumbahua, Saquisilí, Tiguá, Salcedo, Pujilí e Sigchos.
Conhecemos algumas cidadezinhas da região e gostamos bastante de ter visitado a Feira de Saquisilí. Foi uma experiência muito legal, os únicos estrangeiros na cidade.
Confira o vídeo que fizemos sobre a cidade de Latacunga e sobre a Feira de Saquisili:
Em Latacunga comemos em um pequeno restaurante colombiano que ficava em frente ao local onde estávamos hospedados.
Infelizmente demoramos pra escrever o post e os donos do local se mudaram pra Quito, porém, conforme prometemos, não podemos deixar de mencionar o restaurante, onde comemos muito bem e fizemos um bom amigo, o Stiven.
Brincava com ele que todos os dias em que estivéssemos em Latacunga iria lá comer a rosquinha do colombiano, porque era deliciosa…
Uma pena que eles mudaram pra Quito, se não nós iríamos recomendar a comida do restaurante e as rosquinhas (donuts) do colombiano (pensou besteira né?).
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Latacunga através do Booking.com – Você não paga nem um centavo a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje para o Equador com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através da nossa parceira Real Seguro. Além de ajudar a manter nosso blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.
CARRO: Está pensando em alugar um carro no Equador? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências no Equador através da Civitatis e Get Your Guide.
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!
Se tiver mais alguma dica sobre o Equador deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O EQUADOR:
+ Pailón del Diablo – A cachoeira mais incrível do Equador!
+ Ingapirca a Machu Picchu do Equador.
+ Bate e volta de Quito para Otavalo. Visitando a Feira de Otavalo.
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais