América do Sul

Monumento Natural Espejillos – Passeio incrível nos arredores de Santa Cruz de la Sierra

Você sabia que nos arredores de Santa Cruz de la Sierra existem vários lugares incríveis para conhecer? Um desses lugares é o Monumento Natural Espejillos, um lugar muito bonito que nos surpreendeu bastante! Neste post nós vamos mostrar um pouquinho deste lugar sensacional, confira:

SEGURO VIAGEM: Não Viaje para a Bolívia sem SEGURO VIAGEM. Faça uma cotação agora e encontre a melhor opção para sua viagem. Viaje mais tranquilo! 

Monumento Natural Espejillos – Santa Cruz de la Sierra

Em nossa última viagem para Bolívia tivemos como porta de entrada a cidade de Santa Cruz de la Sierra.

Como tínhamos reservado 2 dias na cidade, aproveitamos um deles e fomos até a localidade de Porongo, onde está o belissímo Monumento Natural Espejillos

Monumento Natural Espejillos

A princípio estávamos em dúvida entre visitar Samaipata ou Espejillos, mas nossa escolha por Espejillos foi ótima e adoramos o passeio! 

>>> LEIA TAMBÉM: O que fazer em Santa Cruz de la Sierra. 

Para falar a verdade não esperávamos muito de Espejillos, mas quando chegamos lá, fomos surpreendidos com um lugar incrível e bem mais interessante do que tínhamos imaginado e visto em fotos! 

A Reserva Natural los Espejillos fica em meio à Floresta Tropical em uma área de proteção ambiental. Conta com 1.258 hectares e abriga inúmeros animais silvestres como antas, macacos, mutuns, jacutingas, araras e entre outros o belíssimo “Jaguar”, que é a nossa onça pintada. 

Não vimos Jaguar, mas vimos borboletas.

No que se refere ao turismo, o local tem como destaque uma cachoeira de cerca de 20 metros de altura, com um poço com águas super cristalinas. Além dessa cachoeira grande, existem dezenas de piscinas naturais esverdeadas, cachoeiras pequenas e algumas trilhas. 

O acesso até Espejillos

Começamos nosso relato sobre a visita a Espejillos descrevendo a estrada que leva até a reserva. Não se pode falar de Espejillos sem mencionar seu acesso

acesso até Espejillos

Para chegar em Espejillos é preciso ter um 4×4, ou, se não for o caso, contratar uma caminhonete (4×4) local. Esta caminhonete transporta moradores e turistas e te levará até Espejillos na carroceria. 

Caminhonete – Transporte para Espejillos

Nós contratamos a caminhonete e a aventura já começou na via de acesso! Pelo caminho é preciso atravessar vários riachos, lamaçais e um rio grande, o Rio Piraí!

Travessia Rio – Acesso a Espejillos

Essa travessia ao rio só é possível na época de seca, que vai de Abril à Novembro. 

Ao mesmo tempo em que vamos “pirando” pelo caminho a cada travessia de rio, os locais, que vão junto na caminhonete, te olham com aquela cara de “nunca viu um rio”…

Confira o vídeo que fizemos sobre Santa Cruz, onde visitamos Espejillos:

>>> YOUTUBE: Aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube. 

Como é a visita a Los Espejillos

Depois da aventura pela estrada, chega-se ao Monumento Natural Espejillos. Para ter acesso é preciso pagar uma entrada que custa 20 Bolivianos por pessoa.

Ingresso – Espejillos

O local conta com uma boa infraestrutura, disponibilizando churrasqueiras, banheiros e segurança. É possível acampar lá e além do espaço para camping, existe um pequeno alojamento.

Espaço para Camping

Nos finais de semana e feriados, na entrada do parque, os moradores locais vendem bebidas e algumas coisas pra comer. 

Logo após a catraca que dá acesso a reserva em poucos metros já nos deparamos com uma piscina natural incrível, com águas esverdeadas e límpidas! 

E a transparência da água logo na entrada do Parque?

Piscinas naturais

Na medida em que se vai embrenhando entre a mata vão surgindo outras piscinas naturais e o passeio vai ficando cada vez mais belo! 

Piscina Natural em Espejillos.

As piscinas naturais, ou “pozas” como são chamadas, têm uma coloração impressionante e mesmo com pouco sol estavam lindas!!! São dezenas de piscinas naturais, acompanhadas por pequenas cachoeiras.

Piscina natural e cachoeira.

A princípio você tem a impressão que as piscinas são todas rasinhas, entretanto placas ao lado de cada uma delas indicam a profundidade. Não se engane, embora a transparência da água de a falsa impressão de serem rasas, algumas chegam a ter 11 m de profundidade! Claro, também tem as rasas, com 1 m, 1,5 m de profundidade. 

Piscinas fundas.

Vale ressaltar que é necessário tomar muito cuidado, pois o local é bastante escorregadio! Nós vimos muitos bolivianos arriscando com crianças ao lado destas piscinas naturais… Bem irresponsáveis! 

Visitamos Espejillos com a companhia de nosso amigo Murilo, que estuda medicina em Santa Cruz de la Sierra! Como ele já conhecia o lugar nos sentimos mais seguros para dar uns mergulhos nos poços fundos!

Monumento Natural Espejillos

Nos não, porque a Pati não levou roupa de banho e teve que ficar só olhando! hehe

Diversão garantida em Espejillos.

Seguindo trilha acima, fomos contemplando a beleza do local e descobrindo mais piscinas naturais.

Cachoeira

De repente chegamos no principal atrativo da reserva, uma cachoeira de cerca de 20 metros!!! 

Vista da Cachoeira grande de Espejillos.

A cachoeira impressiona pela água límpida com coloração meio esverdeada! Quando o sol ameaçava sair, mesmo que timidadmente, a água realçava sua coloração e o lugar ficava mais lindo! 

Nosso amigo e “guia” Murilo…

Na cachoeira grande algumas pessoas sobem nas encostas e pulam no poço. Mais uma vez lembramos que o lugar é bem escorregadio e tombos são frequentes! Todo cuidado é pouco!!! 

Eu mesmo cai um pacote em frente a cachoeira, que cheguei a ficar com as quatro rodas pra cima!!! Assim como eu, vários outros tantos caíram. Só enquanto estávamos ali foram mais de 4! Aquelas sapatilhas de borracha (que usam pra andar em praias com fundo de pedras) devem ajudar bastante em Espejillos! 

Cuidado com o tempo!

Não levamos muita sorte com o tempo, que estava nublado e o sol saia timidamente de vez em quando. Nestas saidinhas do sol a beleza de Espejillos se realçava e a gente conseguia ver a água mais esverdeada! Muito lindo!

Espejillos fica em meio à uma floresta com árvores de cerca de 30 metros de altura e além do pouco sol do dia que visitamos, as árvores também atrapalharam a luminosidade.

Em dias de sol a pino, certamente o lugar fica muito mais bonito! Com toda certeza! 

Se nublado a água fica assim, imagina com sol!

Nós passamos o dia todo em Espejillos e no final da tarde e quando pretendíamos voltar para Santa Cruz de la Sierra começou a chover. Neste momento descobrimos que em dias de chuvas as caminhonetes são proibidas de transitar por este caminho!

Acontece que se chover muito o rio sobe e não tem como sair, então alguns motoristas se arriscam no rio, o que pode ser uma ideia perigosa! 

Se as autoridades locais pegarem as caminhonetes transitando em dias de chuvas, multam sem dó! 

Como a chuva ainda estava fraca, não chegou a assustar o motorista, que esperou uns 40 minutos até completar a lotação. 

Voltamos com uma chuvinha tímida, mas é bom ressaltar que se você estiver lá e começar a chover forte não há outra saída, só atravessando o rio mesmo. Se o rio encher você fica lá, até o rio baixar. 

Como chegar ao Monumento Natural Espejillos

Espejillos fica a cerca de 45 km do centro de Santa Cruz de la Sierra. Seu acesso é feito pela antiga estrada para Cochabamba, através do povoado de San José. 

  • De ônibus:

Para chegar até lá é necessário pegar um ônibus que vá até o povoado de San José, na localidade de Porongo. 

Os ônibus partem do Terminal Bimodal de buses de Santa Cruz (o tempo todo) e custam cerca de 5 Bolivianos (R$3,36). Pegue o ônibus com destino a “El Torno” e peça para descer na entrada de Espejillos. Não tem erro! 

Descendo na entrada de Espejillos você vai ver caminhonetes estacionadas, são estas caminhonetes que vão até Espejillos! O custo é de 15 Bolivianos (R$10,07) por pessoa (30 Bolivianos – ida e volta), pague só a ida. 

Vale ressaltar que nos finais de semana as caminhonetes transitam o dia todo, entretanto nos dias de semana é mais fácil pegá-las pela manhã (e pela tarde para voltar). É preciso esperar a lotação completar para partir. 

  • De carro:

Se você tem um 4×4 e gosta de grandes aventuras, poderá chegar em Espejillos por conta própria! 

Seguindo a antiga estrada para Cochabamba (carretera 7) é preciso ir até a entrada de Espejillos, no povoado de San José, que fica no Km 26. Lá é preciso virar a direita e seguir a estrada de chão! 

Vale ressaltar que é preciso atravessar o Rio Piraí e para isso é imprescindível verificar com um local se o nível do rio está apropriado para a travessia. No próprio rio há pessoas orientando os motoristas. 

Após o rio são mais 19 km de estrada de chão, atravessando pequenos rios e lamaçais. Logicamente, a melhor época para ir é na época sem chuvas. Verifique o tempo antes de ir! Se choveu muito nos dias anteriores, ou tem previsão de chuva forte, melhor não arriscar. 

  • Agências:

Existem agências de Santa Cruz que fazem este passeio. O custo é de aproximadamente 300 Bolivianos por pessoa. 

Onde ficar em Santa Cruz de la Sierra

Embora existam alguns alojamentos e hotéis na região de Espejillos, sem duvida alguma, a melhor opção para visitar Espejillos é um bate e volta a partir de Santa Cruz de la Sierra.

Confira abaixo as melhores opções para você que está indo para a cidade:



Booking.com

Dicas:

  • Confira a previsão do tempo e evite dias chuvosos, além do acesso ser comprometido em dias chuvosos, como em qualquer outra cachoeira, a chuva representa risco de cabeça d’agua.
  • Evite caminhar nas bordas das piscinas naturais. São muito escorregadias.
  • Leve repelente, roupa de banho, chapéu, protetor solar etc.
  • Chegue cedo para aproveitar melhor o lugar e conseguir caminhonetes com mais facilidades.
  • Leve lanche, água, frutas etc.

PLANEJE SUA VIAGEM!

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Santa Cruz através do Booking.com – Você não paga nada a mais, além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje para a Bolívia com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da CivitatisGet Your Guide.

CARRO: Quer alugar um carro na Bolívia!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF. 


Gostou deste post sobre o Monumento Natural Espejillos?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma dica sobre Los Espejillos deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


>>>MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A BOLÍVIA

+ O que fazer em La Paz.
+ Chacaltaya – A maneira mais fácil do mundo de chegar a 5.421 m de altitude
+ Lago Titicaca, Copacabana e Isla del Sol

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais