América do Sul

Museu da Coca – Passeio super interessante em La Paz – Bolívia

Visitamos o Museu da Coca, em La Paz, na Bolívia. Lá conseguimos entender a importância da folha de coca para os povos andinos, além de compreendermos a diferença da planta e da cocaína, fabricada em laboratórios. Confira como foi a experiência:

Museu da Coca em La Paz – Bolívia

Localizado no coração do centro histórico de La Paz, o Museu da Coca é um dos lugares mais interessantes para visitar e entender um pouco da cultura andina.

Museu da Coca em La Paz – Bolívia

Folha de coca

O Museu conta a história da coca (Erythroxylum coca), planta muito importante na cultura andina, que é utilizada ao longo de milhares de anos pelos povos originários da região.

A folha de coca é utilizada no combate dos males da altitude e do frio altiplano, assim como estimulante natural, além de inibidor da fome e da sede.

É uma planta considerada sagrada pelos povos originários, sendo inclusive utilizada em rituais dedicados à Pachamama, a mãe terra.

Cerimônia espiritual – Museu da Coca

A planta é conhecida mundo a fora por ser um dos principais componentes da cocaína e por este motivo é uma planta que causa muita polêmica.

No museu é possível entender a importância da planta para os povos da região e a diferença existente entre a planta em estado natural e a droga criada em laboratório.

Na visita é possível acompanhar todo o processo de criação da cocaína, entendendo sua origem, inicialmente como remédio anestésico, e sua trajetória até começar a ser utilizada como droga entorpecente.

Química utilizada na produção da cocaína.

Também é possível ver como a folha de coca foi utilizada na formula do refrigerante mais famoso do mundo, que inicialmente era um xarope utilizado para o tratamento da dor de cabeça.

Folha de coca utilizada na produção da Coca Cola.

Além de entender sobre a importância da folha de coca na cultura andina, sobre a diferença da folha de coca e da cocaína e sobre a utilização da planta em refrigerantes famosos, o visitante que for ao Museu da Coca encontrará também muitas outras informações interessantes relacionadas à planta. Certamente vale a visita!

Como é visitar o Museu da Coca de La Paz

O Museu da Coca foi um dos primeiros destinos que visitamos em nossa última passagem por La Paz. Eu, Itamar, já tinha visitado o local em minha primeira vez na Bolívia, mas pra Patricia foi a primeira visita.

O motivo de termos colocado o museu como prioridade, foi justamente o mal da altitude, o famoso Soroche. Desta vez o Soroche bateu, o que nunca tinha acontecido comigo em nenhuma outra situação, nem mesmo em La Paz. Então bora pedir ajuda pra coca.

A visita ao pequeno museu começa com uma breve explicação logo na portaria. O atendente oferece pequenos pedaços de balas de coca e também oferece folhas, ensinando a maneira correta de mastigá-las.

Há também produtos feitos com folha de coca à venda, assim como em outras partes da cidade.

Produtos a base de folhas de coca.

Em seguida é oferecido um guia impresso para a visitação do museu. Há guias em diversos idiomas. Os guias dão um bom suporte na visita, mas mesmo sem os guias impressos é possível desfrutar e aprender bastante.

 

Acervo do Museu da Coca.

O museu é bem simples e seu acervo é composto de fotos, documentos, manequins e bastante informações sobre a folha de coca.

VISITA GUIADA: Se você preferir, você poderá contratar um guia para fazer uma visita guiada ao museu e assim absorver o melhor do passeio. Contrate aqui o guia.

Patricia lendo sobre a “guerra à cocaína”.

A visita é toda informativa e para obter o melhor do museu, é preciso ler todas as informações!

Não é permitido tirar fotos e fazer vídeos, mas o carinha da recepção deixou que tirássemos algumas.

Acervo – Museu da Coca

Se o visitante ler todas as informações, certamente sairá de lá desmistificando a famosa e errônea narrativa de que a folha de coca é droga.

Café da Coca

Anexo ao museu há também um Café – Lanchonete, onde é possível provar inúmeros produtos feitos a base da folha da coca.

Café da Coca

Na primeira vez que estive no museu provei um licor de coca, biscoitos e cerveja, já nesta última viagem, a Pati e eu apenas tomamos cervejas.

A cerveja tem um gosto bem forte e característico e não é aquela maravilha, mas pela experiência, certamente vale a pena tomar.

No dia que tomamos não tínhamos almoçado ainda e uma caneca de cerveja pra cada foi suficiente pra deixar a gente bem alegres.

Confira o vídeo que fizemos dando um rolê em La Paz e no Museu da Coca:


Aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube

A folha de coca não é droga.

Sagrada para os povos originários do altiplano, a folha de coca é cultivada ao longo de milhares de anos nas terras que hoje se localizam países como Peru, Bolívia, Colômbia e Equador.

Pra refletir…

Segundo tradições milenares, a folha de coca é uma das formas de conexão dos xamãs do altiplano com seus deuses.

Além da importância espiritual, a folha de coca possui uma infinidade de benefícios nutricionais e farmacológicos. Foi justamente na busca de benefícios farmacológicos que surgiu a cocaína.

Cocaína

Pois bem, a cocaína é o resultado da extração de um alcaloide da folha de coca e inicialmente era utilizada como analgésico e anestésico.

Museu da coca – La Paz

Com o passar dos anos a cocaína começou a ser utilizada como narcótico e se tornou ilegal. Embora todos saibamos que os os grandes traficantes estão no andar de cima, o combate à droga é feito por muitos caminhos, as vezes errôneos, como por exemplo a tentativa de erradicação da planta.

Para se ter uma ideia, para produção de 1 kg de cocaína é necessário cerca de 300 kg de coca e mais um monte de porcarias químicas.

Com toda certeza, proibir o cultivo da planta não é uma das maneiras mais assertivas de combater o consumo de cocaína.

Bom, não estamos aqui pra apontar maneiras de combater a cocaína, mas sim para fazer com que as pessoas entendam que a folha de coca em si, não é droga!

Representação de um usuário de cocaína.

Como comparação bem grotesca podemos dizer que seria o mesmo que um laboratório dos EUA chegassem do nada e começassem a produzir uma droga utilizando as folhas da erva-mate, do chimarrão e logo todos criminalizassem a planta como droga. É mais ou menos isso…

Benefícios e supostos benefícios da folha de coca

O principal benefício da folha de coca está no combate aos males da altitude, onde a planta comprovadamente é um santo remédio.

Mas além do combate ao Soroche, encontramos uma série de benefícios atribuídos à folha de coca, a começar com a quantidade de vitaminas.

É possível encontrar na folha de coca as vitaminas: Vitaminas B 16, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina A, Vitamina B 1,Vitamina B 2, Vitamina B 5, Vitamina B 9 (ácido fólico).

Além disso, a folha de coca possui cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, sódio e zinco.

Suas propriedades também são atribuídas à batalha contra o câncer de cólon, prevenção à obesidade e ajuda contra depressão.

A planta também trata problemas respiratórios, como asma e bronquite e é benéfica na regulação da pressão arterial, no controle do diabetes e em problemas estomacais. Além disso também é usada na prevenção de doenças cardiovasculares e cáries.

A folha de coca melhora o metabolismo e ajuda na oxigenação do cérebro. Também é um anestésico local e estimulante para as glândulas salivares.

Tem propriedades diuréticas, combate a anemia por deficiência de ferro, regula o metabolismo dos carboidratos e melhora a função hepática, também eliminando as toxinas do sangue e por fim, reduz o colesterol e os triglicerídeos, protege a flora intestinal e aumenta a resistência física.

Santo Remédio

Como é possível ver, a folha de coca é um “santo remédio”, pelo menos na crença dos povos andinos. Tão “santa” que é, que até o papa pediu pra mascá-la quando foi para a Bolívia.

Embora no museu seja possível encontrar os estudos destes benefícios, assim como em fontes da internet, há também matérias na internet que contradizem os benefícios da coca. Logicamente a propaganda negativa e criminalização da planta pesa muito.

Criminalização

Desde os anos 60 o combate ao plantio da folha de coca tem ganhado muitos capítulos. Houve até uma tentativa de erradicação da planta, mas logicamente, uma cultura tão antiga jamais vai sumir de “uma hora para outra”.

No museu é possível entender inclusive que esta criminalização da cocaína ganhou força justamente nos anos posteriores a 1910, quando os EUA conseguiram desenvolver uma droga similar, sintética, patenteada, e a partir daí a comercialização da droga sintética tornou-se exclusiva…

Em alguns países a folha de coca é proibida e até mesmo em países do próprio altiplano o consumo cultural, assim como o plantio, vem diminuindo bastante.

De qualquer forma, há que se pesar os dois lados, o lado do consumo da folha de coca como sempre foi utilizado desde milhares de anos atrás, assim como o lado da produção de cocaína, que inegavelmente é ligado ao plantio da coca.

Não estamos aqui pra arranjar soluções e esse último texto tem objetivo de simplesmente mostrar a importância da planta para os povos andinos. Enfim, é preciso entender sua importância e principalmente saber que a folha de coca não é droga.

SERVIÇO:

Museu da Coca de La paz (Museo de la Coca)

Endereço:  906, La Paz – Bolívia
Horário: De Segunda a Sábado das 10h às 18h
Entrada: 20 Bolivianos (cerca de R$15,00).


PLANEJE SUA VIAGEM!

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem através do Booking.com – Você não paga nada a mais, além disso ainda ajuda o  blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências na Bolívia através da Civitatis.

CARRO: Alugue um carro! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o Museu da Coca?

Se você gostou deste post por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e em nosso canal do Youtube.

Se tiver alguma dica sobre La Paz e sobre o Museu da Coca, por favor deixe nos comentários. Por fim, se for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Muito obrigado e até o próximo post!


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A BOLÍVIA:

+ O que fazer em Santa Cruz de la Sierra e arredores.
+ Isla del Sol, Lago Titicaca e Copacabana.
+ Chacaltaya – A maneira mais fácil do mundo de chegar a 5.421 m de altitude.

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais