Faz muito tempo que nós estávamos querendo conhecer o Equador, um país muito bonito, mas meio esquecido por muitos viajantes brasileiros. Nunca tinha dado certo, mas desta vez finalmente conseguimos cravar nossa bandeirinha lá pelas bandas da metade do mundo. Neste post nós contamos resumidamente como foi nossa passagem pelo belíssimo país. Confira agora nosso Roteiro no Equador.
SEGURO VIAGEM: Desde 2018 o Equador exige SEGURO VIAGENS aos turistas. Faça uma cotação agora e viaje tranquilo.
O Equador é um dos menores países da América do Sul, mas como diria o famoso ditado: “tamanho não é documento”.
O país possui uma infinidade de atrativos turísticos que podem agradar os mais variados gostos.
Você poderá conhecer cidades históricas, cidades modernas, ruínas pré-hispânicas, vulcões, praias, selva amazônica, cordilheira dos Andes etc etc etc. Isso sem falar em Galápagos, que é um capítulo à parte.
>>> LEIA TAMBÉM:
+ Roteiro de 15 dias pela Bolívia e norte da Argentina.
+ Nosso roteiro de 11 dias no Chile – Santiago, Atacama, Viña/Valpo e Cajon del Maipo.
+ Roteiro no Paraguai – Passamos 7 dias percorrendo o país.
Apesar de ser um país que utiliza o Dólar Americano como moeda, o Equador é um país barato para o turismo. O transporte público é subsidiado pelo governo, o que torna as passagens de ônibus muito baratas e a locomoção não pesa para os viajantes.
Pra se ter uma ideia , os ônibus em Quito custam U$ 0,25 e uma viagem de quase 10 horas de uma cidade para outra nos custou U$ 10.
Comer também não é caro e é possível encontrar os famosos “Desayunos, Almuerzos ou Merienda” por preços que vão de U$ 1,50 até U$3,50 cada…
A hospedagem também agrada e em todos os lugares que ficamos, não pagamos mais que U$15,00 por casal.
Mesmo sendo um país repleto de atrações e com custo relativamente barato, o Equador não é muito visitado pelos brasileiros.
Ao contrário de seus vizinhos Peru e Colômbia e de outros países do continente, o Equador parece ter sido esquecido por muitos viajantes brasileiros. Mal sabem o que estão perdendo, o país do centro do mundo é incrivelmente fantástico! Pode acreditar!
Saímos de Curitiba, fomos pra São Paulo, depois pra Lima (que vontade de descer) e de lá, finalmente partimos rumo ao Equador.
Chegamos no novo e moderno Aeroporto Mariscal Sucre, em Quito, na madrugada de sexta-feira (7/04).
Como não estávamos a fim de pagar 25 doletas no táxi até o centro histórico, esperamos até os ônibus de linha começarem a rodar.
Enquanto esperávamos, um senhor que acabara de chegar dos EUA sentou-se ao nosso lado puxando assunto. Passamos o resto da madrugada conversando.
Foi o primeiro sinal de uma das características mais marcantes que sentimos no Equador, a simpatia dos equatorianos.
Passando os dias só confirmamos isso e saímos do país com a melhor impressão possível sobre a receptividade dos equatorianos.
Amanheceu, o primeiro bus chegou e ao invés de 25 dólares, pagamos a bagatela de 2,00 dólares por pessoa. Do aeroporto seguimos para o Centro Histórico, onde nos hospedamos (em breve contamos todas as maneiras de deixar o aeroporto de Quito).
Ficamos 3 dias em Quito, sendo que no segundo dia (um sábado) fizemos um bate e volta até a pequena cidade de Otavalo, onde acontece uma tradicional feira indígena de Otavalo, uma das maiores das Américas.
Lá é possível encontrar de tudo, como comidas típicas, artesanatos, roupas, frutas, verduras etc.
De Quito partimos com destino à cidade de Latacunga, que é a base para explorar o Vulcão Cotopaxi e a Lagoa Quilotoa, na cratera do Vulcão Quilotoa.
Ficamos por ali praticamente 3 dias, sendo que visitamos a Lagoa Quilotoa 2 vezes.
Um dia descemos até a lagoa que fica dentro da cratera do vulcão e no dia seguinte fizemos a trilha que circula a cratera, uma aventura e tanto!
Como o Cotopaxi não demostrou a cara e o tempo não parecia fazer questão de melhorar, resolvemos não investir grana no Cotopaxi pra ver nevoeiro, sendo assim deixamos Latacunga e fomos até a cidade de Baños, onde ficamos 2 dias.
Em Baños de Agua Santa chegamos em pleno feriado de Páscoa e isso nos desanimou, um pouco. Ainda assim visitamos entre outras coisas a fantástica e fodástica Cachoeira Pailon del Diablo, uma das cachoeiras mais bonitas que já vimos até hoje! Imperdível!!!
De Baños partimos pra bela cidade de Cuenca, a terceira maior cidade do Equador.
Cuenca confirmou o que lemos em vários blogs, como o blog de nosso amigos do Mundo sem Fim, onde todos afirmavam que a cidade era lindona! Adoramos Cuenca e toda sua receptividade.
Em Cuenca, além de conhecermos alguns de seus principais atrativos, também fizemos vários bate e voltas para as cidadezinhas da região, como Gualaceo, SigSig, Girón e a encantadora Chordeleg.
Também visitamos as ruínas de Ingapirca, que ficam a cerca de 100 km de Cuenca e são as maiores ruínas Incas do Equador.
Deixamos Cuenca após 4 dias e em mais uma tentativa de visitar o Cotopaxi, voltamos pra Latacunga…
>> Confira o post completo que fizemos sobre Cuenca.
Como o tempo não abriu preferimos ir visitar a feira da cidade de Saquicili e no outro dia voltamos pra Quito.
Em Quito ficamos mais 4 dias e vasculhamos o centro histórico de ponta a ponta.
Além disso também visitamos outros pontos de interesses como o Teleférico, a Mitad del Mundo e a turística zona de La Mariscal.
Assim foi nossa passagem pelo Equador, uma país maravilhoso, que realmente superou nossas expectativas! Em breve saíram posts detalhados sobre cada um dos lugares que visitamos! Fiquem ligados!
Vocês perceberam que o título desta matéria é “Nossa primeira viagem à metade do mundo – Roteiro no Equador”?
Pois é, fica claro que voltaremos em breve pra conhecer um pouco mais deste país, pois como falamos no inicio deste post, o Equador tem muita coisa pra ver…
Faltou ver praia, faltou ver selva amazônica, faltou ver o Cotopaxi e muitos outros vulcões, faltou conhecer Guayaquil e claro faltou Galápagos, o maior atrativo do Equador… Mas um dia a gente volta… e que não demore muito!
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
– Encontre e reserve sua hospedagem em Cuenca, através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
– Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! Não viaje sem seguro!
– Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências em Cuenca através do Civitatis e Get Your Guide.
– Alugue um carro para explorar o Equador e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!
Se tiver mais alguma dica pra incluir em um Roteiro pelo Equador deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais
View Comments
Olá, adorei a dica, sensacional, perfeito!! não conheço mas já deixei anotado para quando for ... =)
Que bom que gostou! :)
Essas fotos estão maravilhosas! Equador tá na minha lista, adorei esses lugares que vc visitou. Essa lagoa é sensacional!!! Obrigada por compatilhar :)
Obrigado Adriana! Esta lagoa é muito linda mesmo! :)
Confesso que nunca havia pensado em ir para o Equador… Mas realmente parece ser um lugar bem legal. Pelo post e fotos da pra ver que tem muita coisa interessante
E tem mesmo Paola, a gente ainda não foi pra mais um monte de lugares, mas pretendemos voltar em breve pra conferir mais um pouco. :)
Legal! Eu quero muito ir um dia. Ainda não nos programamos, mas vamos sim. Adorei as dicas e saber que as coisas por lá são baratas. Valeu!
Vale a pena, é um país muito legal, nós gostamos muito!!
Quase fui ao Equador esse ano, não consegui por questões de quantidade de dias. Como está na lista, já salvei seu post para ler novamente quando estiver com passagem comprada. A Lagoa é incrível hein??
Você vai adorar, é um país incrível! Esta lagoa é muito linda! :)
Simplesmente sensacional esse post! Parabéns pelas belas dicas e fotos
Obrigado Marcio.
Sensacional!
Já pensava que valia a pena o Equador por Galápagos. Agora sem dúvida tenho certeza q vale a pena. E adorei saber da possibilidade de fazer um stopover em Lima. kkk
Com certeza vale a pena Aline! E se levar sorte dá tempo de dar uma descidinha em Lima, hehehe.
Adorei as fotos! As dicas também são ótimas. O Equador aos poucos está entrando na rota dos brasileiros. Merecidamente.
Espero que sim, é um país repleto de coisas interessantes! OS brasileiros estão perdendo! hehe
Amei! Já quero muito conhecer Equador. Lugar parece bem maravilhoso mesmo.
Vale a visita Deivson! ;)
Adorei!!! Não conhecia muita coisa sobre o Equador, mas lendo o post, vi que tem muito mais coisa que imaginava... Fiquei com vontade de conhecer agora!!!
E olha que nós não vimos praticamente nada. :)