Sabia que Assunção é uma das cidades mais antigas e mais autênticas na América do Sul? Neste post mostraremos pra você um pouco de Assunção e alguns dos principais atrativos da capital do Paraguai.
Visitamos a capital do Paraguai por 2 vezes e tivemos 2 experiências distintas. Na primeira vez viajamos de maneira independente e na segunda vez percorremos o país a convite da Secretária de Turismo do Paraguai.
Com base nas 2 experiências preparamos uma lista com as principais atrações de Assunção. Confira:
A Calle Palma está localizada em pleno coração da capital paraguaia. É a principal rua do centro de Assunção e é onde está a maioria do comércio.
Nessa rua também estão alguns dos principais atrativos da cidade e a Casa do Turista, onde é possível conseguir mapas e informações, além de comprar artesanatos e lembranças. Aproveite pra se refrescar no ar condicionado: o calor de Assunção não é brincadeira!
Vale a pena pegar um mapa e algumas informações na Casa do Turista e começar a explorar a cidade a partir dali.
A Calle Palma é o lugar ideal pra começar a visita a Assunção.
O Panteón de los Heroes começou a ser construído originalmente como igreja por ordem do próprio General Solano Lopez em 1863. Com a Guerra da Tríplice Aliança (conhecida pelos brasileiros como Guerra do Paraguai) a obra foi interrompida e ficou parada por mais de 70 anos e só foi concluída após a Guerra do Chaco, que o Paraguai disputou contra a Bolívia em 1936.
No mesmo ano da conclusão, o monumento se transformou no Panteão dos heróis nacionais por decreto presidencial. Mais tarde, por pressão da igreja, o Panteón foi mesclado com o Oratório da Virgem da Assunção e voltou a ser um local religioso.
Já falei um pouco sobre a guerra no outro post sobre Assunção, mas vale ressaltar novamente que o Paraguai já foi o país mais desenvolvido da América Latina, fazendo frente inclusive à maior potência da época, a Inglaterra. Tudo mudou depois que o Brasil, a Argentina e o Uruguai se juntaram e “apoiados” pela Inglaterra (detalhe muito importante), destruíram o Paraguai na guerra que aconteceu entre 1864 e 1870.
O Panteón fica localizado na Plaza de los Héroes, uma das 4 praças que formam uma grande área verde em pleno coração de Assunção.
Embora o espaço pareça ser uma única praça, na verdade existem 4 praças no local: Plaza de los Heroes Plaza de la Libertad, Plaza de la Democracia e Plaza Juan E. O’leary. Detalhe importante: Nessa praça existe Wi-Fi gratuito!
É no Panteón de los Heroes que está o Marco Zero de Assunção, embora o símbolo do Marco Zero fique no Mercado 4.
Localizado na Calle Palma, bem em frente ao Pantheón de los Heroes, está o Lido Bar, o bar/lanchonete mais tradicional de Assunção. O lugar é bem simples, tipo botecão mesmo, mas vale a pena sentar ali, tomar uma cerveja e comer um dos itens do menu, que possui algumas das principais comidas típicas do Paraguai.
Localizada em frente à Plaza Independencia, a igreja foi construída pela primeira vez em 1539, mas foi destruída várias vezes pelas cheias do Rio Paraná. Foi reconstruída em definitivo em 1842 e atualmente está anexada ao Museu Litúrgicos e de Arte Sacra.
Vale ressaltar que a praça que fica em frente a catedral também é formada por várias praças. Estas praças também são atrativos da cidade, porém neste local é preciso ter um pouco mais de atenção, pois muito próximo dali está o bairro “La Chacarita” que podemos considerar como uma favela.
Quando visitamos a cidade pela primeira vez, as praças estavam completamente tomadas por abrigos provisórios para os moradores ribeirinhos e não pudemos conhecê-las. Na segunda visita, como estávamos percorrendo a cidade em uma van, também não pudemos nos aprofundar muito pela região e enquanto visitávamos o Cabildo, demos uma olhada rápida por ali.
Entre as praças que estão nesta região, além da Plaza Independencia entre outras estão: a Plaza de Armas, a Plaza del Congreso, o Parque la Victoria.
Também localizado entre as praças, o Centro Cultural de la República fica quase em frente à Catedral.
Está abrigado no prédio do antigo Cabildo de Asunción, um dos edifícios mais antigos da cidade com quase 500 anos. Durante o período colonial, o lindo prédio rosado serviu como centro administrativo, posteriormente foi sede do poder legislativo, até que se tornou um Centro Cultural.
Quando visitamos Assunção pela primeira vez, o edifício também estava fechado pra reformas. Mas tivemos uma experiência diferente ao passar no meio do acampamento dos desabrigados pela chuva. Por motivos de segurança, não tiramos fotos apesar de que o acampamento estava bem na frente do quartel do policiamento da cidade e existiam vários policiais por todo lado, inclusive nas imediações do acampamento.
Em nossa segunda visita tivemos a oportunidade de visitar o Centro Cultural, que possui 8 salas com exposições de vários temas relacionados à história e cultura paraguaia. Para maiores informações acesse o site oficial do Centro Cultural de la República. Em breve faremos um post sobre a visita.
Outros pontos de interesses que ficam localizados nestas praças estavam cercados pelos barracos e infelizmente não fomos até eles pra evitar de ficar dando mole no meio do acampamento.
Na segunda visita não tivemos tempo pra conhecer direito e só vimos os lugares de longe. O Congresso Nacional, a Câmara de Senadores e o Parque de la Victoria são alguns dos atrativos que não visitamos nesta região.
Bem próximo a estas praças está um dos principais atrativos da cidade e em minha opinião, o edifício mais belo de Assunção. Trata-se do Palácio do governo paraguaio, o Palácio de Lopez.
Infelizmente não é possível se aproximar desse edifício, pois é a sede do governo paraguaio. Os seguranças ainda me deixaram chegar até um pouco mais adiante pra tirar umas fotos, “pero no se demore!”.
Durante o mês de Maio, quando se comemora a Independência do Paraguai, e durante o mês de Agosto, quando se comemora a fundação de Assunção, é possível visitar o interior do Palácio de Lopez. Em outras épocas é possível tentar agendar visita pelo número (021) 414 0000. Vale ressaltar que é um pouco difícil.
A noite o Palácio de Lopez fica todo iluminado, assim como alguns edifícios pela cidade. Vale a pena dar uma volta, a cidade fica bem bonita.
Na parte de trás do Palácio, junto à Avenida Costanera, foi instalado um painel de letreiros com a palavra “Asunción”. Em nosso tour pela cidade junto com o Senatur, passamos por ali, como não fazia parte do cronograma parar ali, insistimos e fizemos o motorista parar lá pra gente tirar algumas fotos!
Não tem lugar pra parar carro e logo um guarda do Palácio de Lopez tocou a gente de lá com apitos! Então se for querer tirar fotos no letreiro de Assunção, vá a pé! Aproveite pra curtir a Avenida Costanera.
Inaugurada em 2013, a Avenida Costanera revive um costume paraguaio esquecido durante séculos, segundo os responsáveis pela obra, a cidade já não dá as costas ao Rio Paraguay e agora os paraguaios e turistas podem olhar o emblemático rio de frente. Com a revitalização do local, a Avenida transformou-se em um espaço utilizado pelos paraguaios para caminhada e prática de outras atividades esportivas.
A partir da Costanera é possível ter uma visão de outro ângulo do Palácio de Lopez (e do letreiro de Assunção). Também é possível avistar o Porto de Assunção.
Nós não chegamos a ver, mas dizem que o pôr do sol é muito bonito neste local.
De frente ao Palácio de Lopez está o Centro Cultural Manzana de la Rivera, outro espaço cultural com várias exposições.
A diferença é que ao contrário do Centro Cultural do Cabildo, que fica em um só edifício, o Centro Cultural Manzana de la Rivera é composto por várias casinhas históricas dos séculos XVII e XVIII.
A Casa de la Independencia é um dos locais mais importantes da história do Paraguai, pois foi o lugar onde aconteceram as reuniões secretas que culminaram com a independência paraguaia. Atualmente funciona como museu, onde estão expostos móveis e objetos do período colonial, além de objetos ligados aos responsáveis pela independência paraguaia.
A Estacion Ferrocarril é um marco dos tempos áureos do Paraguai, pois foi a primeira estação de trem da América do Sul e tomou a vanguarda no continente com o primeiro serviço ferroviário de passageiros da América do Sul.
O ambicioso projeto paraguaio de ligar todo país por linhas férreas começou a ser colocado em prática, mas com a guerra teve que ser abandonado. Com o fim da guerra e derrota do Paraguai, as linhas férreas, que eram orgulho de seu povo, foram privatizadas e por “pura coincidência” uma empresa inglesa assumiu o controle, assim como em outros setores…
O belíssimo edifício em estilo neogótico, agora é um museu e conta com alguns vagões originais dos trens da época.
Ao lado da histórica estação ferroviária está uma das praças mais populares de Assunção, a Plaza Uruguaya. É nesta praça que os moradores da cidade sentam e tomam seu tererê.
É um lugar muito tranquilo e nós fizemos o mesmo que os paraguaios: sentamos e apreciamos a bebida típica do Paraguai.
Localizada no alto de uma das colinas de Assunção, a Iglesia de la Encarnación é pouco visitada pelos turistas. Sua construção em estilo romano-coríntio se iniciou em 1893, mas não chegou a ser concluída totalmente. A parte de trás da igreja parece um pouco abandonada, mas ainda assim vale a visita.
O interior desta igreja é muito bonito, com grandes pilares, um grande salão e bem no alto ainda existe ainda um belo órgão de tubos. Seu exterior também é bonito, com destaque para sua cúpula.
Todos os atrativos mencionados até aqui ficam no microcentro de Assunção e se encontram relativamente próximos um ao outro. É possível visitá-los a pé, sem a menor dificuldade.
O mercado 4 é um enorme conglomerado comercial onde é possível encontrar praticamente tudo, com o melhor preço de Assunção.
Nós adoramos visitar este tipo de local, pois é uma oportunidade de observar a cultura local e o cotidiano de boa parte da população. Nós fomos ao mercado em companhia do nosso amigo Nando, mas poderíamos ter ido sozinhos com muita tranquilidade.
Ao contrário de alguns mercados populares existentes em outros países latinos que visitamos, como no México e no Peru (ou mesmo em São Paulo), o mercado de Assunção nos pareceu bastante tranquilo e muito seguro. Porém, segundo nos falaram é bom evitar a região no período noturno, portanto se for visitar o mercado não vá no final da tarde para evitar este suposto horário de risco.
O maior mercado popular de Assunção pode ser um pouco chocante pra quem não está habituado com países latinos, mas se você já visitou algum país do continente latino-americano, provavelmente já teve uma experiência parecida.
Fizemos um post completo relatando como foi visitar o Mercado 4.
A Loma San Jeronimo é um pitoresco vilarejo que fica em um dos bairros mais antigos de Assunção, o Bairro Dr. Francia.
Com muitas casas coloridas, enfeites e apetrechos também coloridos, La Loma San Jeronimoe chega a lembrar lugares como La Boca em Buenos Aires, ou a Lapa no Rio. O modesto vilarejo ganhou o coração dos moradores da cidade e dos turistas a partir de 2013, quando foi totalmente revitalizado e se tornou o primeiro bairro turístico de Assunção.
Bem no alto do pequeno morro existe um mirante de onde é possível avistar o Porto de Assunção e até o Chaco Paraguaio.
É possível pegar um ônibus pra chegar até lá, ou ir a pé mesmo. Os melhores dias pra visitar a Loma San Jeronimo são Sábado e Domingo, quando a boemia está a todo vapor.
Se tem um lugar em Assunção que não valeu a visita, este lugar foi justamente o Jardim Botânico e Zoológico de Assunção. Nós não visitamos zoológicos, porque não gostamos de ver animais presos, mas fomos conhecer o Jardim Botânico que também abriga o Museu de História Natural. Pra variar o Museu estava fechado.
Próximo ao Jardim Botânico está a Iglesia de la Santisima Trinidad, que dizem ser uma das mais bonitas da cidade, mas nós preferimos não ir até ela, pois já era final de tarde, e achamos melhor não ficar rodando por bairros afastados, sem conhecer direito a região.
Outro ponto de interesse que fica um pouco distante do centro de Assunção é o Museu do Barro. Este museu, que na verdade é formado por 3 museus (Museo de Arte Indigena, Museo del Barro e Museo Paraguayo de Arte Contemporáneo) foi fundado em 1979 e conta com um grande acervo de mais de 5500 objetos (somando o acervo dos 3 museus). Para mais informações acesse o post completo que fizemos sobre o Museu do Barro.
Claro que a primeira coisa que vem à cabeça de muitas pessoas quando ouvem falar em Paraguai é compras! Em Assunção os consumistas de plantão também poderão gastar seus ricos dinheiros.
A cidade possui alguns shoppings com preços que costumam ser mais baixos que os preços praticados no Brasil.
A região de Villa Morra, é uma das regiões mais nobres da cidade e onde estão alguns dos principais shoppings do país, como o Shopping del Sol, o Shopping Mariscal e o Shopping Paseo de La Galeria. Pra quem gosta de roupas de grifes etc, esta é a região pra fazer compras.
No centro, a região da Calle Palma é um bom lugar pra comprar coisas com bons preços.
Embora os preços não sejam tão baixos quanto na Zona Franca de Ciudad del Este, ainda assim os preços costumam ser bem atrativos e na maioria das vezes mais em conta que no Brasil.
Uma dica valiosa, quando for comprar em Assunção pergunte se turista tem desconto! Em muitos lugares, principalmente nos Shoppings é oferecido um desconto de 10% (que pode ser maior em algumas lojas) para turistas!
Assunção também dispõe de atrações para os baladeiros de plantão. O Paseo Carmelitas é talvez o lugar mais recomendado para quem deseja curtir a noite da capital paraguaia.
O Paseo Carmelitas é um centro de entretenimento e gastronomia que funciona como um conglomerado de bares, pubs e restaurantes. É o lugar mais badalado da cidade. Fica na região mais nobre de Assunção próximo ao Shopping del Sol e de alguns dos principais hotéis da cidade como o Aloft Assunción, Dazzler Asuncion e Villa Morra Suites.
Nesta região, além dos bares existentes no Paseo Carmelitas existem outros bares legais como o Jhonny B Good e o Morena Bar.
Pra quem é fã de uma jogatina, ao lado do Morena Bar está o Casino de Asunción.
Para fanáticos por futebol, uma boa opção de passeio é a visita ao Estádio Defensores del Chaco que fica próximo ao centro. É possível fazer visitas ao interior do estádio.
Para os aficionados por futebol, outro passeio legal é o Museu da Conmebol (Museo del Futbol Sulamericano) que fica em Luque (mesma cidade do aeroporto), nas imediações de Assunção.
No site oficial tem visita virtual.
Quando estivemos pela primeira vez em Assunção ficamos na maioria do tempo no Centro Histórico. Lá, seguindo a indicação do blog Projeto 101 Países, comemos no “Nã Eustaquia”.
Pedimos inclusive o mesmo prato que a Gabi e o Fabrício. A grande diferença foi que não percebemos que no dia em que fomos comer lá, tinha promoção e o pedido era dobrado, resultado comemos muuuuito e ainda sobrou pra gente levar um “lanche” pra casa (claro que levamos).
O Nã Eustaquia é uma rede de restaurantes que serve comidas típicas do Paraguai. Existem várias unidades espalhadas pela cidade (o que comemos fica na Calle Parma). É uma excelente dica pra comer em Assunção. A refeição que comemos é um mesclado de várias iguarias paraguaias. Pagamos 80 mil guaranis na refeição (dupla) e uma cerveja de 1 litro.
Nossa segunda experiência foi no “Restaurante La Esquina”, que fica próximo da Iglesia de la Encarnación. Por um preço muito baixo (41 mil guaranis) comemos uma saborosa refeição (com refrigerantes) em buffet livre.
Outra opção renomada no centro histórico de Assunção é o Restaurante Bolsi, um dos mais tradicionais da cidade. A comida é ótima e o preço é excelente!
Na segunda passagem pela cidade nos deliciamos em alguns dos melhores restaurantes da cidade! A convite da Secretária de Turismo do Paraguai estivemos em restaurantes conceituados da capital paraguaia!
Jantamos no Restaurante “La Cabrera”, que é referência em carnes! O restaurante é famoso por sua unidade em Buenos Aires, onde é conhecido como um dos melhores para comer carnes. Em Assunção a unidade segue a linha da matriz argentina, oferecendo uma das melhores carnes do Paraguai.
Outro local excelente pra apreciadores de carnes se chama “Lo de Osvaldo“. Este local é ideal pra quem gosta de futebol e foi justamente por este motivo que fomos até ele. Estivemos lá em um dia de decisões dos jogos das eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia.
O bar/restaurante pertence a um famoso dirigente de futebol paraguaio e tem toda sua temática voltada ao mundo futebolistico!
Considerado como um dos melhores lugares pra comer carne em Assunção, “Lo de Osvaldo” é o lugar ideal pra quem também ama futebol. Recentemente o restaurante abriu uma nova unidade no Shopping Paseo de la Galeria.
Nós também almoçamos no Restaurante do Hotel Villa Morra Suites (aberto ao público), um dos hotéis mais conceituados de Assunção. O restaurante tem um ambiente muito agradável, em meio a um jardim que é separado do ambiente através de enormes janelas de vidro.
Além de apreciarmos a excelente comida oferecida pelo Hotel, também tivemos a oportunidade de conhecer as demais dependências do Hotel. Uma excelente escolha pra quem busca conforto e ótima localização.
Outro hotel que possui um excelente restaurante é o Hotel Dazzler Assunção. Nós almoçamos lá e também tivemos uma ótima experiência. Uma cozinha refinada e de bom gosto.
Nós fechamos nossa passagem pelo Paraguai em grande estilo jantando no Restaurante Mburicao, um restaurante sofisticado e agradável, com pratos bem elaborados e um excelente atendimento. Fomos atendidos pelo próprio chef que preparou um prato exclusivo.
Em nossa primeira passagem por Assunção ficamos no centro histórico da cidade e nos hospedamos no Hostel la Casita de la Abuela, já que ainda tínhamos vários dias pela frente. Fomos muito bem recebidos no Hostel que é bem tranquilo, simples e fica em uma das regiões mais tranquilas da cidade. Leia o post com o review de nossa experiência lá na “casinha da Vó”…
Já em nossa segunda passagem pela cidade, a convite do SENATUR, tivemos a oportunidade de nos hospedarmos em 2 excelentes hotéis de Assunção. Ambos localizados em uma das regiões mais nobres e badaladas da capital paraguaia.
A primeira experiência foi no Aloft Asunción, um ótimo hotel com design jovial e pegada bem contemporânea! O Alof é uma opção excelente pra quem busca conforto e modernidade. Confira o review completo com nossa experiência no Aloft asunción.
A segunda experiência foi no Hotel Dazzler, que fica exatamente em frente ao Aloft. O Dazzler, é moderno e luxuoso e possui um excelente restaurante localizado no térreo. Fizemos um review completo sobre nossa passagem pelo Hotel Dazzler, confira.
Além destes hotéis, em que nos hospedamos, ainda tivemos a oportunidade de conhecer o Hotel Villa Morra Suites, que é outra excelente opção de hospedagem pra quem busca requinte e ótima localização.
Assunção possui muitas opções de hospedagem, tem pra todos os gostos e bolsos! Você pode encontrar o lugar que mais se encaixa em seu perfil e bolso através do Booking.com.
Visitamos Assunção por 2 vezes e tivemos 2 experiências distintas. Na primeira vez, não levamos muita sorte e algumas das principais atrações estavam sendo reformadas, enquanto várias outras estavam fechadas.
Além disso, parte da cidade estava cheia de barracos improvisados, que serviam de abrigos para moradores ribeirinhos, desabrigados por grandes chuvas que causaram a cheia do Rio Paraguai.
Não bastasse tudo isso, um dos dias em que estivemos em Assunção foi domingo e quase tudo fecha por lá! Assunção até parece uma cidade fantasma no domingo (pelo menos no domingo em que estivemos lá). Mesmo assim, gostamos bastante da cidade.
Nossa segunda passagem por Assunção foi a convite da Secretaria de Turismo do Paraguai, quando além de visitarmos a capital, percorremos o país por 7 dias conhecendo alguns dos principais atrativos do Paraguai.
Nesta 2ª passagem à capital fizemos uma visita mais superficial, porém conhecemos vários lugares que nem sequer imaginávamos que existia no país! Já queremos voltar!
Voltamos ao Paraguai em 2023 e estivemos pela terceira vez em Assunção, aproveitamos pra gravar um vídeo para nosso canal, se inscreva e confira o vídeo:
>>> QUER AJUDAR O BLOG SEM GASTAR MAIS POR ISSO?
Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Ciudad del Este, Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!
CARRO: Está pensando em alugar um carro no Paraguai!? Consiga o melhores preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!
MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARAGUAI:
+ Conheça a Missão Jesuíta Jesus de Tavarangue.
+ Conheça a Missão Jesuíta de La Santissima Trinidad del Paraná.
+ Visitando a Usina Binacional de Itaipu pelo lado paraguaio. “De Grátis!”
+ Areguá – Opção de Bate-volta a partir de Assunção.
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!
Se tiver mais alguma dica sobre Assunção deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais
View Comments
Tenho uma colega de Assunção e toda vez ue converso com ela aumenta mais minha vontade de conhecer. <3 Tenho a impressão que dá pra comer muito bem em qualquer lugar da América do Sul, deu água na boca aqui, haha.
Hehe, vale a pena dar um pulinho lá Katarina. Quanto a comida, temos uma boa gastronomia nesse continente. :)
Oi Katarina , foi visitar Assunção ... e a segurança urbana é de fato boa , não há mendigos na rua como nas grandes metrópoles brasileiras ?
Itamar, seu post está perfeito, tem de tudo, só falta arrumar as malas e ir. Nunca imaginei que lá tivesse um vilarejo tipo El Caminito... pirei!!! Imagino as lojinhas de souvenirs, acho que eu voltaria no vermelho de lá! rsrsrs
É um mini caminito, mas é bem interessante tbm, mas lá quase não tem lojas vendendo coisas como no Caminito rsrsr :)
Semana passada estive em Ciudad del Este e tive uma imagem muito feia do Paraguai. Mas Assunção parece ser tão linda e tem bastante coisa legal para conhecer. Adorei as fotos!
Ciudad del Este é horrível!!! Não gosto nem de ouvir. Foi o único lugar de toda esta viagem onde tivemos problemas. Linda, linda Assunção não é, mas é bem bonitinha sim! rsrsr ;)
Sou brasileira e também pensava desta forma.
Minha filha mora no Paraguai, sugiro que conheça a parte de Cidade del Este sem ser o local das muambas.... lugares lindos e limpos!
Sim ficamos hospedados longe da parte das muambas. De fato é um pouco mais bonita que a parte da fronteira. ;)
Estou indo morar em Assunção com a família...Sua filha gosta de morar no Paraguai? Brasileiros são bem recebidos. Obrigada
Que bom ler seu post e me surpreender tão positivamente com Assunção, um destino que nunca pensei em ir, mas pelas fotos curti muito. Me lembrou Buenos AIres.
É uma cidade bem interessante Marianne, pelo lado histórico e cultural vale a visita...
Vale lembrar que foi de Assunção que partiu a expedição que refundou a cidade de Buenos Aires e também as expedições que fundaram diversas cidades importantes da época. (escrevi sobre isso neste post: http://www.demochilaecaneca.com.br/assuncao-capital-do-paraguai-e-mae-das-cidades/)
Eu acho uma chatisse quando isso acontece de ter um bando de coisa em manutenção. Mas, como viajo muito em baixa temporada, já acostumei com isso. rsrs
Nossa, você leu meus pensamentos! Também logo lembrei de La boca e da Lapa quando vi Loma San Jeronimo. :P
Pois é Dayana, faz parte... Mas o lado bom é que isso se torna um motivo pra voltar, rsrsr
Amei saber do Loma San Jeronimo, talvez seja um pouco da alma paulista, mas me lembrou um pouco a Vila Madalena, o colorido talvez. Já guardando seus post sobre o Paraguai pra quando começar a programar viagem pra lá.
Puxa, ainda não conheço muito bem São Paulo :o Mas já que você está falando que é parecido, deve ser cheio de cores! bom motivo pra gente criar vergonha e ir pra SP, rsrs.
Nossa , não fazia ideia que tinham tantas atrações legais assim em Assunção. Já entrou pra lista com certeza. Adorei as dicas.
Valeu Matheus. :)
Há alguns anos estive em Ciudad del Este, e odiei. Pensei em nunca mais voltar ao Paraguai. Mas acabo de mudar de opinião, após ler seu post. Fiquei impressionada com tantas opções para fazer em Assunção. Parece ser um lugar super bacana. Agora preciso conhecer!!!
Histórica e culturalmente, a capital do Paraguai é riquíssima, se for voltar ao Paraguai, inclua no seu roteiro as Ruínas Jesuítas(logo sai post), estas sim valem a visita, com toda certeza.
Vcs precisam ir em assuncion em agosto, época da maratona internacional de assuncion a MIA, e outra energia..., td muito lindo, a cidade vive um clima de euforia, perfeito...vou esse ano de novo fazer a meia maratona.
Adoraríamos ter esta oportunidade Moises, tenho certeza que a cidade deve ficar muito legal! Tomara que tenhamos esta chance.
Aproveite lá, boa sorte na maratona e boa viagem!
Quantas coisas legais em Assunção! Um amigo fez intercâmbio lá e só falou maravilhas! Muito interessante! Deu vontade de conhecer! :)
É uma cidade bem latina, mas vale a visita. :)
Adorei o post. Super completo e com ótimas dicas e fotos. Não imaginava que havia tanta coisa para conhecer em Assunção.
Obrigado Gisele.