Hoje te convidamos a conhecer a cidade de Baños, no Equador. Esta cidade é famosa pela grande quantidade de atrativos de aventura e por este motivo é uma das cidades mais visitadas do país. Se você gosta de aventuras e está pensando em visitar o Equador, não pode deixar de conhecer Baños. Neste post te mostramos o que fazer em Baños de Agua Santa, confira:
> SEGURO VIAGEM: Não viaje para o Equador sem SEGURO VIAGEM. Faça uma cotação agora e viaje mais tranquilo!
Baños de Agua Santa – capital da aventura do Equador.
Localizada no centro do Equador, a cerca de 180 km de Quito, Baños de Agua Santa – ou simplesmente Baños – é famosa pela quantidade de atrativos naturais e por inúmeras opções de esportes radicais.

Baños fica aos pés do vulcão Tungurahua, um dos vulcões mais ativos da América do Sul. O vulcão faz parte da história da cidade e foi responsável por capítulos tristes na história do Equador. No passado já foi responsável por muitas mortes em várias erupções.

Hoje há mais tecnologia para identificar as erupções, além de planos de evacuação mais efetivos, mas vale ressaltar que o vulcão pode entrar em erupção a qualquer momento. A última erupção do Tungurahua aconteceu em 2016.

A cidade é conhecida como “a capital da aventura do Equador” e disponibiliza uma boa quantidade de esportes de aventura, como rafting, tirolesa, escalada, rapel, trilhas entre outros.

Mas nem só de aventura vive Baños, a cidade também é bastante tranquila e tem muitas opções para quem quer simplesmente descansar e curtir a natureza. Os spas com águas termais são exemplos de lugares para relaxar e descansar, sem adrenalina.
Baños é também a cidade onde está a famosa cachoeira Pailón del Diablo, que foi o principal motivo para visitarmos a cidade. Quando montamos nosso roteiro do Equador esta cachoeira estava entre as prioridades e não poderia ficar de fora, de jeito nenhum!

Nós não levamos muita sorte, já que chegamos à cidade na véspera do feriado da semana santa e pegamos parte deste feriado por lá. A cidade estava muito cheia, com tudo bombando, mais cara e mais barulhenta, tanto que encurtamos nossa estádia em Baños e antecipamos nosso deslocamento até Cuenca.
Ainda assim a visita a Baños foi válida e só por ter ido ao Pailón del Diablo já valeu a visita. Se tivermos uma nova oportunidade vamos explorar melhor a cidade e conhecer mais de suas atrações.
Confira o vídeo que fizemos em Baños
Aproveite pra se inscrever em nosso canal:
O que fazer em Baños de Agua Santa, no Equador
Confira abaixo os principais atrativos de Baños:
Pailón del Diablo
O principal motivo de termos incluído Baños em nosso roteiro foi justamente a cachoeira Pailón del Diablo!

Sempre sonhamos em conhecê-la e a cada foto que visualizávamos pirávamos com sua beleza. E não é para menos, a cachoeira é realmente fantástica e as fotos e vídeos certamente não condizem com sua grandiosidade e beleza. Só vendo com os próprios olhos mesmo!
A cachoeira tem cerca de 80 metros de altura e uma vazão impressionante. Foi uma das cachoeiras mais lindas e assustadoras que já vimos e visitá-la realmente foi a realização de um sonho.

É possível visitá-la através de duas entradas, uma do lado direito e uma do lado esquerdo. Em ambas é possível ficar bem em baixo da queda e sentir toda sua potência!
Nós visitamos os dois lados da cachoeira e contamos como foi a incrível experiência em um post exclusivo sobre o Pailón del Diablo, confira para mais informações sobre esta cachoeira incrível.
Rota das Cachoeiras
A Rota das Cachoeiras (Ruta de las Cascadas) é um circuito que liga a cidade de Baños à cidade de Puyo, já na região amazônica do Equador. Ao longo deste circuito existem cerca de 60 cachoeiras.

O trecho principal tem aproximadamente 20 km e vai de Baños até a localidade de Rio Verde. É o trecho feito pela maioria dos visitantes inclusive nós.
Pelo caminho há cerca de 10 cachoeiras e muita beleza natural. É possível percorrer a Rota da Cachoeira com carro, bug/triciclo, bicicleta, ou ainda com uma Chiva.
Boa parte dos visitantes fazem o circuito com bikes alugadas, mas nós não tivemos coragem, pois a estrada não tem acostamento, nós não temos muita afinidade com bikes e o tempo é bem instável com boa probabilidade de chover ao longo do percurso.
Escolhemos fazer o circuito com a Chiva (U$5,00 cada), mas depois nos arrependemos, já que descobrimos que também é possível fazer o tour com o ônibus de linha e descer em qualquer lugar, coisa que a Chiva não permite, pois para em poucos lugares e fica pouco tempo. O custo do ônibus é de U$0,50 por pessoa, então vale bem a pena.
Fomos até o Pailón del Diablo e de lá voltamos de ônibus, por conta própria.
As principais cachoeiras do trajeto são: Agoyan, Puerta del Cielo, Manto de la Novia, Pailónd del Diablo e Machai, mas além destas há outras espalhadas pelo caminho.
Além das cachoeiras também há uma série de pontos com atividades, como tirolesas e esportes radicais, além disso também há várias “tarabitas” para atravessar o cânion e chegar ao outro lado do rio.

O custo das atividades é de aproximadamente U$10,00 por pessoa e as tarabitas U$2,00. Há algumas gratuitas, já que são utilizadas pela população.
Casa da árvore
Outro atrativo muito famoso em Baños é a Casa da Árvore (La Casa del Árbol). É lá que está o icônico Balanço do Fim do Mundo (Colúmpio del Fin del Mundo).

Confessamos que o lugar foi meio decepcionante pra gente, mas levamos em consideração que o visitamos em pleno feriadão, quando estava bombando. Certamente a enorme quantidade de pessoas e filas gigantes influenciaram em nossas impressões.
Visitamos a Casa da Árvore por 2 vezes, mas em ambas as situações o lugar estava super cheio. O feriado da semana santa é bem forte no Equador e Baños realmente ferve.
Resumidamente a Casa da Árvore fica no alto de uma montanha, onde se tem uma vista incrível do Vulcão Tungurahua, isso quando o tempo permite, o que não foi o caso em nossas visitas.
Balanço do Fim do Mundo
Junto à árvore da Casa da Árvore está a balança que é um dos cartões postais mais famosos da cidade de Baños. Quem nunca ficou pensativo ao ver uma pessoa se balançando junto ao infinito.

Nós levamos uns 30 minutos só pra chegar na balança, pois a fila estava imensa. Quando chegamos foi frustrante pois as pessoas entravam na frente e não davam ângulo pra tirar aquela foto clássica! Fizemos uma nova tentativa e voltamos no outro dia, entretanto não ajudou muito. Pegamos a fila um pouco menor e só esperamos uns 15 minutos.
Sem falar que embora a balança esteja a cerca de 3 mil metros de altura, abaixo dela há um gramadinho, então a ilusão de ótica faz a gente pensar que a balança está sobre um penhascão, mas na verdade não está.

É fake! O penhasco até está lá, mas não exatamente em baixo do balanço…
De qualquer forma, o lugar é legalzinho e além da Casa da Árvore e da balança do “fim do mundo” possui uma série de atrativos, como tirolesa, outros balanços, brinquedos etc.
Passeio de Chiva
As Chivas são aqueles caminhões coloridos, cheios de luzes, com música alta e um guia cheio de animação.
Estes veículos são originárias da Colômbia, onde inicialmente foram adaptados para o transporte público em regiões rurais. Com o tempo ganharam destaque na atividade turística, inclusive nós já fizemos um post contando como foi o clássico passeio de Chiva em Cartagena.
Nas últimas décadas outros países como o Equador e o Panamá também começaram a utilizar as chivas como meio de transporte folclórico turístico.
Em Baños há muitas Chivas, com alguns passeios diferentes, dentre eles o passeio que faz a Rota das Cachoeiras e o passeio que vai até Mirante BellaVista, que são os dois passeios que fizemos em Baños.
O Passeio pela Rota das Cachoeiras é bem superficial e tem como destino final o Pailón del Diablo. Ao longo do trajeto são avistadas algumas cachoeiras e há uma parada de 15/20 minutos para praticar alguma atividade como tirolesa.
Já o passeio ao Mirante BellaVista que fizemos é realizado a noite. No mirante, além de podermos ver a cidade de Baños do alto e o vulcão (quando o tempo permite) há várias barracas com comidas. Além disso também é possível tomar o “canelazo” uma bebida típica do Equador.
Pagamos U$5,00 no passeio da Rota das Cachoeiras e U$2,00 no passeio até o Mirante Bellavista.
Águas termais e Spas – Balneários
Outro atrativo bastante interessante em Baños de Água Santa são as águas termais e spas espalhados pela cidade.
Conta a lenda que além de serem termais, as águas possuem propriedades benéficas à saúde e curam doenças. Tá aí a origem do nome da cidade.
Há várias águas termais espalhadas pela cidade, a mais famosa é a Termas de la Virgen, que é o maior complexo termal da América Latina.

Como Baños estava fervendo, devido ao feriado, as termas estavam muuuito cheias e não tivemos coragem de encarar a muvuca. Vai ficar para uma próxima!
O preço das termas custa entre U$3,00 e U$10,00, dependendo do local.
Esportes radicais
Baños, a “capital dos esportes radicais” possui uma grande quantidade de atrativos. Boa parte deles está disponível ao longo da Rota das Cachoeiras, onde diversas empresas disponibilizam inúmeros esportes radicais.

Próximo à Casa da Árvore também há atividades como o “Vuelo del Condor” um balanço gigante de deixar o “Balanço do fim do mundo” no chinelo.
Você pode agilizar sua viagem contratando passeios de maneira antecipada. A Civitatis disponibiliza alguns passeios como Rafting no Rio Pastaza, Tirolesa no Parque Nacional Sangay e Canyoning no Rio Blanco.
Centro Histórico
O centro histórico de Baños não é tão bonito como os centros históricos de Cuenca, ou de Quito, por exemplo, mas ainda assim merece um giro pra conhecer seus atrativos.

Um lugar que é imperdível no centro histórico é o Santuario Nuestra Señora del Rosario de Agua Santa, bem no coração da cidade. Esta bela igreja em estilo neogótico está sempre cheia de fiéis locais e é uma excelente opção para absorver a cultura local.

Logo em frente à igreja está a Praça Central, onde estão dezenas de barracas vendendo muitas coisas, principalmente souvenires.
Também é interessante percorrer o comércio local, onde há Cui (porquinho da india) assado e doces por todos os lados.

Cachoeira Cabellera de la Virgen e Santuário de la Virgen
Um pouquinho mais distante do centro histórico está a Cachoeira Cabellera de la Virgen, que fica bem ao lado das Águas Termais de La Virgen.

Este local é cheio de misticismo e rodeado de histórias. Dizem que um anjo apareceu por ali e que mais tarde a própria Nossa Senhora apareceu para um padre. Por este motivo é um local de peregrinação e muitas pessoas vão até lá para tomar a água sagrada, ou levar água para casa.

Mesmo que você não seja religioso, vale a pena ir até o local para sentir a energia local e curtir a beleza da cachoeira que cai do alto do Morro de BellaVista, com uma queda de cerca de 50 metros.
Dá pra ir a pé e não precisa pagar nada pra conhecer o lugar.
Outros atrativos em Baños
Além de todos os atrativos citados acima a cidade de Baños disponibiliza uma série de atrativos, como trilhas no entorno da cidade e passeios. São várias trilhas, com vários níveis de dificuldade, partindo do centro mesmo e indo pra todo canto.
Para os mais aventureiros há atividades mais radicais como por exemplo subir o Vulcão Tungurahua, aquele vulcão super ativo que citamos a pouco.
Também é possível fazer tours até a Floresta Amazônica equatoriana em tours de um dia tipo bate e volta, ou tours de vários dias.
Onde ficar em Baños
Baños possui uma grande quantidade de opções de hospedagens. A maior parte é formada por hostals e hotéis econômicos, mas também há opções mais luxuosas.
– Confira aqui uma lista completa com opções de hospedagens em Baños.
PLANEJE SUA VIAGEM!
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Baños através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e da Get Your Guide.
CARRO ALUGADO: Alugue um carro para explorar Baños! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Gostou deste post sobre o que fazer em Baños?
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar e em nosso canal do Youtube.
Se tiver mais alguma dica sobre o que fazer em Baños deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O EQUADOR:
+ O que fazer em Cuenca, uma das cidades mais bonitas do Equador.
+ Latacunga – Base para o Cotopaxi, Quilotoa e muito mais.
+ Quito, conheça a surpreendente cidade da metade do mundo.


