O que fazer em Chordeleg – “Terra do ouro e prata” do Equador.

Publicidade:

No post de hoje você vai conhecer a cidade de Chordeleg, uma excelente dica pra um bate e volta a partir de Cuenca, no Equador.

SEGURO VIAGEM: Desde 2018 o Equador exige SEGURO VIAGEM aos turistas. Faça uma cotação agora e viaje tranquilo. 

Chordeleg – Equador

Chordeleg é uma pequena cidade localizada no interior do Equador, pertinho da bela cidade de Cuenca. A cidade faz parte da província de Azuay e integra um circuito turístico que percorre pequenas cidades próximas de Cuenca. Sem dúvida vale um passeio.

Equador - Chordeleg
Chordeleg – Equador

A origem de seu nome deriva das palavras Choch o Shor, que significa buracos ou túmulos e Deleg, que significa planície, ou campo… Sendo assim, Chordeleg significa algo como Campo dos túmulos, uma referência ao fato do local ter sido o cemitério dos principais reis da etnia Cañari, povos originários que habitavam a região no período pré-hispânico.

Conhecida como a Terra do Ouro e Prata, Chordeleg tem como destaque uma grande presença de lojas de joias feitas com ouro e principalmente prata. A cidade inclusive é toda decorada com adornos que remetem à esta característica.

Terra do Ouro e Prata
Chordeleg – Terra do Ouro e Prata

A cidade é bem pequena e tem um centro histórico minúsculo, portanto pode ser visitada em meio dia e em conjunto com outras cidades do circuito, principalmente Gualaceo, que fica a cerca de 5 km.

Chordeleg foi declarada “Cidade Criativa” pela UNESCO, desde 2017, além disso também é declarada “Cidade Mágica do Equador“, desde 2020.

O que fazer em Chordeleg

A maioria dos principais atrativos de Chordeleg ficam no entorno do seu pequeno Centro Histórico. Vale a pena dar uma voltinha pelo Centro Histórico por 2, ou 3 quadras no entorno da praça principal.

Publicidade.
Centro Histórico de Chordeleg
Centro Histórico de Chordeleg

Confira os principais atrativos de Chordeleg:

  • Parque Central

A pequena praça no coração do centro histórico de Chordeleg, é o principal ponto da pequena cidade. Chamada também de Praça José María Vargas, a Praça Central de Chordeleg é o ponto de partida para explorar o centro.

O que fazer em Chordeleg
Parque Central

Ali estão alguns dos edifícios mais belos, além de uma grande quantidade de joalherias. Outro destaque fica por conta da Igreja Matriz, que fica em frente à praça.

 O que fazer em Chordeleg - Igreja Matriz
Igreja Matriz

No dia em que estivemos na cidade ainda levamos sorte de pegar uma apresentação cultural na praça, com danças e músicas regionais. Foi muito emocionante! Uma experiência realmente incrível!

 danças típicas do Equador.
Danças regionais

Nós ficamos a tarde toda assistindo as apresentações e acabamos não conhecendo os atrativos da cidade, porém deixamos relacionados abaixo.

  • Joalherias

Conhecida como a Terra da Prata e Ouro, a cidade de Chordeleg já mostra seu cartão de visita logo que você chega. São cerca de 60 joalherias espalhadas por todos os lados em todos os cantos, principalmente no entorno da Praça Central.

Joalherias
Joalherias

Nós nem perguntamos os preços, mas dizem que as joias vendidas por lá são baratas, principalmente as feitas em prata.

  • Museu Municipal de Chordeleg

Também ao lado da praça está o pequeno Museu Municipal, onde é possível encontrar um pequeno acervo mostrando alguns itens típicos da região, entre eles os artesanatos feitos com tecidos de lã grossa, chapéus de palha toquilla, sapataria e cerâmica.

cerâmica - equador
Cerâmica de Chordeleg
  • Mercado Central de Chordeleg

Próximo à Praça Central, a cerca de 3 quadras, está o Mercado Central de Chordeleg. Neste mercado é possível encontrar comidas e produtos típicos regionais.

O mercado é bastante similar ao Mercado Central de Gualaceo, porém é menor.

  • Complexo Arqueológico de Llaver

Já um pouco mais distante do centro está o Complexo Arqueológico de Llaver. Neste local, que fica no alto de uma pequena montanha, destacam-se 14 muros de pedra plana em formato de caracol. Estas construções são datadas do século X aproximadamente.

  • Pungo Huayco

Outro atrativo na cidade é o conjunto de formações rochosas chamado “Pungo Huayco“. No local há quiosques para fazer piqueniques e segundo a tradição local traz boa sorte devido à uma cruz instalada no local.

Onde se hospedar em Chordeleg

A maioria dos visitantes que visitam a pequena cidade de Chordeleg, fazem bate e volta a partir da cidade de Cuenca, que possui mais opções de hospedagens e melhor infraestrutura, porém também é possível se hospedar em Chordeleg e aproveitar de sua tranquilidade, neste caso é preciso encontrar hospedagem na hora, já que não há opções de hospedagens no Booking.com.

Abaixo deixamos opções de hospedagens em Cuenca:

Lista com opções de hospedagens em Cuenca. 

Como chegar a Chordeleg

Há ônibus partindo do Terminal de Cuenca até Chordeleg, assim como há ônibus partindo da cidade de Gualaceo, que fica entre Cuenca e Chordeleg.

Se preferir você pode contratar um tour de aproximadamente 4 horas partindo de Cuenca que percorre Gualaceo e Chordeleg. Clique aqui para contratar. 

Vídeo na região

Confira o vídeo que gravamos quando visitamos Chordeleg e algumas cidades da região, aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube:


PLANEJE SUA VIAGEM!
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem no Equador através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.

CARRO: Alugue um carro no Equador. Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.

Artigo anteriorO que fazer em Palmeira, no Paraná – Conheça os principais atrativos turísticos.
Próximo artigoConheça a Vila Itororó – Passeio cultural na região central de São Paulo.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here