No post de hoje mostraremos os atrativos turísticos de Colombo, município colado a Curitiba, conhecido por ser a maior colônia italiana do estado do Paraná. Conheça:

Colombo – Paraná
Colombo é um dos municípios que integram a região metropolitana de Curitiba, sendo o segundo mais populoso (246 540 habitantes segundo estimativa do IBGE-2020), atrás apenas de São José dos Pinhais.
O município tem como principal atividade econômica a agricultura e sua fundação tem origem com a chegada de imigrantes italianos, que se mudaram de Morretes, no litoral do Paraná, e se alojaram em Colombo, onde ganharam terras e subsídios do governo da então província do Paraná.
A herança italiana dos colonos é uma das principais características das atrações turísticas de Colombo, sendo o Circuito Italiano de Colombo o principal roteiro turístico.
Vídeo em Colombo:
Confira o vídeo que fizemos mostrando alguns dos principais atrativos turísticos de Colombo, aproveite pra se inscrever no canal:
O que fazer em Colombo – Principais atrações turísticas
A maioria dos pontos de interesse de Colombo estão espalhadas nas proximidades do centro, no chamado Circuito Italiano de Colombo, um circuito criado no final da década de 90 com o propósito de mostrar a trajetória dos imigrantes italianos no município. Confira os principais atrativos:

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
Um dos atrativos mais belos de Colombo, é a bela igreja estabelecida sob uma colina, no centro da cidade.

Trata-se da bela Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, uma réplica da igreja de Vicenza no Norte da Itália, construída em 1899.
No interior da igreja há vários itens decorativos trazidos da Itália, como quadros, objetos sacros e mármores.

À sua frente há um belo jardim, de onde é possível observar parte do centro comercial de Colombo.
Endereço: Rua Francisco Busato, 8114
Entrada: Gratuita.
Parque da Uva
O Parque da Uva é famoso por ser o local de uma das festas mais tradicionais do Paraná, a Festa da Uva de Colombo, que acontece há mais de 50 anos, no mês de fevereiro.

Mas além de ser palco da festança italiana, o Parque da Uva da uva também abriga atrativos que podem ser visitados ao longo do ano.
Em seu interior há um bosque, um belo lago, trilhas, pista para caminhada e várias churrasqueiras espalhadas entre a mata.

Além disso, em seu interior há um conjunto de museus/memoriais, onde o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre a cultura e vida dos antigos imigrantes que colonizaram a região.
Endereço: R. Mal. Floriano Peixoto, 8771.
Entrada: Gratuita.
Museu Municipal Cristóforo Colombo
Inaugurado em 2007, o Museu Municipal Cristóforo Colombo, também chamado Museu do Colombense, é um dos espaços dedicados à cultura e história do município de Colombo.

O espaço é uma réplica da antiga Societá Italiana di Mutuo Soccorso Cristóforo Colombo, uma sociedade fundada pelos colonos italianos no início do século 20, onde eram realizadas consultas médicas, aulas em italianos etc, além de ponto de encontro para os imigrantes italianos da época.
No acervo do museu é possível encontrar artesanato indígena, máquinas agrícolas e utensílios domésticos doados por famílias de imigrantes da região, além disso também é possível encontrar fotos, documentos históricos e entre outros objetos vários livros.

Além de contar a história dos imigrantes, o museu também conta um pouco da história dos povos que viviam na região antes da chegada dos imigrantes italianos. Vale ressaltar que antes dos italianos chegarem, a localidade já era habitada por indígenas e outras etnias, inclusive povos escravizados, trazidos pelos portugueses para trabalhos forçados.
Endereço: R. Mal. Floriano Peixoto, 8771.
Entrada: Gratuita.
Memorial do Imigrante Italiano
A Casa Eugênio Mottin abriga o Memorial do Imigrante Italiano. Neste local é possível ter uma ideia de como viviam imigrantes que chegaram a Colombo.

Esta casa foi construída originalmente em 1922 e foi doada pela família à Prefeitura de Colombo, que a realocou no Parque da Uva.
No interior da residência estão objetos, roupas e mobílias típicas da época, além disso é possível ver a pintura original da casa, que foi restaurada.
Destaca-se na casa o “Seciário”, uma pia de madeira da época, e a “geladeira“, que ficava no porão da casa, embaixo do assoalho de madeira para aproveitar o fresquinho da casa.

Além disso, no quarto é possível ver o “esconderijo” onde os imigrantes se escondiam em caso de perseguições (na época da guerra) etc.

Endereço: R. Mal. Floriano Peixoto, 8771.
Entrada: Gratuita.
Memorial do Imigrante Italo-Polônes
A Casa Perin-Puka abriga o Memorial do Imigrante Italo-Polônes e também preserva a cultura dos antigos imigrantes.

Neste caso, a casa retrata a mistura de etnias que configuram a população brasileira, já que a família era constituída por uma mulher polonesa (Rosa Puka), casada com um homem italiano (Alfredo Perin).

Esta casa também pertenceu à imigrantes que chegaram à Colombo e assim como o Memorial do Imigrante Italiano, também foi doada à prefeitura, assim como a maioria dos itens expostos em seu interior.
Endereço: R. Mal. Floriano Peixoto, 8771.
Entrada: Gratuita.
Casa da Cultura de Colombo
Um dos patrimônios históricos mais antigos de Colombo, a Casa da Cultura de Colombo está abrigada na antiga edificação onde funcionou a Câmara Municipal.

Atualmente o local é a sede do Departamento de Cultura e disponibiliza exposições de vários artistas, principalmente artistas locais.
Endereço: R. XV de Novembro, 105.
Entrada: Gratuita.
Morro da Cruz
O Morro da Cruz é o ponto mais alto de Colombo, com aproximadamente 1200 metros de altitude.
Em seu cume há uma cruz, de aproximadamente 10 metros, que foi instalada em 31 de dezembro do ano de 2000, substituindo uma cruz centenário instalada no ano 1900 em comemoração à chegada do século XX.
Endereço: Rod. Antonio Gasparin s/n
Entrada: Gratuita.
Capela São Pedro Capivari – Nossa Senhora de Caravaggio
Esta é uma pequena igreja localizada na região de Capivari, na zona rural de Colombo.

A igreja é centenária e mantém sua arquitetura há muitos anos. À sua frente está uma bela fonte em homenagem à Nossa Senhora do Caravaggio, além disso anualmente o santuário recebe a maior romaria de Colombo e uma festa em louvor à santa.
Nós estivemos visitando o local justamente no dia da festa e adoramos.
Endereço: Rua Virgílio Arcie, 1052.
Entrada: Gratuita.
Memorial da Irmã Antonieta – Casa da venerável Irmã Antonieta
Quase em frente à Capela Nossa Senhora de Capivari está o Memorial da Irmã Antonieta, que está em processo de beatificação e poderá se tornar a primeira santa curitibana.

Vale a pena visitar o local para conhecer um pouco da interessante história de Maria da Conceição Farani (Irmã Antonieta de São Miguel Arcanjo), descendente de italianos, que após a morte do patriarca da família, através de um golpe, teve todo o patrimônio da família roubado.
A casa, que ficava na rua Riachuelo, em Curitiba, foi realocada para o local, que foi onde ela lecionou.
A irmã é conhecida como a “freira do perdão”, pois perdoou aos que deram golpe na família, os deixando praticamente na miséria.
Próximo ao Memorial também está a casa, onde a família da Irmã Antonieta morou depois que a irmã tornou-se professora e foi lecionar na região.
Endereço: Rua Virgílio Arcie, 400.
Entrada: Gratuita.
Gruta do Bacaetava
A Gruta do Bacaetava é sem dúvida um dos principais atrativos de Colombo. O local, que fica na zona rural do município, é super interessante e certamente faz valer a visita.

Trata-se de uma gruta com idade estimada em cerca de 600 milhões de anos, onde o visitante poderá observar formações incríveis, com destaque para estalactites e estalagmites.
A gruta tem várias histórias interessantes, entre elas o fato de ter servido de esconderijo para imigrantes italianos durante a 2ª guerra mundial.

A visita é gratuita e precisa ser agendada. Confira mais informações em nosso post completo sobre a Gruta do Bacaetava.
Endereço: Rodovia Antônio Gasparin s/nº
Entrada: Gratuita.
Rota do Vinho
Outro atrativo interessante e que corrobora o Circuito Italiano de Colombo, são as vinícolas espalhadas pela região.

São várias vinícolas e algumas delas permitem visitação. Dentre as vinícolas de Colombo destacam-se as vinícolas: Vinícola Pedrinho Strapasson, Vinícola Cavalli, Vinícola Gasparin, Vinícola Busato e Franco Italiano Vinícola.
As vinícolas remetem aos imigrantes italianos que colonizaram a região e inclusive trouxeram mudas de uvas da Itália para cultivar no Brasil.
Quando estivemos pela região visitamos a vinícola do Sr. Pedrinho Strapasson, um senhor super simpático e gentil. Lá experimentamos vários tipos de vinhos e sucos de uva. Seus vinhos são bons e bem baratos.

Outros atrativos:
Colombo também disponibiliza outros atrativos como parques aquáticos, chácaras, sítios etc.
Onde se hospedar em Colombo
Confira algumas opções de hospedagem em Colombo:
Lista com opções de hospedagens em Colombo.
Onde comer em Colombo
Colombo obviamente também possui alguns bons restaurantes. Por enquanto ainda não almoçamos em nenhum deles, porém sabemos que no município há restaurantes interessantes como o Pasárgada Restaurante Rural e o Restaurante Rural e Café Colonial É da Pam.
Como chegar em Colombo
Colombo está localizada a cerca de 17 km do centro de Curitiba. As principais vias de acesso a Colombo são as rodovias BR-116, BR-476 e PR-417.
PLANEJE SUA VIAGEM!
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Colombo ou Curitiba através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.
CARRO: Alugue um carro para explorar Colombo e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


