A cidade de Cuenca é sem dúvida alguma uma das cidades mais belas de todo Equador! Sua arquitetura é repleta de construções coloniais e faz com que você não tenha vontade de parar de andar por seu belo centro histórico. Mas além de uma bela arquitetura colonial, Cuenca tem muitos atrativos. Confira agora o que fazer em Cuenca e arredores:
>> SEGURO VIAGEM: Desde 2018 o Equador exige SEGURO VIAGEM aos turistas. Faça uma cotação agora e viaje tranquilo.
Cuenca – Equador
Cuenca é uma das cidades mais bonitas do Equador e há quem diga até que é a cidade mais bela do país! Se é ou não, a gente não sabe dizer, pois não visitamos todas as cidades do Equador. Mas uma coisa é certa, Cuenca é linda e isso ninguém pode negar!

Além de sua beleza, Cuenca também chama atenção por sua tranquilidade. A cidade possui uma população de pouco mais de 630 mil habitantes e apesar de ser a terceira maior cidade do Equador (tanto em extensão, como em número de habitantes) Cuenca carrega um clima tranquilo de cidade do interior.

Fundada em 1557, Santa Ana de los Ríos de Cuenca (nome oficial) é a capital da província de Azuay, no centro-sul do Equador. Está localizada a cerca de 480 km de Quito e 200 km de Guayaquil e embora esteja em meio a uma vale, fica a cerca de 2550 metros de altitude.
Cuenca é sem dúvida alguma uma das cidades que merecem uma visita em uma passagem pelo Equador. Nós fizemos questão de conhecê-la e realmente adoramos!
O que fazer em Cuenca:
Centro Histórico
O Centro Histórico de Cuenca é cheio de construções da época do período colonial da América do Sul. Foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1999 e certamente é o principal atrativo da cidade.

Para nós que adoramos perambular sem destino, o Centro Histórico de Cuenca foi um verdadeiro paraíso! Caminhamos por todos os lados e o bom é que pra qualquer lado que se ande, o passeio será sempre agradável e bonito.

Mas depois de dar um role sem destino pelas belas ruas do Centro Histórico de Cuenca, é hora de visitar os principais atrativos da região:
Parque Calderón
O lugar ideal para começar a explorar o Centro Histórico de Cuenca e principal ponto de referência é o Parque Calderón. A partir dali dá pra ir, voltar e perambular para todos os lados.

O Parque Calderón é na verdade a principal praça de Cuenca. Está rodeado por edifícios bonitos e importantes e além disso é um lugar ideal pra observar o dia a dia dos moradores.
Catedral Nova e Catedral Velha
De um lado do Parque Calderón está a bela e imponente Catedral de la Inmaculada Concepción, a Catedral Nova, já do outro lado está a pequena e charmosa Iglesia del Sagrario, a Catedral Velha.

A Catedral Nova funciona como igreja e a Catedral Velha se tornou um Museu Sacro. Ambas podem ser visitadas.
Plaza de las Flores
Ao lado da Catedral Nova está a charmosa Plaza de las Flores e a Iglesia y Monastério del Carmen de la Asuncion.

Em frente à esta praça há uma feira onde é possível comprar flores, daí a origem do nome da praça.
Do outro lado da rua, junto à lateral da Catedral Nova, há outra feira cheia de barracas, que vendem souvenires e chapéus Panamá.

Aliás a região de Cuenca é uma das principais produtoras desse tipo de chapéu, que pra quem não sabe, é equatoriano e de panamenho mesmo o chapéu só tem o nome.
Plaza San Blás
Localizada no lado leste do Centro Histórico, a pequena praça rodeada por edifícios bonitos recebe o nome da principal atração deste pedaço da cidade, a Igreja San Blás.

Esta igreja foi originalmente construída em 1557, mesmo ano da fundação da cidade, entretanto foi reconstruída e o prédio atual foi inaugurado em 1935.
Museu do Chapéu de Palha Toquilha
Outro atrativo interessantíssimo em Cuenca é o Museu do Chapéu de Palha Toquilha. Neste Museu é possível conhecer a história do tradicional chapéu de palha Toquilha, mais conhecido como o Chapéu do Panamá.

Não chegamos a visitar este museu, pois além de termos visitado a cidade de SigSig, onde há uma das maiores produções desse chapéu, visitamos o Museu Homero Hortega, que também fica em Cuenca (confira mais abaixo).
Outras Igrejas.
Além das igrejas citadas acima o Centro Histórico de Cuenca conta com várias outras igrejas interessantes.

Caminhando certamente você vai dar de cara com algumas delas! A Igreja de São Francisco e Igreja do Santo Cenáculo são algumas das mais belas.
Mercados populares
Apaixonados por mercados locais vão adorar Cuenca. Há vários mercados populares pela cidade, todos eles possuem o nome em referencia a alguma data.

Há o mercado 10 de agosto, o Mercado 9 de outubro, o Mercado 3 de Novembro, o Mercado 9 de outubro e o Mercado 12 de abril.
São quase todos iguais, com uma grande variedade de produtos regionais a venda, além disso em alguns deles é possível provar alguns pratos da culinária local… feita para os locais, nada turístico!
Normalmente a região dos mercados é bem movimentada e requer mais atenção que a parte central do Centro Histórico.
Museus
Há vários pequenos museus no Centro Histórico de Cuenca, mas desta vez, por falta de tempo, nós não priorizamos os museus.
Além do Museu do Chapéu de Palha Toquilha (que já citamos acima), podemos destacar o Museu da Cidade de Cuenca, o Museu das Culturas Aborígenes, entre outros.
Fora do Centro Histórico
Museo “La Magia del Sombrero” de Homero Ortega
Encontramos o Museo La Magia del Sombrero por acaso quando estávamos esperando o ônibus para ir para Ingapirca. O Museu fica ao lado da rodoviária de Cuenca, na fábrica de chapéus Homero Ortega, uma das fábricas de chapéu Palha Toquilha mais conceituadas do mundo.

O Museu é composto por 3 salas, onde é possível conhecer a história do chapéu, o processo de fabricação e também a trajetória da empresa Homero Ortega.

Na loja é possível comprar o tradicional chapéu e o preço varia de U$30,00 à U$3.000,00 dependendo da finura da palha. Os com palhas mais grossas são mais fáceis de fazer, mais grosseiros e mais baratos.
Rio Tomebamba
O Rio Tomebamba é o mais importante dos 4 rios que cortam a cidade de Cuenca. É o rio mais charmoso e também o mais bonito.

Ao longo de seu leito há vários pontos de interesse como parques e museus, além da própria margem do rio que é uma espécie de parque linear onde as pessoas vão descansar e fazer piqueniques.
Parque de La Madre
O Parque de La Madre fica em uma região bastante tranquila, às margens do Rio Tomebamba. Nos pareceu ser uma região mais nobre e isso pode-se perceber pela maioria das pessoas que frequentam o parque, que na verdade é uma grande praça…

No local há um Planetário e também há alguns bares e lanchonetes estrangeiras ao redor do parque.

O Parque de la madre é bastante agradável, vale uma visita pra dar uma descontraída. Não deixe de visitar a Puente Roto, uma ponte centenária que fica próxima ao parque.

Museu Pumapungo de Cuenca
O Museu Pumapungo de Cuenca é um dos principais museus da cidade e além do museu conta com um espaço que reúne um teatro e um sitio arqueológico.

No museu destaca-se o acervo destinado aos povos originários do Equador e o sitio arqueológico com ruínas pré-hispânicas localizado nos fundos do museu.
O Museu Pumaungo fica na Calle Larga, próximo ao Rio Tomebamba e possui entrada gratuita.
Mirador de Turi
Pra quem gosta de ver a cidade do alto, o Mirador de Turi tem um belo visual panorâmico de Cuenca.
O mirador fica a cerca de 4 km do centro, em um morro onde há uma igreja que leva o mesmo nome do mirador, Igreja de Turi.
O que fazer nos arredores de Cuenca:
Além das atrações do Centro Histórico de Cuenca e região, há opções bem interessantes nos arredores da cidade. É possível fazer passeios de bate e volta a partir de Cuenca e conhecer várias cidadezinhas legais que ficam nos arredores.
O bom é que o transporte público é super em conta e raramente passa de 2 dólares. Nós visitamos uma série de cidadezinhas que ficam nas proximidades e gostamos bastante.
Ingapirga
Ingapirca é um sítio arqueológico localizado a cerca de 80 km de Cuenca. É o principal sitio arqueológico Inca do Equador e é chamado inclusive de a “Machu Picchu do Equador”.

O complexo arqueológico é composto por ruínas incas e também por ruínas da etnia Cañar.

O ingresso (U$6,00) dá direito ao acompanhamento de um guia e além de ser possível observar as diferenças arquitetônicas entre os Incas e Cañares, é possível conhecer as curiosidades sobre a aliança entre os dois povos.
Nós fizemos um post super completo sobre Ingapirca, acesse para mais informações.
Gualaceo
Localizada a cerca de 36 km de Cuenca a cidade de Gualaceo é uma excelente opção para um bate e volta. A cidade fica as margens do rio Santa Barbara e é bem interessante.
Nós fomos até lá, pois descobrimos que em Gualaceo há um dos maiores mercados populares da região. Sabe como é né? Nós adoramos estes mercados populares, feiras etc, então não poderíamos perder.

Além de conhecermos o tradicional Mercado de Gualaceo ainda demos um rolê pela cidade.
No Mercado de Gualaceo, se você tiver coragem, pode provar alguns dos pratos mais tradicionais da região, o Cui (porquinho da Índia), o porco assado e a Cascarita (Coro do porco que é assado inteiro).

Confira o post completo sobre a cidade de Gualaceo.
Chordeleg
Outra cidade que pode ser visitada em um bate e volta é a pequena e bela cidade de Chordeleg, que fica a cerca de 43 km de Cuenca.

A cidade tem um pequeno centro histórico bem bonito, mas nós levamos muita sorte de visitar a cidade em um dia que acontecia um festival de danças típicas regionais! Cheguei a chorar de emoção! Simplesmente fantástico!

Chordeleg também é conhecida como a “terra das joias” e na cidade existem dezenas de lojas vendendo joias, principalmente ouro e prata.
A cidade é bem pequena e charmosa e pode ser visitada em meio dia. Aliás, uma boa opção é visitar Gualaceo e Chordeleg em um mesmo dia, já que Chordeleg fica bem pertinho de Gualaceo, a cerca de 7 km.
Confira o post completo sobre Chordeleg.
SigSig
SigSig fica a cerca de 60 km de Cuenca e é um destino bastante atraente pra quem se interessar em saber mais sobre o Chapéu de Toquilha.

Em SigSig é bem comum encontrar os moradores locais fazendo chapéus por todos os lados. nas ruas, nas lojas, na varanda de casa, enfim, por onde você passa sempre tem alguém fazendo chapéu.
Além dos artesão de chapéus, em SigSig também há alguns atrativos interessantes, mas é preciso pegar táxi para chegar aos mais distantes.

Há algumas ruínas incas e umas cavernas além do pequeno centro histórico.
Nós passamos um dia em SigSig e conhecemos alguns de seus atrativos. Em breve faremos um post completo sobre esta visita.
Girón
Outra cidade legal pra visitar a partir de Cuenca é Girón, ou Cantón Girón, como é mais conhecida. Esta cidade fica a cerca de 45 km de Cuenca, em uma região montanhosa muito bonita.
A cidade possui muitos atrativos interessantes, mas nós não conseguimos aproveitar o melhor desta cidade. O principal atrativo é a cachoeira El Chorro, que fica a cerca de 4 km da cidade. Infelizmente não a visitamos porque os taxistas da cidade queriam cobrar muito caro pra nos levar lá e desistimos de ficar no sol esperando alguém pra pegar carona.

Há também uma lagoa, a Laguna de Busa, que fica a 21 km do centro da cidade. Também não visitamos, mas dizem ser muito bonita.
O que visitamos na cidade foi o pequeno Centro histórico onde o principal atrativo é a Casa de los tratados, onde funciona um museu que conta a história da guerra entre Peru e Equador.

A cidade também é muito religiosa, pois dizem os locais que El Señor de Girón – o Señor de las Aguas apareceu por lá.
Iremos fazer um post sobre Girón também, aguarde.
Parque Nacional de Cajas
Um lugar que nos arrependemos muito de não termos visitado foi o Parque Nacional de Cajas. Este lugar é um dos principais atrativos da região e é muito visitado por amantes da natureza.

Nós pretendíamos visitar Gualaceo, Chordeleg e SigSig em um mesmo dia, mas como não foi possível (porque nos enrolamos muito) dividimos os dias e assim não sobrou tempo pra ir ao Parque de Cajas.
O parque possui centenas de lagos e lagoas e muitas trilhas com diferentes níveis de dificuldade e extensão. São 8 rotas ao todo. Há também caminhos e ruínas incas.
Para mais informações acesse o post dos amigos do blog Caminhos me Levem sobre o Parque nacional Cajas.
Baños de Cuenca
Outro lugar que gostaríamos de ter visitado é Baños de Cuenca, que fica a cerca de 8 km do centro de Cuenca.
Nesta loalidadade, assim como em Baños de água Santa, há uma série de piscinas e águas termais e spas. Ideal pra dar uma relaxada e descansar o corpo na água quentinha…
Não fomos pois nos falaram que o acesso às piscinas era meio caro e principalmente porque como era semana de feriado de páscoa, iria estar bombando. Mas se você for visitar Cuenca fora de feriado, é interessante pensar com carinho neste local.
Onde se hospedar em Cuenca:
Listamos aqui algumas das melhores opções de hospedagem em Cuenca, confira:
Os mais bem avaliados no Booking.com:
Casa Ruth Hotel Boutique (10) 600 m do centro
Venue Batán Hotel&Suites (9,7) 550 m do centro
Villa Emilia Hostal (9,6) 1,2 km do centro
Hotel Raymipampa (9,5) 400 m do centro
Four Points by Sheraton Cuenca (9,3) 2,8 km do centro
El Dorado Hotel (9,3) 200 m do centro
Os mais econômicos:
Hotel Norte (8,2) 500 m do centro
Check Inn Bed and Breakfast (8,1) 300 m do centro
Hostal Yakumama (8,3) 400 m do centro
Mochiliers Hostel (7,8) 250 m do centro
Anicha Hostel (8,6) 500 m do centro
Hostal Hogar Cuencano (8,9) 650 m do centro
Onde ficamos:
No primeiro dia em Cuenca ficamos no Hostal Sanchez, próximo ao Mercado 10 de Noviembre, um hostel bem grande de uma senhora que praticamente toca o lugar sozinha. O lugar é até legal, mas parece estar em decadência.
A senhora dona do Hotel falou que depois que o marido dela morreu ela não dá conta e seus parentes não são confiáveis. E o problema realmente foram os parentes da senhorinha que chegaram durante a noite, fizeram uma festança no local e não respeitaram os hospedes… tomaram até a coca que compramos e deixamos na geladeira!
No outro dia mudamos e fomos para o Check Inn Bed and Breakfast que fica bem no centro. O hotel/hostel é bem legal e bem localizado. Tem uma sacada com uma bela vista da cidade.

Outras opções de hospedagem em Cuenca:
Lista com opções de hospedagens em Cuenca.
Confira o vídeo que fizemos em Cuenca:
Onde comer em Cuenca
Em Cuenca sempre cozinhamos na cozinha do hostel, mas comemos um cachorro quente maravilhoso em uma pequena lanchonete ao lado da Catedral Nova. Como prometemos a ela que mencionaríamos isso, então fica a dica! Um lanche rápido excelente!
Em Cuenca há vários restaurantes e cafés. São muitas opções gastronomicas para todos os gostos e bolsos espalhadas por todas a cidade.
PLANEJE SUA VIAGEM!
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Cuenca, através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossas parceiras Seguros Promo ou Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! Ambas possuem comparadores e fazem cotações com as melhores segurado s do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e Get Your Guide.
ALUGUE UM CARRO: Alugue um carro para explorar o Equador e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Gostou deste post sobre o que fazer em Cuenca, no Equador?
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar e em nosso canal do Youtube.
Se tiver mais alguma dica sobre Cuenca, deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O EQUADOR:
+ Pailón del Diablo – A cachoeira mais incrível do Equador!
+ Bate e volta de Quito para Otavalo. Visitando a Feira de Otavalo no Equador.
+ Vulcão Quilotoa: Vulcão incrível e sua maravilhosa lagoa esverdeada.


