Brasil

O que fazer em Guaratuba, no litoral do Paraná. Principais atrativos.

Guaratuba é uma das cidades mais importantes do litoral do Paraná, sendo também uma das localidades mais visitadas na temporada de verão. Neste post nós mostraremos um pouco da cidade e falaremos sobre seus principais atrativos, confira o que fazer em Guaratuba:

Guaratuba – PR

HOSPEDAGEM EM GUARATUBA: Encontre sua hospedagem. Reserve aqui com segurança. 

Guaratuba – Litoral do Paraná

Do Tupi Guarani, Guaratuba significa “Terra de muitos guarás”, uma menção aos inúmeros pássaros vermelhos que habitavam a região há muito tempo atrás. Infelizmente com o passar dos anos os pássaros foram quase extintos e praticamente sumiram da região.

Porém, nos últimos anos os belos pássaros que deram nome à cidade timidamente voltam a frequentar a região. Já é possível vê-los em boa quantidade, principalmente nos arredores da Baía de Guaratuba.

Guaratuba – Litoral do Paraná

Agito no verão e tranquilidade no inverno

Mas além dos guarás, Guaratuba tem muita coisa bonita pra ver e atrai milhares de turistas a cada temporada. A cidade possui pouco mais de 38 mil habitantes, mas chega a receber cerca de 500 mil pessoas no verão, quando torna-se uma das cidades mais bombadas do litoral do Paraná.

Já no inverno, Guaratuba fica bem tranquila e normalmente recebe poucos turistas em comparação com o verão. Neste caso as pessoas buscam a região pra descansar e curtir sua tranquilidade aproveitando que não há muita muvuca, como no verão. É o nosso caso, que gostamos mais de curtir as praias no inverno do que no verão.

Praias

O turismo é uma importante atividade econômica do município, porém as principais receitas de Guaratuba são oriundas da agricultura e da pesca. O município é a maior produtora de banana do estado do Paraná e ao mesmo tempo conta com uma moderna indústria pesqueira, além de muitos pescadores artesanais.

Barcos de pescadores artesanais.

A região foi originalmente habitada por indígenas da etnia Carijó e estes viram surgir vários vilarejos após a chegada dos portugueses.

No caso de Guaratuba, o Rei de Portugal ordenou que fosse criado um povoado entre as já estabelecidas Paranaguá e São Francisco do Sul. A nova vila tinha como propósito evitar que invasores de outros países tomassem as terras que eles invadiram e tomaram dos Carijós. Assim surgiu Guaratuba, fundada oficialmente em 1771.

Confira o vídeo que fizemos mostrando um pouco de Guaratuba em uma de nossas visitas, aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube.

O que fazer em Guaratuba.

O principal atrativo de Guaratuba são as praias e por este motivo na temporada de verão a cidade lota e recebe turistas de todos os cantos. Mas além das praias, Guaratuba possui outros atrativos interessantes que fazem com que a visita à cidade não se restrinja apenas à temporada. Confira os principais atrativos turísticos de Guaratuba:

Praia Central.

Praias de Guaratuba:

Guaratuba possui mais de 20 km de praias e disponibiliza praias para todos os gostos. Assim como as demais praias do litoral do Paraná, suas águas não são tão clarinhas, ainda assim são praias bonitas e próprias para banho e certamente merecem sua visita.

Confira as principais praias de Guaratuba: 

  • Prainha

A Prainha está localizada na divisa entre Guaratuba e o município de Matinhos. Começa na ponta de Caiobá e se estende até a entrada da Barra de Guaratuba.

Suas águas são bem tranquilas e praticamente sem ondas, por este motivo atrai muitos praticantes de esportes como Stand-Up Paddle e Caiaque.

Prainha. Foto: Sandra P. Tomaz

A praia fica meio escondida, junto a baía de Guaratuba. Possui acesso pela lateral da passagem do Ferry-Boat.

Para quem está em Matinhos, o acesso é feito através de uma pequena rua localizada antes da entrada do Ferry-Boat. Já pra quem está na região central de Guaratuba, é preciso atravessar a baía com o Ferry-Boat. Após isso, a praia fica do lado direito.

  • Caieiras

Localizada na extremidade norte de Guaratuba, a Praia de Caieiras é uma praia de aproximadamente 1 km de extensão, em formato de meia lua.

Praia de Caieiras – Foto: Clécio João/WikimediaCommons

A praia fica em uma comunidade de pescadores e possui dezenas de barquinhos coloridos. Durante muitos anos foi uma região de difícil acesso, porém há algumas décadas ganhou estrada e acesso facilitado, agora é bastante visitada, sendo uma das localidades mais belas e tranquilas de Guaratuba.

A seu lado esquerdo as águas são mais calmas já que ficam de frente para a baía de Guaratuba, já do lado direito, há pedras e o mar torna-se um pouco mais agitado, ainda assim é tranquilo.

Com a maré baixa é possível ver restos do navio a vapor São Paulo, que encalhou e naufragou em 1868. O navio voltava da Guerra do Paraguai e segundo contam, trazia cerca centenas de soldados que participaram da guerra, entre eles muitos feridos.

Por ser vila de pescadores, Caieiras também é uma excelente localidade para comprar peixes e frutos do mar.

O acesso é feito através do Morro do Pinto e do Morro Espia Barco, já na saída norte de Guaratuba (próximo ao Ferry-Boat).

  • Praia Central (Praia de Guaratuba)

A Praia Central, também chamada por alguns de Praia de Guaratuba, é a principal praia da cidade. Possui quase 3 km de extensão, sendo a praia mais urbanizada de todas.

Praia Central de Guaratuba.

Ao longo de sua orla existe um grande calçadão, com ciclovia e há vários quiosques, bares e restaurantes e durante a temporada é a praia mais movimentada da região.

Calçadão na Praia Central.

Normalmente a Praia Central possui águas tranquilas com poucas ondas, ou ondas fracas.

Do lado direito da praia, está o famoso Morro do Cristo, uma das principais atrações de Guaratuba. Do lado esquerdo há uma longa faixa de areia que se estende até as pedras que a separam da praia de Caieiras.

Praia Central
  • Brejatuba (Praia Brava)

Do lado sul do Morro do Cristo começa uma grande faixa de areia, que vai até a divisa com Santa Catarina.

Praia Brava

A primeira praia, junto ao morro, é a Praia do Brejatuba, mais conhecida como Praia Brava de Guaratuba. Já dá pra supor pelo seu nome que a praia possui ondas mais fortes e por este motivo é bastante procurada por surfistas.

  • Nereidas/Coroados

A partir da Praia Brava até a divisa com Santa Catarina há diversos balneários, dentre eles destacam-se os Balneários de Nereidas e Coroados, que são os mais movimentados da região.

Logicamente não são praias agitadas como as praias da região central, entretanto no verão costumam ter um pouco de movimento. São ideais para quem não gosta da tradicional agitação da temporada de verão, porém vale levar em consideração que no local há pouca infraestrutura.

Fora da temporada estas praias são praticamente desertas, frequentadas apenas pela galera do surfe raiz, aliás, vale ressaltar que a região possui ondas mais fortes e mar agitado.

O acesso é feito através da PR-412, que dá acesso à Guaratuba a partir de Garuva-SC.

  • Barra do Saí

A última praia pertencente ao município de Guaratuba é a Barra do Saí. Esta praia fica ao lado do Rio Saí Guaçu, que é o ponto que marca a divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina, aliás, do lado de Santa Catarina a praia também se chama Barra do Saí.

Barra do Saí – Guaratuba. Foto: Nosso Litoral

A Barra do Saí possui águas tranquilas e uma paisagem muito bela. A beleza é formada com o conjunto  da praia e a foz do Rio Barra do Saí Guaçu.

Outros atrativos:

Conheça também os demais atrativos de Guaratuba:

  • Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso

A pequena igreja colonial localizada na Praça Central de Guaratuba começou a ser construída no ano de 1768. Foi construída por mão de obra escrava e teve a primeira missa celebrada em 1771.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso

Possui fachada simples, típica das igrejas coloniais da época, sendo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.

Ao seu lado está a igreja nova, uma igreja mais moderna construída pra suprir a demanda de fiéis.

É nos arredores da Igreja Matriz que acontece a principal festa de Guaratuba, a Festa do Divino, que acontece anualmente durante o inverno.

Tainha na Festa do Divino em Guaratuba
  • Praça dos Namorados

Pertinho da Igreja Matriz está a Praça dos Namorados, um dos cantinhos mais charmosos de Guaratuba. Esta praça fica de frente à Baía de Guaratuba e apresenta um belo visual, com destaque para o pôr do sol, considerado como um dos mais belos da região.

Visual na Praça dos Namorados

No local há alguns bares e lanchonetes e alguns casarões antigos remanescentes do período colonial.

Infelizmente muitas edificações históricas afundaram em uma grande erosão marinha que ocorreu na cidade em 1968, até por isso Guaratuba não possui um centro histórico colonial, como as demais cidades da mesma época.

Dos prédios que sobraram, destaca-se o Casarão do Porto, construção do século XVIII que servia como comércio e moradia e atualmente abriga a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo.

Casarão do Porto (canto esquerdo) e a Praça dos Namorados.
  • Baía de Guaratuba

Com cerca de 48 quilômetros quadrados de área, a Baía de Guaratuba é a segunda maior baía do estado do Paraná, atrás apenas da Baía de Paranaguá.

Baía de Guaratuba

Esta região é um grande santuário ecológico e abriga diversas espécies de pássaros e outros animais que habitam uma grande faixa de mata atlântica preservada, ilhas , mangues, além de 16 rios que deságuam na baía.

Há passeios de barcos que percorrem a Baía de Guaratuba, além disso muita gente procura a região para pescar.

Baía de Guaratuba

A baía também é o local por onde é feita a travessia através do Ferry-Boat, que liga Guaratuba com a parte norte do litoral paranaense.

  • Morro do Brejatuba (Morro do Cristo)

O icônico Morro do Cristo é um dos cartões postais mais emblemáticos de Guaratuba, se não o mais famoso. Está localizado entre a Praia Central e a Praia Brava.

Morro do Brejatuba

Este morro é oficialmente chamado de Morro do Brejatuba e possui 38 metros de altura. Do alto dele um mirante disponibiliza ao visitante uma bela vista da região.

O Morro do Brejatuba hoje serve de ponto turístico e de mirante natural para visualizar a bela Guaratuba, porém, durante a 2ª Guerra Mundial, o morro serviu como posto de observação para localizar possíveis submarinos alemães.

Morro do Cristo

Seu maior destaque é o cristo de aproximadamente 8 metros que fica em seu cume. Este cristo tem uma mão no coração e outra mão estendida em direção ao local cujos pescadores da Praia Central partem para pescaria. Uma menção à proteção aos pescadores de Guaratuba.

Cristo de Guaratuba

Recentemente foi anexado ao morro uma réplica do Cristo com 1 metro de altura. Esta réplica foi moldada a partir do molde original do Cristo grande e tem como objetivo dar a oportunidade de que pessoas com dificuldades de locomoção possam realizar suas orações etc e não precisem subir os 199 degraus que levam até o cristo no alto do morro.

  • Salto Parati

Localizado no Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, na região de Cabaraquara, o Salto Parati é um dos principais atrativos naturais de Guaratuba.

Salto Parati. Foto: Nosso Litoral.

Trata-se de uma cachoeira que destaca-se por seu poço de água cristalina. A cachoeira pode ser acessada através de barcos (e trilha de aproximadamente 1 km) ou através de uma trilha longa (cerca de 7 km) pelo chamado “Caminho Novo do Cambará”, também chamado de “Estrada do Parati”.

Nós ainda não conhecemos o Salto Parati, mas em breve iremos conhecê-lo e contamos como é.

  • Pedra Branca do Araraquara

Já na zona rural de Guaratuba está a localidade de Pedra Branca do Araraquara, onde destacam-se alguns atrativos bem interessantes.

O local possui chácaras e restaurantes para passar o dia, além disso tem como principal atrativos o Morro do Cabaraquara e a Ponte Invertida. 

Nós estivemos recentemente na Ponte Invertida e realmente adoramos. É um lugar muito bonito e certamente vale a visita. Confira o post completo.

Onde se hospedar em Guaratuba

A maioria das hospedagens se encontram na região central. Esta é uma das melhores regiões para se hospedar, já que também é a região com melhor infraestrutura em Guaratuba. Outra região interessante para se hospedar é nas proximidades da Praia do Brejatuba, que é uma região mais tranquila que também conta com boa infraestrutura.

Deixamos abaixo alguns dos principais hotéis e pousadas de Guaratuba:

  • As hospedagens mais bem avaliadas:

Hotel Rota do Sol – (9,3) – 3,6 km do centro.
Rota Sul Pousada – (9,3) – 1,9 km do centro.
Hotel VillaReal Praia Central – (9,0) – 0,6 km do centro.
Pousada Maria Helena – (8,9) – 1,5 km do centro.

Hotel Cabana Suiça – (8,8) – 1,5 km do centro.

  • Mais econômicas

Pousada Residencial Paineiras (8,2) – 0,4 km do centro.

Hotel Pousada Guaratuba (8,0) – 0,9 km do centro.
Pousada Verdes Mares (8,4) – 2,7 km do centro.
Mar e Moto Pousada (8,7) – 1,5 km do centro.
Pousada Maria Helena – (8,9) – 1,5 km do centro.

  • Onde já ficamos

Até hoje nunca nos hospedamos na rede hoteleira de Guaratuba, portanto não temos dicas.

  • Outras opções:

Lista com opções de hospedagem em Guaratuba

Como chegar a Guaratuba

De carro:

Há duas maneiras de chegar à Guaratuba. A primeira é através do município de Matinhos, onde é preciso atravessar o Ferry-Boat para chegar à região central.

Outra maneira é através do município de Garuva, através da PR-412.

Para quem está em Curitiba, são cerca de 130 km de distância, sendo que há a opção de utilizar a BR-277 (pedagiada) ou a Estrada da Graciosa para acessar Guaratuba por Matinhos. E a BR-376 sentido Joinville, para acessar Guaratuba por Garuva.

De avião: 

O aeroporto mais próximo fica em Joinville, a cerca de 75 km. Já o aeroporto de Curitiba fica a cerca de 120 km de distância.

ALUGUE UM CARRO: Alugue um carro para conhecer Guaratuba e região.

De ônibus: 

A Viação Graciosa possui ônibus para Guaratuba partindo de Curitiba e outras cidades como Paranaguá, Joinville e São Francisco do Sul. O valor a partir de Curitiba é de aproximadamente R$43,00.

Além da Viação Graciosa, outras empresas vão até Guaratuba. É o caso da Expresso Maringá e Penha.


PLANEJE SUA VIAGEM!

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Guaratuba através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.

CARRO: Alugue um carro para explorar Guaratuba e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o que fazer em Guaratuba?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo o compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir.

Se tiver mais alguma dica sobre Guaratuba deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARANÁ:

Roteiro de 4 dias nos Campos Gerais. 
Conheça a Lapa no Paraná. 
O que fazer em Superagui, paraíso isolado no litoral do Paraná.

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais