O que fazer em Morretes – Uma das cidades mais encantadoras do litoral do Paraná.

Publicidade:

Hoje vamos mostrar o que fazer em Morretes, uma das cidades mais encantadoras do litoral do Paraná! Confira:

Morretes - PR
Morretes – PR

HOSPEDAGEM: Encontre a melhor opção de HOSPEDAGEM em Morretes. Reserve agora e garanta o melhor preço. 

Morretes – Paraná

Localizada aos pés das montanhas da Serra do Mar, Morretes é uma das pérolas do litoral paranaense

Rio Nhundiaquara - Morretes
Morretes – Paraná

Seu pequeno centro histórico fica às margens do Rio Nhundiaquara e encanta aos visitantes com casinhas coloridas coloniais, boa gastronomia e ruas de paralelepípedos.

Nos finais de semana Morretes costuma ficar cheia de turistas, uma grande parte proveniente de Curitiba, a capital do Paraná, que fica a apenas 70 km.

O que fazer em Morretes - Rio Nhundiaquara
Morretes – Paraná.

Nós mesmos costumamos visitar Morretes muitas vezes durante o ano, basta dar um sol no final de semana e Morretes é um dos primeiros destinos da lista.

Confira o vídeo que fizemos mostrando alguns dos principais atrativos de Morretes e algumas curiosidades sobre a cidade. Aproveite pra se inscrever em nosso canal.

Publicidade.

LEIA TAMBÉM: 10 cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba.

O que fazer em Morretes

Confira abaixo uma lista com as principais atrações de Morretes:

  • Estrada da Graciosa

A histórica estrada colonial que foi um dos primeiros acessos ao litoral do Paraná, ainda mantém a nostalgia de uma estrada construída há séculos e que por muito tempo foi a estrada mais importantes do estado

Estrada da Graciosa - Morretes
Estrada da Graciosa.

Suas curvas, na maioria das vezes paralelepipedadas, remetem ao passado, quando por ali eram transportadas as riquezas do estado, em especial café, erva-mate e madeira. 

Até a metade do século XX a Graciosa era a única estrada pavimentada em todo o território do Estado do Paraná.

Baia de Antonina vista a partir da Estrada da Graciosa.
Vista a partir de um dos mirantes da Estrada da Graciosa.

Ao longo de aproximadamente 30 km o visitante poderá observar toda a exuberância do maior trecho preservado de Mata Atlântica do Brasil, passando por rios, cachoeiras, mirantes naturais, montanhas (incluindo o emblemático conjunto Marumbi) e muito mais… Vá com calma e aprecie o belo visual!

Pelo caminho existem alguns recantos públicos onde os visitantes poderão usufruir da estrutura que conta com churrasqueiras, banheiros, lanchonetes etc.

Confira o post completo que fizemos sobre a Estrada da Graciosa

Assista o vídeo que fizemos na Estrada da Graciosa:
Aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube. 

  • Passeio de Trem Curitiba-Morretes (ou Morretes Curitiba).

Outra forma de chegar a Morretes é através da Estrada de Ferro Curitiba Paranaguá! Este passeio é considerado como um dos passeios de trem mais belos do mundo e atrai turistas do mundo inteiro.

Trem na estrada de ferro Curitiba-Paranaguá
Trem Curitiba-Morretes. Foto: Divulgação

A construção da estrada de ferro inicialmente foi considerada impossível, mas contrariando todas as previsões, a linha férrea foi inaugurada em 1885, se tornando um marco da arquitetura da época.

INGRESSO ANTECIPADO: Compre aqui o passeio completo (guia, almoço, Higeospar, Morretes e Antonina) do trem Curitiba – Morretes.

Em mais de 100 km, a estrada de ferro corta a Serra do Mar e revela paisagens de tirar o fôlego

Trem Curitiba Morretes em plena Serra do Mar.
Visual a partir do Trem de Morretes a Curitiba.

O passeio é realizado em ambos os sentidos, tanto de Curitiba para Morretes (manhã) como de Morretes para Curitiba (tarde – trem do pôr do sol). 

Nós fizemos o passeio com o chamado “Trem do Pôr do Sol” e foi uma experiência memorável.

Confira o post completo contando como foi fazer o passeio de trem no sentido Morretes – Curitiba.  

  • Caminho do Itupava

O caminho do Itupava é o caminho mais antigo do estado do Paraná, sendo inicialmente utilizado pelos indígenas que habitavam a região. 

No período colonial a antiga trilha indígena ganhou pavimentação de pedras, pedras estas que foram colocadas com a utilização de mão de obra escrava.

Caminho do Itupava
Caminho do Itupava.

Foi amplamente utilizado por portugueses, jesuítas, bandeirantes,tropeiros e também por mineradores e caçadores. Com a abertura da Estrada da Graciosa deixou de ser o principal caminho de ligação ao litoral.

Hoje o Caminho do Itupava possui cerca de 20 km dos cerca de 50 km do passado. Liga o município de Quatro Barras à Morretes e é considerado patrimônios histórico e sítio arqueológico, preservando alguns trechos originais.

O Caminho do Itupava ainda é um dos acesso à Morretes, mas agora só os aventureiros encaram a lendária trilha, utilizada desde os tempos pré-coloniais.

Pelo caminho atual passamos por inúmeros atrativos interessantes, destacando as cachoeiras, o pico Marumbi, o Rio Ipiranga e Casa do Ipiranga (histórica e depredada após a privatização da linha férrea), o Santuário do Cadeado, entre outros pontos interessantes.

Cachoeira do Ipiranga - Trilha do Itupava
Cachoeira do Ipiranga na Trilha do Itupava.

Em minha adolescência eu, Itamar, tinha o costume de descer o Itupava no mínimo duas vezes por mês. Naquele tempo não existia estas barraquinhas levinhas ainda. Eram barracas canadenses de ferro e equipamento precário que pareciam pesar 100 kg nas costas. 

Na época também não tinha a facilidade de hoje com a trilha toda “infra estruturada”. Era preciso pisar no barro e atravessar rios, trilha “roots” mesmo. Hoje a trilha do Itupava disponibiliza passarelas e pontes e assim está bem “mais acessível”. Diversão garantida!

Ponte no caminho do Itupava. O que fazer em Morretes
Ponte no caminho do Itupava.

No sentido mais tradicional, de Quatro Barras à Morretes, a trilha é feita em sua grande maioria na descida, então prepare o joelho e bora pra aventura! 

Em breve post completo sobre o Caminho do Itupava.

Nos tópicos acima você viu 3 maneiras de chegar em Morretes. Além destas 3 alternativas, ainda existe a opção mais rápida, menos histórica e menos bonita (embora tenha trechos bonitos também) que é através da BR-277.

Já em Morretes, é hora de conhecer o principal atrativo, o Centro Histórico! 

  • Centro Histórico

O pequeno Centro Histórico de Morretes pode ser percorrido à pé e reserva muitas belezas ao longo de seu perímetro.

Centro Histórico de Morretes
Centro Histórico de Morretes

O destaque fica para os arredores do Rio Nhundiaquara, onde está o coração da cidade, com dezenas de casarões históricos, a maioria deles abrigando restaurantes, sorveterias e lojas de souvenires. 

Centro Histórico de Morretes. O que fazer em Morretes.
Centro Histórico de Morretes.

Não deixe de caminhar pelo Largo Dr. José dos Santos Pereira Andrade, que fica ao lado do Rio Nhundiaquara, lá observe a feirinha de produtos coloniais e também as lojas, restaurantes e sorveterias estabelecidas nos casarões coloniais. 

Ruas de Morretes.
Largo Dr. José dos Santos Pereira Andrade

Durante a caminhada já vá escolhendo um restaurante para provar o tradicional barreado, o prato típico da cidade! Tem vários restaurantes espalhados por toda parte, todos servem Barreado! 

Para aliviar o calor, sente-se em um dos vários bancos espalhados na margem do rio, tome um sorvete, um suco, ou uma cerveja e aproveite Morretes

É possível dar até um mergulho no rio Nhundiaquara, mas se você não tiver tanta disposição, pode se contentar olhando alguns malucos que frequentemente pulam no rio e fazem piruetas no ar.

O que fazer em Morretes: Rio Nhundiaquara.
Ponte de Ferro de Morretes e o Rio Nhundiaquara.

Também é possível alugar caiaque para dar uma voltinha no rio. E de vez em quando tem até um cara com uma espécie de gondola fazendo passeios pelas águas de Morreneza (mistura de Morretes com Veneza – nós que inventamos tá)…

Rio Nhundiaquara - passeio de barco.
Morreneza – Passeio de barco no Rio Nhundiaquara.

Depois de um pequeno refresco, continue explorando o centro histórico de Morretes e não deixe de percorrer a Rua General Carneiro, onde além de lojas e restaurantes está a Cachaçaria Morretes

Seguindo esta rua vá até a Paróquia Nossa Senhora do Porto, fundada em 1812.

Igreja de Morretes.
Paróquia Nossa Senhora do Porto

A pequena igreja é até bonitinha e tem um sino imperial à sua frente que tem uma história interessante, entretanto o principal motivo de nossa recomendação é o visual que se tem a partir da igreja, um dos mais bonitos de Morretes. 

De lá é possível ver os “morretes” responsáveis pelo nome da cidade, em especial o conjunto Marumbi. 

Vista das montanhas em Morretes.
Vista dos “morretes” em Morretes.

Continuando pelo Centro não deixe de dar uma passadinha no Teatro de Morretes (atualmente interditado) e se tiver um tempo sobrando de um pulo na Estação de trem de Morretes (se você chegou de trem obrigatoriamente irá conhecer) e na prefeitura da cidade. 

Um pouco mais distante do coração do centro histórico tem mais uma igreja interessante, a Igreja de São Benedito. Para quem está chegando pela Estrada da Graciosa ela fica bem na entrada da cidade. 

  • Conjunto Marumbi

O Conjunto Marumbi é um complexo de montanhas constituído por 9 picos localizados na Serra do Mar, a cerca de 15 km do centro de Morretes. 

O que fazer em Morretes: Conjunto Marumbi
Conjunto Marumbi

Sua mística remete ao fato de ter sido a primeira montanha escalada esportivamente no Brasil. Por estes feito o Marumbi é considerado o berço do montanhismo no País.

Dentre suas montanhas é possível encontrar diversos níveis de dificuldade, desde fácil à muito difícil! 

A menor das montanhas que constituem o Conjunto Marumbi é o Rochedinho, com 625 metros, já a maior é o monte Olimpo com 1539 metros. Esta última leva o nome da primeira pessoa que conseguiu sua ascensão: Joaquim Olímpio de Miranda, que subiu esta montanha em 1879. 

O que fazer em Morretes - Conjunto Marumbi - Pico Olimpo
Conjunto Marumbi – Pico Olimpo – Cume.

Uma curiosidade é que tanto na descida pela Estrada da Graciosa, como no passeio de trem pela Ferrovia Curitiba-Paranaguá, é possível avistar o Conjunto Marumbi, bem de pertinho. 

O conjunto Marumbi é protegido pelo Parque Estadual Pico do Marumbi. Seu acesso é feito por Porto de Cima, ou pela Trilha do Itupava. Ainda é possível chegar ao marumbi através do Trem Curitiba- Morretes (que tem estação em sua base).

Para quem não tem muita experiência em Montanhas, sugerimos a contratação de um guia. 

Entre em contato com o IAP para mais informações sobre horários, trilhas, camping etc. Fone: (41) 3462-3598

Em breve post completo com todas as dicas e informações sobre o Marumbi.

  • HISGEOPAR

Inaugurado no início de 2018 o Parque HISGEOPAR é uma nova opção de entretenimento em Morretes. 

O que fazer em Morretes - Parque Hisgeopar
Morretes – Maquete Parque Hisgeopar

O Parque tem como ênfase a história e geografia do estado do Paraná, tendo como principal atrativo uma interessante maquete, que reproduz de maneira bastante criativa os principais momentos da história e geografia do Paraná. 

Na maquete é possível acompanhar a geografia do estado com representações do litoral, primeiro e segundo planalto, até Foz do Iguaçu.

Junto à geografia podemos observar passagens históricas do estado, como por  exemplo os povos originários que habitavam o litoral, os Carajós e os tropeiros.

Também estão representadas na maquete as várias fases econômicas do estado, com destaque para a extração de madeira e da erva-mate e o plantio de café.  

O que fazer em Morretes

São 119 metros quadrados de história, praticamente viva. Sem dúvida é uma atração bastante interessante, principalmente para quem viaja com crianças e para quem gosta de história e geografia, assim como nós.

Em breve post completo sobre o Parque HISGEOPAR.

  • Porto de Cima

Porto de Cima está a cerca de 6 km do centro de Morretes e carrega este nome desde os tempos em que era um dos portos do Rio Nhundiaquara.

O que fazer em Morretes: Porto de Cima - Rio Nhundiaquara
Rio Nhundiaquara – Porto de Cima.

Naquele tempo a Vila de Porto de Cima era muito importante na região e quase chegou a se tornar município. A localidade foi anexada à Morretes em 1931. 

No que se refere ao turismo, a localidade de Porto de Cima tem como destaque o Rio Nhundiaquara, onde praias fluviais fazem a alegria de muita gente! 

No Rio Nhundiaquara também é praticado o Boia-Cross, onde as pessoas descem o rio com boias gigantes. 

Boia Cross
Boia Cross no Rio Nhundiaquara.

A localidade de Porto de Cima possui boa infraestrutura e disponibiliza lanchonetes, restaurantes, pousadas e campings. 

Não deixe de conhecer a Igreja de São Sebastião que fica na Praça Principal. 

Igreja em Morretes.
Igreja de São Sebastião – Porto de Cima – Morretes.

Outro ponto de interesse é a Ponte de Ferro, construída em 1912. De lá é possível ver alguns malucos saltando no rio nos finais de semana! Nem pense em fazer isso! 

  • Cachoeiras

Morretes possui várias cachoeiras interessantes, algumas de fácil acesso, outras nem tanto.

Cachoeiras em Morretes
Cachoeiras – Salto Fortuna – Morretes.

Dentre as principais cachoeiras de Morretes destacam-se as cachoeiras do Jajá, o Salto Bom Jardim, o Salto do Sagrado, o Salto da Fortuna e o Salto dos Macacos

Atrativos turisticos em Morretes
Cachoeira do Jajá.

O Salto dos Macacos merece um destaque maior, já que é uma das mais belas. Com 70 metros de altura. É administrada pelo IAP e só tem acesso liberado pra quem chega cedo (antes das 9h). 

Nós pretendemos fazer posts de cada uma das cachoeiras citadas em breve. 

  • Parques, Pousadas e Recantos

Além de tudo que foi citado acima, o visitante que for a Morretes poderá usufruir de alguns parques, pousadas e recantos particulares.

O que fazer em Morretes: Rio
Recanto em Morretes.

Alguns destes locais disponibilizam ao visitante a opção de passar o dia (full-day) usufruindo da infraestrutura.

  • Gastronomia

Não poderíamos fazer um post sobre o que fazer em Morretes sem mencionar a gastronomia local. 

Barreado - O que fazer em Morretes
Barreado

Morretes possui dezenas de restaurantes e você não pode deixar de escolher um deles para provar o famoso Barreado, prato de origem açoriana típico da região. 

Há restaurantes para todos os bolsos, alguns servem apenas barreado, outros disponibilizam buffet variado e alguns oferecem também rodizio de frutos do mar.

O prato desperta amor e ódio, mas no geral é muito bem avaliado! Nós gostamos! Você já provou? Conta pra gente o que achou aí nos comentários!

Onde comer em Morretes:

Nós sempre comemos no Restaurante Rota do Sol, que fica na Rua Quinze de Novembro, 148 (Tel. (41) 3462-4321), em frente as palmeiras imperiais.

No vídeo sobre Morretes mostramos como é o restaurante. É um bom lugar pra comer em Morretes, com preço acessível e bastante variedade. O buffet completo livre custa R$39,90.

  • Antonina e cidades da região

Muita gente acha que Morretes é uma cidade ideal apenas para um bate e volta, entretanto como você pode conferir acima, tirando o centro histórico, é impossível ver todos os atrativos da cidade em um único dia.

Antonina
Antonina.

E além de todas as atrações que listamos acima, ainda é possível dar uma esticada para outras cidades próximas, principalmente Antonina que fica do ladinho de Morretes, a cerca de 15 km. Antonina, assim como Morretes, possui um belo conjunto de casarios históricos e vale a visita. 

Claro, além de visitar Morretes e Antonina, você também poderá visitar outros atrativos do litoral do Paraná. 

Paranaguá (Ilha do Mel); Guaraqueçaba (Parque Nacional de Superagui, Salto Morato), Pontal do Sul, Matinhos, Guaratuba. Enfim… Bora pro litoral do Paraná!?

História: Morretes entre o litoral e o resto do estado

Morretes foi habitada originalmente pelos índios Carijós, etnia que habitava uma grande área do litoral que se estendia do RS até o litoral sul de SP. 

Morretes.
Morretes.

Foi fundada como vila em 1721 e se tornou município no ano de 1841. Os primeiros exploradores chegaram à cidade em Busca do ouro, já que a região foi a primeira do Brasil onde o precioso mineral foi encontrado. 

Mais tarde Morretes se tornou uma cidade bastante prospera devido ao ciclo da Erva-Mate.

Nesta época existiam 5 caminhos coloniais que ligavam o litoral ao primeiro planalto (Curitiba) e ao segundo planalto (interior do Paraná).

Estes eram os únicos acessos ao litoral e ambos tinham Morretes pelo caminho

Dentre estes caminhos, destacavam-se o Caminho do Itupava e o Caminho da Graciosa, este último utilizado para a construção da Estrada da Graciosa, que logo se tornou o acesso mais importante.

Como Morretes estava na rota dos caminhos que ligavam o litoral ao resto do estado, se desenvolveu e teve um comércio bastante intenso.

O beneficiamento da Erva-mate foi bastante importante para economia de Morretes, entretanto a prosperidade da cidade foi afetada com a construção de novas vias de acesso ao litoral.

Em 1885 foi construída a Estrada de Ferro Curitiba – Paranaguá e mais tarde, em 1969, a Br-277. Morretes perdeu então a “exclusividade” no acesso ao litoral e seu comércio foi bastante prejudicado. 

Com o passar do tempo Morretes se reergueu e nos dias de hoje tem o turismo como uma das principais atividades econômicas. 

Hoje a Estrada da Graciosa, que outrora transportava as riquezas do estado pra lá e pra cá, transporta turistas que vão a Morretes e outras partes do litoral. É uma ótima alternativa para fugir do pedágio caro da BR-277.

Como chegar a Morretes

Você já viu neste post que algumas das vias de acesso a Morretes são também atrativos da cidade.

Morretes
Ponte Velha – Morretes.
  • De carro:

ALUGUE UM CARRO: Você pode ALUGAR UM CARRO em Curitiba para aproveitar o melhor de Morretes e região. Faça uma cotação aqui. 

Existe a possibilidade de chegar a Morretes através da lendária Estrada da Graciosa, que é a opção mais bonita. Descer a estrada já é um passeio incrível!

Mas fique atento ao tempo! Com chuva e cerração o cuidado deve ser redobrado! São cerca de 30 km descida abaixo com várias curvas ao longo do trajeto.

A Estrada da Graciosa também é a melhor alternativa para quem está chegando de São Paulo através da BR-116. Seu acesso é feito no quilometro 59 (saída 59).

A segunda opção é utilizar a BR-277 partindo de Curitiba. Apesar de ser o caminho mais rápido, vale levar em consideração o valor do pedágio (R$19,40). No que se refere a beleza, o caminho é bonito, entretanto nem se compara com a beleza da Estrada da Graciosa.

Uma terceira opção para quem vem do sul do Brasil através da BR-101/376 é cruzar o litoral paranaense entrando por Guaratuba, passando o Ferry Boat e seguindo até Morretes.

  • De ônibus

A Viação Graciosa faz o trajeto Curitiba – Morretes tanto pela Estrada da Graciosa como pela BR-277. O preço é quase o mesmo (cerca de R$30,00). O tempo é de aproximadamente 1h pela BR-277 e cerca de 2h via Estada da Graciosa.

  • De Trem

Quem optar por ir à Morretes utilizando o trem certamente terá uma experiência incrível. São cerca de 3h30 percorrendo a Serra do Mar entre o maior trecho preservado de Mata Atlântica no Brasil.

A Serra Verde Express faz o trajeto Curitiba-Morretes através da linha de ferro Curitiba-Paranaguá.

INGRESSO ANTECIPADO: Você pode comprar o ingresso do passeio de maneira antecipada clicando aqui.

  • A pé

Um última opção é destinada aos aventureiros de plantão. O Caminho do Itupava disponibiliza muita beleza, história e aventura para os sedentos de adrenalina! Você poderá percorrer a trilha aventurando-se e assim também poderá chegar até Morretes através desta trilha histórica.

O fim da trilha tem saída na localidade de Porto de Cima. Dali é possível pegar, taxi, ou ônibus até o centro da cidade.

Onde ficar em Morretes

Como você pode ver, Morretes possui várias atrações legais e merece mais que um simples bate e volta a partir de Curitiba.

Para você que quer aproveitar Morretes e explorar todas as suas atrações, ou simplesmente quer curtir a tranquilidade do local, selecionamos algumas opções de hospedagem:

  • As hospedagens mais bem avaliadas:

Pousada Serra Verde (9,4) –  4,7 km do centro
Casa di Monte EcoPousada (9,2) – 2,4 km do centro
Hospedaria Solar de Maria (9,1) – 300 m do centro
Pousada Guanumbi (9,0) – 1,9 km do centro
Pousada do Oasis (8,8) – 250 m do centro

  • Hospedagem no centro

Hospedaria Solar de Maria (9,1) – 300 m do centro
Pousada do Oasis (8,8) – 250 m do centro
Bella Morretes Pousada (8,4) – 100 m do centro
Pousada Trilha da Serra (8,3) – 250 m do centro
Hotel Pousada Dona Laura (8,0 ) – 100 m do centro

  • Hospedagem fora do Centro

Pousada Serra Verde (9,4) –  4,7 km do centro
Casa Laranja de Morretes Pousada (8,6) – 9 km do centro
Pousada Dona Siroba Beira Rio (8,2) – 6 km do centro
Engenho do colono Pousada (7,9) – 5 km do centro
Dona Siroba (7,7) – 6 km do centro.

  • Mais econômicas

Pousada Serra Verde (9,4) –  4,7 km do centro
Hospedaria Solar de Maria (9,1) – 300 m do centro
Casa Laranja de Morretes Pousada (8,6) – 9 km do centro
Pousada engenho do colono (7,9) – 5 km do centro
Chácara Cristo é vida (xx) – 500 m do centro

  • Onde já ficamos

Até hoje nunca nos hospedamos na rede hoteleira de Morretes, portanto não temos dicas.

  •  Outras opções:

Lista com opções de hospedagem em Morretes

Agora que você conhece um pouco mais sobre Morretes e já sabe que a cidade tem muito mais coisas pra fazer do que só visitar o centro histórico, que tal conhecer pessoalmente todas estes atrativos! 


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Morretes ou Curitiba através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.

CARRO: Alugue um carro para explorar Morretes e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o que fazer em Morretes?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma dica sobre Morretes deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.

Artigo anteriorAno novo, vida nova, nome novo! Me Leva Viajar
Próximo artigoMuseu de Frida Kahlo – La Casa Azul, como é a visita.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

16 COMENTÁRIOS

    • Olá Gustavo! Nós fizemos as indicações baseadas nas recomendações e avaliações do Booking.com que é parceiro aqui do blog! Sem dúvida deve ser uma ótima pousada! Quem sabe a gente não a visita algum dia destes. Um abraço!

  1. Gente, estive nessa Cidade em 2017, que lugar Maravilhoso!!! Com certeza voltarei.
    Quem for para o Paraná não deixe de conhecer Morretes, indo pela ESTRADA DA GRACIOSA.
    Tire muitas fotos, será inesquecível!

    • Há pessoas que descem pela Estrada da Graciosa e pessoas que descem pela BR-277. Pela graciosa é mais bonito, mas acho meio complicado, porque não tem acostamento e é bem estreito. 🙂 De qualquer forma, sempre tem umas pessoas descendo. 🙂 Se for encarar depois nos conte como foi experiência.

  2. Caramba, tem muita coisa bacana para fazer em Morretes, né?!

    Como eu fui de trem no esquema bate-volta, não consegui aproveitar todas estas atrações. Na próxima vez vou me programar para passar um final de semana por lá!

    Adorei as dicas!

    Obrigado

  3. Poxa, que post completinho sobre Morretes! Confesso que sempre tive vontade de fazer o passeio de trem e descer a serra pela trilha, mas nunca havia lido nada sobre Morretes em si… E fiquei encantada! A cidade parece uma graça e há tanto para se fazer! Na próxima viagem ao Brasil, Morretes não me escapa. <3

    • Olá Mariana! Esse passeio de trem é realmente incrível e a trilha é linda também, mas exige um bom condicionamento! Morretes é uma cidade linda! Não deixe de conhecer se estiver nesta região! Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here