No post de hoje te mostramos a cidade de Palmeira, no Paraná. Confira o que fazer em Palmeira e seus principais atrativos turísticos.
Palmeira está localizada a cerca de 85 km de Curitiba, bem próxima de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná.
A cidade foi fundada em função dos tropeiros que passavam pela região, assim como outras cidades dos Campos Gerais como por exemplo a Lapa, Castro, Tibagi, entre outras.
Embora seja uma cidade bem antiga, com mais de 200 anos, Palmeira tem uma população pequena e conta com aproximadamente 35 mil habitantes. Sua principal atividade econômica é a agricultura.
No que se refere ao turismo, a cidade de Palmeira tem alguns atrativos famosos que podem ser visitados em “bate e volta” a partir de Curitiba. É o caso da Colônia Witmarsum e do Recanto dos Papagaios, que ficam bem pertinho da capital do Paraná e são passeios super legais.
LEIA TAMBÉM: 10 cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba.
Confira abaixo os principais atrativos de Palmeira:
Com ar bucólico e cara típica de cidade do interior, o centro histórico de Palmeira é um lugar bastante tranquilo e pacato.
Ao andar pelo centro é possível visualizar belas casas antigas que podem ser visitadas em uma caminhada rápida de alguns minutos.
No centro histórico podemos destacar a Praça Marechal Floriano Peixoto e as edificações ao seu redor, entre elas a Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição (1837), que fica na cabeceira da praça, e o prédio chamado Palácio da Viscondessa – Cine Teatro Municipal, que fica do outro lado da praça.
Outro prédio muito bonito fica atrás da Igreja e merece no mínimo uma fotografia. O belo prédio da Antiga Coletoria, foi construído na primeira década do século XX e já funcionou como Coletoria Estadual, Grupo Escolar, Fórum e atualmente abriga uma Universidade.
Como curiosidade deste belo edifício, vale ressaltar que esta edificação foi construída pelo governo do estado no século XX e o mesmo projeto foi utilizado na construção de outras duas edificações similares, uma fica na cidade de Ipiranga e outra em Tibagi, onde funciona como biblioteca da cidade.
Ali próximo também está outro ponto de interesse bastante relevante no centro de Palmeira. Trata-se do Museu Histórico de Palmeira, abrigado na antiga residência que pertenceu ao Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá, importante comerciante de gados.
Chamado de Solar Jesuíno Marcondes, o edifício recebeu personalidades importantes, entre eles D. Pedro II, em sua passagem pelo Paraná. É um museu bastante interessante e uma visita imperdível para quem passa em Palmeira.
Entre o Museu Histórico e a Praça Marechal Floriano Peixoto está a pequena Capela do Bom Jesus, construída entre 1833 e 1836 com a finalidade de servir para a celebração de ofícios fúnebres.
Atrás da capela está um pequeno cemitério que abriga alguns personagens importantes da cidade.
Ainda no centro de Palmeira, está o Estádio João Chede, do Ypiranga Futebol Clube, clube centenário da cidade.
Este estádio possui uma arquibancada de madeira super interessante, tombada inclusive como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Paraná.
É possível visitar a arquibancada centenária e até entrar no gramado. Aproveite pra tomar uma cerveja ou refrigerante no bar do clube, cuidado pelo Sr. Wilson, super atencioso.
Localizada a cerca de 22 km do centro de Palmeira, o Memorial da Colônia Cecília, ou Memorial Anarquista, marca um dos capítulos mais interessantes da história não só de Palmeira, mas também de todo o Paraná.
Foi nesta cidade que um grupo de imigrantes italianos participaram da única experiência anarquista da América Latina, através da comuna Colônia Cecília. A experiência durou cerca de 4 anos (1890-1894) e terminou por uma série de fatores.
Na região não sobrou nada da colônia, exceto este memorial que fica na zona rural de Palmeira e conta com um pequeno museu, alguns murais e uma estátua de Giovanni Rossi, que implantou a colônia anarquista no Brasil.
O acesso é feito através de uma estrada rural em condições regulares. Há alguns caminhões transitando pela estrada com frequência. Chega-se com GPS, embora não tenha sinal de telefone, portanto é bom baixar o mapa off-line, se possível.
O Recanto dos Papagaios é um dos atrativos mais famosos de Palmeira e um dos mais interessantes também.
Está localizado na divisa com o município de São Luiz do Purunã, às margens da BR-277 a cerca de 55 km de Curitiba.
O local fica junto ao Rio dos Papagaios e possui infraestrutura básica, disponibilizando churrasqueiras, quiosques, banheiros, campo de bocha, parque infantil etc. Além disso há também piscina, cachoeiras e logicamente as águas do Rio dos Papagaios, onde no verão as pessoas aproveitam pra se refrescar e praticar boia cross.
Vale ressaltar que nos finais de semana o Recanto dos Papagaios costuma ficar bem cheio.
Outro destaque de Palmeira é a Colônia Witmarsum, uma colônia fundada por imigrantes russo-alemães menonitas, na década de 50.
A colônia fica a cerca de 29 km do centro de Palmeira e a cerca de 66 km de Curitiba. Tem como base de sua economia a agropecuária, porém nos últimos anos tem desenvolvido o turismo fortemente e a cada dia que passa novos empreendimentos turísticos são lançados.
A colônia possui cafés coloniais, restaurantes típicos, mini-fazendas, cervejarias, museu, lojas e muitos outros atrativos.
Além dos atrativos citados acima, há ainda outros atrativos que podem ser visitados, como por exemplo a Estação Ferroviária de Palmeira, a Chácara Palmeira e as Capelinhas de Vieiras.
Você pode ficar hospedado no centro da cidade, ou na Colônia Witmarsum, porém a maioria dos hotéis e pousadas de Palmeira não estão no Booking para reserva antecipada on-line.
Deixamos abaixo uma lista com opções de hospedagens disponíveis no Booking em Palmeira:
Lista com opções de hospedagem em Palmeira.
A Colônia Witmarsum é a melhor opção para quem procura mais opções gastronômicas, principalmente se for em um final de semana, quando todos os empreendimentos abrem. Há diversos restaurantes e cafés coloniais disponíveis, com destaque para a culinária alemã.
Já no centro de Palmeira, também há alguns restaurantes, mas quando estivemos lá estavam todos fechados.
Vale destacar o prato típico de Palmeira, que é o Pão no Bafo, também chamado Pão russo. Este prato é Patrimônio Imaterial da cidade de Palmeira sendo herança dos imigrantes russo-alemães. Infelizmente ainda não provamos.
Outro Patrimônio Imaterial da cidade de Palmeira é a bebida de gengibre chamada Gengibirra. Esta foi criada pelos anarquistas da Colônia Cecília. Aliás, ex-membros da colônia fundaram inclusive a famosa marca de bebidas CINI, em Curitiba, onde a Gengibirra também é Patrimônio Imaterial da cidade.
A partir de Curitiba a cidade de Palmeira é acessada através da BR-277. São aproximadamente 85 km de distância em estrada em boas condições, com a maioria do trajeto duplicado.
A empresa Princesa dos Campos faz o trajeto Curitiba até a cidade de Palmeira, o valor da passagem é de aproximadamente R$42,00.
PLANEJE SUA VIAGEM!
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Curitiba através do Booking.com – Você não paga nada a mais, além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.
CARRO: Alugue um carro para explorar Curitiba. Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir em todas as redes sociais: @melevaviajar
Se tiver mais alguma dica sobre o que fazer em Palmeira deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros. Até a próxima. 🙂
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais