No post de hoje te convidamos a conhecer Pomerode, a “cidade mais alemã do Brasil”. A cidade fica do ladinho de Blumenau e é uma ótima dica de passeio em Santa Catarina. Então confira o que fazer em Pomerode e já coloque esta cidade charmosa em sua lista de desejos, você não vai se arrepender.
Pomerode é um destino turístico catarinense que vem entrando cada vez mais nos roteiros de quem visita o estado. A cidade é famosa pela tradição germânica e basta dar uma voltinha por suas ruas para perceber isso.
Colonizada por imigrantes oriundos da região da Pomerania, a cidade conserva as tradições de seus imigrantes e ainda hoje tem a maior parte de sua população sendo formada por descendentes de alemães.
Na cidade não é difícil encontrar pessoas falando em alemão/pomerano e há inclusive escolas bilíngues, onde se estuda o idioma alemão junto com o português.
“Nossa pequena Alemanha”, como é chamada por seus moradores, fica na região chamada de Vale Europeu, próxima de outras cidades interessantes, como Benedito Novo, Nova Trento, Rio dos Cedros e entre outras, a famosa Blumenau.
É um destino super interessante e agradável que realmente vale a visita.
Confira o vídeo que fizemos mostrando alguns dos principais atrativos de Pomerode, aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube.
> HOSPEDAGEM: Encontre aqui a melhor opção de hospedagem em Pomerode.
Nós já perdemos as contas de quantas vezes visitamos Pomerode, mas certamente ainda voltaremos muitas outras vezes!
A cidade é muito bonitinha e possui muitas atrações interessantes. Além disso, curtir suas festas, ou passear por suas ruas charmosas e tranquilas é sempre agradável.
Confira abaixo algumas das principais atrações da cidade:
O Portal Turístico da entrada sul de Pomerode é um dos principais cartões postais da cidade, se não o mais. Sua arquitetura típica no estilo Enxaimel dá as boas vindas aos visitantes que chegam à cidade.
O portal foi inaugurado em 1991 e em seu interior há uma loja de artesanatos no segundo piso e um centro de informações no térreo.
Neste local o visitante poderá obter mapa turístico da cidade e informações, além disso, é possível tirar fotos com roupas típicas.
Atrás do portal sul está a pequena Praça Jorge Lacerda, onde há alguns atrativos como um monumento dedicado aos imigrantes, um bar/restaurante, um letreiro de Pomerode feito no estilo Enxaimel (pra tirar aquela foto), um coreto e uma MaiBaum, que é uma “árvore de maio” de tradição alemã.
O Portal da entrada norte da cidade de Pomerode é uma réplica do pórtico da cidade de Stettin, antiga capital da Pomerania, região que hoje pertence a Polônia.
É uma homenagem aos imigrantes e colonizadores oriundos desta região, os quais formam a maior parte da população da cidade.
É a parte mais visitada da cidade e consequentemente a parte onde há mais pessoas e maior concentração de restaurantes e lojas turísticas.
Nos finais de semana esta parte de Pomerode costuma ficar bem cheia e em dias de festas há um mar de gente. Durante a semana a região é mais calma, com poucos turistas perdidos entre os moradores.
No Centro Histórico estão os principais atrativos de Pomerode. Abaixo destacamos alguns:
Comece visitando a pequena Praça Torgelow, onde há um pequeno memorial em tamanho natural dedicado aos colonizadores da região.
Em frente à pequena praça está o Teatro Municipal de Pomerode. Este local foi inaugurado em 2009 e integra o complexo cultural da cidade.
Sua arquitetura combina com elementos típicos da região e harmoniza com o conjunto arquitetônico que está ao seu redor em especial o Centro Cultural – Complexo Weege.
No Complexo Weege funcionava uma série de empreendimentos da família Weege, precursores industriais de Pomerode. No local funcionava entre outras coisas, uma loja comercial, fábrica de tintas, fábrica de banha, frigorífico, fábrica de latas e caixas, defumador e fábrica de laticínios.
Hoje os prédios da edificação formam o Centro Cultural de Pomerode e algumas edificações do complexo abrigam pontos de interesse importantes da cidade, entre eles a Cervejaria Schornstein e o Museu Pomerano.
No local há ainda casas no estilo alemão Enxaimel e um cenário com casinhas típicas da Alemanha. É no Centro Cultural que acontecem algumas das festas mais tradicionais da cidade, como a Osterfest, onde são expostos atrativos como a maior Osterbaum (árvore de Páscoa) do mundo e o Maior Ovo de Páscoa decorado do mundo.
Um dos locais mais emblemáticos de Pomerode é a Cervejaria Schornstein. O local funciona no antigo mercado do Complexo Weege e além da fábrica de cervejas, possui loja disponibilizando vários estilos de cervejas e produtos cervejeiros.
É possível visitar a fábrica, porém é necessário fazer agendamento antecipado (suspenso na pandemia), conforme disponibilidade. Contato: franciele@schornstein.com.br
Ao lado da fábrica está o icônico prédio da chaminé, que por sinal, dá nome a cervejaria (Schonstein é Chaminé em alemão). Neste prédio está o Schonstein Kneipe, que é o bar/restaurante da fábrica de cervejas.
Esta igreja começou a ser construída a partir de 1884, porém só ganhou a torre bonita e imponente depois dos anos 1900, com a nova república. Antes disso só as igrejas católicas tinham autorização, por serem a religião oficial do Império. As demais religiões até podiam ter templos, desde que não chamassem atenção.
Sua torre tem estilo típico e seus sinos foram trazidos diretamente da Alemanha. Curiosamente a igreja fica de lado para a rua principal, já que foi construída de frente para uma rua que já não existe mais.
Esta é a segunda igreja mais antiga da cidade e foi ao redor dela que a cidade se formou. Pomerode possui uma grande quantidade de fiéis da religião luterana.
Outra coisa que não dá pra deixar de observar no centro de Pomerode, é arquitetura das casas da região. São várias casas no estilo Enxaimel, em especial na R. Luiz Abry, ao lado do Restaurante Schroeder, onde há um conjunto de casas muito bonitas.
A Rota do Enxaimel é um dos principais atrativos da cidade de Pomerode. Trata-se de um circuito pela zona rural da cidade, onde estão dezenas de casas típicas dos imigrantes, construídas no estilo arquitetônico Enxaimel.
Pomerode possui o maior conjunto de casas neste estilo localizadas fora da Alemanha e algumas delas ficam nesta região. Ao longo de aproximadamente 16 km o visitante poderá ver muitas casinhas Enxaimel.
Boa parte das casas ficam meio escondidas, mas algumas são lojas, outras são pousadas e algumas permitem até visitação. Além das casas é possível curtir paisagens lindas em meio a um cenário bucólico, repleto de natureza.
A Rota do Enxaimel é tão legal que foi até eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo! A Rota recebeu o selo Best Tourism Villages em uma cerimônia realizada no dia 02/12/2021, na Espanha.
O prêmio concedido reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições e o meio ambiente.
Concorreram 170 destinos de 75 países do mundo e 41 foram selecionadas. A Rota do Enxaimel é a única representante brasileira.
Pomerode possui vários parques e museus interessantes. Alguns ficam no centro mesmo, já outros ficam um pouquinho mais distantes do centro.
Confira abaixo a lista com os principais parques e museus de Pomerode:
Museu Pomerano – Rua Hermann Weege, 111 (Centro)
Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann – R. 15 de Novembro, 791 (Portal Turístico)
Museu do Marceneiro – R. Alfredo Hoge, 525 (Próximo ao Centro)
Casa do Imigrante Carl Weege – R. Vidal Ferreira, 1032 (4km do centro)
Museu do automóvel -Rua Hermann Weege, 544 (Centro)
Casa Siewert – Rua Testo Alto, 8019 (Rota do Enxaimel)
Museu Mundo do Brinquedo – Rua Hermann Weege, 544 (Centro)
Vila Encantada – Rua Hermann Weege, 204 (Centro)
Zoológico de Pomerode – Rua Hermann Weege, 180 (Centro)
Parque Municipal de Eventos – Av. 21 de Janeiro, 2700 (Próximo ao Centro)
Alles Park -A v. 21 de Janeiro, 1940 – (Centro).
A cidade de Pomerode destaca-se também por seus eventos. São várias festas e festivais ao longo do ano e alguns são realmente muito legais.
Pomerode valoriza muito as datas festivas e é uma cidade que sabe aproveitar os períodos para promover o turismo.
Nós mesmos já fomos dezenas de vezes a Pomerode e a maioria destas vezes foi pra curtir as festas, em especial a Festa Pomerana, (festa alemã no estilo da Oktoberfest) e a Osterfest (festa alemã de Páscoa), que são as principais festas que acontecem na cidade.
Nesta época a cidade fica toda enfeitada tematicamente, seja pra Páscoa, Natal, ou Festa Pomerana, tudo fica ainda mais bonito.
Confira os principais eventos de Pomerode:
Festa Pomerana (Janeiro)
Osterfest – Festa de Páscoa (Março/Abril)
Schonstein Festival (Junho)
Volksfriends (Junho)
Festa do Colono (Julho)
Festival Gastronômico (Julho)
Pomerlamm Fest – Festa do Borrego (Novembro)
Weihnachtsfest – Festa de Natal (Novembro/Dezembro)
Além de todos os atrativos citados acima, a cidade de Pomerode possui outros atrativos que não chegamos a conhecer.
É o caso do Morro Azul, onde há um mirante natural. Nós quase fomos conhecer em nossa última visita, mas desistimos no último momento.
A cidade também conta com várias trilhas e algumas cachoeiras espalhadas pela zona rural e também temos conhecimentos de passeios realizados em 4×4 na zona rural da cidade.
Além disso Pomerode ganhou um parque temático enorme com cerca de 140 mil metros quadrados. O Parque se chama Alles Park e disponibiliza inúmeros atrativos, entre eles teleféricos e parque de neve.
A maioria das opções de hospedagem em Pomerode são Pousadas. A cidade possui dezenas de pousadas charmosas, mas também possui alguns hotéis, hostels e hotéis fazenda.
Deixamos abaixo algumas opções de hospedagens:
Edelweiss Pomerode (9,4) – 10 km do centro.
Suítes e Hostel + (9,4) – 1,1 km do centro.
Pousada Harmonia Pomerana (9,1) – 1,8 km do centro.
Hostel Villa Pomerânia (9,1) – 0,3 km do centro.
Hotel Schroeder (9,0) – 0,7 km do centro.
Pousada Blauberg (8,9) – 1,9 km do centro.
Hostel Dina & Suítes (8,8) – 0,8 km do centro.
Hostel Villa Pomerânia (9,1) – 0,3 km do centro.
Recanto Pomerano (8,5) – 7,3 km do centro.
Suítes e Hostel + (9,4) – 1,1 km do centro.
Hostel & Suítes Stettin (8,6) – 1,4 km do centro.
Pousada Oma Helga (8,5) – 0,7 km do centro.
Das incontáveis vezes que fomos até Pomerode, pousamos na cidade uma única vez. Normalmente visitamos a cidade em bate e voltas desde Itajaí, onde a família da Pati mora.
Nesta única vez que nos hospedamos por lá, ficamos na Pousada Blauberg.
Esta pousada fica a cerca de 2 km do centro e está localizada em uma região bem tranquila, quase rural. Aliás, nosso quarto tinha uma varandinha com vista para algumas vaquinhas que ficavam no terreno vizinho.
O staff bastante atencioso e cordial e o quarto bastante interessante, já que possui decoração rústica, com camas e moveis com pinturas típicas, aparentemente pintadas a mão, assim como outras partes da pousada. Um charme!
O café da manha possui boa variedade de itens e conta com alguns produtos regionais, como queijo colonial, salames, doces e geleias.
A pousada fica muito próxima ao Parque Municipal de Eventos, onde acontece a Festa Pomerana, então nesta época em especial, sem duvida é a melhor opção.
Se tiver interesse faça aqui a reserva da Pousada Blauberg.
Pomerode tem boas opções gastronômicas, sendo que boa parte dos restaurantes são especializados na gastronomia alemã, como é de se imaginar.
Abaixo deixamos alguns dos principais lugares para comer em Pomerode:
Schornstein Kneipe
WundeWald
Torten Paradies
Restaurante Schroeder
Rochimback Restaurante e Pizzaria
Restaurante Siedlertal
Bierwein Pizzaria e Restaurante
Restaurante Pomerode
Pomerode Essen Park
De Carro:
O principal acesso a Pomerode é a partir da cidade de Blumenau, que fica a cerca de 30 km. É o caminho para quem vem do sul através da BR-101, onde é preciso ir até Blumenau através da BR-470 e logo seguir até Pomerode pela SC-421.
Já pra quem vem do norte, o melhor acesso é através da cidade de Jaraguá do Sul, com acesso também pela 101 e depois pela bela BR-280 até Jaraguá do Sul, onde o acesso à Pomerode é feito através da SC-416.
Você pode alugar um carro para ir a Pomerode e explorar as cidades do Vale Europeu e outras partes de Santa Catarina aqui.
De avião:
Os aeroportos mais próximos são os aeroportos de Navegantes (75 km), Joinville (86 km), Florianópolis (182 km) e Curitiba (182 km).
De cada um dos aeroportos é necessário alugar um carro, ou ir de ônibus até Blumenau, já que não há ônibus destas cidades direto para Pomerode.
Ônibus:
Há ônibus de Blumenau para Pomerode diariamente. A empresa Turismo Volkmann tem vários horários ao longo do dia. O valor do trecho é de R$ 6,90.
Uber:
Também é possível ir de Blumenau até Pomerode com Uber, o valor da corrida será de aproximadamente R$ 40,00.
Excursão a partir de Florianópolis:
Se você estiver na capital catarinense, Florianópolis, poderá fazer uma excursão de um dia para as cidades de Blumenau e Pomerode. O Valor é de cerca de R$ 95,00 por pessoa para 12 horas de passeio. Clique aqui para contratar e saber mais informações.
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em POMERODE através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências no Atacama através da Civitatis e da Get Your Guide.
CARRO: Alugue um carro para explorar Pomerode e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo o compartilhando em suas redes sociais.
Se tiver alguma dúvida, critica, ou sugestão sobre o que fazer em Pomerode, deixe nos comentários. Por fim, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e de se inscrever em nosso canal do Youtube.
Finalmente, se for viajar utilize nossos parceiros acima e ajude a manter nosso blog.
Leia mais dicas sobre Santa Catarina:
+ Praia da Sepultura – Bombinhas
+ Farol de Santa Marta – Laguna
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais