América do Sul

O que fazer em Santa Cruz de la Sierra e arredores – Bolívia.

Embora muita gente diga que não vale a pena visitar Santa Cruz de la Sierra e que não tem nada pra fazer na cidade, fomos até lá. Constatamos que ao contrário do que dizem, a cidade possui sim vários atrativos interessantes e que vale sim a visita. Neste post iremos mostrar um pouco destes atrativos, confira o que fazer em Santa Cruz de la Sierra e depois diz pra gente se vale ou não vale a visita? 

O que fazer em Santa Cruz de la Sierra

Santa Cruz de la Sierra é a maior e mais populosa cidade da Bolívia. Foi fundada em 1561 a partir de uma expedição liderada pelo espanhol Ñuflo de Chaves.

A expedição partiu de Assunção e além de Santa Cruz de la Sierra, também originou outras cidades importantes. É por este motivo que a capital paraguaia é conhecida como a mãe das cidades.

Nesta expedição Ñuflo de Chavez nomeou a nova cidade com o mesmo nome de sua cidade natal: Santa Cruz de la Sierra, cidade espanhola pertencente à província de Cáceres. 

Santa Cruz de la Sierra – Bolívia

Santa Cruz de la Sierra (a boliviana) é a cidade mais importante do departamento de Santa Cruz e concentra boa parte da economia do país. É considerada o centro industrial, agrícola e comercial mais importante da Bolívia.

Pela proximidade com o Brasil é a porta de entrada de muitos brasileiros que vão à Bolívia. A maioria deles passa rapidamente pela cidade e muitos dizem que não tem nada pra fazer por lá.

Na cidade de Santa Cruz de la Sierra, de fato não tem muita coisa pra ver, entretanto nos arredores há muuuuita coisa pra conhecer e certamente quem disponibilizar alguns dias para explorar a região de Santa Cruz de la Sierra não irá se decepcionar. 

SEGURO VIAGEM: Não viaje sem SEGURO VIAGEM! Contrate seu seguro e viaje mais tranquilo! 

Uma vantagem de começar uma viagem pela Bolívia, por Santa Cruz de la Sierra, é que a cidade está a apenas 400 metros de altitude. Ou seja, partindo de Santa Cruz para as cidades mais altas da Bolívia, o viajante terá melhores condições para se aclimatizar à altitude. 

Queríamos ter ficado mais dias na cidade, entretanto nosso tempo para esta viagem era escasso, sendo assim dedicamos apenas 2 dias para Santa Cruz.

O que fazer em Santa Cruz de la Sierra – Centro Histórico

O Centro Histórico de Santa Cruz de la Sierra é o local onde estão alguns dos principais atrativo da cidade. Ali uma aglomeração de edifícios coloniais e vários pequenos museus fazem com que o passeio à cidade se torne interessante. 

O que fazer em Santa Cruz de la Sierra – Centro Histórico.

Durante o dia é possível caminhar tranquilamente pelas ruas e curtir um pouco da arquitetura e cotidiano dos locais. Mas atenção, durante a noite, com exceção da praça principal, não é bom dar mole pelas ruas escuras…

  • Plaza 24 de Septiembre

Coração de Santa Cruz e ponto de encontro dos moradores locais, a Plaza 24 de Septiembre é o principal e mais importante atrativo turístico da cidade. 

É o lugar ideal para começar a explorar Santa Cruz de la Sierra, já que próximo a ela estão alguns dos principais pontos de interesses.

Plaza 24 de Septiembre

A antiga Plaza de Armas da cidade também já foi chamada de Plaza de la Concordia, entretanto foi renomeada tempos depois em uma referência à data que marca a independência de Santa Cruz. 

Basicamente a cidade é dividida em anéis, “1º anillo, 2º anillo, 3º anillo” e assim por diante. Dentro destes anéis, as ruas são divididas em quarteirões numerados. A Plaza 24 de Septiembre fica bem no centro disso tudo, é o marco zero da cidade

Ao redor da praça estão alguns dos edifícios mais bonitos e importantes de Santa Cruz, além disso, também é possível encontrar diversos museus, bares e restaurantes. 

Plaza 24 de Septiembre

Nós tomamos uma cervejinha em um bar chamado Mojitos, que fica em frente a praça. Tem um visual bonito e até voltamos lá mais uma vez à noite, aliás é um barzinho bem agitado durante à noite.

Cervejinha em Santa Cruz de la Sierra

Dentre os edifícios mais importantes destacam-se a Catedral Metropolitana, a Prefeitura Departamental (sede do departamento de Santa Cruz), Alcaldía Municipal (sede do governo da cidade de Santa Cruz de la Sierra) e a Casa de la Cultura.

  • Catedral Metropolitana Basílica de San Lorenzo

A Catedral Metropolitana é sem dúvida o edifício mais emblemático da cidade. Localizada em plena Plaza 24 de Septiembre, a igreja destaca-se pela beleza de sua arquitetura. 

Catedral Metropolitana Basílica de San Lorenzo

É possível visitar a igreja gratuitamente, entretanto, além da igreja existe um mirante localizado na torre do relógio e para subir até o mirante é preciso pagar 3 Bs. Este valor também dá direito de acesso ao pequeno Museu de Artes Sacras, localizado nos fundos da igreja. 

Infelizmente no dia em que fomos visitar o centro histórico a igreja estava fechada porque era Sexta-feira Santa. 

A Catedral Metropolitana funciona de 2ª a Sábado de 07h30 às 12h e de 15h às 20h30; Domingo de 7h às 12h e de 15h às 21h30;

Museus e Centros Culturais

Santa Cruz possui vários museus e centros culturais interessantes. Grande parte deles estão localizados nas proximidades da Plaza 24 de Septiembre

  • Manzana Uno Espacio de Arte

O Centro Cultural Manzana Uno está localizado no antigo prédio da Polícia Nacional. Este prédio ficou abandonado durante 13 anos, mas em 2005 tornou-se um centro cultural. Tem este nome pois está localizado na primeira quadra, ou seja a primeira “Manzana”. 

Manzana Uno Espacio de Arte. Foto: manzanauno.org.bo

É o espaço cultural mais popular da cidade e recebe mais de 12 mil visitantes por mês. Foi construído com o intuito de disponibilizar cultura gratuita aos frequentadores da praça. 

O Centro Cultural Manzana Uno fica na Calle Independencia entre Ingavi e Ayacucho. Funciona diariamente das 10h às 12h30, e das 16h às 21h. Entrada Gratuita. 

  • Casa de la Cultura “Raúl Otero Reiche”

Outro centro cultural bastante visitado é a Casa de la Cultura Raúl Otero Reiche.

Localizada no lado oeste da Plaza 24 de Septiembre a Casa de la Cultura foi criada em 1960 e atualmente possui 2 salas para exposições, salas de conferências, além de um teatro. 

Casa de la Cultura Raúl Otero Reiche

A Casa de la Cultura fica na Calle Libertad, 65, junto à Plaza 24 de Septiembre. Funciona de Segunda à Sexta-feira das 8h às 12h e das 14h30 às 20h. Entrada Gratuita.

  • Casa Cultural Melchor Pinto

A Casa Cultural Melchor Pinto, também chamada  La Casona, é mais um centro cultural da cidade. Nesta casa viveu Melchor, importante médico e político da cidade. Melchior atuou na Guerra do Chaco contra o Paraguai e é uma espécie de herói cruzenho. 

Além do espaço cultural, o local também possui um café, famoso ponto de encontro de intelectuais da cidade. 

La Casona está localizada na Callle Sucre, 50. Funciona diariamente das 8h às 20h. Entrada Gratuita. 

  • Museu de la Independencia

Em uma das esquinas da Plaza 24 de Septiembre está o modesto Museo de la Independencia

O museu tem a finalidade de contar um pouco da história sobre a independência de Santa Cruz de la Sierra, entretanto carece de mais riqueza no acervo. 

O Museo de la Independencia fica na esquina da Calle Independencia com Ayacucho, ao lado do belo edifício da Brigada Parlamentária. Entrada Gratuita. 

Ainda existem outros pequenos museus pela região, a maioria com entrada gratuita. 

  • Paseo Artesanal la Recova Unarcruz

A meia quadra da praça principal está o Paseo Artesanal la Recova Unarcruz. Neste local existem dezenas de lojinhas com artesanatos e lembranças da Bolívia. 

Paseo Artesanal la Recova Unarcruz

É um bom lugar pra comprar recordações da Bolívia, desde que a viagem não se estenda a outras cidades do país, onde os preços costumam ser menores.

O Paseo Artesanal la Recova Unarcruz fica na Calle Libertad 170. Abre de Segunda a Sábado das 9h às 19h30.

  • Parque el Arenal

Localizado a cerca de 800 metros da Plaza 24 de Septiembre, o Parque El Arenal é um ponto de encontro e descanso dos moradores locais. 

O Parque é o resultado da revitalização do lago que fica em seu centro. No parque destacam-se os murais de artistas bolivianos e os pombos… muitos pombos. Evite a região durante a noite! 

O que fazer em Santa Cruz de la Sierra  – Fora do Centro Histórico

Equipetrol

O Bairro Equipetrol é a principal zona comercial, hoteleira e empresarial de Santa Cruz. Nele estão concentrados vários bares, shoppings, cafés renomados etc.

Nós estivemos por lá no final da tarde/início da noite. Não estava tão cheio, entretanto percebemos uma movimentação de pessoas chegando. Certamente é um lugar interessante pra quem gosta de badalação. 

  • Shopping Ventura Mall

Fomos até o Shopping Ventura Mall para resolver um problema com o chip da Tigo, que não funcionava em nosso celular. No fim das contas não conseguimos arrumar internet na Tigo, entretanto conseguimos na Entel Bolívia, a concorrente…

Falando francamente, foi a melhor escolha, internet super rápida e de excelente qualidade. Em breve (talvez) post sobre o chip na Bolívia. 

Além de conseguirmos internet boa, ainda conhecemos o Shopping Ventura Mall, que faz até a pensarmos que não estamos na Bolívia, aliás, em certos momentos Santa Cruz de la Sierra faz com que a gente desconfie disso! 

Shopping Ventura Mall

O shopping super moderno e repleto de lojas chiques é um lugar que não nos agrada muito, entretanto foi legal conhecer.

O Shopping Ventura Mall fica na Av. San Martín esquina com o 4º anillo.

  • Hard Rock Café

Para falar a verdade não imaginávamos que existia um Hard Rock Café na Bolívia, mas para nossa surpresa, encontramos um em Santa Cruz. 

Aproveitamos que estávamos em frente dele e fomos lá tomar umas cervejinhas depois que conseguimos uma boa internet na loja da Entel. 

Hard Rock Café – Santa Cruz de la Sierra.

No bar tomamos chopp da Paceña, tradicional cervejaria da Bolívia. 

O Hard Rock Café fica ao lado do Shopping Ventura Mall

  • Juan Valdez Café

O famoso café colombiano se faz presente na Bolívia. É um dos melhores cafés que tomamos no mundo e sempre recomendamos. 

Fica quase em frente ao Hard Rock Café, junto de outros bares.

Parque e reservas ecológicas

Santa Cruz de la Sierra possui vários atrativos para quem gosta de estar em contato com a natureza. Parques e reservas ecológicas são opções de entretenimento na região e disponibilizam opções de ‘full day” com várias atrações distintas. 

  • Biocentro Guembé

Localizado a cerca de 15 minutos do bairro Equipetrol, o Biocentro Guembé é um parque ecológico e Hotel Resort onde são disponibilizadas várias atrações como aviários, borboletário, orquidário, tartarugário, ilha de macacos etc. 

Além disso, o Biocentro Guembé também possui lagos, trilhas ecológicas, 15 piscinas naturais e muito mais atrativos espalhados ao longo de 24 hectares. 

Biocentro Guembé. Foto: biocentroguembe.com

Faz algum tempo que não recomendamos lugares que utilizem animais como atrativos, entretanto o Biocentro Guembé abriga animais apreendidos pelo governo em situações de maus-tratos e animais que não têm condições de voltar para a natureza. 

O Biocentro Guembé fica na Zona Urubó, no quilômetro 5 da rodovia à Porongo. Funciona diariamente de 8h30 até às 18h. Consulte o valor da entrada.   

  • Ivaga Guazu

Ivaga Guazu é um parque ecológico localizado a cerca de 15 km do centro histórico. É um refúgio ambiental em meio ao desenvolvimento desenfreado da cidade.

Foi o primeiro local do continente a receber o certificado internacional Green Globe 21, em reconhecimento ao trabalho de preservação ambiental. 

Ivaga Guazu: Foto: yvagaguazu.com/

O Ivaga Guazu possui cerca de 14 hectares e tem como missão a preservação da natureza e educação ambiental. 

No parque existem dezenas de trilhas, onde o visitante poderá apreciar mais de 800 espécies de plantas, além de animais silvestres resgatados. Também existe um restaurante no local. 

O Parque Ivaga Guazu fica na Doble Via La Guardia km 12,5, na região de Piococa. Funciona de Segunda a Sexta-feira das 8h às 17h e nos Sábados e domingos das 9h às 17h. Consulte o valor da entrada.   

  • La Rinconada

O Parque La Rinconada fica a cerca de 13 km do centro histórico da cidade e assim como os 2 parques citados acima, possui várias atrações ligadas à natureza, com destaque para cascatas artificiais e piscinas. 

La Rinconada. Foto: larinconada.com.bo

O parque também possui trilhas, bosques e um restaurante. 

La Rinconada fica próximo ao Biocentro Guembé na Zona Urubó, no quilômetro 7 da rodovia à Porongo. Funciona de Terça a Domingo das 9h30 até às 18h. Consulte o valor da entrada.   

  • Jardim Botânico Municipal de Santa Cruz de La Sierra

O Jardim Botânico de Santa Cruz fica a cerca de 13 km do Centro Histórico de Santa Cruz. 

É um lugar repleto de trilhas, ideal para quem quer recarregar as energias em meio a natureza.

No Jardim Botânico existe um mirante junto à mata que proporciona uma vista panorâmica da região

Em frente ao Jardim Botânico de Santa Cruz de la Sierra está o Museu Guarani. É o único museu do país dedicado a arte guarani. Possui mais de 150 peças recuperadas da zona guarani boliviana. 

O Jardim Botânico fica no quilometro 8 da rodovia que vai à Cotoca. Abre diariamente das 8h30 às 17h30. Entrada 10 Bs.

>>> EXPERIÊNCIAS: Encontre passeios e experiências em Santa Cruz de la Sierra e arredores.

O que fazer em Santa Cruz de la Sierra – Arredores

Nos arredores de Santa Cruz estão alguns atrativos interessantíssimos e tá aí o maior dos motivos para visitar a cidade! Infelizmente não foi desta vez que tivemos tempo para conhecer todos, entretanto pretendemos voltar um dia e certamente iremos explorar melhor esta região! 

Deixamos aqui algumas das atrações existentes nos arredores de Santa Cruz de la Sierra:

  • Monumento Natural Espejillos

De todos os atrativos existentes nos arredores de Santa Cruz escolhemos visitar o Monumento Natural Espejillos! Uma ótima escolha! 

Piscinas naturais de Espejillos.

Espejillos fica a cerca de 50 km de Santa Cruz de la Sierra e para chegar lá, só com carro 4×4! 

Nós fomos por conta própria, embora também seja possível contratar um tour privado. Por conta própria dá pra ir de ônibus de linha até a metade do caminho e em seguida, na entrada do parque, contrata-se uma caminhonete que vai até Espejillos.

O lugar é realmente incrível, com várias piscinas naturais de águas cristalinas, várias cachoeiras pequenas e uma cachoeira grande com mais de 20 metros de altura. É realmente muito bonito!

A cachoeira de Espejillos.

>>> Leia aqui o post completo que fizemos sobre Espejillos

O Monumento Natural Espejillos fica na localidade de Porongo com acesso pelo vilarejo de San José.  Para chegar lá é preciso pegar um ônibus até El Torno e descer na entrada pra Espejillo. Lá pega-se uma caminhonete que vai até a bilheteria do parque. A caminhonete custa 15 Bs e o Parque custa 20 Bs. 

  • Samaipata

A pequena cidade de Samaipata fica a cerca de 130 km de Santa Cruz. A viagem até lá leva mais que 3h e já é um bom começo para aclimatização.

Samaipata está a cerca de 1600 metros de altitude, nem tão no alto quanto as outras cidades do altiplano boliviano, entretanto já é bem mais alta que Santa Cruz de la Sierra. 

Na cidade destaca-se o Fuerte de Samaipata, ou simplesmente “El Fuerte”. Este sítio arqueológico remete a civilizações pré-hispânicas que iniciaram sua construção nos anos 600. O local foi habitado por distintas civilizações, como por exemplo os Mojocoyas, os Guaranis e os Incas. 

Fuerte de Samaipata. Foto: elpueblitohotel.com

El Fuerte foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1998.

Nossos amigos do Blog Mundo Sem Fim foram à Samaipata e escreveram um post completo sobre o local.

Outro atrativo interessante é o local chamado Las Cuevas. Neste local destacam-se 3 belas cachoeiras que são os principais atrativos. 

>>> HOSPEDAGEM: Encontre sua HOSPEDAGEM em Samaipata. 

  • Parque Lomas de Arena

O Parque Lomas de Arena fica na região sul da cidade e também é um atrativo bem interessante nos arredores de Santa Cruz.

Para chegar por conta própria é um pouco complicado, mas agências oferecem o passeio, que dura cerca de 3 horas.

O Parque tem como principal atrativo algumas dunas de areia, que podem chegar a medir 12 metros.

Parque Lomas de Arena. Foto: vivasantacruz.com

Dependendo da época formam-se lagoas na base das dunas, onde o visitante poderá se refrescar. 

Além das dunas o visitante também poderá conhecer um sítio arqueológico, onde estão alguns objetos e o cemitério da civilização Chané, único sítio arqueológico desta civilização encontrado até os dias de hoje. 

  • Cataratas del Jardín de las Delicias (Parque Amboro)

As Cataratas do Jardin de las Delicias se encontram no município de El Torno, a cerca de 70 km da cidade de Santa Cruz de la Sierra.

Ficam dentro da Área Natural de Manejo Integrado Amboró (ANMI)” uma das áreas protegidas mais importantes da Bolívia. 

Jardin de las Delicias – Parque Amboro. Foto: Divulgação.

Neste local além da grande biodiversidade destacam-se 4 grandes cachoeiras, com 90, 195, 100 e 40 metros.

Para chegar até lá é mais ou menos o mesmo processo de ir até Espejillos, inclusive a mesma rodovia dá acesso aos dois lugares. É preciso ir até a entrada do Jardin de las Delicias e de lá é preciso pegar uma caminhonete 4×4. 

  • Misiones de Chiquitos

Assim como o Paraguai, Brasil a Argentina, a Bolívia também tem suas missões jesuíticas, embora quase ninguém saiba. 

As missões foram construídas pelos padres jesuítas nos séculos XVI e XVII e ficam um pouco distante de Santa Cruz de la Sierra, a cerca de 280 km. 

São cerca de 7 reduções e o conjunto foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1990. Ao contrário das missões de outros países, as da Bolívia não foram destruídas e suas igrejas estão quase intactas. 

Misiones de Chiquitos. Foto: Divulgação.

Para visitar as missões Jesuítas da Bolívia é preciso ir até San José de Chiquitos, em uma viagem de 3h à 4h.

Ônibus partem de Santa Cruz diariamente e também é possível ir com trem, o famoso trem da morte. Consulte horário e preços aqui

A dica pra quem está chegando do Brasil, na rota clássica através do trem, é que já dá pra parar em San Jose de Chiquitos antes de ir até Santa Cruz de la Sierra. 

Em San Jose de Chiquitos também estão outras opções de turismo, como por exemplo o Parque Nacional Histórico y Arqueológico Santa Cruz la Vieja, onde Ñuflo de Chavez (Lembra dele? Tá no começo do post) montou o primeiro assentamento na fundação de Santa Cruz de la Sierra. 

  • La Higuera – Ruta del Che

Para os fãs de Che Guevara La Higuera é um destino imperdível. Fica a cerca de 300 km de Santa Cruz de la Sierra, com viagem de 6 a 7h. 

No local é possível visitar o lugar onde Che foi morto. Além disso também é possível percorrer outros pontos por onde passou o lendário guerrilheiro argentino, enquanto organizava uma revolução frustrada na Bolívia. 

Além de La Higuera também é possível visitar outras cidades por onde Che Guevara esteve, como por exemplo Valle Grande

Este é um destino que ainda queremos visitar algum dia, já que em Cuba estivemos em alguns lugares por onde Che Guevara passou, como a cidade de Havana e Santa Clara

Santa Cruz é um dos únicos pontos de partida para chegar em La Higuera. De lá partem ônibus diariamente. 

E aí curtiu este post com o que fazer em Santa Cruz de la Sierra? Não ter o que fazer em Santa Cruz certamente não é uma expressão correta né? Conta pra gente aí nos comentários o que você achou!?

+ LEIA TAMBÉM: O que fazer em La Paz.

Vídeo em Santa Cruz:

Confira o vídeo que fizemos sobre Santa Cruz de la Sierra:

Aproveite pra se inscrever em nosso canal no Youtube

Onde ficar em Santa Cruz de la Sierra

Nós nos hospedamos na casa de um amigo que faz medicina na cidade, aliás o que tem de brasileiro estudando em Santa Cruz de la Sierra… Não são poucos não!

Ficamos em um bairro bem tranquilo, porém na região nem tem hotel.

Ficar próximo a praça principal vai facilitar sua vida para visitar os pontos principais. Entretanto se prefere mais conforto e badalação o Bairro Equipetrol é a melhor opção.

Lista de hospedagens em Santa Cruz de la Sierra:

>>> Encontre sua HOSPEDAGEM em Santa Cruz de la Sierra. 


>>> PLANEJE SUA VIAGEM!

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Santa Cruz de la Sierra através do BOOKING.COM – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje para Bolívia com segurança! Contrate seu SEGURO VIAGEM através da nossa parceira REAL SEGURO. Além de ajudar a manter nosso blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.

CARRO: Está pensando em alugar um carro na Bolívia? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RENTCARS.COM. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências da Bolívia através da CIVITATIS e GET YOUR GUIDE.


Gostou deste post sobre o que fazer em Santa Cruz de la Sierra?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. @Melevaviajar em todas as redes.

Se tiver mais alguma dica sobre Santa Cruz deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A BOLÍVIA:

+ Roteiro de 15 dias pela Bolívia e norte da Argentina. 
+ Chacaltaya, a maneira mais fácil do mundo de chegar a 5421 metros de altitude. 
+ Lago Titicaca, Copacabana e Isla del Sol. 

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • Olá! Primeiramente, obrigada pelo post. Ajudou bastante!
    Gostaria de saber, porém, como faço para sair de Santa Cruz e chegar ao Parque Espejillos. Este onibus que menciona sai de qual endereço em Santa Cruz? Qual é o valor até a entrada do parque?
    Muito obrigada!

    • Olá Marilia.

      Para ir a Espejillos é preciso pegar o ônibus na localidade chamada "La Ramada" (terminal de la ramada) de lá você pega qualquer ônibus até El torno e pede pro motorista te deixar na entrada de Espejillos. Lá (ao lado da rodovia, onde você irá parar) você vai ver umas caminhonetes que levam até o Parque. Vai precisar encher pra sair, então o melhor horário é pela manhã. A caminhonete custa 15 bs.

      Em breve iremos fazer um post super completo sobre Espejillos e também faremos um vídeo em nosso canal contando tudo. Um abraço e boa viagem!

  • Nossa que artigo bacana. amei as dicas sobre o que fazer em Santa Cruz de La Sierra e gostei mais ainda de ver que é possível visitar tantos lugares lindos próximos da cidade.

    • Olá Ana! Que bom que gostou! Santa Cruz de la Sierra tem muitos lugares legais nos arredores! Vamos voltar! :)

  • Gente, fiquei boba com a quantidade de coisa interessantes para fazer em Santa Cruz de La Sierra. Mesmo que a maioria fique nos arredores mas são tão próximas que a base é a cidade pelo que entendi. Adoro passear pelos centros históricos das cidades, sempre tem uma praça, uma catedral e museus né? E o Café Juan Valdez já me conquistou na Colômbia e gostei muito de saber que tem por lá também. Parabéns pelo post, muito completo e estimulante para conhecer esse destino.

    • Olá Cynara. Exatamente, a cidade de Santa Cruz de la Sierra tem muitos atrativos em seus arredores! Serve como base e alguns deles só dá pra visitar a partir de Santa Cruz mesmo. Um abraço!

  • Eu realmente não fazia ideia que a cidade tinha tantos atrativos.Passei bem rápido pela cidade deveria ter programado pelo menos um pernoite por lá . Na próxima vou utilizar suas dicas.

    • Oi Sil! A maioria das pessoas passam direto por lá, entretanto acho que perdem um pouco, a região tem bastante coisa legal pra ver. Um abraço!

  • Estou impressionada com a quantidade de lugares lindos em Santa Cruz de la Sierra. Não estava nos meus planos conhecer, mas seu post me motivou.

  • Nossa, bastante coisa, eu lembro que quando nós fomos para Santa Cruz de la Sierra, nós só passamos bem rápido pelos pontos turísticos do centro.

    • Olá Edson. Pior que a maioria das pessoas fazem isso mesmo. Claro, as atrações de outras partes da Bolívia são incríveis, mas não dá pra dizer que não tem nada em Santa Cruz. Um abraço. :)

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais