Brasil

O que fazer em São Bento do Sul – Santa Catarina

No post de hoje mostramos os principais atrativos turísticos de uma das cidades mais importantes do nordeste de Santa Catarina! Confira o que fazer em São Bento do Sul:

O que fazer em São Bento do Sul – SC

São Bento do Sul – SC

Fomos até a cidade de Rio Negrinho para fazer o passeio no Trem da Serra do Mar, onde uma Maria Fumaça percorre 60 km entre as cidades de Rio Negrinho e Corupá. Para isso nos hospedamos em São Bento do Sul, que fica do ladinho de Rio Negrinho. Aproveitamos a oportunidade pra dar um rolê pela cidade e conhecer alguns dos seus atrativos turísticos.

São Bento do Sul – SC

São Bento do Sul é uma cidade com bastante infraestrutura e uma excelente qualidade de vida. Na região há grandes empresas e a cidade é muito conhecida principalmente pelo setor moveleiro e de cerâmica, além disso, São Bento fica relativamente próxima de grandes centros urbanos, como Curitiba e Joinville, por exemplo.

A cidade tem uma grande influência alemã, já que a maioria dos imigrantes pioneiros eram oriundos da Alemanha. Isso é fácil de perceber quando se percorre suas ruas, onde é possível ver elementos arquitetônicos com característica alemã, incluindo várias casas no estilo enxaimel.

São Bento do Sul – Prefeitura.

Além disso, é possível perceber a ascendência alemã no biótipo da população e também na gastronomia.

Vídeo em São Bento do Sul e região:

Assista o vídeo que gravamos mostrando um pouco de São Bento do Sul, aproveite pra se inscrever em nosso canal no Youtube.

O que fazer em São Bento do Sul

Confira agora alguns dos principais atrativos turísticos de São Bento do Sul: 

Praça Getúlio Vargas

A Praça Getúlio Vargas é a praça central de São Bento do Sul e é o ponto de partida para começar a explorar o centro da cidade.

Praça Getúlio Vargas

Foi a partir deste local que a cidade se originou depois que os primeiros desbravadores ali se instalaram.

A praça tem quase 5 mil metros quadrados e foi revitalizada há alguns anos. No local está o marco zero da cidade, além do primeiro edifício construído para abrigar o poder público, onde hoje funciona a Secretária de Turismo da cidade.

Além disso, na praça também há um coreto, parque de diversões infantil, alguns monumentos e algumas árvores centenárias.

Em seu entorno estão edificações interessantes e típicas alemãs, entre elas o belo edifício da Prefeitura de São Bento do Sul.

Prefeitura de São Bento do Sul

Anexo à Praça Getúlio Vargas está o edifício em estilo enxaimel que abriga a prefeitura de São Bento do Sul.

Prefeitura de São Bento do Sul

Este prédio é realmente bonito e merece uma atenção se você estiver passando pela região.

Igreja Matriz de São Bento do Sul

A Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria está localizada em frente a Praça Getúlio Vargas e é um dos principais atrativos da cidade.

Igreja Matriz de São Bento do Sul

Está localizada sobre uma colina se tornando ainda mais bela e imponente. Normalmente há um letreiro formado com flores escrito “São Bento do Sul” mas quando visitamos a cidade estavam fazendo manutenção nas flores.

Para chegar até ela é necessário subir uma escadaria onde há uma via sacra desde sua base até a entrada da igreja (também é possível chegar até lá de carro).

Calçadão Visconde de Taunay

Pertinho da praça central, do lado oposto à Igreja Matriz está a Rua Visconde de Taunay, uma simpática rua que conta com um simpático e pequeno calçadão bem charmoso. Esta parte da cidade lembra um pouco o centro da cidade de Pomerode, bem bonitinho mesmo.

Calçadão Visconde de Taunay

Vale a pena dar uma caminhadinha de uma quadra até ali enquanto visualiza-se a fachada da prefeitura.

Parque 23 de setembro – Mirante

O Parque 23 de setembro tem aproximadamente 22 mil metros quadrados e uma grande área verde. No local há uma réplica da primeira casa construída em São Bento do Sul, a Casa do Imigrante.

Casa do Imigrante – Parque 23 de Setembro.

Além disso, também há um mirante localizado sobre um ponto alto do morro. Nós fomos até lá caminhando a partir do centro e foi bem tranquilo. Infelizmente o visual não é dos melhores, já que a mata encobre a vista panorâmica da cidade, porém, o local parece ser bem agradável pra passear em dias ensolarados.

Vista da Igreja matriz a partir do Mirante do Parque 23 de Setembro.

Pelo caminho, antes de chegar no parque, há edifícios pertencentes à administração municipal, como a câmara de vereadores, onde há um letreiro de São Bento do Sul, para quem gosta de colecionar fotos em letreiros.

Letreiro.

Igreja Luterana de São Bento do Sul

Pertinho dali está a Igreja Luterana. Esta igreja foi fundada em 1887, passando por algumas alterações e sendo refundada em 1955.

Igreja Luterana de São Bento do Sul

A igreja tem uma arquitetura bem bonita e está localizada no alto de um pequena colina. Em seu interior há um órgão de 1155 tubos.

Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolf

A edificação que abriga o museu foi construída no início da década de 1880, como residência.

Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolf

Durante a Revolução Federalista, em 1893, a cidade de São Bento do Sul se tornou capital provisória de Santa Catarina e esta edificação foi a sede do governo.

Hoje abriga o Museu Histórico com um acervo composto por objetos históricos e ferramentas utilizadas por imigrantes europeus que colonizaram a região.

Ao lado do museu está o edifício que comportou a primeira tipografia da região de São Bento do Sul. Atualmente abriga o Arquivo Histórico De São Bento Do Sul.

Arquivo Histórico De São Bento Do Sul

Além deste museu a cidade também possui alguns outros menores, como o Museu da Música, que fica na Estação de trem de São Bento do Sul, o Museu da fábrica Condor e o Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann.

Rota Cervejeira

Um passeio relativamente novo em São Bento do Sul é a Rota Cervejeira, uma passeio onde o visitante percorre algumas cervejarias da cidade, ganha um caneco de chope, além de um chope em cada cervejaria visitada.

Cervejaria Ritual – Uma das cervejarias da Rota Cervejeira.

Recantos

Também próximo de Corupá há vários recantos como por exemplo o Recanto Das Aguas De Rio Natal, que inclusive já visitamos quando fomos acampar em Corupá, o Recanto Paraíso das águas, o Recanto Luli, o Recanto das Palmeiras entre outros.

Recanto Das Aguas De Rio Natal

A maioria deles possui piscina, quiosques, churrasqueiras etc. São ideais para passar o dia em meio à natureza.

Morro da Igreja

O Morro da Igreja fica próximo dos recantos e pode ser visto de vários lugares da região. Para subi-lo é necessário um guia. O morro possui pouco menos de 900 metros e sua ascensão tem tempo estimado de 5h (subida e descida).

Voo de balão

Um dos passeios mais inusitados de São Bento do Sul é o voo de balão realizado na região. A agência Travelum faz este passeio e deve ser uma experiência incrível. Aliás a Travelum tem muitas opções de passeios em São Bento do Sul e região.

A principio iríamos fazer o voo de balão em São Bento com a Travelum, porém por questões climáticas e outros fatores, acabamos não fazendo, quem sabe voltamos em breve pra fazer.

Parque Natural do Braço Esquerdo

Com entrada por Corupá, o Parque Natural do Braço Esquerdo tem como principal atrativo uma cachoeira de cerca de 90 metros. Além da cachoeira o local também disponibiliza como atrativos caverna, trilhas e outros atrativos.

O local possui camping e além disso oferece várias atividades, com destaque para os circuitos de escalada.

Passeios nos arredores de São Bento do Sul

Passeio do Trem da Serra do Mar – Rio Negrinho – Corupá

Como já citamos no inicio desta matéria, fomos até a região exclusivamente para fazer o passeio de Trem de Rio Negrinho até Corupá.

Passeio do Trem da Serra do Mar – Rio Negrinho – Corupá

Este passeio é realmente sensacional e vale muito a pena! É o maior passeio de Maria Fumaça do Brasil. São 60 km percorridos em meio à Serra do Mar Catarinense.

O passeio acontece uma, ou duas vezes a cada mês nos finais de semana. O trem desce da cidade de Rio Negrinho para Corupá e retorna no dia seguinte para a cidade de Rio Negrinho.

Confira o post completo que fizemos contando como foi nossa experiência na Maria Fumaça – Trem da Serra do Mar.

Rota das Cachoeiras de Corupá

Outro passeio muito interessante nos arredores de São Bento do Sul é a Rota das Cachoeiras de Corupá.

Rota das Cachoeiras de Corupá

Trata-se de um circuito que percorre 14 cachoeiras espalhadas na mata atlântica.

Infelizmente o local está fechado faz alguns anos, porém há rumores que logo estará reaberto, portanto já deixamos a dica por aqui.

Temos um post completo falando sobre a Rota das Cachoeiras, confira! Assim que reabrir voltamos lá pra atualizar as informações.

Cachoeiras em Campo Alegre

Campo Alegre fica colada em São Bento do Sul, a apenas 16 km. E bem no centrinho de Campo Alegre já é possível ver uma bela cachoeira. Não é preciso nem fazer muito esforço para isso.

Cascata Paraíso.

A Cascata Paraíso fica bem no centro da cidade e 5 minutinhos de caminhada já são suficientes para conhecê-la.

Outra cachoeira fica na zona rural, a cerca de 7km, o Salto do Engenho, que fica o lado da estrada.

Salto do Engenho

Há ainda outras cachoeiras na região, como por exemplo a cachoeira dos Imigrantes, mas não chegamos a conhecê-las.

Serra Dona Francisca – Joinville

Outro lugar interessante nos arredores de São Bento do Sul é a lendária estrada que desce a Serra Dona Francisca.

Esta estrada tem uma história bastante interessante, sendo construída na época imperial. Foi uma das primeiras estradas carroçáveis do Brasil.

Serra Dona Francisca – Joinville – Vista Aérea.

Ao longo da estrada há várias construções interessantes, um mirante e muita natureza, porém, a estrada é bem movimentada e nossa experiência ali não foi boa.

A estrada possui muitos buracos e remendos, não possui sinalização e nem redutores de velocidades. Pra piorar, os motoristas que a frequentam dirigem como imbecis, sem respeitar limites de velocidades e com muita imprudência. Não dá nem pra prestar atenção na beleza da estrada, já que é preciso ficar cuidando pra não sofrer acidente por culpa de gente idiota.

No meio do caminho há um mirante, porém a visão também não é tão bela assim.

Vista do Mirante na Serra Dona Francisca.

Campos do Quiriri – Campo Alegre

Com localização na cidade vizinha de Campo Alegre, os Campos do Quirir são uma alternativa interessante para quem gosta de trilha, paisagens bonitas e muito contato com a natureza.

O local só pode ser acessado com veículos 4×4, sendo assim indicamos a agência Travelum, que também faz este passeio.

Onde se hospedar em São Bento do Sul

São Bento do Sul possui boas opções de hospedagens e além disso é uma cidade que conta com boa infraestrutura, o que faz com que a cidade sirva de base para explorar os atrativos dos arredores.

Deixamos as principais opções de hospedagem em São Bento do Sul:

Onde nos hospedamos:

Nos hospedamos no Araucária Hostel, de nosso amigo Beneth, do blog Tire a Bunda do Sofá/Travelum. Este hostel é uma excelente opção de hospedagem econômica.

Onde se hospedar em São Bento do Sul – Araucária Hostel.

Possui quartos compartilhados, quartos privados com banheiros compartilhados e quartos privados com banheiros privados. Há cozinha, área de lazer comum e cozinha comunitária disponível. O Hostel também serve café da manhã.

Nosso quarto tinha tv com canais fechados, ar condicionado e internet gratuita funcionando perfeitamente.

O hostel está muito bem localizado, estando a poucos metros da Praça Central. Fica em frente a um rodizio de pizzas e ao lado de um supermercado.

Onde comer em São Bento do Sul

Praticamente não saímos pra comer em São Bento do Sul já que no sábado, dia do passeio de trem, comemos muito no passeio e no domingo não encontramos quase nada aberto por onde passamos.

Porém na sexta feira, quando saímos com o pessoal do blog Garfo e Mala, fomos até um restaurante mexicano, onde comemos alguma coisa.

O Aztecas Gastropub possui um ambiente descolado e boas opções gastronômicas.

Aztecas Gastropub

Deixamos aqui um post do Tire a Bunda do Sofá com mais opções gastronômicas em São Bento do Sul.

Como chegar em São Bento do Sul

De Carro

Partindo de Curitiba há várias opções para chegar em São Bento do Sul. A cidade fica a cerca de 107 km de distância da capital do Paraná.

É possível utilizar a BR-116 até Areia branca dos Assis e depois a PR-419 até Agudos do Sul. Logo seguir pela PR-281 até Pien e depois pela PR-420, que em Santa Catarina se torna a Rodovia dos Móveis. Parece complicado, mas é a opção mais fácil e rápida desde Curitiba.

Outra alternativa é seguir pela BR-376 até a entrada de Tijucas do Sul, a partir da li seguir para Agudos do Sul pela PR-281. Dali em diante é o mesmo trajeto da opção acima.

Há ainda uma última opção que é mais longa e mais perigosa que é seguir a BR-376/101 até Joinville de lá seguir pela Serra Dona Francisca/Estrada Dona Francisca (SC-418) até São Bento do Sul. Esta opção é a mais próxima para quem está na região de Joinville, ou litoral de Santa Catarina.

De ônibus

De Curitiba – A empresa Expresso São Bento tem 3 horários por dia de ônibus direto. O valor da passagem é de aproximadamente R$50,00. O tempo estimado de viagem é de 2h15.

Há ainda a opção de ir até a cidade de Mafra e de lá pegar outro ônibus para São Bento do Sul.

De Joinville – A empresa Reunidas tem 2 horários por dia de ônibus direto. O valor da passagem é de aproximadamente R$30,00. O tempo estimado de viagem é de 2h20.

De avião

São Bento do Sul não possui aeroporto. Os Aeroportos mais próximos ficam em Curitiba (107 km) e Joinville (80 km).


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em São Bento do Sul através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog!
Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real  SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.

CARRO: Alugue um carro para ir até São Bento do Sul! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Curtiu este post sobre o que fazer em São Bento do Sul?

Antes de mais nada, se você gostou deste post por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver alguma dica sobre São Bento do Sul, por favor deixe nos comentários. Por fim, se for viajar utilize os serviços de nossos parceiros. Muito obrigado e até o próximo post!

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • Olá sou diretor geral do espetáculo o Drama do Calvário, gostei dos vídeos feitos nas escadarias da igreja, bem quando vcs estavam lá tinha três cruzes no morro, esse ano novamente teremos o espetáculo ao ar livre no morro e convido vcs para conhecerem no mês de março começa os ensaios ao ar livre no morro em frente a igreja matriz, espetáculo esse que ja foi considerado o segundo maior do Brasil ao ar livre

    • Olá Fabio, que interessante, não sabíamos do evento. Obrigado pelo convite! Se der apareceremos pra prestigiar, um abraço e bom evento.

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais