No post de hoje te mostraremos uma das cidades mais legais do belíssimo noroeste argentino. Confira agora o que fazer em Tilcara:
Tilcara – Argentina
San Francisco de Tilcara é a capital do departamento de Tilcara, na província de Jujuy, na Argentina. A cidade, também chamada apenas de Tilcara, é uma das mais interessantes da chamada Quebrada de Humahuaca, no fabuloso noroeste argentino (NOA).

SEGURO VIAGEM: Não viaje sem seguro! Contrate seu seguro viagem agora e viaje com mais tranquilidade.
Para quem nunca ouviu falar, a região do NOA é uma região linda, formada por montanhas coloridas, povoados pitorescos e uma forte cultura andina. A região ainda não é muito explorada por brasileiros, mas deveria. O NOA disponibiliza muitas belezas! Vale a visita!

Tilcara fica estrategicamente posicionada entre algumas das cidades mais visitadas da região, como por exemplo Pulmamarca e Humahuaca, além disso é uma das cidades que mais disponibilizam opções de hospedagens e restaurantes na região. Por este motivo, é muito utilizada como base para explorar a região.
A cidade fica a 2465 metros de altitude e está localizada entre muitas montanhas coloridas. Confira abaixo os principais atrativos de Tilcara.
O que fazer em Tilcara
Pucara de Tilcara
O principal e mais relevante atrativo de Tilcara está localizado a poucos minutos do centro da cidade. Trata-se do Pucará de Tilcara, um sitio arqueológico oriundo do século XII, construído pela civilização Omaguaca.

Pucará, na língua quéchua quer dizer fortaleza e é por isso que além do Pucará de Tilcara, visitando a região você irá ouvir falar em vários Pucarás.
O de Tilcara fica no alto de uma colina e durante muitos séculos foi impenetrável. Foi invadido apenas no século XV quando o Império Inca dominou a região.

Durante a invasão do Império Inca, o local foi parcialmente destruído e após a conquista espanhola, tempos depois, ficou abandonado e “perdido”. Foi redescoberto apenas no século XX, quando o arqueólogo Juan Bautista Ambrosetti e seu aluno Salvador Debenedetti o encontraram.
Logo o local foi parcialmente reconstruído e é possível ver um pouco do antigo complexo que chegou a abrigar cerca de 2000 pessoas.

Dentre as construções existentes no sitio arqueológico, destaca-se uma pirâmide na região central. Esta pirâmide não faz parte da antiga fortaleza e foi construída para homenagear os arqueólogos que redescobriram, estudaram e reconstruíram parcialmente o sitio arqueológico.

Aos pés da pirâmide foram enterradas as cinzas dos arqueólogos.
O Pucará de Tilcara foi declarado Monumento Nacional em 2000.
A entrada para estrangeiros custa $500 (cerca de R$16,80).
Aberto de Terça à Domingo das 9h ás 18h30.
Confira o vídeo que fizemos mostrando a visita ao Pucará de Tilcara e outros atrativos da região do NOA. Aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube.
Jardim Botânico de Altura
Anexo ao Pucará de Tilcara está o Jardim Botânico de Altura. Este lugar foi inaugurado em 1970 e tem como objetivo preservar, estudar e educar sobre a biodiversidade da região da Quebrada de Humahuaca.

O local possui cerca de 3 hectares e o visitante poderá ver uma enorme variedade de plantas da região, com destaque para os imensos cactos.
De terça à domingo a entrada ao Jardim Botânico é gratuita para quem compra o ingresso ao Pucará de Tilcara, além disso, nas segundas feiras o acesso é gratuito.
Horário das 9h às 17h30.
Garganta do Diabo
Outro lugar incrível em Tilcara é a localidade chamada de Garganta do Diabo (Garganta del Diablo).

Se você pensou em Garganta do Diabo na Argentina, você certamente lembrou da garganta mais famosa da Argentina, que fica no Parque Nacional de Iguazú, no lado argentino das Cataratas do Iguaçu, mas além daquela garganta incrível e famosa, localizada em Puerto Iguazú, fronteira com Foz do Iguaçu, também há uma Garganta do Diabo em Tilcara e outra em El Cafayate.
Esta de Tilcara nada mais é que um belo cânion localizado a cerca de 5 km do centro da cidade.

No local há vários mirantes que disponibilizam vistas lindas da região, além disso, há também uma pequena represa que leva água ao povoado.
Há uma passarela que percorre as bordas do cânion, junto ao canal que distribui a água.

No fundo do cânion há uma cachoeira de cerca de 18 metros, acessada através de uma pequena trilha de 600 metros.

A Garganta do Diabo de Tilcara pode ser acessada por uma trilha de 4 km que passa por belos lugares e disponibiliza belos visuais ao longo do caminho, além disso também pode ser acessada por uma estrada de 8 km por automóveis. Neste caso, se você não estiver de carro poderá pegar um táxi, ou remis.

Confira o vídeo que fizemos mostrando como foi visitar a Garganta del Diablo de Tilcara e outros lugares da região.
Centrinho
O centrinho de Tilcara definitivamente não é tão charmoso como o das cidades vizinhas como Humahuaca, ou Purmamarca por exemplo, mas é legalzinho também e dá pra dar umas voltas.

Possui bastante comércio, alguns barzinhos, restaurantes e as imperdíveis Peñas.
Las Peñas
Uma coisa que você não pode deixar de fazer em Tilcara, é visitar uma Peña. Neste lugar, que são restaurantes e casas de show, você poderá conhecer e apreciar um pouco da cultura andina.

As Peñas são muito tradicionais e os turistas adoram, já que além de boa comida, os lugares disponibilizam apresentações com músicos e artistas regionais. É realmente muito interessante e sem duvida é imperdível em Tilcara.
Nós estivemos na Peña de Chuspita e foi super divertido. O tiozinho que comandava a noite teve um filho no Brasil (que inclusive estava tocando junto com ele) e interagia bastante conosco, assim como praticamente todos os visitantes.
São 3 Peñas em Tilcara: La Peña de Chuspita (Calle Ernesto Padilla – Emilio Corte, Y4624), Peña Altitud (Belgrano 621) e Peña Pachas Rincón del Colla (Rivadavia 378). A famosa La Peña de Carlitos fechou durante a pandemia.
O que ver perto de Tilcara
Além de todos os atrativos da cidade de Tilcara, a região é repleta de cidades interessantes e atrativos que são facilmente acessados.
Nós visitamos tudo utilizando o transporte público, ou táxis compartilhado e foi tudo sempre muito tranquilo.
Abaixo deixamos alguns dos principais atrativos dos arredores de Tilcara:
Maimara
Maimará é uma cidadezinha localizada a cerca de 8 km da cidade de Tilcara. Tem como principal atrativo um enorme conjunto de montanhas coloridas chamado “Paleta del Pintor“.
Curiosamente o melhor lugar pra observar as cores da montanha está no interior do cemitério da cidade, que por sinal é outro atrativo interessante. Em breve post sobre Maimará.
Pulmamarca
Pulmamarca fica a cerca de 27km de Tilcara. A cidade é um chame só, repleta de casas de adobe e lojas com objetos coloridos. Pulmamarca tem como principal atrativo a montanha multicolorida chamada “Cerro de los siete colores“ que tem fácil acesso, e fica praticamente no centro histórico da cidade. Em breve post.
Grandes Salares
Ali pertinho de Pulmamarca, a cerca de 70 km (97 km de Tilcara) está o deserto de sal argentino chamado “Salinas Grandes”, a segunda maior salina do mundo. No que se refere a tamanho, este deserto fica atrás apenas do famoso Salar de Uyuni, na Bolívia.
Uquía
Localizada a cerca de 33 km da cidade de Tilcara, a pequena Uquia é uma cidadezinha minúscula com casinhas em adobe, feirinhas e uma pequena igrejinha.
O principal motivo para visitar Uquia fica atrás da pequena cidade, um vale chamado “Quebrada de las Señoritas“. É um lugar realmente muito bonito acessado facilmente a partir de Uquia.
Humahuaca
Humahuaca é uma das cidades mais encantadoras da região e uma das que mais gostamos. A cidade está localizada a cerca de 45 km de Tilcara e além da própria cidade, tem como principal atrativo as Serranías del Hornocal (Cerro de 14 Colores), um conjunto de montanhas coloridas sensacionais.
San Salvador de Jujuy
Um pouco mais afastada está a capital da província de Jujuy, San Salvador de Jujuy. Bem diferente das cidades anteriores a cidade já é um grande centro urbano movimentado.
Seguindo mais adiante está a cidade de Salta, que ainda não conhecemos, mas sabemos que possui muitas atrações.
Onde comer em Tilcara
Tilcara possui vários restaurantes disponíveis para todos os bolsos. Além das Peñas, há várias opções de restaurantes pela cidade.

Nós comemos em um lugar chamado El Fondito e gostamos bastante, preço justo, decoração legal e boa comida. Comemos uma vez e voltamos quase todos os dias em que estivemos por lá.
Onde ficar em Tilcara
Tilcara possui muitas opções de hospedagem, inclusive é uma das cidades com mais ofertas de hospedagens na região.
Há boas opções disponíveis, mas nada com muito luxo.
Confira abaixo uma lista com as principais hospedagens em Tilcara:
Lista com opções de hospedagens em Tilcara.
PLANEJE SUA VIAGEM!
Utilize nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Tilcara através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas no Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.
CARRO: Alugue um carro para explorar a Argentina! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.