Europa

O que fazer em Yaroslavl, no Anel de Ouro da Rússia.

Yaroslavl (Ярославль) é uma das principais cidades do Anel de Ouro Russo e sem duvida alguma uma cidade que não pode ficar fora do roteiro de quem está pela região. Neste post nós te mostramos o que fazer em Yaroslavl:

Yaroslavl – Rússia

Localizada às margens dos Rio Volga e Kotorosl, a cerca de 250 km de Moscou, Yaroslavl é uma cidade encantadora e histórica que adoramos conhecer.

Yaroslavl – Rússia

Seu centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO e preserva cerca de 780 monumentos históricos. O lado bom é que os atrativos se concentram na mesma região e basicamente é possível ver tudo caminhando.

A cidade foi fundada em 1010 pelo príncipe Yaroslavl, filho do grão príncipe Vladimir, o Grande, primeiro príncipe cristão da Rússia.

Estátua do príncipe Yaroslavl.

Sua origem se deu com a construção de uma fortaleza criada pelo príncipe Yaroslavl para proteger a região de ataques de tribos pagãs. Inicialmente a fortaleza servia como posto avançado do principado de Rostov Veliky, mas logo virou um estado independente.

Yaroslavl foi nomeada com o nome de seu fundador e ganhou bastante projeção quando Kiev, que na época fazia parte da Rússia Medieval, foi invadida e saqueada pelos Mongóis, em 1242. Desde então cresceu em importância e no século 15 o principado de Yaroslavl se juntou ao principado de Moscou, cuja aliança se estabelecia há tempos.

A cidade foi crescendo muito e chegou a ser inclusive a capital russa por um curto período de tempo, quando Moscou foi invadida pelos Polacos.

Yaroslavl

No século 16 e 17, Yaroslavl era a segunda maior cidade russa e foi nesta época ganhou grandes monumentos, isso na era de Catarina, a Grande.

Yaroslavl preservou as edificações medievais, assim como também manteve a arquitetura dos séculos 18 a 19 no estilo da Europa Ocidental.

O que fazer em Yaroslavl

A maioria das principais atrações de Yaroslavl se concentram em seu centro histórico e como já mencionamos acima, é possível ver tudo a pé. Nós mesmos conhecemos tudo que deu por conta própria e caminhando.

O que fazer em Yaroslavl

Deixamos abaixo alguns dos principais atrativos de Yaroslavl que conhecemos:

Igrejas

Assim como outras cidades do Anel de Ouro russo, Yaroslavl possui dezenas de igrejas ortodoxas espalhadas por todos os cantos e certamente uma visita à cidade não será completa sem a visita a algumas delas.

Confira algumas das que achamos mais interessantes:

Catedral da Assunção

A Catedral da Assunção (Успенский собор) é uma das edificações mais imponentes da cidade e destaca-se por suas cúpulas douradas, às margens do rio Volga. Durante à noite, fica toda iluminada e é avistada de longe.

Catedral da Assunção.

A igreja foi reconstruída para substituir uma antiga igreja do século 13 que existia no local e foi destruída no período soviético. Sua reinauguração aconteceu em 2010, durante as comemorações aos 1000 anos da cidade.

A Igreja possui um grande ícone sobre sua entrada, considerado o maior ícone religioso do mundo.

Ao seu redor é possível encontrar alguns marcos que remetem à antiga igreja, além disso há também uma chama eterna e durante a noite é possível assistir os padres tocando os sinos, um verdadeiro espetáculo.

Confira em nosso vídeo um pouco deste show: 

Isso acontece em várias igrejas da região e é sempre bonito, mas algumas cobram pra deixar ver, enquanto nesta igreja é grátis. São vários sinos, de vários tamanhos e sonoridades diferentes. Muito legal assistir.

Igreja do Profeta Elias

Inaugurada em 1650 para substituir as antigas igrejas de madeira existentes no local, a Igreja do Profeta Elias (Церковь Илии Пророка) é uma das igrejas que se destacam em Yaroslavl.

Igreja do Profeta Elias

Está localizada na Praça Soviética (Советской площади), rodeada por vários edifícios imponentes que abrigam órgãos governamentais.

A igreja deixou de ter função religiosa durante o período soviético e se transformou em um museu. Ainda hoje a igreja funciona como museu, mas desde a década de 90 voltou a pertencer à igreja e ter cerimônias religiosas.

Igreja de São Miguel Arcanjo

A Igreja de São Miguel Arcanjo (Церковь Михаила Архангела) foi construída em 1682 e era frequentada pelos militares, tanto que sua construção para substituir a antiga igreja de madeira do século 13 foi custeada pelo departamento de defesa da época.

 

Igreja de São Miguel Arcanjo

Sua planta é praticamente idêntica as primeiras igrejas da cidade, como a própria Igreja do Profeta Elias.

A igreja funcionou até 1924, quando foi desativada no período soviético ficando totalmente abandonada até 1992, quando começou a ser restaurada e voltou a funcionar.

Esta é uma das várias igrejas que encontramos às margens do Rio Volga ao longo do Aterro de Volzhskaya (Волжская набережная), um calçadão que margeia o Rio Volga sendo um dos principais pontos de entretenimento da cidade.

São 6 igrejas, museus e muitos edifícios bonitos. Vale a pena percorrer desde a Catedral até o Monastério da Transfiguração.

Igreja da Epifania

A Igreja da Epifania (Церковь Богоявления) é a primeira igreja de Yaroslavl com influência da arquitetura moscovita.

Igreja da Epifania

Foi inaugurada em 1693 e tem arquitetura diferenciada das demais igrejas da cidade. Com cobertura de tijolos vermelhos destaca-se na região.

Está localizada na Praça de mesmo nome, ao lado do Monastério da Transfiguração e da estátua do fundador da cidade, o príncipe Yaroslavl.

Confira um pouco do rolê que demos pela cidade e veja algumas das igrejas que conhecemos na cidade:

Museus

Assim como igrejas, as cidades russas têm dezenas de museus. É museu que não acaba mais, em todos os cantos.

Se você tiver tempo sobrando poderá visitar vários deles, porém é bom ressaltar que nesta parte da Rússia praticamente todos eles têm explicações apenas em russo.

Nós visitamos apenas o Museu do Monastério da Transfiguração.

Monastério da Transfiguração – Museu Histórico, Arquitetônico e de Arte do Estado de Yaroslavl

O Monastério da Transfiguração (Спасо-Преображенский монастырь) é um antigo monastério fundado em 1216. Foi um dos principais monastérios da região e teve bastante importância na história da cidade.

Campanário e igrejas no interior da Catedral da Assunção, em Yaroslavl.

Em 1501 o monastério foi muito destruído devido a um incêndio e boa parte das edificações do lugar tiveram que ser reconstruídas. Ainda assim, muitas são bem antigas, como é o caso da Catedral da Transfiguração, reconstruída em 1516 para substituir a antiga igreja de 1216. Ainda que seja uma reconstrução, é a edificação mais antiga da cidade.

Além da Catedral há outras igrejas, campanário e outras edificações. Nós pagamos 50 rublos (cerca de R$3,60 atualizado em 12/2022) só pra entrar no interior da fortificação e não visitamos o interior das igrejas etc.

No período soviético o mosteiro foi transformado em museu, o qual funciona até os dias de hoje, se chamando Museu Histórico, Arquitetônico e de Arte do Estado de Yaroslavl.

Outros museus

Há outros museus na cidade, entre eles destacam-se o Museu da Gloria Militar (Музей боевой Славы), que fica mais afastado do centro e o Museu da musica e do tempo (Музей Музыки и Время).

Teatro Volkov

O Teatro Volkov (Волков Театр) foi fundado em 1750 e carrega o nome de seu fundador, Fiodor Volkov. Foi neste local foi formada a primeira companhia de teatro profissional da Rússia.

Teatro Volkov, primeiro teatro da Rússia.

Seu fundador foi convidado a ir pra São Petersburgo e lá ajudou a fundar também o primeiro teatro estatal da Rússia, o Teatro Alexandrinsky (Александринский театр).

O edifício atual foi construído em 1909 e o teatro funciona ininterruptamente desde sua fundação. Funcionou inclusive durante a Grande Guerra Patriótica.

Chama Eterna

Ao lado da Catedral está a chama eterna, em homenagem aos soldados caídos durante a Grande Guerra Patriótica.

Chama Eterna

A Igreja fica bem atrás do monumento formando uma paisagem bastante bonita.

Strelka

Um dos lugares mais interessantes de Yaroslavl fica bem na confluência do Rio Volga com o Rio Kotorosl. Segundo a lenda, foi neste local que a cidade surgiu, já que exatamente neste local existia um assentamento de tribos pagãs e foi aí que o Príncipe Yaroslavl teria matado um urso sagrado solto pelos pagãos.

Strelka

Após esta batalha, em 1010, a cidade teria sido fundada. O urso sagrado morto pela própria lança do príncipe está no brasão da cidade e este local, cujo formato lembra uma lança, tem este nome justamente por este motivo. Strelka (Стрелка) em russo é flecha/seta e relembra a lança do príncipe.

No local, onde um parque foi criado para comemorar os mil anos da cidade, além de um enorme urso desenhando com plantas, há um jardim muito bonito que no verão possui show de águas em suas fontes.

Por ali ficava o antigo Kremlin de Yaroslavl, que resistiu muitos ataques inimigos, porém não resistiu ao fogo e foi destruído em um incêndio. Ao contrário de outras cidades e até mesmo das igrejas locais, não foi reconstruído em pedra.

Centrinho

Praticamente tudo que foi citado aqui está dentro do centro histórico de Yaroslavl, porém há uma parte central onde estão vários restaurantes, lojas e o comércio em geral.

Centrinho de Yaroslavl

Logicamente vale a pena dar uma caminhada por suas ruas e aproveitar do melhor da cidade. Ah, claro que nesta parte da cidade também há várias igrejas.

Calçadão Volzhskaya

O Calçadão Volzhskaya é formado por 3 níveis às margens no costão às margens do Rio Volga. Uma bem no alto que segue junto ao centro histórico e outras duas quase no nível do rio, onde há pista de ciclismo e corrida e calçada para caminhada.

Calçadão Volzhskaya

Ao longo deste calçadão superior estão a maioria dos atrativos citados acima.

Desde a Catedral da Assunção, até a Igreja da Epifania há muitos museus, igrejas e casarios. É um passeio imperdível e certamente deve ser feito em uma visita à cidade.

Além de grandes edificações, há também ao longo de todo calçadão quiosques e lojas e pequenas edificações como a Capela de Nossa Senhora de Kazan, que fica em frente ao monastério. Esta Capela está estampada na nota de mil rublos, assim como outros pontos da cidade.

Capela de Nossa Senhora de Kazan

Marco Zero do Anel de Ouro

Yaroslavl é considerada a capital do Anel de Ouro e é na cidade que está o marco zero do Anel de Ouro.

Marco Zero do Anel de Ouro

Praça Vermelha – Corpo de Bombeiros

Assim como Moscou, a cidade de Yaroslavl também tem sua Praça Vermelha (Красная Площадь), mas ao contrário da Praça Vermelha de Moscou, onde a imponência e grandeza estão estampados em cada detalhe, a Praça Vermelha de Yaroslavl é bem mais modesta.

Praça Vermelha de Yaroslavl.

A praça já foi grandona, mas com o passar dos anos foram sendo construídas edificações e hoje em dia ela nem parece uma praça, na verdade é um rotula no meio de ruas movimentadas.

Confessamos que foi decepcionante, mas a visita valeu pelo prédio do Corpo de Bombeiros, com a sua torre, que já foi a maior edificação da cidade, construída para observar possíveis incêndios. Se for pra visitar praça, o negócio é ir na Praça Soviética, que é a principal praça da cidade.

Corpo de Bombeiros de Yaroslavl

Falando em soviéticos, para os simpatizantes de plantão, também há um monumento com a estátua do Lenin ali ao lado da praça.

Como chegar em Yaroslavl

De Carro:

De Moscou para Yaroslavl são aproximadamente 4 horas de viagem. O percurso é feito pela rodovia M8 de Moscou, esta rodovia também é conhecida como rodovia Yaroslavl.

De trem:

Trens noturnos partem da Estação Yaroslavsky (Ярославский вокзал) diariamente. São 13 trens por dia. O tempo de viagem dura entre 3h e 4h, dependendo do trem. O valor gira em torno de 2000 a 4000 rublos (R$148,00 a R$296,00 em 12/2022).

Há 2 trens de São Petersburgo por dia. A viagem dura em torno de 13 horas. O valor varia entre 2000 rublos e 12000 rublos (R$148,00 a R$888,00 em 12/2022), dependendo da classe e trem.

Yaroslavl tem duas estações, uma que recebe os trens vindos de Moscou e região, a Yaroslavl-Moskovsky (Яросла́вль-Моско́вский) e outra que recebe os trens vindos de outras regiões, a Yaroslavl Glavny (Ярославль-Главный).

De ônibus:

Há ônibus diretos desde Moscou. O tempo de viagem é de 5h aproximadamente e o custo da passagem é de cerca de 800 rublos (cerca de R$59,00 em 12/2022).

De avião:

O Aeroporto de Yaroslavl fica a 18 km do centro. Há voos regulares de/para São Petersburgo e Arkhangelsk, além de voos sazonais de/para Sochi.

Onde se hospedar em Yaroslavl

Yaroslavl possui muitas opções de hospedagens. Abaixo deixamos uma lista com as principais opções de hospedagens na cidade:

Lista com opções de hospedagens em Yaroslavl. 

Onde ficamos em Yaroslavl:

Nós nos hospedamos no Hostel Kislorod O2 e pagamos bem barato na época. O hostel fica um pouco afastado do centro, mas dá pra ir caminhando tranquilamente. Em 7 minutos mais ou menos chega-se ao centro, mas também há ônibus que passa na rua ao lado.

Hostel bem completo, bem limpo, com staff super atencioso. Nós gostamos.

Para reservar este Hostel clique aqui. 

Melhor época para visitar Yaroslavl

A melhor época para ir a Yaroslavl é de junho a agosto. Neste período, a temperatura é mais agradável e quase não há precipitação. A temperatura média mais alta em Yaroslavl’ é de 24°C em julho e a mais baixa é de -12°C em janeiro.

Nós fomos no outono e além das temperaturas baixas, também fomos prejudicados pelo fato de o dia escurecer muito cedo. Lá por 16h já estava anoitecendo.


PLANEJE SUA VIAGEM! 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem na Rússia através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Contrate Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.

CARRO: Alugue um carro para viajar pela Rússia! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o que fazer em Yaroslavl, na Rússia?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e de se inscrever em nosso canal do Youtube.

Se tiver mais alguma dica sobre o que fazer em Yaroslavl e sobre o Anel de Ouro deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros. Até a próxima. 🙂

Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais