América do Sul

Saiba o que fazer na Ilha de Páscoa. A Ilha Rapa Nui.

Quando pensamos em Ilha de Páscoa, a primeira coisa que nos vêm à cabeça são os misteriosos Moais. Mas você sabia que além dos Moais existem dezenas de outros atrativos na Ilha!? Neste post reunimos os principais atrativos da Ilha de Rapa Nui pra você morrer de vontade de conhecer a terra dos Moais! Confira e saiba o que fazer na Ilha de Páscoa:

O que fazer na Ilha de Páscoa?

A Ilha de Páscoa é um dos lugares mais enigmáticos do mundo e conhecê-la foi um sonho realizado. É o tipo de lugar que te deixa com a pulga atrás da orelha quando você tenta imaginar como certas coisas foram feitas. Ao mesmo tempo, a ilha te deixa maravilhado com suas belezas, que vão bem além dos Moais.

Pra você que está pensando em conhecer a terra dos Moais, preparamos um post super completo com tudo o que você pode fazer na Ilha de Páscoa! Confira:

O que fazer na Ilha de Páscoa:

  • Ver os Moais

A primeira coisa que você quer ver quando chega à Ilha de Páscoa são os Moais e claro, não é por acaso. Os Moais são os maiores responsáveis pelas pulgas atrás das orelhas de muita gente! São realmente incríveis, enigmáticos e únicos!

Existem várias teorias que tentam explicar como eles saíram do lugar de onde eram talhados e foram levados a lugares que ficam a dezenas de quilômetros de distância, porém, sinceramente, eu não consigo acreditar em nenhuma delas!!!

O que fazer na Ilha de Páscoa? Ver Moais, claro!

Quantos Moais existem na Ilha de Páscoa?

Existem quase 900 Moais espalhados por toda ilha. Quase todos estão caídos e muitos estão quebrados. Alguns não foram terminados e ainda se encontram fixados nas pedreiras do Vulcão Rano Raraku (a “fábrica” de Moais). Somente cerca de 50 Moais foram restaurados e colocados em pé sobre os Ahus.

Por falar em Ahus, você sabe o que é um Ahu? Ahu é a plataforma cerimonial, onde originalmente eram fixados os Moais. Dizem os estudiosos que cada uma das tribos existentes na Ilha possuía seu próprio Ahu. Segundo a lenda eram os Moais que protegiam os vilarejos da Ilha.

Ahus da Ilha de Páscoa

Existem dezenas de Ahus espalhados pela Ilha e cada um deles possui uma característica própria:

O Ahu Akivi foi o primeiro conjunto de Moais a ser restaurado em toda Ilha de Páscoa. Nele estão os únicos Moais que olham em direção ao Mar. Estes Moais são conhecidos como os 7 exploradores, devido a uma antiga lenda Rapa Nui.

Ahu Akivi e os 7 exploradores de Rapa Nui.

No Setor Tahai, encontram-se os Ahus Tahai, Ko Te Riku e Vai Ure. Estes Moais são os que ficam mais próximos a Hanga Roa (centro da ilha) e consequentemente são os mais visitados. É no Setor Tahai, em frente ao Ahu Vai Ure que podemos observar o mais bonito pôr do sol de toda Ilha de Páscoa. Saiba mais aqui.

Pôr do sol frente ao Ahu Vai Ure no Setor Tahai.

Outro Ahu fantástico fica posicionado entre os vulcões Rano Raraku e Poike. É o Ahu Tongariki e seus 15 Moais, conhecidos como: “Moais dos japoneses”, já que o único guindaste que conseguiu levantá-los foi um guindaste japonês. É em frente aos Moais do Ahu Tongariki que diariamente dezenas de pessoas esperam o sol nascer. Neste local é possível ver o mais belo amanhecer da ilha. Saiba mais aqui.

Ahu Tongariki e os Moais dos japoneses.

É na praia mais bonita da ilha, a praia de Anakena, que estão os Moais do Ahu Nau Nau. Nestes Moais podemos ver a diferença entre os Pukaos que eram colocados sobre os Moais. Saiba mais aqui.

Ahu Nau Nau

Além destes, que são os principais Ahus com moais em pé, existem dezenas de Ahus espalhados por toda ilha. Mas o lugar mais legal pra ver Moais em toda Ilha de Páscoa, é sem dúvida nenhuma o Vulcão Rano Raraku. Lá é possível observar cerca de 400 Moais em várias fases de construção. Saiba mais aqui.

Moais no vulcão Rano Raraku.
  • Explorar os Vulcões

Quando comecei a estudar os atrativos da Ilha de Páscoa, vi que lá existiam vários vulcões, mas mesmo olhando as fotografias, não tinha nem ideia da imensidão e beleza que teria pela frente. Só quando assisti o filme Rapa Nui e vi um dos personagens do filme sobre a cratera do Vulcão Rano Raraku, comecei a pirar com o visual.

Da mesma forma, quando vi no filme a passagem da competição do Homem Pássaro, que acontecia na beira da cratera do Vulcão Rano Kau, comecei a ter uma ideia da imensidão daquele vulcão. Me impressionei tanto com as cenas que vi no filme, que a primeira coisa que visitamos quando chegamos à Ilha, foi justamente o Vulcão Rano Kau.

A Ilha de Páscoa foi formada por erupções ocorridas em 3 grandes vulcões, o Vulcão Poike, o Vulcão Rano Kau e o Vulcão Terevaka.

Além dos 3 vulcões que deram origem à ilha, existem vários outros espalhados por todos os lados. Ah! Não se preocupe, porque todos são vulcões extintos!

O Vulcão Rano Kau foi o que mais gostei! É no Rano Kau que está a Aldeia Cerimonial de Orongo, onde acontecia a competição do homem pássaro.

Além do valor histórico, o vulcão proporciona um visual incrível! O Rano Kau é muito maior do que imaginamos e as fotos que vemos não demostram sua imensidão. Sua cratera mede mais de 1,5 km e o visual lá de cima é realmente impressionante!!!

O que fazer na Ilha de Páscoa: Ver vulcões como o gigantesco Vulcão Rano Kau.

Outro vulcão incrível, é o Vulcão Rano Raraku, que já foi mencionado acima, quando falei dos Moais. Este vulcão, além de ser a Fábrica de Moais, tem uma das vistas mais bonitas da Ilha. A partir dele é possível avistar os Moais do Ahu Tongariki e boa parte da ilha. Também é possível visitar a cratera do vulcão, onde existe um bonito lago.

Cratera do Vulcão Rano Raraku.

É no cume do Rano Raraku que o personagem do filme Rapa Nui subiu, me causando um desejo enorme de conhecer o lugar.

Infelizmente não se permite mais visitação, porque um turista brasileiro (eita!) suicidou-se pulando lá de cima! De qualquer forma, mesmo sem ser possível subir até o cume, o visual é maravilhoso!

Visual a partir do Vulcão Rano Raraku

Se no Vulcão Rano Raraku os Rapa Nuis faziam os Moais, no Vulcão Puna Pau eles talhavam os “cabelos” dos Moais, os Pukaos. Este pequeno vulcão não é tão impressionante como os citados acima, mas possui seu charme e característica própria.

Vulcão Puna Pau.

De todos os vulcões que visitei, nenhum me proporcionou uma experiência tão marcante como na visita ao Vulcão Poike.

Foi no Poike, o vulcão mais antigo da Ilha de Páscoa, que participei de um programa de reflorestamento onde junto de meus amigos, estudantes e alguns turistas, plantamos centenas de árvores em uma parte do vulcão.

Um dia quero voltar pra ver minhas árvores. 🙂

Outro vulcão de destaque é o Vulcão Terevaca, que é o mais alto de toda a ilha. Infelizmente tivemos um pouco de preguiça e não fomos visitá-lo, mas mesmo assim, não dá pra deixá-lo fora da lista dos principais vulcões!

Pros exploradores de plantão, vale ressaltar que ainda existem outros vulcões menores espalhados pela ilha…

  • Curtir uma praia paradisíaca

A Ilha de Páscoa é quase que totalmente formada por rocha vulcânica. Por este motivo quase não existem praias aptas para banho. Mas não fique triste, pra você que curte praia, existe uma bem linda, no melhor dos estilos polinésios.

A praia de Anakena é a praia mais bonita da ilha e praticamente a única praia apta para banho em toda ilha. Anakena possui água azul turquesa, areia branca e coqueiros por todo lado. De quebra possui atrativos inexistentes em nenhuma praia do mundo, os Moais.

O que fazer na Ilha de Páscoa: Curtir a Praia de Anakena.
  • Explorar as Cavernas

Na Ilha de Páscoa existem centenas de cavernas que foram formadas pelos rios de lava vulcânica, que escorriam dos diversos vulcões da ilha em direção ao mar. Muitas destas cavernas podem ser visitadas e eu sinceramente recomendo isso!

De todas elas, a que mais gostei foi a Caverna Ana Kakenga, a caverna das duas janelas. Esta caverna permite que você possa chegar às “duas janelas”, que ficam em um costão gigante de frente ao Oceano Pacífico.

O que fazer na Ilha de Páscoa: Explorar cavernas como a Caverna Ana Kakenga e suas saídas no costão.

No vulcão Poike fica a Caverna Ana o Keke, que é bem retratada no filme Rapa Nui em uma cerimonia que deixava as virgens da ilha presas na caverna… O Rapa Nui que estava conosco no Poike, nos garantiu que estávamos na Ana o Keke, mas eu acho que no filme utilizaram outra caverna, pois parecia um pouco diferente…

Outra caverna bastante interessante é a lendária Ana Kai Tangata, que é repleta de lendas e tem suas paredes cheias de pinturas rupestres.

  • Se energizar no Umbigo do Mundo.

Uma antiga lenda Rapa Nui diz que o primeiro rei Rapa Nui recebeu dos deuses uma pedra com poderes espirituais. Esta pedra é conhecida como Te Pito Kura, o Umbigo do Mundo e diz a lenda que você pode recarregar sua bateria por lá!

O que fazer na Ilha de Páscoa: Energização em Te Pito Kura, o Umbigo do Mundo

Sim, segundo dizem, a pedra energiza a quem nela encosta. Se isso é verdade ou não eu não sei, mas que você sente um treco estranho sente!

Além disso, as bussolas que são colocadas sobre a pedra perdem a funcionalidade e isso é real porque fizemos o teste.

  • Praticar esportes aquáticos

O mergulho de cilindro é uma das atividades mais favorecidas na Ilha de Páscoa. A visibilidade na região pode chegar a 50 metros de profundidade e a geografia formada por erupções vulcânicas tornam o mergulho muito atrativo.

Eu fiz mergulho lá, mas levei azar e peguei um dia muito ruim, com o mar bastante agitado, água sem muita visibilidade e vida marinha reduzida. Motivo pra voltar né…

O que fazer na Ilha de Páscoa: Mergulhar no pacífico.

Pra quem gosta de surfar, eu vi ondas excelentes com formações praticamente perfeitas! Ainda existe a possibilidade de praticar o Va’a, um esporte Rapa Nui praticado em canoas polinésias gigantes.

Surfe em Rapa Nui.
  • Outras atividades

Além de tudo que foi citado, ainda existem outros atrativos e muito o que fazer na Ilha de Páscoa. Visitar o Museu Rapa Nui, assistir shows de danças típicas, fazer passeios de barco, fazer passeios a cavalo e praticar pescaria são algumas destas atividades.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO?

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem na Ilha de Páscoa, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Gostou deste post sobre o que fazer na Ilha de Páscoa?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma dica sobre a Ilha de Páscoa deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


O post de hoje faz parte da Blogagem Coletiva realizada por membros da RBBV – Rede Brasileira de Blogs de Viagem, da qual fazemos parte.

Esta Blogagem coletiva tem como tema as”Viagens inspiradas pelo cinema e literatura” e por este motivo, continuei a série de posts sobre a Ilha de Páscoa, já que o filme Rapa Nui, de 1994 é uma ótima fonte de inspiração pra conhecer a ilha. Além disso, o filme retrata várias das lendas e teorias mais aceitas na misteriosa ilha. Eu realmente recomendo este filme pra quem quer entender e descobrir um pouco mais da cultura, história e beleza da incrível Ilha de Páscoa! Iorana meus amigos! 

Antes de ir à Ilha, é obrigatório assistir o filme Rapa Nui, de 1994. Este Filme traz as teorias mais aceitas da enigmática Ilha, além de mostrar muito da cultura e beleza da Ilha…

Assista o trailer do Filme:

Obs: Eu assisti o filme inteiro no Youtube, mas procurei e não o encontrei… Porém, existem diversos sites na internet, onde é possível assistir o filme Rapa Nui On Line…


Confira os outros blogs participantes desta blogagem coletiva:

Bagagem de Memórias – 5 filmes que inspiram viagens
Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • A Ilha de Páscoa sempre me pareceu um destino misterioso e encantador... Adorei a dica do filme, vou assistir para me inspirar! Ótimo post:)

  • Estou aqui tentando imaginar um vulcão com cratera de 1,5 km. Deve ser espetacular!!! Fiquei com muita vontade de conhecer a Ilha de Páscoa. Post inspirador! Parabéns!!!

  • Realmente inspirador. Assisti esse filme quando era criança e desde aquela época sonho em conhecer a Ilha de Páscoa, e ainda vou rsrsrs. Abraços. Dana

  • Acredita que eu nunca havia ouvido falar da Ilha de Pascoa ate pouco tempo atras? haahah mas agora tenho muita vontade de conhecer, parece um lugar incrível!

  • Adorei o post!!! muito esclarecedor! Já anotei sua dica e assistirei o filme Rapa Nui. Tenho muita vontade de ri até a Ilha de Páscoa e confesso que não imaginava que lá só teria uma praia própria para banho!

    • Que bom que gostou! Sim, só tem uma praia própria pra banho, apesar de que até dá pra entrar em outros lugares sim. Vale a pena assistir o filme, dá mais vontade ainda de ir pra lá! ;)

  • Ta ai um dos lugares do mundo que mais me fascina!
    Tantas histórias e tantas teorias por trás desses Moais.
    O post ficou bem completo e informativo, não sabia sobre as outras atrações que a ilha oferece além dessa experiencia com os Moais.

    • Realmente é um dos lugares mais incríveis e misteriosos do mundo. Ah, e cheio de atrações além dos misteriosos Moais. ;)

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais