Cuba

Onde se hospedar em Havana? Casa Particular ou hotel? Vedado, Habana Vieja ou Centro Habana?

Viajar pra Cuba é uma experiência única, mas esta experiência pode ser ainda mais marcante dependendo do local em que você escolha se hospedar. Hoje vamos falar sobre onde se hospedar em Havana: casa de cubanos ou hotéis? Habana Vieja, Centro Habana ou Vedado?

Primeiramente…

A primeira coisa que temos que falar em relação a Cuba é o seguinte: Cuba não é um destino para quem busca luxo, conforto, infraestrutura turística etc! Se você está pensando em ir pra Cuba “glamourar” no caribe, desista!

Vá pra Cancún, Punta Cana, Curação etc…  Cuba é um lugar ideal pra quem quer história, cultura, passado e de quebra praias paradisíacas caribenhas.

Uma das principais ruas do bairro Centro Habana.

Já vi gente criticando o país pois “não tem infraestrutura turística como em outros lugares do Caribe!”… Na boa! Se você vai pra um lugar, o mínimo que você deve saber é um pouquinho da história, da situação e da cultura do país! O mínimo!!!

Casas Particulares ou hotéis?

Cuba de fato não pode ser comparada aos grandes polos turísticos caribenhos, mas também não deixa a desejar em termos de hotéis e quem busca conforto vai encontrar hotéis excelentes!

A não ser que a pessoa seja muito chata, os hotéis de Cuba são capazes de proporcionar muito conforto. Cuba possui vários hotéis de altíssima qualidade (outros nem tanto). Como exemplo, o luxuoso Royalton Cayo Santa Maria, que foi considerado o melhor resort all-inclusive do mundo.

Havana também conta com vários hotéis, desde os muito simples, até os 5 estrelas.

O histórico Hotel Nacional de Cuba.

Nós certamente não cogitamos em ir para Cuba e nos hospedarmos em hotéis 5 estrelas, nem a pau! Jamais iríamos perder a oportunidade de ficar hospedados em casas de cubanos. Sim, isso mesmo, você pode ficar hospedado em casas de cubanos!

Casas de cubanos

Como a rede hoteleira de Cuba não suporta a imensa demanda de turistas, o governo cubano deu um jeito de resolver este problema permitindo que os cubanos que possuem um quarto (ou mais) sobrando em suas casas possam alugar estes quartos para os turistas, tanto turistas estrangeiros, como turistas cubanos. Claro, uma parte do dinheiro do aluguel fica com o governo em forma de imposto.

As casas que são alugadas para turistas, em CUCs, possuem este simbolo azul (imagem abaixo) a frente.

Casas para alugar em Cuba

Já as casas que são alugadas para os turistas cubanos, tem o mesmo simbolo, mas em vermelho. Para eles o pagamento é em Peso Cubano e sai muito mais barato.

Mas mesmo pagando impostos, o dinheiro pode gerar uma renda extra para o dono da casa, aliás uma bela de uma renda extra, já que o salário em Cuba pode ser menor que uma simples diária de uma casa particular (vou fazer um post falando sobre a questão dos salários e vida em Cuba em breve).

Para ser alugado, o quarto precisa atender algumas exigências básicas, como por exemplo, ser um comodo independente, com banheiro (ou pelo menos um banheiro só pro hospede) e ar condicionado.

Como este tipo de hospedagem dá uma bom retorno ao dono da casa, muitas pessoas transformam suas casas em verdadeiros hostals. As vezes os donos nem mesmo moram mais nas casas, pois alugam todos os cômodos e vivem com parentes, ou em outras casas.

Onde se hospedar em Havana: Centro Habana – Habana Vieja ou Vedado?

Em Havana eu, Itamar, já me hospedei em 3 lugares diferentes:

Em minha primeira viagem pra Cuba fiquei uns dias em Havana quando cheguei, e alguns dias quando estava de saída, depois de percorrer outras cidades cubanas.

A primeira experiência em uma casa de cubano não foi o que eu estava esperando, pois fui parar na Casa Particular chamada La Casa Purpura.

La Casa Purpura

O problema é que esta casa é tipo um hotel e a dona da casa nem mora lá. Ou seja existem uns 7 quartos e todos são alugados.

A Dona da casa fica lá só durante o dia e como são muitos hospedes, ela não dá atenção e nem dá pra conversar nada.

Neste caso a “casa particular” é praticamente um hostal familiar! Sem falar que ela me colocou em um quarto sem janelas lá nos fundos… Tá, o quarto não era ruim, mas eu queria conversar (deixando a curitibanice de lado)…

Nesta casa eu estava pagando 30 CUCs por noite, aliás tenho que dizer que reservei esta casa pela internet (a casa tem site próprio na internet), pois quando você não conhece Cuba, fica meio apreensivo de não encontrar lugar e tals, mas vou falar.

Existem centenas de casas e você não vai ficar sem lugar pra ficar! E outra coisa, as casas mais baratas não estão na internet! Fica a dica!

Eu fiquei só uma noite nesta “Casa Purpura” e procurei outro lugar pra ficar, caminhando por Havana encontrei uma casa de uma senhora que vivia sozinha com seu filho e me cobraria 15 CUCs com café da manhã. Claro que me mandei pra lá.

Me “mudei” pra esta casa e conversei pouco com a Dona Mariluz, já que eu saia cedo e voltava tarde e quase sempre ela já tava de camisola pra dormir, então eu não iria ficar perturbando a velhinha.

Nesta casa, o quarto era muuuuito simples, aliás a casa toda era bem simples. Somado a simplicidade com a localização, que era um pouco mais longe dos pontos de interesses (com exceção do Malecón, já que a casa fica ao lado do Malecón), pode-se entender o preço mais baixo.

Esta casa Rosa é a casa da Dona Mariluz.

Na segunda vez que fui pra Cuba, fui junto da Paty. Preferimos ficar em uma localização mais central e em uma casa melhor.

Pegamos a dica da Carol do Mochilão Trips e ficamos na Casa da Dona Carmem…Foi a melhor coisa que fizemos na vida!

Esta velhinha é uma graça e um encanto de pessoa! Sem falar que é uma aula de história, não só de Cuba, mas como do mundo todo.

Conversamos muito com ela e se você quer visitar Cuba e conhecer a história do país, eu recomendo do fundo do meu coração a casa da Dona Carmem. E não é só pela aula viva de história. A casa está muito bem localizada, praticamente atrás do famoso Hotel Inglaterra, em um apartamento no 10º andar.

O preço que ela cobra é de 25 CUCs, mas se você falar que foi indicado pelo Japonês do Brasil, ela vai te dar um desconto! 😉

Visual da sacada da Casa da Dona Carmem.

Tenho que falar, a Paty chegou a chorar enquanto a gente conversava com a Dona Carmem, e olha que ela estava falando sobre a Africa nesta hora.

Um leitor do blog, o Marcelo,  foi pra lá e gravou um vídeo dela. Eu o pedi pra ele uma foto da Dona Carmem, que burramente não tiramos, e ele nos mandou este vídeo… temos que voltar pra revê-la!

Um detalhe interessante e uma ótima notícia pra quem vai acompanhado, é que as casas particulares cobram o preço por quarto e não por pessoas, ou seja se você estiver em 2, ou 3, vai pagar o mesmo preço de 1 pessoa.

Mas aí você pode se perguntar: ficar em casa de pessoas que nem conheço e se eles mexerem nas minhas coisas, se me roubarem, etc.

Fique despreocupado, se acontecer alguma coisa grave, o turista pode denunciar o dono da casa e dependendo da situação o governo pode caçar a permissão para alugar o quarto, o que ninguém quer, de jeito nenhum! Além disso, os cubanos, em sua maioria, são muito íntegros.

Então fica a seu critério, ir pra Cuba, pagar mais caro, se trancar em um hotel (luxuoso ou não), ou ficar em uma casa de cubanos, conversando e sabendo mais sobre o país…

Ah, vale ressaltar que existem casas para todos os tipos de público e algumas casas possuem mais conforto que alguns hotéis. Sem falar da experiência de trocar uma ideia com os cubanos.

Outra curiosidade é que as casas são conhecidas pelo nome das pessoas, tipo Casa de João e Maria, Casa de Fulano e Ciclano, então toda casa que você for escolher será Casa de X e Y.

Endereço e contato das casas que ficamos:

La Casa PurpuraCasa de Ivete e Dr Alejandro. Calle San Nicolás #213 – Entre Concordia e Virtudes, Centro Habana Tel: +5352635759 Email: ale.devarona2011@gmail.com

Casa de Marianni e Mariluz. Calle San Nicolás #361 – Entre Malecon e San Lazaro, Centro Habana Tel: +537864 5159

Casa de Carmem e Olivia Peña. Calle Industria #270, Ap. 1001, 10o andar – Entre Neptuno e Virtudes, Centro Habana Tel: +5378635697  Email:  olivia83@nauta.cu

Se fossemos opinar sobre onde se hospedar em Havana, com certeza indicaríamos a casa da Dona Carmem, mas se você não quer encarar nossa querida anfitriã, existem vários sites cubanos com várias casas: www.casaparticularcuba.orgwww.mycasaparticular.comwww.cubahotelbookingswww.cubarentaroom,com.

Estes sites servem pra você escolher casas em outras cidades também, mas isso não é muito necessário, pois normalmente os donos de casas têm um grande Network e vão indicar casas em outras cidades.

Onde se hospedar em Havana? Habana Vieja, Vedado ou Centro Habana.

Você já escolheu onde se hospedar em Havana, vai ficar em uma casa particular, ou em um hotel, tudo bem! Agora, você precisa saber em que lugar de Havana você vai ficar!

Existem 3 opções mais habituais: Habana Vieja, Vedado e Centro Habana.

  • Habana Vieja

Habana Vieja é a localidade mais antiga de Havana e onde estão a maioria dos principais atrativos da cidade.

Claro, também é onde estão a maioria dos turistas. Mas mesmo lotada de turistas, Habana Vieja não deixa de ser autêntica.

Onde se hospedar em Havana: Habana Vieja

Em Habana Vieja estão as construções mais bonitas, alguns dos bares mais famosos (como a Bodeguita del Medio e o Floridita), vários restaurantes excelentes, além da maioria dos pontos turisticos.

Congestionamento de turistas em frente a “La Bodeguita del Medio”.

Esta parte da cidade é uma das regiões onde foram feitas mais restaurações, portanto existem vários edifícios lindos, bonitinhos e coloridos… Ao mesmo tempo existem ruas onde é possível ver prédios antigos deteriorados e sem manutenção.

Plaza Vieja, em Habana Vieja, uma das localidades restauradas de Havana.

Declarada parte do Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1982, Habana Vieja é o lugar ideal pra quem quer ficar no centro dos acontecimentos, perto de tudo… e de todos…

  • Vedado

Vedado é a parta mais “moderna” de Havana, onde estão a maioria dos hotéis 5 estrelas e também a maior parte da área comercial, politica e cutural da capital cubana.

O famoso Hotel Habana Libre, em Vedado.

O nome Vedado (proibido) tem origens no século XVI, quando era proibida construção nesta zona para que a visão de possíveis invasores, como piratas e corsários, não fosse prejudicada.

Muitos anos depois Vedado se transformou  em um dos bairros mais nobres de Havana e por este motivos existem diversas mansões e casarões espalhados pelo bairro. Com o triunfo da Revolução cubana, grande parte dos casarões foram transformados em escolas, centros culturais, embaixadas e órgãos do estado cubano.

Onde se hospedar em Havana: Vedado.

Ao contrário de Habana Vieja, onde você tropeça em turistas, no Vedado é um pouco mais difícil de topar com os gringos. Com exceção das proximidades dos hotéis e da famosa sorveteria Copélia, você praticamente não verá turistas.

Ruas do bairro Vedado.
  • Centro Habana

Centro Habana foi construída nos arredores da antiga cidade murada de Havana. Já falamos um pouco sobre as muralhas no post do Cañonazo de las 9.

Onde se hospedar em Havana: Centro Habana.

Já foi local de moradia de uma classe alta cubana. Hoje é um dos locais que mais expressam a Cuba verdadeira que sofre embargo econômico há mais de 55 anos.

Ver prédios deteriorados e prédios quase caindo aos pedaços é bem comuns por estes lados, aliás a grande maioria dos edifícios de Centro Habana tem um ar de abandono.

Centro Habana e suas edificações deterioradas.

Claro que conclui-se logo de cara que é nesta região que você terá uma maior interação com a realidade cubana e foi justamente por este motivo que as 3 casas que me hospedei em Havana ficavam em Centro Habana.

Ficar em Centro Habana é absorver o cotidiano dos Habaneros.

A principio você pode ficar um pouco receoso com o lugar e sentir uma sensação insegura, afinal de contas, temos uma visão diferenciada das coisas no que se refere a aparências.

Eu mesmo fiquei receoso nos primeiros dias em Cuba, quando me hospedei em Centro Habana. Dificilmente você vai poder caminhar tranquilamente por um lugar como Centro Habana em um outro país. Aliás até hoje, nem eu, nem a Paty estivemos em um país onde pudéssemos nos sentir tão seguros como em Cuba, independente do local e independente do horário! Mas isso é papo pra outro post…

O único perigo é levar uma bolada dos moleques jogando beisebol.

Dicas:

Uma dica muito importante: quando você for para uma casa particular, pegue o nome e o endereço dos donos da casa. É muito comum algumas pessoas tentarem se passar pelos donos da casa e assim “roubarem” o hospede da casa reservada.

Outra dica é pagar só uma noite e, se você não gostar do lugar, se empirulitar no outro dia, depois de achar uma casa melhor (ou mais barata). Como falamos existem centenas de casas particulares para todos os lados.

Uma ultima observação é que algumas casas particulares disponibilizam cafés da manhã, jantares e almoços, por preços que normalmente são menores que em restaurantes.

Mas onde ficar?

Acho que por hoje é só e resumindo a história, se nós fossemos voltar pra Cuba (e vamos, já já), seguramente saberíamos onde se hospedar em Havana: ficaríamos em uma casa particular em Centro Habana (no caso a Casa da Dona Carmem), mas isso é uma questão pessoal e cada um é cada um. Nós gostamos de interação e de contato cultural.

E lógico, se você espera luxo, não deve fazer o mesmo pra depois não sair por aí falando isso e aquilo! Aliás, luxo em Cuba é uma palavra bem rara e só existe dentro de alguns hotéis… e olhe lá! Já tá avisado!

E aí vai pra Cuba? Já decidiu onde se hospedar em Havana?


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO?

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Em Cuba ainda não é possível reservar hotéis através do Booking.com. Mas se você for viajar para outro lugar, não deixe de reservar através do blog! Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Gostou deste post sobre onde se hospedar em Havana?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre hospedagem em Havana deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE CUBA

Conheça Santiago de Cuba, berço da Revolução Cubana.
O que fazer em Santa Clara, a cidade cubana que respira Che Guevara. 
Trinidad, a cidade que realmente parou no tempo. 
Cienfuegos, a cidade mais francesa de Cuba. 
Passamos um dia na cidade de Holguin. 


Itamar Japa

Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

View Comments

  • Ola! Muito legal o seu relato sobre Havana, sua sensibilidade vai mais alem do q a de mtos brasileiros! E gostei da dica sobre hospedagem, a dona Carmen, porem nao deixou contato... Poderia fornecer? Se for o caso, pode me mandar por email. E obrigada pelo relato, ajudou bastante!

    • Que bom que você gostou Mayumi. Quanto ao endereço, estávamos pretendendo fazer um novo post falando especificamente sobre as casas, mas como talvez demore, vamos atualizar este post colocando as informações sobre as casas. Obrigado pelo comentário! :)

      Boa viagem e espero que goste de Cuba, se ficar na casa da Dona Carmem, por favor, manda um beijo nosso pra ela. ;)

  • Ótimo post, conseguiu esclarecer uma dúvida super comum para quem sonha em conhecer Cuba. Deve ser uma experiência muito interessante e real. Gostei muito das fotos, deu para sentir um pouquinho do destino. Parabéns!

  • Que jeito interessante de falar sobre Cuba. Confesso que aprendi muito. Seu mode de viajar é muito próximo do nosso, onde o interesse sobre os locais e seu estilo de vida importa muito. Parabéns

    • Que bom que gostou. Já tinha observado isso lá no excelente blog de vocês! :) Realmente temos um estilo bem próximo. :)

  • Adorei a dica de hospedagem nas CUCs. Muito boa pra entrar na cultura de cabeça. Ja sei que tenho aqui um lugar pra buscar informações quando for a Cuba. Ah e que fofura essa senhorinha ! <3

  • Nossa, ótimo guia! Eu tenho muita vontade de conhecer Cuba. Que bom que vocês tiveram uma experiência melhor à tempo na casa da Dona Carmem <3 haha. Adorei o post!

  • Sinceramente não sabia que a hospedagem em casas de locais em Cuba era tão organizada, um tipo de hospedagem que ainda faço questão de experimentar em Cuba, acho que vale muito trocar por um hotel.

    • Sem dúvida Deisy, é uma experiência bem interessante. Vale a pena, bem melhor que ficar em hotel, ainda mais se tratando de Cuba, um país que desperta tanta curiosidade e polêmicas.

  • eu fiquei hospedada no centro e olha que foi difícil achar casa disponível, em todos os lugares que procurei estavam lotadas, felizmente fiquei em uma casa incrível e dono era muito gente boa!
    realmente você resumiu tudo, quer ir a Cuba vá pra procurar história, cultura e muita simpatia! Adorei a dedicatória da dona Carmen, que fofa
    também me senti muito bem na casa que ficamos, o Senhor Davi é tipo a Dona Carmen, ficávamos horas conversando com ele sobre tudo! O cara era uma enciclopédia!

    • Sei que na época das férias no Canadá, a ilha fica bem lotada, principalmente as casas do centro. Mas vale dar uma esticadinha até Centro Habana, lá sempre tem casas sobrando. ;)E que bom que também ficou na casa de uma pessoa legal, eu adorei a Dona Carmem, rsrsr.

  • Amei o post! Eu ainda não sabia nada sobre hospedagem em Cuba e gostei muito da possibilidade de ficarmos hospedados na casa de cubanos, deve ser uma ótima experiência.

  • Ainda hoje tenho muitas dúvidas quanto a ir pra Cuba, mas a curiosidade acho que será maior! Não sabia das opções de hoteis em Havana, mas memso assim eu optarei por casa de família, como vc bem colocou, o dinheiro é uma renda extra considerável para os cubanos que recebem e tenho certeza que deve fazer a diferença na vida deles. Excelente post.

    • Sem dúvidas faz muita diferença e é uma experiência bem interessante pra entender sobre a realidade de cuba e dos cubanos que vivem na ilha. :)

  • Eita que vontade que eu tenho de viajar pra Cuba ainda mais depois de ler seu post, já sei direitinho onde vou ficar, casa da Dona Carmem.
    Que experiência sensacional

Recent Posts

Ilha do Amparo – Conheça este belo vilarejo na Baía de Paranaguá:

No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…

2 anos ago

Salto do Tigre – Cachoeira linda e gratuita em Matinhos – Paraná.

Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…

2 anos ago

Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…

2 anos ago

5 Cachoeiras incríveis no litoral do Paraná.

Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…

2 anos ago

Cabaraquara, conheça o “Caminho das Ostras” em Guaratuba. A melhor Ostra do Brasil.

Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…

2 anos ago

Rostov Veliky – Rússia – Cidade milenar no anel do Ouro russo!

Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…

2 anos ago

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies

saiba mais