Visitamos a cidade de Pachuca em um bate e volta a partir da Cidade do México. Foi uma trip bem legal, onde conseguimos aproveitar bastante. Neste post contamos como foi a experiência. Confira:
Pachuca de Soto – México
A cidade de Pachuca de Soto, ou simplesmente Pachuca, é uma das principais cidades do México. É a capital do estado de Hidalgo, sendo famosa mundialmente por ser a terra do famoso time de mesmo nome, o Club de Fútbol Pachuca, o primeiro time de futebol do país.

Nós mesmos decidimos visitar a cidade por afinidade ao time de futebol. Estávamos escolhendo uma, ou duas cidades para fazer um bate e volta e assim que vimos Pachuca entre as cidadezinhas que circundam a Cidade do México, decidimos por ela.

Pachuca de Soto está localizada ao norte da Cidade do México, a pouco mais de 90 km de distância. Antes da chegada dos europeus a região da atual cidade foi habitada por diversos povos distintos. Estes povos foram atraídos pela riqueza mineral, em especial pelo brilho da obsidiana verde.
Com a chegada dos europeus a cidade tornou-se uma das principais e mais prosperas regiões de extração de minerais preciosos da “Nueva España“.

Foi em Pachuca que foi utilizada pela primeira vez no mundo a técnica de Amalgamação, uma técnica que utiliza mercúrio na exploração de minérios como ouro, prata etc.
Outro fator de interesse relacionado a mineração é o fato de que a cidade possui forte influência inglesa, já que muitos mineiros que chegaram a região eram oriundos da região da Cornualha (Cornwall), no sudoeste da Inglaterra.
Pachuca também é conhecida como “La Bella Airosa” (A Bela Arejada), já que entre os meses de junho e outubro costuma receber correntes de ventos que chegam a 75 km/h no cânions do norte da cidade.
Como foi visitar Pachuca
Fizemos um bate e volta desde a Cidade do México e para isso utilizamos o transporte público. Foi tudo muito fácil e tranquilo.
Em aproximadamente 2h estávamos chegando na cidade. O ônibus nos deixou em uma rodoviária, que sinceramente não temos ideia onde ficava. Fomos perguntando e em menos de 20 minutos chegamos ao centro histórico.

Passamos a maior parte do tempo circulando pelas ruas do Centro Histórico, onde existem muitas edificações colônias belíssimas. É um passeio realmente muito bonito de fazer.
Na cidade havia um protesto e tinha muita gente por todo lado, ainda assim conseguimos dar um bom passeio em Pachuca e gostamos bastante da cidade.

Como tínhamos pouco tempo não deu pra conhecer a fundo a cidade, mas mesmo fazendo uma visita superficial, foi um bate e volta bem interessante. Além de conhecermos alguns dos principais atrativos turísticos da cidade, procuramos sentir um pouco do cotidiano e da cultura local da cidade.
O que fazer em Pachuca
Mercados populares de Pachuca
Quem nos acompanha sabe o quanto gostamos de visitar mercados populares nas cidades que visitamos. Logicamente uma das primeiras coisas que fizemos em Pachuca foi visitar alguns mercados populares.

Ali, bem no centro há 3 mercados populares bem interessantes para visitar: o Mercado Primero de mayo, o Mercado Miguel Hidalgo e o Mercado Benito Juárez.
Ambos são meio parecidos, e permitem interagir e absorver bastante da cultura local. Além de produtos do cotidiano, como produtos alimentícios, roupas etc, é possível encontrar itens interessantes como Piñatas coloridas (quem não lembra dos episódios do Chaves) e utensílios religiosos, lembrando que no México eles também veneram a “Santa Muerte” e aos nossos olhos tudo é bem diferente.

Não deixe de visitar um destes mercados, sem dúvidas é uma experiência super interessante e colorida!
Praça Independência e Relógio Monumental
Um dos principais atrativos turísticos de Pachuca é o Relógio Monumental (Reloj Monumental), na Praça da Independência (Plaza Independencia).

A Praça fica no coração do Centro Histórico da cidade e destaca-se pela imensa torre de 40 metros no centro da praça.
Este relógio foi construído em comemoração ao primeiro centenário de independência e tem como destaque alguns símbolos representativos de períodos significativos da história mexicana. As 4 estátuas encravadas em cada um dos lados representam a Independência, a Liberdade, a Constituição e a Reforma.

O relógio foi construído no início do século XX, por ordens do presidente Porfirio Díaz. Segundo diz a lenda o ex-presidente mexicano tinha intenção de fazer relógios em todas as praças do México.
Partes importantes do Relógio Monumental de Pachuca foram construídas pela mesma fábrica que fez o relógio BigBen, em Londres.
Quando visitamos Pachuca esta região estava em obras e infelizmente não conseguimos aproveitar o melhor do lugar. Ainda assim, conseguimos ver que a região é bastante linda e ao redor desta praça há inúmeras construções coloniais muito bonitas.

Antigo Convento de São Francisco de Assis
O Antigo Convento de São Francisco de Assis (Ex Convento de San Francisco de Asís) teve a primeira construção iniciada em 1525, quando foi considerado o maior edifício monástico da chamada Nova Espanha.

O prédio atual é a terceira construção, iniciada em 1710. As duas edificações construídas anteriormente sucumbiram devido ao terreno pantanoso.
Durante muito tempo foi a sede principal da Ordem Franciscana do México e atualmente no local estão abrigados a Escola de Artes do Estado, o Museu Nacional de Fotografia e o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH).
Praça Juarez
Inaugurada em 1957 a Praça Juarez (Plaza Juarez) abriga a sede do governo de Hidalgo. Em seu centro há uma grande estátua de Benito Juárez e em seu entorno a vários edifícios belos e importantes.

Um dos edifícios mais belos é o edifício que atualmente abriga o Teatro Hidalgo Bartolomé de Medina, que já foi sede do congresso do estado de Hidalgo.
Cristo Rey
Com 33 metros de altura, no alto do Cerro de Santa Apolonia, o Cristo Rey observa e abençoa a cidade de Pachuca de Soto!

O Cristo é fruto de uma promessa de 15 trabalhadores mineiros que ficaram presos em uma mina em 1940. Na hora do desespero os trabalhadores prometeram que se conseguissem sair da mina construiriam uma homenagem ao Cristo.
Ao longo de 40 anos tentaram cumprir a promessa mas não obtiveram êxito. Não desistiram e com ajuda de um padre e de várias personalidades, finalmente conseguiram o terreno para que o Cristo fosse construído.
Depois de vários anos, com ajuda de doações dos populares o Cristo Rey foi inaugurado. A inauguração aconteceu no Domingo de ressurreição do ano de 1996.

No alto do Morro há mirantes de onde é possível ter uma vista incrível da cidade de Pachuca e região.

Hoje, além de importante local religioso, é um dos principais atrativos turísticos da cidade de Pachuca.
Visita ao Cristo Rey com trenzinho
Nós fomos ao Cristo Rey de trenzinho turístico, disponível na cidade. Pagamos um valor simbólico, mas foi bem emocionante.
A estrada até o alto do morro tem visuais belos, mas o que foi realmente diferente foi a volta, já que pouco antes da descida o tiozinho do trem estava deitado em baixo do veículo para concertar o freio, que segundo ele estava meio estranho…

Enfim, com emoção né? No fim deu tudo certo!
Museus
Em Pachuca há muitos museus interessantes pra visitar, os principais são o o Museu Nacional da Fotografia, o Museu da Mineração, o Museu Centro Interativo Mundo Futebol e o Museu Interativo El Rehilete.
Destes todos nós visitamos apenas o Museu Nacional da Fotografia.
Museu Nacional da Fotografia
O Museu Nacional da Fotografia e Fototeca Nacional (Museo Nacional de Fotografía y Fototeca Nacional del INAH) é o único museu do México dedicado à fotografia.

A exposição tem um salão que conta com 29 seções que mostram desde a história da fotográfica até fotos históricas da história mexicana. O acervo conta com mais de 1,5 milhão de fotos (nem todas expostas), além de máquinas que mostram a tecnologia utilizada nos primórdios da fotografia.

Quando visitamos só tinha nós em todo museu e o senhor que cuida do local fez um verdadeiro tour guiado com a gente!
Ao final da exposição ainda nos deu um monte de presentes. Pelo que percebemos não são muitos os estrangeiros que visitam o local, mas pra quem gosta de fotografia, vale muito a pena.
Museu da Mineração
O Arquivo Histórico e Museu da Mineração de Pachuca (Archivo Histórico y Museo de Minería de Pachuca) possui um dos maiores acervos sobre mineração de todo o México.
O Museu está alojado em um edifício histórico do século XIX, localizado a poucas quadras da praça principal de Pachuca. No museu também é possível agendar visitas à minas da região.
Hall da Fama e Museu Centro Interativo Mundo Futebol
O Museu Centro Interativo Mundo Futebol (Centro Interactivo Mundo Futbol) é um espaço dedicado ao futebol que conta com uma infinidade de atrativos interativos para os visitantes.
No Museu, entre outras coisas, é possível participar de um pebolim humano, fazer atividades físicas e testes como jogadores e participar dos bastidores do futebol.
Junto ao Centro Interativo também há um Hall da Fama do Futebol Internacional (Salón de la Fama del Fútbol Internacional), reconhecido inclusive pela FIFA.

No Hall da Fama é possível conhecer a história do futebol nacional e internacional, além disso, também é possível conhecer jogadores importantes escolhidos através de uma votação entre jornalistas.
Os dois locais são anexos e ficam a cerca de 6,5 km do Centro Histórico de Pachuca. É um lugar que certamente temos arrependimento de não termos visitado.
Museu Interativo El Rehilete
Outro lugar interessante localizado na mesma região é o Museu Interativo El Rehilete.
Este museu conta com espaços que reúnem diferentes áreas da ciência, da tecnologia e da arte. O local conta com cerca de 40 dinossauros em tamanho real, jardim botânico com cactáceas da região de Hidalgo, salas interativas e entre outras coisas planetário e observatório.
Outros atrativos em Pachuca
Além de todos os atrativos turísticos citados acima, ainda podemos destacar vários outros como o Estádio Hidalgo (Estádio do Club Pachuca); a Casa Rule (edifício de 1896 no estilo inglês, atual câmara municipal); o Parque David Ben Gurion (Parque com 26 hectares onde se destaca um mosaico de 3,200m²); MacroMural Barrio de Palmitas (projeto massivo de arte urbana que coloriu várias casas de um bairro da cidade).
Arredores de Pachuca
Os arredores de Pachuca também disponibilizam boas opções para quem visita a região. Podemos destacar as cidades de Huasca de Ocampo (35km); Mineral del Chico (34km); Mineral del Monte (14 km); Otumba (52 km) e Tula de Allende (71 km).
Nestas cidades, consideradas “Pueblos Mágicos“, estão alguns atrativos incríveis, como as formações rochosas Prismas Basálticos de Santa María Regla, em Huasca de Ocampo; o Aqueduto de Padre Tembleque, em Otumba; o Parque Nacional El Chico, em Mineral del Chico; e as Pirâmides e os Atlantes de Tula, em Tula de Allende.
Como chegar a Pachuca de Soto
Pachuca de Soto fica a pouco mais de 90 km da Cidade do México.

Há várias empresas de ônibus que fazem o trajeto partindo dos terminas TAPO e Indios Verdes.
A viagem dura em torno de 2h e é super tranquila. A estrada é muito boa. O valor varia em torno de 70 Pesos (R$18,70 – atualizado em 03/2021).
Há um aeroporto na cidade, mas este aeroporto não opera voos comerciais, o Aeroporto mais próximo é o aeroporto da Cidade do México.
É possível alugar um veículo para ir até Pachuca e explorar a região. As estradas são boas e seguras.
Onde se hospedar
Encontre a melhor opção de hospedagem em Pachuca de Soto. Abaixo deixamos uma lista com as opções disponíveis na cidade:
PLANEJE SUA VIAGEM!
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Pachuca de Soto, através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e da Get Your Guide.
CARRO ALUGADO: Alugue um carro para visitar Pachuca de Soto. Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Gostou deste post sobre o Pachuca de Soto?
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar e em nosso canal do Youtube.
Se tiver mais alguma dica sobre o Pachuca deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O MÉXICO:
+ Conheça a encantadora Puebla, no México.
+ Basílica Nossa Senhora de Guadalupe, o santuário mais visitado das Américas.
+ Árvore de Tule – México. A árvore mais grossa do mundo.
+ O que fazer em Oaxaca de Juarez, uma das cidades mais culturais do México.
+ Teotihuacan – A cidade dos Deuses e das pirâmides gigantes.


