No post de hoje te convidamos a conhecer a cidade de Paranaguá, no litoral paranaense. Paranaguá é uma das cidades mais emblemáticas do estado do Paraná e por ser a mais antiga, é conhecida como a mãe do Paraná. Confira agora o que fazer em Paranaguá:
Paranaguá é a cidade mais antiga do Paraná e também a maior cidade do litoral paranaense. A cidade foi fundada oficialmente em 1648 e atualmente possui uma população de mais de 157 mil habitantes.
A atividade portuária e a pesca são as principais atividades econômicas e a cidade é muito conhecida por abrigar o porto de Paranaguá, o maior porto exportador de grãos da América Latina.
Paranaguá possui muitos atrativos turísticos interessantes, entre eles seu belo centro histórico e suas ilhas, com destaque para a famosa Ilha do Mel, um dos principais atrativos do estado do Paraná.
LEIA TAMBÉM: 10 cidades para visitar nas proximidades de Curitiba.
Confira abaixo os principais atrativos turísticos de Paranaguá:
O Centro Histórico de Paranaguá está posicionado em meio a um belo cenário de frente ao Rio Itiberê, que separa o continente da Ilha de Valadares. Possui um belo conjunto arquitetônico formado por diversos casarios centenários do período colonial.
Em meio ao comércio local, o centro histórico disponibiliza museus, centros culturais, restaurantes e casarios históricos, que podem ser visitados a pé, de maneira independente.
Um passeio pelos casarios ao longo da Rua da Praia é imperdível e realmente muito agradável em uma visita à Paranaguá.
Confira o vídeo que gravamos mostrando um pouco de Paranaguá e as principais atrações da região do Centro Histórico:
A Praça principal da cidade está posicionada no coração do centro histórico, entre os casarões coloniais e o Rio Itiberê.
É o ponto ideal para começar a explorar o centro histórico, já que encontra-se próxima dos principais atrativos.
A praça foi inaugurada em 1998 e é ornamentada por um grande caranguejo e um pequeno farol que se destacam.
Além do caranguejo, a praça conta com algumas representações históricas da cidade, como o chafariz que marca a instalação de água em Paranaguá no início do século; o obelisco, que representa a comemoração a elevação de Paranaguá à categoria de cidade; por fim, há também um antigo bebedouro de animais em ferro fundido.
Localizado em plena Praça 29 de julho, o Mercado Municipal do Artesanato está abrigado no belo edifício de 1914 que no passado abrigava o Mercado de Peixe da cidade.
No local são vendidos artesanatos, que em sua grande maioria são confeccionados por moradores das comunidades pesqueiras das ilhas e colônias de Paranaguá.
Também na Praça está o Mercado do Peixe novo, que fica a poucos metros do antigo mercado. No local é possível encontrar peixes e frutos do mar frescos com bom preço.
O Aquário de Paranaguá possui uma grande quantidade de animais marinhos, a maioria deles encontrados no litoral paranaense. Há também espécies exóticas.
O aquário recebe animais recolhidos pela polícia ambiental, corpos de bombeiros e até por banhistas.
Aberto de Segunda a Sexta das 10h às 18h. O valor do ingresso para adultos é R$28,00 (12 a 60 anos) e para crianças e idosos é de R$14,00 (5 a 12 anos e maiores de 60 anos).
Um dos lugares imperdíveis em Paranaguá é o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.
Nós já havíamos visitado Paranaguá dezenas de vezes, mas nunca tínhamos visitado este museu e ficamos surpresos. O museu é super interessante e conta com um acervo muito legal, além do próprio edifício que por si próprio já faz valer a visita.
Aberto de Terça a domingo, das 9h às 17h – Entrada Gratuita.
Localizado no local onde supostamente estava o Pelourinho de Paranaguá, o antigo Mercado Municipal foi construído na metade do século XIX e hoje abriga o chamado Mercado Municipal do Café.
No local há vários restaurantes e lanchonetes, onde o visitante poderá encontrar desde lanches, pastéis e porções até refeições típicas da região.
Aberto de Segunda a sábado das 9h às 18h e domingo das 9h às 12h.
Ainda nesta região está o Novo Mercado Municipal de Paranaguá, o Mercado Nilton Abel de Lima.
Neste local há várias lojinhas com artesanatos, frutas e verduras, produtos regionais e utensílios em geral. Nos pisos superiores é possível encontrar diversos restaurantes e lanchonetes.
Além disso, ainda é possível ter uma vista panorâmica parcial da cidade de Paranaguá e do estádio caranguejão e da Passarela de Valadares que ficam ao lado do Mercado.
Aberto de Segunda a sábado das 7h às 18h e domingo das 7h às 12h.
Ali ao lado do Mercado está a Passarela de Valadares, que liga o continente à Ilha de Valadares, onde está o bairro mais populoso de Paranaguá.
Dali é possível ter uma linda vista da cidade e do centro histórico, além de ser possível observar o movimento frenético do vai e vem de pessoas que atravessam a ponte.
A lendária estrada de ferro que atravessa toda a serra do mar paranaense ligando a capital ao litoral originalmente tem seu início em Paranaguá. A estrada de ferro é chamada inclusive de Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba e não o contrário, como estamos habituados.
É de Paranaguá que parte o km 0 da estrada, além de ser de Paranaguá que se inicia a contagem dos túneis por exemplo. A Estação Ferroviária, que em um passado não muito distante, antes da privatização, recebia os trens de passageiros/turístico de Curitiba e ainda hoje causa saudades aos mais antigos.
A estação ficou abandonada por um bom tempo, mas recentemente foi reformada e está bem bonita e preservada. A arquitetura atual segue a linha da segunda estação, construída em 1922 em substituição à primeira, construída em 1885.
Está aberta pra visitação de segunda à sexta das 10h às 17h.
Instalado na Praça Pires Pardinho, nos fundos do Mercado Municipal do Café, está uma réplica do antigo pelourinho, símbolo da justiça e do poder da coroa portuguesa.
Parte do Pelourinho original também pode ser visto no pátio do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP, que também pode ser visitado.
A Catedral Diocesana de Paranaguá foi a primeira igreja construída no Paraná, sendo construída a partir de 1578. Também é o primeiro templo dedicado à Nossa Senhora do Rosário no Brasil.
A igreja foi reformada diversas vezes e já não possui quase nada da construção original. Foi neste ponto que a cidade de Paranaguá nasceu, portanto ao seu redor há belas edificações coloniais.
Como exemplo das belas edificações no entorno da Catedral estão as casas que ficam em frente da igreja. Estas casas pertenciam ao irmãos Monsenhor Celso Itiberê e Brasílio Itiberê e atualmente funcionam como centros culturais.
O detalhe interessante em relação à família é que o patriarca João Manuel da Cunha era tão apaixonado pela cidade que incorporou o nome Itiberê (que dá nome ao principal rio da cidade) ao nome de seus filhos.
Todos os atrativos citados até aqui podem ser visitados a pé, já que ficam na mesma região.
Templos religiosos sempre são legais de visitar, pois geralmente são muito belos. Em Paranaguá, além da Catedral de Paranaguá, que tem sua importância histórica e fica na zona do centro histórico, há vários outros templos interessantes, como a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, uma igreja do século XVIII, construída pela Ordem Terceira de São Francisco e frequentada pela elite de Paranaguá. Atualmente é mantida pela prefeitura.
Outro templo interessante, que também fica no centro histórico, é a Igreja de São Benedito, a primeira igreja construída por escravos negros devotos de São Benedito no Sul do Brasil. Foi construída pela irmandade São Benedito e até os dias de hoje é mantida sem ajuda governamental por esta mesma irmandade.
Já um pouco mais distante do centro da cidade, está o Santuário Nossa Senhora do Rocio, um dos templos mais importantes de Paranaguá e do estado do Paraná. Este Santuário foi construído em 1920 para substituir a antiga capela de 1813. O templo é dedicado à Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná. Anualmente há uma grande festa em sua homenagem que acontece no mês de Novembro.
Ainda há um templo muçulmano, que fica próximo ao centro. A Mesquita de Paranaguá não está aberta a visitação, mas é possível apreciá-la por fora.
Outras edificações importantes são o edifício da Alfândega de Paranaguá, o Teatro Municipal, a Casa Cecy, a Casa Elfrida Lobo, a Casa Dacheux, o Palácio Mathias Bohn e o Palácio Visconde de Nacar.
Fora do continente está a joia turística de Paranaguá e do litoral do estado, a nossa querida Ilha do Mel.
Conhecida por ser um dos lugares mais incríveis do sul do Brasil, a Ilha do Mel está dividida em 3 regiões principais, sendo que a maior parte de seu território é constituído de mata preservada.
As 3 regiões principais são as vilas de Nova Brasília, Encantadas e a região da Fortaleza. As duas primeiras são as que possuem mais infraestrutura e são as que normalmente abrigam os visitantes.
Chega-se à Ilha do Mel com barcos de Paranaguá e também a partir da localidade de Pontal do Sul, de onde há barcos com maior frequência e o tempo de travessia é menor.
Na Ilha destacam-se atrativos como o Farol das Conchas, a Gruta de Encantadas, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres entre outros.
Em breve faremos um post completo e detalhado contando tudo sobre a maravilhosa Ilha do Mel.
Além da Ilha do Mel há outras ilhas pertencentes à Paranaguá. Algumas inclusive podem ser visitadas em um bate e volta a partir de Paranaguá.
A Ilha de Valadares, por exemplo, pode ser visitada facilmente através do centro histórico. Basta cruzar a passarela e já se está na ilha, onde há mercado de peixe, comércio etc. Até hoje nunca exploramos a ilha e só fomos até o comecinho dela, logo após a ponte.
A Ilha do Amparo fica a 15 minutos de barco partindo do Trapiche de Nossa Senhora do Rosário. Na verdade não é uma ilha, pois fica na parte continental de paranaguá, entretanto é conhecida por todos como Ilha do Amparo. Tem um belo visual, fácil acesso e um almoço muito bom no Restaurante da Mary.
Também é possível pegar barcos e conhecer outras ilhas de Paranaguá, assim como as ilhas que pertencem aos municípios vizinhos, como Guaraqueçaba.
A Ilha da Cotinga, que foi o primeiro local onde os portugueses que vieram de São Paulo pisaram aqui no Paraná. No local foi construída a primeira capela, em 1677 e dedicada à Nossa Senhora das Mercês. A ilha é habitada por povos originários, da etnia Mbya Guarani e pode ser visitada. Nós ainda não visitamos, pois até hoje não conseguimos contato e autorização para visitar a ilha…
Há outras ilhas e comunidades pesqueiras que podem ser visitadas nas proximidades, além disso é possível visitar as ilhas que ficam mais afastadas como a Ilha das Palmas, Ilha de Superagui e Ilha das Peças, estas duas últimas pertencentes à Guaraqueçaba, que inclusive também poder ser visitada a partir de Paranaguá.
Além das ilhas também é possível fazer passeios de barcos pela baía de Paranaguá, inclusive um passeio que chega próximo ao porto, de onde é possível observar o vai e vem dos navios.
Na zona rural de Paranaguá estão as Cachoeiras da Quintilha, duas cachoeiras incríveis. Ambas de fácil acesso e beleza indescritível.
As duas cachoeiras estão bem próximas uma da outra e podem ser visitadas em um mesmo dia.
A Cachoeira da Quintilha é maior e possui cerca de 40 metros de altura. Possui um poço com água cristalina de tons esverdeados, com bastante profundidade.
Já a Cachoeira Quintilha de Cima é bem menor, entretanto também possui poços com águas cristalinas e esverdeadas. Seus poços são mais rasos e no local também há uma espécie de escorregador natural.
Não pense que acabou, Paranaguá ainda possui outros atrativos pra você que quer zerar o município.
Ainda na região central estão a fontinha (Fonte Velha), a primeira reserva de água da cidade (mal cuidada), o Estádio da Estradinha, pertencente ao Clube Rio Branco, o clube do local, além do Aeroparque, um parque criado em 2003 no entorno do aeroporto da cidade.
Além disso, há ainda o Parque Estadual do Palmito, que fica na estrada que vai em direção às praias (PR-407) com várias trilhas disponíveis.
A maioria das opções de hospedagens disponíveis em Paranaguá estão localizadas nas proximidades da região central, junto ao centro histórico.
Deixamos abaixo algumas das opções mais bem avaliadas no Booking:
Pousada Paranaguá Lodge (9,9)
Ibis Paranagua (8,6)
Hotel Serra do Mar (8,3)
Hotel Naturalis Eireli (8,2)
Camboa Hotel Paranaguá (8,0)
Tanto o Novo Mercado Municipal como o Mercado do Café disponibilizam várias opções gastronômicas e servem refeições para todos os bolsos. É possível comer desde pratos feitos até pratos típicos e pratos à base de frutos do mar, além disso também é possível comer pastéis e lanches.
Além disso, há bons restaurantes na cidade, entre eles o Restaurante Danubio Azul, que é um dos mais tradicionais.
De Curitiba é possível chegar à Paranaguá através da BR-277, duplicada e em excelentes condições. São aproximadamente 90 km de distância.
Também é possível chegar à Paranaguá através da lendária Estrada da Graciosa (PR-410), que também é a melhor opção pra quem vem de São Paulo. A estrada é conhecida como uma das mais belas do Brasil e se você escolher esta opção, também poderá visitar a cidade de Morretes, que fica no caminho para Paranaguá. De Curitiba, neste caso, são cerca de 110 km.
Pra quem vem do sul do Brasil também é possível chegar à Paranaguá através da BR-376/101. Neste caso é preciso acessar a cidade de Garuva, em SC, passando por praticamente todo o litoral do Paraná até chegar em Paranaguá.
De Curitiba há ônibus partindo da Rodoferroviária durante todos os dias. A empresa Viação Graciosa é quem faz este trajeto. Além de também disponibilizar outras opções a partir de outras cidades.
PLANEJE SUA VIAGEM!
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Paranaguá ou Curitiba através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.
CARRO: Alugue um carro para explorar Paranaguá e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
No post de hoje te apresentamos a Ilha do Amparo, uma comunidade pesqueira localizada no…
Você sabia que Matinhos tem uma das cachoeiras mais belas do litoral do Paraná? Isso…
No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas…
Está no litoral do Paraná em busca de alternativas pra se refrescar no verão? Que…
Você sabia que Guaratuba tem a melhor ostra do Brasil e uma das três melhores…
Neste post você vai conhecer a cidade de Rostov Veliky, na Rússia, uma das cidades…
Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies
saiba mais
View Comments
Remar de Canoa Havaiana também é um atrativo em Paranaguá,
Depois da uma olhada no nosso Instagram @paranahoe
Que show, obrigado pela dica!